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Hexaswitch Handmades
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Tópico: Hexaswitch Handmades (Lida 162237 vezes)
polyvox
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Re: Hexaswitch Handmades
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Responder #120 :
09 de Janeiro de 2013, as 19:03:41 »
Citação de: xformer em 09 de Janeiro de 2013, as 15:10:51
Isso também é um circuito digital.
OPS...falha nossa. _
Sobre o codigo fonte, XFORMER, muito obrigado cara. sério mesmo, acho que nessa tarde de h
j
(moderador, peço que me suspenda do fórum)
eu aprendi muito mais do que eu aprendi nessa semana inteira sobre esse assunto.
E VOCÊ TEM RAZÃO ( ou quase) : esses códigos parecem grego mesmo. kkkkkkkkkkkk
na verdade, eu achei o basic bem mais facil e intuitivo. Entendi algumas coisas, outras nao. mas definitivamente é muto mais facil de compreender do que Assembly , que era o que eu estava "estudando" e não entendia nada. Se fosse comparar, eu diria que Basic é grego e Assembly é chinês. kkkkkkkkkkkkk
Muito obrigado mesmo por contribuir pro meu aprendizado. ( ou pra minha tentativa de compreender melhor como funciona esse tipo de coisa).
-----
E VAMOS A MAIS UM REPORT:
testei o ultimo codigo hex que vc postou e......... tcharam!!!! COISA LINDA ! funciona 100% como proposto.
- o modo de programaçao ficou MUITO bom, bem simples, pratico e intuitivo. valeu a pena eu ficar te enchendo o saco pra isso. _
- bancos sobem e descem normalmente.
- presets idem e sao salvos normalmente.
- tudo funcionando 100% como deveria na simulaçao.
só nao entendi direito a logica na ordem dos botoes na entrada do PIC e a correspondencia com os numeros deles com os loops e leds nas saidas. acho que ficaria mais facil pra fazer layout se as chaves seguissem uma ordem fisica logica nos pinos do PIC (1.2.3.4.5.6 DOWN.UP).
porem acho que isso é algo contornavel na montagem. é só mudar os botoes de lugar no chassi.
De resto, acho que "matou" o firmware já.
Agora é a galera decidir ai como quer montar, quantas placas, com buffer na entrada, com 3pdt pra fazer uma saida muda pra um afinador externo, etc e a partir disso a gente ja desenha os esquemas separadamente e a galera do layout manda ver ai pra gente poder montar um prototipo e testar se o monftro funciona mesmo. hehehee
Desde já, agradeço ao Sandino pela iniciativa do projeto anterior ( mudamos tudo, foi mal... _) , agradeço o empenho de todos em tocar esse projeto pra frente e agradeço mais ainda ao Xformer pelo desenvolvimento da parte mais complicada que era a programaçao do PIC.
Ja ja eu posto o esquema do gravador de PIC quem comentei ontem.
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Última modificação: 09 de Janeiro de 2013, as 19:27:04 por polyvox
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Re: Hexaswitch Handmades
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Responder #121 :
09 de Janeiro de 2013, as 20:20:30 »
Citação de: polyvox em 09 de Janeiro de 2013, as 19:03:41
Sobre o codigo fonte, XFORMER, muito obrigado cara. sério mesmo, acho que nessa tarde de h
j
(moderador, peço que me suspenda do fórum)
eu aprendi muito mais do que eu aprendi nessa semana inteira sobre esse assunto.
E VOCÊ TEM RAZÃO ( ou quase) : esses códigos parecem grego mesmo. kkkkkkkkkkkk
na verdade, eu achei o basic bem mais facil e intuitivo. Entendi algumas coisas, outras nao. mas definitivamente é muto mais facil de compreender do que Assembly , que era o que eu estava "estudando" e não entendia nada. Se fosse comparar, eu diria que Basic é grego e Assembly é chinês. kkkkkkkkkkkkk
As coisas que você entendeu foram porque eu comentei o código, Tire os comentários, o mapa de portas do início e o mapa de segmentos do final, ai quero ver. Se eu não faço isso, nem eu entendo depois.
Citar
E VAMOS A MAIS UM REPORT:
testei o ultimo codigo hex que vc postou e......... tcharam!!!! COISA LINDA ! funciona 100% como proposto.
Funciona no simulador, quero ver como fica no circuito real. As coisas podem ser diferentes, mas serão pequenos ajustes, nos delays, tempos de debounce, etc.
Citar
- o modo de programaçao ficou MUITO bom, bem simples, pratico e intuitivo. valeu a pena eu ficar te enchendo o saco pra isso. _
- bancos sobem e descem normalmente.
- presets idem e sao salvos normalmente.
- tudo funcionando 100% como deveria na simulaçao.
Também achei que ficou melhor. Sua insistência foi válida.
Citar
só nao entendi direito a logica na ordem dos botoes na entrada do PIC e a correspondencia com os numeros deles com os loops e leds nas saidas. acho que ficaria mais facil pra fazer layout se as chaves seguissem uma ordem fisica logica nos pinos do PIC (1.2.3.4.5.6 DOWN.UP).
porem acho que isso é algo contornavel na montagem. é só mudar os botoes de lugar no chassi.
Para os leds e display, fiz a correspondência com as portas de forma a facilitar a programação. Para os botões ficou meio bagunçado mesmo, mas como os botões na minha concepção irão ligados via chicotes e eles são tratados individualmente pelo firmware (ao contrário dos leds e display, em que são tratados em bloco), tanto faz.
De qualquer maneira, para o layout a vida não será fácil, pois a pinagem do PIC é meio caótica:
Quem for desenhar um layout com esse PIC, algumas observações:
- Usar os dois pinos de VDD (+5V) e os dois de VSS (terra/GND). Entre eles (+5V e GND) precisa ter um capacitor de 100nF bem perto dos pinos (idealmente um smd entre os pinos).
- Para o cristal (2 pinos) e mais os dois capacitores, ligá-los bem perto dos dois pinos de OSC. Uma opção é usar um ressonador de 3 pinos (aí não precisa de capacitores, mas a tolerância da frequência aumenta (mas o circuito não é crítico quanto a esse aspecto).
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Última modificação: 09 de Janeiro de 2013, as 20:29:36 por xformer
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Re: Hexaswitch Handmades
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Responder #122 :
09 de Janeiro de 2013, as 21:47:41 »
Por curiosidade, depois q muda o banco, ele espera esclher um preset antes de realmente mudar de banco?
Lembrei disso vendo o video do youtube, do qual ele mantem o banco ate escolher o preset desse banco
Isso é interessante p
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Re: Hexaswitch Handmades
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Responder #123 :
09 de Janeiro de 2013, as 22:06:40 »
Citação de: visioncb em 09 de Janeiro de 2013, as 21:47:41
Por curiosidade, depois q muda o banco, ele espera esclher um preset antes de realmente mudar de banco?
Lembrei disso vendo o video do youtube, do qual ele mantem o banco ate escolher o preset desse banco
Isso é interessante p
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Eu tinha pensado em sugerir isso pro Xformer , mas eu ja enchi tanto o saco dele no decorrer desse projeto que achei melhor nao pedir mais isso.
hahahahahahhaha
Alias eu tinha inclusive uma outra duvida , sobre a frequencia do PIC. o 16f877 se nao me engano trabalha no maximo em 4MHz e o 16f877A pode ir ate a 20MHz. Isso muda o que, basicamente? Ate onde to entendendo a gente pode usar qqr um dos dois, nao é? o mesmo codigo funciona na simulaçao com ambos. tem alguma diferença de desempenho ( pra esse nosso proposito) , fora o fato de o 16F877A ser mais facil de comprar?
-----
COMO PROMETIDO,
o link pro projetinho do gravador de PIC :
http://www.hamradio.in/circuits/feng.php#mods
tem os esquemas, layouts e tudo ai. parece que funciona 100% , com o IC PROG, que é baixado aqui:
http://www.hamradio.in/downloads/index.php?d_op=viewdownload&cid=3
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Última modificação: 10 de Janeiro de 2013, as 03:15:10 por polyvox
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Re: Hexaswitch Handmades
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Responder #124 :
09 de Janeiro de 2013, as 23:27:41 »
Citação de: mrmagoo em 08 de Janeiro de 2013, as 22:47:07
Bruno se fosse com o eagle, eu poderia ajudar.
A maioria aqui do forum, manda bem no eagle, não seia bom "padronizar" todo layout do projeto ser feito nele? Assim poderiamos trocar os arquivos e experiencias...assim a coisa vai andando. O que acha?
Eu uso o Eagle pois nunca consigo achar os componentes de forma intuitiva, acho muito bagunçado a biblioteca dele. Eu acho o Proteus bem mais organizado, e ainda tem os componentes exatos com as especificações de voltagem, como os capacitores por exemplo. Tem a visualização 3D também que acho muito útil. E tem uma cosia que acho essencial para esse projeto, a parte da simulação dos circuitos, que está sendo muito utilizada aqui. Se fosse para padronizar o layout na minha opinião deveríamos adotar o Proteus, pois possui todos os recursos de que precisamos.
Citar
Bruno Luca,
Não acho uma boa idéia colocar o regulador de tensão de 5V em série com o de 12V. Isto reduz a capacidade de corrente do regulador de 12V.
Isso é verdade, em cascata o regulador de 12V teria de alimentar o de 5V e a parte dos relês. Embora nesse caso o regulador aguente essa configuração em cascata, eu vou isolar os reguladores, colocando-os em paralelo.
Citar
Sobre a fonte, pessoal, nao podemos tambem usar só +5V ? usamos reles de 5v t
b
(moderador, peço que me suspenda do fórum)
e pronto ? assim precisariamos apenas de 9V de entrada, como 99% dos pedais normais e regulariamos com um 7805. Ou voces querem +5V e +12V por conta daquele lance de isolar a alimentaçao do PIC da alimentaçao dos reles?
Então pessoal, poderíamos definir como será a configuração da fonte. O switcher terá buffer de entrada?? A fonte precisará fornecer 9V (aqui faço novamente a pergunta, não é possível alimentar o buffer com 12V??)
Quanto a utilizar somente 5V, teríamos o problema de que a alimentação do PIC e do relê estariam juntas, o que segundo os colegas poderia gerar ruídos no controlador. O ideal é que as linhas de alimentação esteja separadas e tenhamos 2 terras, que se juntem em 1 ponto apenas. Portanto de toda forma precisaremos de 2 reguladores separados. A configuração de 5 e 12 V é que segundo os colegas relês de 12V são mais fáceis de encontrar.
Abraços,
-----
Citação de: bruno_luca em 09 de Janeiro de 2013, as 23:27:41
Citação de: mrmagoo em 08 de Janeiro de 2013, as 22:47:07
Bruno se fosse com o eagle, eu poderia ajudar.
A maioria aqui do forum, manda bem no eagle, não seia bom "padronizar" todo layout do projeto ser feito nele? Assim poderiamos trocar os arquivos e experiencias...assim a coisa vai andando. O que acha?
Eu uso o Eagle pois nunca consigo achar os componentes de forma intuitiva, acho muito bagunçado a biblioteca dele. Eu acho o Proteus bem mais organizado, e ainda tem os componentes exatos com as especificações de voltagem, como os capacitores por exemplo. Tem a visualização 3D também que acho muito útil. E tem uma cosia que acho essencial para esse projeto, a parte da simulação dos circuitos, que está sendo muito utilizada aqui. Se fosse para padronizar o layout na minha opinião deveríamos adotar o Proteus, pois possui todos os recursos de que precisamos.
Citar
Bruno Luca,
Não acho uma boa idéia colocar o regulador de tensão de 5V em série com o de 12V. Isto reduz a capacidade de corrente do regulador de 12V.
Isso é verdade, em cascata o regulador de 12V teria de alimentar o de 5V e a parte dos relês. Embora nesse caso o regulador aguente essa configuração em cascata, eu vou isolar os reguladores, colocando-os em paralelo.
Citar
Sobre a fonte, pessoal, nao podemos tambem usar só +5V ? usamos reles de 5v t
b
(moderador, peço que me suspenda do fórum)
e pronto ? assim precisariamos apenas de 9V de entrada, como 99% dos pedais normais e regulariamos com um 7805. Ou voces querem +5V e +12V por conta daquele lance de isolar a alimentaçao do PIC da alimentaçao dos reles?
Então pessoal, poderíamos definir como será a configuração da fonte. O switcher terá buffer de entrada?? A fonte precisará fornecer 9V (aqui faço novamente a pergunta, não é possível alimentar o buffer com 12V??)
Quanto a utilizar somente 5V, teríamos o problema de que a alimentação do PIC e do relê estariam juntas, o que segundo os colegas poderia gerar ruídos no controlador. O ideal é que as linhas de alimentação esteja separadas e tenhamos 2 terras, que se juntem em 1 ponto apenas. Portanto de toda forma precisaremos de 2 reguladores separados. A configuração de 5 e 12 V é que segundo os colegas relês de 12V são mais fáceis de encontrar.
Abraços,
----------------------------------------------------------------------------------------------------
Fiz um novo layout. Coloquei os reguladores em paralelo e coloquei furos para fixação no chassi com espaçadores. Os reguladores ficaram nas bordas em lados opostos, com espaço suficiente para os dissipadores. Também dei uma redesenhada nas trilhas, agora ficou com 67mm x 48 mm. Se não forem precisar da saída de 9V acho que o layout da fonte está pronto.
Layout
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Esquema
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3D
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Última modificação: 10 de Janeiro de 2013, as 01:32:18 por bruno_luca
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Re: Hexaswitch Handmades
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Responder #125 :
10 de Janeiro de 2013, as 06:53:41 »
Citação de: polyvox em 09 de Janeiro de 2013, as 22:06:40
Citação de: visioncb em 09 de Janeiro de 2013, as 21:47:41
Por curiosidade, depois q muda o banco, ele espera esclher um preset antes de realmente mudar de banco?
Lembrei disso vendo o video do youtube, do qual ele mantem o banco ate escolher o preset desse banco
Isso é interessante p
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Eu tinha pensado em sugerir isso pro Xformer , mas eu ja enchi tanto o saco dele no decorrer desse projeto que achei melhor nao pedir mais isso.
hahahahahahhaha
Alias eu tinha inclusive uma outra duvida , sobre a frequencia do PIC. o 16f877 se nao me engano trabalha no maximo em 4MHz e o 16f877A pode ir ate a 20MHz. Isso muda o que, basicamente? Ate onde to entendendo a gente pode usar qqr um dos dois, nao é? o mesmo codigo funciona na simulaçao com ambos. tem alguma diferença de desempenho ( pra esse nosso proposito) , fora o fato de o 16F877A ser mais facil de comprar?
Se mudar o banco, o preset do banco anterior permanece como selecionado, sem esperar por confirmação do novo banco selecionado. Se apertar o mute antes de mudar o banco, altera-se o banco e depois pode-se escolher o preset e desligar o mute. Se o esquema fosse de mudar o banco, confirmá-lo e depois escolher o preset, precisaria haver a confirmação do banco apertando talvez o Select (mas entraria em conflito com o mute, porque no esquema atual, não existe mais a função select). Então fica inviável, pois não tem mais botões disponíveis.
Os PICs 16F877 tem dois modelos de frequência de clock: o 4MHz e o 20MHz. O de 20MHz funciona em 4MHz, mas o de 4MHz não funciona em 20MHz. Como o projeto funciona com 4MHz, qualquer um dos dois vai funcionar.
Sobre o 16F877A (o "A" significa que é uma versão melhorada do original sem letra, com consumo menor e pastilha do semicondutor com tecnologia de fabricação de transistores menores = chip menor) acho que só tem de 20MHz, então não há problemas. Eles não são iguais, o 877A tem o módulo de comparadores analógicos um pouco diferente e a configuração de fusíveis deve ser diferente ($3D31 no 877 e $3F31 no 877A). QUalquer um dos dois 877 ou 877A vai funcionar no projeto.
A Microchip tem uma diretriz de fornecer todos os modelos de PICs mesmo que existam versões mais novas do mesmo modelo, de forma a garantir a reposição e fornecimento para projetos que usam modelos antigos, ou seja ela não tira os obsoletos de produção, mas estes custam mais caros que as versões mais novas.
Diagrama de blocos:
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Responder #126 :
10 de Janeiro de 2013, as 19:47:45 »
O diagrama ajuda bastante a visualizar o projeto como um todo. xformer, novamente, será que teria uma imagem em maior resolução desse diagrama para que eu possa estudá-lo?? (é duro ser míope
).
Abraços,
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Re: Hexaswitch Handmades
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Responder #127 :
10 de Janeiro de 2013, as 22:54:59 »
olha só.... vamos por partes , de novo _
pra galera que for começar a se aventurar com os layuts do projeto:
- na montagem final, a ordem dos loops tem que ser inversa a do diagrama. depois de montado, tem que ficar assim : da esquerda pra direita, Loop MUTE, Loop 8 ,7, 6 ...........Loop 1. nao esqueçam que o input fica do lado direito e o out do lado esquerdo.
- a ordem dos switches dos presets ( que, nao verdade sao 6 ) é essa mesma com apenas uma modificaçao : o switcher DOWN tem que ficar do lado esquerdo do switcher UP. por que? pode parecer frescura, mas nao esqueçam que no modo de programaçao dos loops, cada switch de preset se torna o ON/OFF de cada loop. e o switch DOWN , corresponde ao loop7 , enquanto o switch UP corresponde ao loop 8
mais ou menos assim:
Uploaded with
ImageShack.us
( palmas pro rei do paint. _ )
- nao acho que exista a necessidade de ter o botao select e usar um rele só pra fazer um MUTE no sinal. isso geralmente se faz logo após a entrada do sinal, com uma 3pdt e um jack de saida ( basicamente um A/B box embutido. onde geralmente liga-se um afinador ) . Mas sobre isso ai cada um decide o que quer fazer.
- precisa haver uma "quebra" na serie da cadeia dos reles. pode ser depois do 5º ou do 6º loop. por que? simples : p
q
(moderador, peço que me suspenda do fórum)
se fizer o esquema com todos os reles em serie, nao existe possibilidade de ligar pedal no loop do amp ( DELAYS, REVERBS E AFINS ) sem que tenha que sacrificar 1 loop do controlador.
- eu ja tinha dado essa sugestao e isso fica a criterio de cada um : ao inves de fazer o circuitinho com transistor, diodo , bla bla bla bla pra cada rele, existe a alternativa de usar um ci driver, tipo o ULN2803. quando eu for montar o meu testarei com ele no intuito de diminuir o tamanho final da placa.
-----
pessoal, to terminando de desenhar os esquemas, só preciso tirar uma duvida com voces.
segui os valores de resistores do esquema do XFORMER , mas no circuito de cada rele, qual transistor usar? eu coloquei os 2N3904 p
q
(moderador, peço que me suspenda do fórum)
vi assim no esquema do looper do GGG. simulei e funciona normalmente.
alguem tem alguma outra sugestão ou fica com esse mesmo?
segue a imagem abaixo do esquema ( ja implementei o LED e o resistor nesse mesmo esquema, pra ficar mais facil ) :
Uploaded with
ImageShack.us
só falta esse detalhe, ai eu ja posto todos os esquemas de uma vez.
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Última modificação: 11 de Janeiro de 2013, as 21:29:46 por polyvox
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Re: Hexaswitch Handmades
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Responder #128 :
12 de Janeiro de 2013, as 17:23:49 »
Citar
- precisa haver uma "quebra" na serie da cadeia dos reles. pode ser depois do 5º ou do 6º loop. por que? simples : p
q
(moderador, peço que me suspenda do fórum)
se fizer o esquema com todos os reles em serie, nao existe possibilidade de ligar pedal no loop do amp ( DELAYS, REVERBS E AFINS ) sem que tenha que sacrificar 1 loop do controlador.
- eu ja tinha dado essa sugestao e isso fica a criterio de cada um : ao inves de fazer o circuitinho com transistor, diodo , bla bla bla bla pra cada rele, existe a alternativa de usar um ci driver, tipo o ULN2803. quando eu for montar o meu testarei com ele no intuito de diminuir o tamanho final da placa.
-----
pessoal, to terminando de desenhar os esquemas, só preciso tirar uma duvida com voces.
segui os valores de resistores do esquema do XFORMER , mas no circuito de cada rele, qual transistor usar? eu coloquei os 2N3904 p
q
(moderador, peço que me suspenda do fórum)
vi assim no esquema do looper do GGG. simulei e funciona normalmente.
alguem tem alguma outra sugestão ou fica com esse mesmo?
segue a imagem abaixo do esquema ( ja implementei o LED e o resistor nesse mesmo esquema, pra ficar mais facil ) :
Uploaded with
ImageShack.us
só falta esse detalhe, ai eu ja posto todos os esquemas de uma vez.
Esse lance da "quebra" entre os loops eu também acho interessante, vi isso se não me engano no GEC9. Acho quase que essencial. Quanto ao transistor, uma sugestão é o BC548. Nos cálculos que fiz (que estão na pag. 5 desse tópico, se não me engano, usei esse transistor. Mas em tese qualquer NPN serve, devendo-se apenas calcular o resistor de base. Eu estive desenhando no Proteus uns esquemas para o loop usando esss cálculos que citei. Nas simulações funcionaram sem problemas. Eu simulei com 3 loops, pois o esquemático ficou bem grande, se eu fosse desenhar os 8 o circuito ia ficar gigante
(não sou muito organizado para desenhar os esquemas), mas posso postar aqui se alguém quiser. Aí poderíamos até discutir os esquemas para otimizá-los.
Abraços,
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Re: Hexaswitch Handmades
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Responder #129 :
12 de Janeiro de 2013, as 18:21:05 »
Eu não tenho pedais e nunca usei um, então nem sabia que a entrada é pelo lado direito e a saída pelo esquerdo, então no desenho eu fiz errado.
Sobre a escolha dos transistores drivers, precisaria ver qual relés serão usados. Eu acredito que qualquer NPN de uso geral funcione com relés de baixa corrente.
Vejam no site da Metaltex as especificações. por exemplo:
http://www.metaltex.com.br/downloads/MB.pdf
Seria melhor usar mesmo os de 12V, que nesse modelo acima, consome 12,6mA de corrente,, o que qualquer BC548 aguenta e a tensão de operação dos de 12V começa com 9,6V, o que dá uma boa folga para o Vce de saturação do transistor. O resistor precisa ser calculado pra que a corrente de base garanta a saturação do transistor, por exemplo (inventei os dados):
hfe mínimo do transistor: 200
corrente de coletor máxima: 100mA (calcular com metade disso, verificar Vce sat com 50mA)
Vbe do transistor: 0,7V
Tensão mínima de saída da porta do PIC em nível alto: 4,2V
Ib = 0,05A/200 = 250uA
Rb = (4,2V - 0,7V) / 250uA = 14400 ohms (usar 10k)
Vce sat com 50mA de Ic = 2V
Vrele = 12V - 2V = 10V (suficiente para ativar o relé).
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Responder #130 :
12 de Janeiro de 2013, as 18:32:56 »
Citação de: xformer em 12 de Janeiro de 2013, as 18:21:05
Eu não tenho pedais e nunca usei um, então nem sabia que a entrada é pelo lado direito e a saída pelo esquerdo, então no desenho eu fiz errado.
Sobre a escolha dos transistores drivers, precisaria ver qual relés serão usados. Eu acredito que qualquer NPN de uso geral funcione com relés de baixa corrente.
Vejam no site da Metaltex as especificações. por exemplo:
http://www.metaltex.com.br/downloads/MB.pdf
Seria melhor usar mesmo os de 12V, que nesse modelo acima, consome 12,6mA de corrente,, o que qualquer BC548 aguenta e a tensão de operação dos de 12V começa com 9,6V, o que dá uma boa folga para o Vce de saturação do transistor. O resistor precisa ser calculado pra que a corrente de base garanta a saturação do transistor, por exemplo (inventei os dados):
hfe mínimo do transistor: 200
corrente de coletor máxima: 100mA (calcular com metade disso, verificar Vce sat com 50mA)
Vbe do transistor: 0,7V
Tensão mínima de saída da porta do PIC em nível alto: 4,2V
Ib = 0,05A/200 = 250uA
Rb = (4,2V - 0,7V) / 250uA = 14400 ohms (usar 10k)
Vce sat com 50mA de Ic = 2V
Vrele = 12V - 2V = 10V (suficiente para ativar o relé).
Quanto à posição do In e do OUT dos pedais, acho que varia bastante, ainda mais em pedais handmade em que cada um tem um padrão. Os meus pedais, por exemplo, eu coloco os jacks na parte superior, o IN na esquerda e o OUT na direita. Sobre o transistor, eu fiz o cálculos com um modelo de relê que tinha aqui, que consome 50mA. Mas para ter os cálculos exatos, apenas definindo os componentes que serão usados mesmo. Mas em suma qualquer 2N3908 ou BC548, que são fáceis de achar, funcionarão.
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Re: Hexaswitch Handmades
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Responder #131 :
12 de Janeiro de 2013, as 18:41:13 »
Citação de: bruno_luca em 12 de Janeiro de 2013, as 18:32:56
Quanto à posição do In e do OUT dos pedais, acho que varia bastante, ainda mais em pedais handmade em que cada um tem um padrão. Os meus pedais, por exemplo, eu coloco os jacks na parte superior, o IN na esquerda e o OUT na direita. Sobre o transistor, eu fiz o cálculos com um modelo de relê que tinha aqui, que consome 50mA. Mas para ter os cálculos exatos, apenas definindo os componentes que serão usados mesmo. Mas em suma qualquer 2N3908 ou BC548, que são fáceis de achar, funcionarão.
Abraços,
Então a coisa não é padronizada é ?
Outra coisa que me veio: cada loop poderia ser uma plaquinha separada e individual, com o relé e led indicador. Assim quem for montar pode escolher quantos loops vai usar. Não necessariamente o circuito precisa funcionar com 8 loops, mas com menos também é possível.
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Última modificação: 12 de Janeiro de 2013, as 18:45:12 por xformer
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Re: Hexaswitch Handmades
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Responder #132 :
12 de Janeiro de 2013, as 20:30:13 »
Citação de: xformer em 12 de Janeiro de 2013, as 18:41:13
Citação de: bruno_luca em 12 de Janeiro de 2013, as 18:32:56
Quanto à posição do In e do OUT dos pedais, acho que varia bastante, ainda mais em pedais handmade em que cada um tem um padrão. Os meus pedais, por exemplo, eu coloco os jacks na parte superior, o IN na esquerda e o OUT na direita. Sobre o transistor, eu fiz o cálculos com um modelo de relê que tinha aqui, que consome 50mA. Mas para ter os cálculos exatos, apenas definindo os componentes que serão usados mesmo. Mas em suma qualquer 2N3908 ou BC548, que são fáceis de achar, funcionarão.
Abraços,
Então a coisa não é padronizada é ?
Outra coisa que me veio: cada loop poderia ser uma plaquinha separada e individual, com o relé e led indicador. Assim quem for montar pode escolher quantos loops vai usar. Não necessariamente o circuito precisa funcionar com 8 loops, mas com menos também é possível.
Eu quis dizer que se mesmo os pedais de marca diferem na posição do Out e do In, quem dirá os pedais handmade, em que cada um tem uma forma de montar (padrão pessoal) e coloca os jacks da forma como melhor lhe convier.
Quanto aos loops em placa separadas, acho que o pessoal deveria opinar se pretende montar com os 8 loops ou não, pois se todo mundo for montar o projeto completo aí fica melhor ter os loops em uma placa só, pra não ter que ficar montando e conectando as placas individualmente. Eu por exemplo vou montar com os 8 loops, acho melhor sobrar que faltar depois
.
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Re: Hexaswitch Handmades
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Responder #133 :
13 de Janeiro de 2013, as 00:05:35 »
Esse lance dos loops é pertinente e por isso que eu desenhei as partes do sistema todo, separadas.
assim quem for motar usa os esquemas como ponto de partida e monta quantos loops quiser em sequencia.
A "quebra" na serie de loops é essencial se o cara quiser usar o loops do amp. Se nao houver, tem que usar 1 loops do switcher só pra isso, e deixa-lo sempre ativado, p
q
(moderador, peço que me suspenda do fórum)
senao, o som ficara mudo.
Sobre o resistor e o Transistor, andei pesquisando outros sistemas como esse e fica sempre variando entre o 2N3904, o BC547, BC548 ... e o Resistor antes da base do transistor é , em todos os casos que vi, de 4k7.
Deve funcionar de boa.
O negocio é partir pra montagem de um prototipo. To vendo com um brother meu se ele ainda tem uma protoboard que usava no curso que fez e se me empresta ela, ai eu vou comprar o PIC + alguns componentes na Tayda e vou montar o circuitinho gravador e vou partir pros testes do switcher, ver se funciona, se nao tem nenhum problema e tal.
Acredito eu que vá funcionar perfeitamente, mas como v
c
s
(moderador, peço que me suspenda do fórum)
disseram , é sempre bom montar, nem que seja na protoboard, a coisa na real mesmo.
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Re: Hexaswitch Handmades
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Responder #134 :
13 de Janeiro de 2013, as 00:19:29 »
Bruno, montei um layout da fonte, acho que dá pra organizar melhor os componentes pra ficar com um layout mais refinado. Apenas adicionei diodos de proteção nos reguladores.
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