Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Novembro de 2024, as 20:25:02

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Potenciômetro input gain jubilee sem função?  (Lida 5786 vezes)
mrtarugas
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 0

Sempre na esperança, sempre consigo!

« : 26 de Julho de 2012, as 12:05:07 »

Olá, pessoal! Meu nome é Raphael e acabo de montar um jubilee, graças aos toques do Adriano e demais tópicos aqui do HM sobre o ampli 2550, consegui deixar o ampli 95% bacana! Meu único problema é o pot input gain (o primeiro) que ao ser girado, não altera em nada o som, "penso que ele devesse deixar o nível de distorção mais ou menos nervoso" mas, a princípio ele não dá sinais de vida... O resumo da minha situação é esse: O ampli funciona. Bias setado em 38mv (tensão da placa=455V). Todos os controles de tonalidade estão ok. Tenho controle de volume no canal limpo. Tenho controle do volume no canal drive. Comuto entre eles normalmente tanto pelo painel, quanto pelo footswitch. Porém, a distorção, está no máximo "sempre" - O Adriano me aconselhou a checar o aterramento do pot, e demais componentes ligados à ele. Eu particularmente, desconfio de um capacitorzinho de 47pf nos pinos 1 e 3 da V1. Mas não sei se tem alguma coisa a ver. Se alguém puder me ajudar nessa treta, ficarei muito agradecido. Fico no aguardo e valeu galera.
Somos o fomos antes de sermos o que seremos agora!
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #1 : 26 de Julho de 2012, as 12:12:33 »

A integridade do componente - o potenciômetro em questão - está testada e comprovada?
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
mrtarugas
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #2 : 26 de Julho de 2012, as 13:54:42 »

Pois é, esse mesmo pot estava funcionando normalmente no JCM 800 2204 - somente foi retirado e ficou esperando o novo (corpo) - Mas vou checá-lo com o multímetro hoje. Agradeço a ideia! se outros usuários tiverem mais alguma dica, serão bem vindas... No aguardo pessoal!
Espanhol
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338

« Responder #3 : 26 de Julho de 2012, as 13:58:42 »

Talvez ele tenha se estragado na troca...

Eu ia dizer isso que o Alex falou, mas como no seu post percebi que você tem experiência, descartei a possibilidade do pot estar ruim, achei que você já tinha verificado isso... Boa sorte!
"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
GrAmorin
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226

« Responder #4 : 26 de Julho de 2012, as 14:05:54 »

Potenciometros sao frageis, se demorar na soldagem, a temperatura da soldagem causa uma "folga" entre terminal e pista, o que resulta em mal contato ou nao funcionamento do mesmo.
Uma vez soldado, se dessoldar e soldar de novo, corre grande risco de danifica-lo.

Qual a voltagem do capacitor mencionado?
mrtarugas
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #5 : 26 de Julho de 2012, as 17:57:45 »

Potenciometros sao frageis, se demorar na soldagem, a temperatura da soldagem causa uma "folga" entre terminal e pista, o que resulta em mal contato ou nao funcionamento do mesmo.
Uma vez soldado, se dessoldar e soldar de novo, corre grande risco de danifica-lo.

Qual a voltagem do capacitor mencionado?

É aquele praguinha de 47pF/1Kv - "Potz!" tomara que eu não tenha fundido esse potenciômetro, é um Alpha de 1M...

Chegando em casa depois do trampo, vou dar mais uma fuçada e avaliar as dicas dos parceiros. Assim que estiver com ele finalizado posto fotos, vídeos e sons...

A busca continua, se eu solucionar essa treta hoje, amanhã mais tardar conto como foi, pra não deixar tópico orfão pelo site. Valeu à todos os conselhos e quem tiver mais, por favor, poste-os!
« Última modificação: 26 de Julho de 2012, as 18:11:08 por mrtarugas » Registrado

GrAmorin
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #6 : 26 de Julho de 2012, as 18:32:16 »

Para saber se é o pot ou nao, coloque o controle no minimo.
Veja se o terminal do meio (nao o da extremidade) tem resistencia baixa em relaçao ao GND.
mrtarugas
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #7 : 26 de Julho de 2012, as 18:57:50 »

Para saber se é o pot ou nao, coloque o controle no minimo.
Veja se o terminal do meio (nao o da extremidade) tem resistencia baixa em relaçao ao GND.

Certo, mas já que vou mexer mesmo, terei de soltar as pernas do capacitor de mica de 1000pF que está ali nele... aí testarei direito. Tomara que seja ele mesmo, tenho outro bom lá, e aí será somente a substituição. valeu e continuo a busca pela solução. Mais ideias serão muito bem vindas!

-----
Potenciômetro checado e em bom estado... Um Alpha a mais para minha alegria! Passarei agora para a checagem dos demais itens... O mistério persiste.
« Última modificação: 26 de Julho de 2012, as 21:24:22 por mrtarugas » Registrado

GrAmorin
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #8 : 27 de Julho de 2012, as 00:16:23 »

Potenciômetro checado e em bom estado...
Fez o teste como falei? colocar no minimo, e ver se a resistencia do pino 2 (meio) para GND é baixa?
Isso tem que ser feito com ele no circuito.
Só para entender melhor:
O pino 3 1 que vai ao GND, mas se medir dele ao GND estara medindo direto a ligaçao, nao detectando um possivelmal contato do terminal a pista. Quando colocado no minimo, o cursor do potenciometro fica com resistencia quase nula em relaçao ao pino 3 1...  e se tiver mal contato entre terminal e pista sera mais facil detectado.

No circuito do jubile, para este controle nao atuar, ou atuar de modo fraco, seria faltar a ligaçao do potenciometro ao GND, como sugerido pelo Adriano.
Veja se o ponto onde aterrou o pino 3 1 do pot esta com ligaçao ao GND do circuito.

Se possivel poste foto da montagem.
« Última modificação: 27 de Julho de 2012, as 13:34:50 por GrAmorin » Registrado

mrtarugas
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #9 : 27 de Julho de 2012, as 09:43:38 »

Salve, rapaziada handmaker!

Problema solucionado. Qual o procedimento? Não sei! Vou dizer tudo o que fiz: 1º Conferi o aterramento e constatei que  estava certo. 2º Testei o potenciômetro, e o mesmo estava normal. 3º Chequei a continuidade entre o pot e a placa, tudo certo também. 4º Testei os demais componentes do circuito até a válvula 1, mais uma vez tudo normal... Aí pensei, tá com cara de coisa do  Evil Após isso, saquei aquele capacitor de 47pF/2Kv e aferi sua capacitância, e essa estava dentro do limite. Depois, como já estava com a mão na massa, substituí umas associações de capacitores e resistores do circuito  de "DI". Feito tudo isso, voltei a medir a tensão da placa, e os 455V anteriores estavam em 466V - refiz os cálculos para a nova bias deixando-a em 0,037mV  - Aí beleza, pluguei a guita e "Voilà" Eis que o bendito estava normal! Agora os controles estão assim: volume do canal limpo 100% - volume do canal drive 100% - nível de distorção no input gain de 0 até 100% - Sinceramente, como eu fiz várias coisas diferentes, não posso afirmar qual delas resolveu a questão. Entretanto, eu pensei que talvez um toquinho de fio, ou pinguinho de solda pudesse ter caído dentro do pot, fazendo com que ele ficasse sempre no máximo, sei lá. Bom o que importa é o que interessa, o bicho tá falando bem. Agora somente mais uma pequena dúvida, quando medimos a tensão de placa num primeiro instante, ela dá um determinado valor, depois de um tempo que o ampli esteja ligado, é normal essa tensão ora aumentar, ora baixar. tipo uma espécie de "flutuação" pico de luz, ou coisa do gênero? Valeu pessoal por todas as dicas e conselhos eles foram de grande valia! Caso algum usuário tenha alguma pergunta, pode fazer que se eu puder ajudar, farei isso de bom grado.  Ah! pra finalizar, após esse recesso musical (durante a  montagem não dá pra tocar, né?) vou gravar uns sons, postar fotos e talvez um videozinho pra galera curtir.  Grande abrax!
« Última modificação: 27 de Julho de 2012, as 11:14:27 por mrtarugas » Registrado

Diffusion
Visitante
« Responder #10 : 27 de Julho de 2012, as 09:55:27 »

Sinceramente, como eu fiz várias coisas diferentes, não posso afirmar qual delas resolveu a questão.

Olá,

Eu fico muito "censurado" quando essas coisas acontece comigo mas o bom é que conseguiu resolver, dá um alívio depois disso né ?

Iniciante
*

Obrigado

« Responder #11 : 27 de Julho de 2012, as 11:14:00 »

Putz, se dá! Esse foi o terceiro ampli que eu montei. O primeiro foi uma Bassman 5F6A - O "miserávi" precisou ser montado/desmontado duas vezes até estar ativo. Nessa época eu usava um GT2 como distorção (alucinante o timbre) - passei por alguns $problema$ e tive de vender o pedal, ficando com um ampli "limpíssimo" e mais nada. Não deu outra; vou montar um Marshall (por causa da similaridade dos circuitos) Aí beleza, montei o JCM800 2204 muito bom, (precisou de somente 1 1/2 montagem/desmontagem mas trouxe consigo o empecilho de não poder alternar entre os canais. Aí já viu, dá-lhe pesquisa e optei pelo Jubilee. dessa vez  já com mais "calma/paciência" requereu somente uma montagem (e essa tretinha aí do ganho) mas agora que tudo está resolvido, putz, que alívio. Aconselho à todos que desejarem um ampli, fazê-lo... Tô bem orgulhosão! Hahahaha
« Última modificação: 28 de Julho de 2012, as 10:03:00 por mrtarugas » Registrado

GrAmorin
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #12 : 27 de Julho de 2012, as 13:36:25 »

Pessoal só para corrigir um errinho que escrevi  Grin
Mencionei pino "3" do potenciometro. Na verdade é pino 1, olhando ele de frente, é o pino da extremidade esquerda.
Post corrigido.

mrtarugas, talvez o problema tambem pudesse ser alguma solda, isso é comum.
O importante é que solucionou o problema.
Agora é so curtir.  Guitarrista
mrtarugas
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #13 : 27 de Julho de 2012, as 15:13:32 »

Pois é GrAmorin, pode ter sido a tal "soldafria" mesmo... Vá saber Undecided Viu, tenho uma dúvida sobre a tensão de placa... qual ou quais os componentes responsáveis por ela? É que ocorre o seguinte, se eu ligo o ampli e espero um tempinho, meço e dá um valor. Algum tempo depois vou aferir novamente e pimba, o valor mudou! Me refiro especificamente aos pinos "3" das válvulas EL34 na seção do power. Se tiver um palpite, agradeço. Valeu!
Adriano_Passos
Colaborador

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 48

« Responder #14 : 27 de Julho de 2012, as 16:44:17 »

Salve, rapaziada handmaker!

Problema solucionado. Qual o procedimento? Não sei! Vou dizer tudo o que fiz: 1º Conferi o aterramento e constatei que  estava certo. 2º Testei o potenciômetro, e o mesmo estava normal. 3º Chequei a continuidade entre o pot e a placa, tudo certo também. 4º Testei os demais componentes do circuito até a válvula 1, mais uma vez tudo normal... Aí pensei, tá com cara de coisa do  Evil Após isso, saquei aquele capacitor de 47pF/2Kv e aferi sua capacitância, e essa estava dentro do limite. Depois, como já estava com a mão na massa, substituí umas associações de capacitores e resistores do circuito  de "DI". Feito tudo isso, voltei a medir a tensão da placa, e os 455V anteriores estavam em 466V - refiz os cálculos para a nova bias deixando-a em 0,037mV  - Aí beleza, pluguei a guita e "Voilà" Eis que o bendito estava normal! Agora os controles estão assim: volume do canal limpo 100% - volume do canal drive 100% - nível de distorção no input gain de 0 até 100% - Sinceramente, como eu fiz várias coisas diferentes, não posso afirmar qual delas resolveu a questão. Entretanto, eu pensei que talvez um toquinho de fio, ou pinguinho de solda pudesse ter caído dentro do pot, fazendo com que ele ficasse sempre no máximo, sei lá. Bom o que importa é o que interessa, o bicho tá falando bem. Agora somente mais uma pequena dúvida, quando medimos a tensão de placa num primeiro instante, ela dá um determinado valor, depois de um tempo que o ampli esteja ligado, é normal essa tensão ora aumentar, ora baixar. tipo uma espécie de "flutuação" pico de luz, ou coisa do gênero? Valeu pessoal por todas as dicas e conselhos eles foram de grande valia! Caso algum usuário tenha alguma pergunta, pode fazer que se eu puder ajudar, farei isso de bom grado.  Ah! pra finalizar, após esse recesso musical (durante a  montagem não dá pra tocar, né?) vou gravar uns sons, postar fotos e talvez um videozinho pra galera curtir.  Grande abrax!
parabens!
  Imprimir  

Ir para: