Olá.
Tenho acompanhado com interesse os tópicos do Handmades e neste em especial tenho visto ótimos exemplos de capacidade e capricho, no acabamento dos circuitos, na montagem das placas e no layout que aqui se apresentaram. Eu morreria de vergonha de mostrar para alguém daqui alguns dos meus layouts antigos, (e os não tão antigos assim). Parabéns a todos!
Eu não consegui ainda ler todas as páginas do tópico por completo, tenho tido muitas outras coisas para tentar resolver.
Por isso me perdoem se eu estiver falando de um problema que já tenha sido resolvido.
Eu percebi ao longo da leitura que alguns membros que montaram os amplificadores de potência que foram postados aqui tiveram problemas com eles por vários motivos. Isso na verdade é, infelizmente, normal. A gente leva um tempo prá pegar o jeito. Mas isso se resolve com um pouco de prática.
Eu detectei em um layout postado aqui um posicionamento de componentes que podem afetar de maneira negativa o funcionamento de um amplificador, que que pode levar á destrição dos componentes da saída. Principalmente os transístores.
Neste layout:
http://dc536.4shared.com/img/__D1WeKZ/0.29851455639846425/power_Darlington_150W.pdfA montagem do transístor T3 não deverá ser feita acoplada ao dissipador, junto com os transístores de potência. Esse transistor, caso esquente, deverá receber um dissipador independente e distante do dissipador da saída.
Por outro lado a compensação térmica da saída feita aqui pelos diodos D1 e D2 do esquema, estes sim deverian estar acoplados térmicamente ao dissipador da saída.
Existem alguns bugs no esquema, mas percebi que já estão sendo depurados pelos participantes
Há o mesmo tipo de problema no layout do ampli de 250W que aparece junto da placa da fonte.
Fica uma dica para todas as montagens de amplis.
Caso já tenha sido feita a correção peço desculpas, afinal eu sou iniciante neste fórum...
Abs