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Opção sustentável às madeiras tradicionais?
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Tópico: Opção sustentável às madeiras tradicionais? (Lida 21660 vezes)
Alex Frias
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Re: Opção sustentável às madeiras tradicionais?
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Responder #15 :
23 de Julho de 2012, as 18:56:59 »
Se for nessa linha, a concordância (de número) do seu verbo haver está dançadinha...
Português é uma língua complexa, mas internetês não melhora a coisa...rs
-----
Que são sistemas em que todas as partes interagem, não há dúvidas. A questão é mais simples: os captadores conseguem reproduzir algo que o ouvido humano possa perceber das diferenças provocadas pelo material do corpo? Se você me perguntar o que eu ACHO, vou dizer que ACHO que sim. Mas daí à comprovação científica a distância é imensa...
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Última modificação: 23 de Julho de 2012, as 19:01:36 por Alex Frias
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Re: Opção sustentável às madeiras tradicionais?
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Responder #16 :
23 de Julho de 2012, as 19:04:12 »
GuitarHero,
seus argumentos são ótimos. Há boas evidências para ambos os lados. Logo, não discordo e nem concordo, apenas não tenho elementos teóricos/práticos para me posicionar.
Mas como físico eu sempre tendo a pautar minha opinião "final" por uma série de artigos científicos publicados em revistas especializadas (e mesmo assim as coisas podem mudar...). No referido assunto, não há nada significativo publicado. Está aí um bom campo de pesquisa para quem fizer um curso superior de luthieria. O difícil é medir essas coisas, pois o ouvinte pode ouvir diferenças no som conforme a sua impressão sonora, se o ouvido está "cansado"... existem n variáveis.
É complicado medir fisicamente a influencia da madeira na captação, no lugar de usar os ouvidos, que podem ser viciados por vários fatores. Desenvolver uma metodologia convincente para fazer essas medições físicas é um tema de pesquisa interessante.
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Re: Opção sustentável às madeiras tradicionais?
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Responder #17 :
23 de Julho de 2012, as 19:27:39 »
Bom, o único haver que eu achei no meu texto parece estar correto...
Enfim, eu ia tocar neste ponto: os captadores. Acredito que ninguém duvide que captadores do mesmo modelo (single coil, humbucker etc), mas construído de maneira diferente, soam de maneira diferente, certo? O que difere um Seymour Duncan JB de um Malagoli clone do JB, por exemplo? É muito mais fácil aceitar que não existe diferença entre captadores do que entre corpos de guitarras construídos com madeiras diferentes, uma vez que captadores são, basicamente, fios enrolados. A Lei de Faraday-Lenz funciona igual nos dois! Teoricamente, o que pode acontecer é um captador com mais voltas ter uma saída maior. Mas é apenas isto que é observado?
Sendo um instrumento composto por sistemas acoplados (e cheios de não linearidades), as frequências de ressonância são alteradas ao alterar algum de seus componentes.
Como eu comentei, muitos pesquisadores envolvidos nos estudos de acústica são descrentes com relação a isso. A grande maioria não é instrumentista! Então, eles não tem percepção e intuição para tal investigação. Eu trabalhei três anos em um projeto de pesquisa em acústica musical. Poucos são os livros e trabalhos nesta área. É de conhecimento de todos que a forma de ataque às cordas muda o timbre. Caso alguém duvide disto, existem estudos que mostram que isto é verdade! Está relacionado com a amplitude da banda do espectro de frequências que sofre influência da deformação causada na corda. E mais, a intensidade com que as cordas são atacadas faz surgir efeitos não lineares, ou seja, teoria nenhuma pode prever o que acontece ao certo!
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Alex Frias
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Re: Opção sustentável às madeiras tradicionais?
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Responder #18 :
23 de Julho de 2012, as 19:33:01 »
Tá não...
HAVER no sentido de existir...
Como é impessoal, sempre fica no SINGULAR.
Se aparecer em uma locução, ela também fica inteira no singular.
Complexo, por isso difícil cobrar tanto...
-----
Há muitas variáveis na construção dos captadores, mas de certa forma domináveis.
Eu coloquei um post (ignorado, tadim de mim...rs) lá no tópico do gfr
Vintage vs Reissue
que mostra 4 gravações com 4 guitarras "tipo" Strato tocando um tema. O interessante, tirando a maior variável que é o sujeito tocando, no caso eu, é que duas delas possuem o mesmo captador, mesmo hardware, basicamente, mesmo corpo. A diferença, que EU consigo averiguar, de uma forma grosseira a primeira vista, são os braços, de mesmo material, mas de formatos diferentes e o bloco de sustain + molas. A parte elétrica eu já mexi e na posição 4 são iguais as duas.
Elas soam bem diferentes. Posso afirmar isso. Mas seriam esses os detalhes que mencionei que fazem a diferença? Eu não poderia afirmar com precisão.
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Última modificação: 23 de Julho de 2012, as 19:41:52 por Alex Frias
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Re: Opção sustentável às madeiras tradicionais?
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Responder #19 :
23 de Julho de 2012, as 20:08:22 »
OK! Pelo menos, no português não há tantas polêmicas!
Faz diferença também. Todas as variáveis, como você mencionou, possuem sua influência. Eu sempre digo, quando alguém me faz alguma pergunta do gênero, que depende de muitos fatores. Tudo tem a sua influência. Excluir um detalhe ou outro é muito complicado!
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Re: Opção sustentável às madeiras tradicionais?
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Responder #20 :
23 de Julho de 2012, as 20:45:34 »
Citação de: Alex Frias em 23 de Julho de 2012, as 19:33:01
Eu coloquei um post (ignorado, tadim de mim...rs) lá no tópico do gfr
Vintage vs Reissue
que mostra 4 gravações com 4 guitarras "tipo" Strato tocando um tema. O interessante, tirando a maior variável que é o sujeito tocando, no caso eu, é que duas delas possuem o mesmo captador, mesmo hardware, basicamente, mesmo corpo. A diferença, que EU consigo averiguar, de uma forma grosseira a primeira vista, são os braços, de mesmo material, mas de formatos diferentes e o bloco de sustain + molas. A parte elétrica eu já mexi e na posição 4 são iguais as duas.
Alex se eu estivesse com som esses dias já tinha respondido, já já vai a reposta lá.
Eu sou psicótico com madeira, só acredito raspando em baixo das molas, já tenho uma faca especial para isso
.
Desde uma vez que um colega queria me vender uma guitarra pesada para diabo e eu achei que era de compensado mas depois que ele vendeu para outro cara descobrimos que era só de jacarandá. Detalhe R$100, porque a guitarra estava com o braço horrível.
R$100 não vale nem a coronhada com um corpo de jacarandá...
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Última modificação: 23 de Julho de 2012, as 20:55:19 por felixmeirelles
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Alex Frias
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Re: Opção sustentável às madeiras tradicionais?
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Responder #21 :
23 de Julho de 2012, as 21:01:00 »
Há ainda fatores que eu simplesmente não observo! Ou seja, o buraco é mais embaixo mesmo.
Eu realmente gostaria de ver um experimento em que o modelo fosse bem coberto, bem abrangente em relação à observação e muito restrito quanto à especificidade do objeto. Que se pudesse realmente reduzir o número de variáveis ou mesmo isolá-las. Foi por isso que, em princípio, gostei da experiência dos diversos corpos de formato igual e de madeiras diferentes. Mas no meu ponto de vista outros materiais deveriam ter sido usados, ou madeiras com características contrárias às que comumente interessam aos construtores de guitarra.
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Re: Opção sustentável às madeiras tradicionais?
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Responder #22 :
23 de Julho de 2012, as 21:05:07 »
Citação de: Alex Frias em 23 de Julho de 2012, as 21:01:00
ou madeiras com características contrárias às que comumente interessam aos construtores de guitarra.
Tipo aquele Pinus ou coisa pior que a Tonante usou naquela guitarra, daquele nosso amigo, que rachou o corpo no meio ao tentar remover o braço, em um tópico aqui no Handmades.
Momento licença poética:
Spoiler
(clique para mostrar ou esconder)
Novo modelo da tonante, Tonante Mini LES PAUL!!!
(pelo menos o material é o mesmo!!!)
http://danilofreitas2011.blogspot.com.br/2012/05/mini-guitarra-les-paul.html
Spoiler
(clique para mostrar ou esconder)
O acabamento e as ferragens são bem superiores as das tonantes diga-se de passagem.
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Última modificação: 23 de Julho de 2012, as 21:20:08 por felixmeirelles
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Re: Opção sustentável às madeiras tradicionais?
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Responder #23 :
23 de Julho de 2012, as 21:23:52 »
O luthier Roberto Gomes andou fazendo experiências tentando produzir um violão
de altíssimo nível
usando pinus (menos na escala - ébano - e no cavalete - jacarandá). Parece que os protótipos, como este da foto, ficaram excelentes, mas o projeto não vingou - é que pra esta aplicação, o pinus é muito mais trabalhoso do que as madeiras tradicionais, então o preço da mão de obra tornava o produto final tão ou mais caro quanto um tradicional. Se a memória não me trai, um brinquedo destes saía mais de R$10k.
PS. depois disto, como não conseguiu achar nenhuma opção sustentável e viável, o cara pirou e tacou fogo em todas as ferramentas e livros de lutheria dele (sério, eu vi as fotos da fogueira).
Pra quem tem coração forte:
http://www.violao.org/topic/12004-gran-finale/
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Última modificação: 23 de Julho de 2012, as 21:29:24 por gfr
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Re: Opção sustentável às madeiras tradicionais?
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Responder #24 :
23 de Julho de 2012, as 21:46:33 »
Tipo assim ele torrou uns 100 mil ali então?
Ainda bem que ele não fabricava granadas ou bombas
O projeto que acabou "Companhia do Violão Ecológico".
http://brazilianguitar.net/index.php?showtopic=151&view=findpost&p=12160
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Última modificação: 23 de Julho de 2012, as 21:51:11 por felixmeirelles
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Re: Opção sustentável às madeiras tradicionais?
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Responder #25 :
23 de Julho de 2012, as 23:34:07 »
Eu um tempo atrás resolvi que queria aprender a fazer guitarras. Pegar a madeira, colar, recortar, fazer as cavidades, etc...
Mas para aprender, e provavelmente estragar nas primeiras vezes, que madeira usar?
Bom, achei pinus (ou pinho, sei lá).
Comprei super barato uma peça enorme com uns 3mts de comprimento, não lembro bem a largura, mas com 3 peças dava pra fazer uma tele, mas onde eu comprei eles não cortavam a madeira.
Bom... fui até a madereira com uma serra manual, pensando... pinho... molinho... vai ser moleza.
Ainda bem que um amigo meu foi junto... tivemos que revezar no corte varias vezes, e saimos com o braço doendo (ta... lendo só essa frase da vazão a varias interpretações... não zoem). Ôh madeira dura... Será que ela é mesmo ruim pra guitarras? É muito bonita, parece o ash, se pegar as peças certas...
Bom, a madeira esta até hoje comigo... mudei de direção... valvulados...
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Re: Opção sustentável às madeiras tradicionais?
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Responder #26 :
23 de Julho de 2012, as 23:58:01 »
Todo pinus é pinho mas nem todo pinho é pinus de caixote.
Pinus é aquela madeira de caixote de frutas, muito comuns em feiras.
Os pinhos tem diversas variações algumas delas nobres como o pinho araucária.
Tem vários tipos de madeiras de pinheiro, as vezes alguma presta.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pinheiro
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Última modificação: 24 de Julho de 2012, as 00:06:28 por felixmeirelles
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Re: Opção sustentável às madeiras tradicionais?
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Responder #27 :
24 de Julho de 2012, as 00:27:27 »
Felix, marupa também é usado em caixas de feira, palitos de dentes, e usam para corpos de guitarra.
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Re: Opção sustentável às madeiras tradicionais?
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Responder #28 :
24 de Julho de 2012, as 00:33:51 »
Vocês entraram num assunto que muito me interessa e muito me confunde: pinho! As primeiras Telcasters tinham corpo de pinho. Afinal, que pinho é esse?
Mesmo a Tele Classic Vibe da Squier, uma ótima guitarra, diga-se de passagem, tem o corpo de "pine".
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Re: Opção sustentável às madeiras tradicionais?
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Responder #29 :
24 de Julho de 2012, as 00:35:46 »
Sei la Alex... fui no gasometro em SP comprar a madeira mais barata (e achava eu, mole) e sai com esse pinho duro pacas, e com cara de ash...
SUPER barato...
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