Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Junho de 2024, as 00:39:59


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6 7 ... 20   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Dual Rectifier 3 channels - Layout  (Lida 108936 vezes)
visioncb
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.354

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39



« Responder #60 : 31 de Julho de 2012, as 23:26:04 »

Então hgamal, eu havia discutido isso com o Marcel.. cada ponto ali é crítico.. no meu preamp eu quebrei a cabeça pra fazer os soquetes direto na placa..

Se aproximar a mão das valvulas dá ruído... até mesmo nos relés que eu uso neles..

Pra mim é imprescindível usar choke e também filtrar e regular o filamentos das 3 primeiras válvulas do preamp..

A melhor dica que eu poderia dar é fazer por ldr\led, posiciona-los o mais próximo possível desses pontos de chaveamento (isso ele já fez), usar fio blindado até não poder mais (principalmente de input, quando um relé de bypass deu problema, soldei um fio do jack input direto no input da placa, o fio deveria ter 15cm.. Antes era fio blindado, esse eu usei fio normal, por causa desses 15cm, com o ganho acima da metade do gain ele dava apito.. esse circuito aí não é brincadeira!

Quando tem gente que fala que o pessoal da mesa brinca com magia negra, eu acredito!  Evil
« Última modificação: 31 de Julho de 2012, as 23:29:06 por visioncb » Registrado
pit.du
Visitante
« Responder #61 : 31 de Julho de 2012, as 23:54:50 »

Outro ponto é a minimização do caminho do terra. Mas, pelas figuras postadas não consigo avaliar isto. meu conselho é rever o posicionamento das válvulas de pré. Monta-las na face cobreada do circuito, ou bem próxima das bordas.

hgamal não entendi muito bem o que você quis dizer com diminuir o caminho para o terra, refere-se a deixar o terra o mais curto possível é isso? 
Registrado
Marcel.
Visitante
« Responder #62 : 31 de Julho de 2012, as 23:58:12 »

Outra coisa que eu tava falando pro pit.du, outros amps, como o SOLDANO SLO100, por exemplo, fazem as válvulas offboard (e a galera também monta offboard) e nunca vi ninguém nunca reclamar.
E o Soldano tem a mesma estrutura do Mesa, três 12AX7 de pré, uma de fx loop e uma inversora.
Já vi muito dizer, em fóruns gringos, que o DR é baseado nele.
Registrado
pit.du
Visitante
« Responder #63 : 31 de Julho de 2012, as 23:59:37 »

visioncb a primeira válvula tem seu filamento retificado isso já consta no esquema, e sim pretendemos usar choke
« Última modificação: 01 de Agosto de 2012, as 12:16:33 por pit.du » Registrado
visioncb
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.354

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39



« Responder #64 : 01 de Agosto de 2012, as 02:29:23 »

pit.du..

eu imaginei q v c s (moderador, peço que me suspenda do fórum) iam fazer isso.. mas eu falo de fazer uma regulagem completa, e pras 3 valvulas, não só retificar e não somente para a primeira...

segui o esquema cegamente nisso no meu aqui e me arrependi..

como eu cheguei a dizer no inicio do topico.. seria legal v c s (moderador, peço que me suspenda do fórum) também se basearem em esquemas mais atuais... não precisa ser tudo totalmente do dual rectifier..
acredito que essa idéia dos filamentos que dei a voces pertence ao road king, em um esquema bem atual e recheado de idéias interessantes!
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #65 : 01 de Agosto de 2012, as 08:04:25 »

Pessoal,

Só estou trazendo um pouco da minha experiência, não disse que é impossível fazer com as válvulas afastadas ligadas por fios, mas acho muito pouco provável que dê certo. Mas por outro lado, se eu não falasse nada, minha consciência pesaria. Minhas preocupações são sempre com a segurança em primeiro lugar e com o bolso vindo a seguir, afinal, este circuito está longe de ser barato!

Quanto ao caminho de terra, aprendi que vale a pena rotear todo o terra da placa primeiro. Deixando ele o mais curto possível, com as ligações o mais equidistantes de um ponto central (um arremedo de "star ground". Isto é feito para evitar loops de terra.

No SLO clone as válvulas são montadas bem próximas da borda da placa, com fios muito curtos. É raro ter fios indo para o meio da placa. Sem falar que as pessoas que montam nem sempre são tão exigentes assim com a questão de ruídos.

A opção pelas válvulas on-board é um complicador. Eu bem sei como dá dor de cabeça depurar placas assim.

De novo, torço pela vitória, apenas revelei minhas preocupações quanto ao projeto. Acho também que ninguém vai morrer se montar como está! E se der certo, vocês podem até brincar comigo... (para não usar um termo maus chulo)

Peço desculpas por não poder ajudar mais. Meu tempo anda muito escasso. Se eu fosse montar algo neste sentido, eu começaria por rotear partes do pré primeiro, fazendo montagens pequenas de parte em parte, aprendendo os macetes, juntando os conceitos ao final. É bem chato mas é razoável. Uma placa como a que vocês fizeram, bem bonita e prática, vira um monstro bem difícil de depurar. Imagina sair com a donzela que vira um dragão.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
pit.du
Visitante
« Responder #66 : 01 de Agosto de 2012, as 12:24:06 »

vision vou dar uma olhada no esquema do king obrigado pela informação.


hgamal suas dicas foram muito proveitosas.
Registrado
Marcel.
Visitante
« Responder #67 : 02 de Agosto de 2012, as 20:41:28 »

Tá aí o PDF, galera.

PDF atualizado embaixo. [edit em 02/08/2012]

Tentem fazer uma "caça" a erros. As vezes erros bestas passam batido. As vezes erros grosseiros também.
Enfim, dêem uma olhada boa, com paciência, bem detalhada, um pente fino mesmo, e vejam se está tudo certo. Já fiz isso algumas vezes e corrigi algumas besteiras já.
Quanto mais olhos procurando, melhor!

Abraços!
« Última modificação: 04 de Agosto de 2012, as 00:19:37 por Marcel. » Registrado
tjeffects
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 202

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 7


O silêncio é um amigo que nunca trai.


« Responder #68 : 02 de Agosto de 2012, as 21:07:58 »

Meu deus o Layout ta fantastico cara Shocked um nivel muito avançado
pretendo chegar neste nivel um dia, deve ter dado muito trabalho
Parabens marcel  Legal! e muita sorte pra quem for montar esta maquina
abraços
Registrado

Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta. Albert Einstein
Marcel.
Visitante
« Responder #69 : 02 de Agosto de 2012, as 22:54:13 »

Valeu, tj!
Realmente, posso dizer que eu dei meu sangue pra fazer ficar o melhor possível. o/
Mas fiz com prazer. Espero que todos gostem.

E agora vem a próxima etapa, que é o layout ser analisado com atenção aí pelos mais experientes que quiserem se voluntariar a ajudar a achar algum erro que tenha passado despercebido.

Quanto ao teste, vai ficar a cargo do pit.du, que vai começar a comprar as peças logo mais.
Infelizmente não vou montar ele agora porque acabei de gastar um monte de grana pra comprar quase todas as peças do Soldano SLO100... tive a idéia de fazer o Dual logo depois disso... =/

Vamos rezar pra que o layout esteja funcionando de fato e o principal... sem ruídos. O que, claro, quem é acostumado com amplis valvulados pode dizer que isso é uma coisa muito difícil, principalmente pra um projeto que acabou de "sair do forno". Mas uma coisa é certa, trabalhei e pesquisei o tanto que pude pra fazer esse layout de uma maneira que minimizasse o máximo possível as possibilidades de ruídos.
Como o Hgamal já falou, hoje, a única coisa que poderia ser feita a mais pra reduzir ainda mais essa possibilidade era fazer as válvulas do pré onboard. O problema é que pra isso teria-se que refazer a PCB, do zero... o que seria  Batendo Cabeça
Caso esse layout realmente der errado (o que não acredito que aconteça), podemos ver a possibilidade de refazer com válvulas onboard.
A solução, ao invés de refazer a pcb, talvez fosse fazer uma pcb separada, com os soquetes onboard, colocada embaixo da pcb principal, ligada com os cabinhos de conectores _ (como o vision me sugeriu).
Mas, sinceramente, mesmo com as válvulas offboard, se elas forem colocadas próximas aos seus respectivos conectores na placa e ligadas com cabos blindados, esse "possível problema" seria resolvido.
Isso eu falo, claro, adiantando a possibilidade de surgimento do lado pessimista da história... hehehehe

No mais, deixo também bem claro que estou à disposição pra fazer novas atualizações e correções necessárias ao projeto. Podem contar comigo! Achando, é só dar um grito!

Forte abraço.

-----
Galera, atualizei o PDF.
Colquei uma observação no fusível.
4A para rede elétrica de 110/120V. 2A para rede de 220/240V.

E detalhe: tou querendo acrescentar um fusível pro secundário da alta tensão, como no soldano, jcm etc.
Pensei em colocar um somente pro transformador de saída, mas não saberia dizer o valor do fusível.
Então achei melhor colocar um fusível para a alta inteira, logo depois da chave de bypass, antes do choke.
O Soldano tem 3 12AX7 de pré, outra pro Fx Loop e outra inversora, mais 4 válvulas 6L6GC de power, exatamente igual ao Dual. Desta forma, pode ser que um fusível de 1A (como no Soldano) seja suficiente.... né?

PDF atualizado mais embaixo [edit em 04/08/2012]

« Última modificação: 04 de Agosto de 2012, as 00:19:02 por Marcel. » Registrado
mrmagoo
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 12



« Responder #70 : 02 de Agosto de 2012, as 23:26:43 »

Que belo trabalho vocês fizeram! Dá gosto de ver! Parabéns!

Só uma observação essa saída de 15v não está sendo utilizada poderia, pelo menos não achei, poderia ser descartada não?

http://imageshack.us/photo/my-images/208/saidax.jpg

Abraços
Registrado

Americana-SP
pit.du
Visitante
« Responder #71 : 02 de Agosto de 2012, as 23:38:26 »

poderia sim, mr.magoo nem tinha visto que ela estava ai, vou avisar o marcel. para retirar
Registrado
mrmagoo
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 12



« Responder #72 : 03 de Agosto de 2012, as 08:44:15 »

Quanto a matrix de leds

Os resistores precisam ser de:

R93-1W
R79-1W
R80-1W
R81-1W
R82-1/2W
R83-1/4W
R84-1/2W
R85-1/2W
R47-1/4W
R86-1/4W
R87-1/4W
R88-1/4W
R89-1/2W
R90-1/2W
R91-1/2W
R92-1/2W
Registrado

Americana-SP
Marcel.
Visitante
« Responder #73 : 03 de Agosto de 2012, as 13:15:54 »

mrmagoo, ajeitei lá. Tanto a potência dos resistores como a saída 15V.
Vou tentar postar o PDF mais tarde... tou fazendo a Lista de Materiais (B.O.M). Aí posto logo tudo.

Valeu aí pelas observações!
Abraço!
Registrado
nevio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 819

Obrigado
-Dado: 225
-Recebido: 85



« Responder #74 : 03 de Agosto de 2012, as 19:24:30 »

Que é isso Marcel e pit.du, vocês não sabem brincar!!
Que documentação mais linda e bem feita!!
Registrado
Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6 7 ... 20   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal