Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 30 de Setembro de 2024, as 12:32:07


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Essa ideia daria certo? (Montagem de Fonte de Alimentação)  (Lida 12601 vezes)
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #15 : 20 de Julho de 2012, as 20:28:04 »

O layout que postei, com a relaçao de peças descrita na lista, aceita transformador de ate 1A.
Pode se usar transformadores maiores, mas deve adequar os diodos e eletroliticos.
Registrado

hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509



« Responder #16 : 21 de Julho de 2012, as 23:18:29 »

Tenho uma fonte da Sony de 9V (chaveada) que era destinada a discmans (sei que nao é propria para pedais, mas tem mesmas especificaçoes, e ja usei em outros pedais), quando fui fazer um teste, usei ela em alguns pedais, e ela queimou um DS-1 (o diodo da entrada).

Deve haver outra variável neste história. O Pedal mais antigo que eu tenho (bota muitos anos nisto, mas que a idade de muitos aqui) é DS1, japonês para fonte BOSS antiga, e usei ele por vários (e vários) anos com a mesma fonte da Sony citada acima, sem problemas. Hoje uso ele com uma fonte da Visual Sound 1SPOT (chaveada) sem problemas.

Não estou duvidando da iteração nociva das fontes chaveadas com alguns pedais, mas seria bom descobrir quais são as situações verdadeiras onde elas ocorrem.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
alfredo
Visitante
« Responder #17 : 22 de Julho de 2012, as 00:02:22 »

Estou vendo uns reviews muito bom dessa 1spot, mas qual é a sua opnião sobre ela? ela é silenciosa? e por umas 80 Dilmas da para traze-la dos EUA... (já o pack com 8 plugs)

[]´s
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #18 : 22 de Julho de 2012, as 09:53:44 »

Deve haver outra variável neste história. O Pedal mais antigo que eu tenho ... é DS1, japonês para fonte BOSS antiga, e usei ele por vários (e vários) anos com a mesma fonte da Sony citada acima, sem problemas. Hoje uso ele com uma fonte da Visual Sound 1SPOT (chaveada) sem problemas.

Compreendo.
E é perfeitamente aceitavel alguma variavel ser causadora dos danos.
Mas antes, qual o modelo da sua fonte Sony? pois existem alguns modelos diferentes, mesmo sendo 9V de saida. Apenas citei marca e saida, pode ser que sua fonte nao seja a mesma que a que tenho.
Tenho alguns pedais antigos da Boss, incluindo o DS-1, CE-2, BF-2, HM-2, CH-1, DD-3 (primeira versao) e alguns outros. Tenho tambem alguns Ibanez da serie 10 (anos 80) e alguns serie 9 (esse ja é anos 90), os Boss citados sao anos 80.
Em meu caso particular, com a fonte citada, apenas "queimou" o DS-1 (tenho 2 DS-1 versao antiga, na ocasiao o que deu problema foi um fabricado em 93) e o HM-2.
Os demais modelos nao tiveram problemas de danos, mas notei alguns detalhes.
BF-2 e CH-1 parecem terem o efeito reduzido (tipo level). O BF-2 teve ainda um aumento de ruido de fundo (o tipo chuva).
Os Ibanez nao usam o diodo mencionado anteriormente, mas em alguns apresentou sintomas, em outros nao.
Nos Ibanez o ocorrido foi similar ao BF-2, em um phaser aumentou o ruido de fundo, em um chorus nao aumentou o ruido de fundo, mas aparentou reduzir o efeito.

Em geral, quando o pedal é de drive, tem bastante ruido de fundo.
Muitas outras pessoas relataram o mesmo.
Meu caso de queima nao foi o unico, ja vi varios casos, e ja peguei para manutençao varios pedais com danos similares. Em maioria coinceidem serem pedais de drive, os que queimam (fuga no diodo).

Nao estou dizendo que toda fonte chaveada é vilã.
Do contrario. Ja usei uma Boss chaveada e nao causou danos, ou inseriu ruido. Mas tambem nao foi satisfatoria  Sad
Registrado

hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509



« Responder #19 : 22 de Julho de 2012, as 12:52:33 »

Repondendo aos dois...

A 1SPOT é muito boa, uso com pedais com ganho elevado, sem problemas.

Vou ter que achar a fonte da Sony que eu falei, para poder te dizer, com certeza, se ela é chaveada ou não, mas eu lembro que ela era muito leve. Lembro também que eu causava uma certa espécie quando usava ela, pois era mais silenciosa que as dos meus colegas na época. Eu dizia que iria abri-la para poder reproduzir uma igual. Mas te garanto que a 1SPOT é chaveada e já usei com o DS-1.

Eu tenho uma educação científica, sou um cientista por formação. Assim sendo, é muito comum eu desprezar casos isolados. Não quero dizer que eles não provam nada. Mas parece que é um tanto esparsa a experiência de "queima" de  pedais por fontes chaveadas. Eu arrisco a dizer que a frequência de "queima" por fontes chaveadas é equivalente a queima de por fontes comuns. Mas no primeiro caso, como o fato novo ou notório foi a ligação da fonte chaveada, leva ao usuário a concluir que a fonte foi o problema - lembrem do caso da azeitona comida antes da bebedeira que causou a dor de cabeça no dia seguinte.

De qualquer forma, ainda não vi nenhum fabricante de pedal ou fonte destacar tais problemas de compatibilidade. Claro, nem sempre fabricantes revelam a parte podre de seus produtos. Mas como este caso envolve a questão de falha ou destruição de um equipamento, o que lá fora levaria a um problema de processos e questões judiciais, não creio que eles escondessem tais problemas.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #20 : 22 de Julho de 2012, as 13:14:35 »

Se vi varios casos, passa a nao ser caso isolado. Ainda mais que muitos outros relatam problemas semelhantes.
Nao generalizei que fontes chaveadas causam isso, como afirmei que a fonte chaveada da Boss nao causa o dano causado por algumas chaveadas.
Fatos isolados é bom para ser "estudado" os mais remotos causados, abrindo assim um leque maior de conhecimento. Estudar o mais comum dos casos, nao leva a muito lugar.

Minha Sony nao é nada silenciosa.
Apenas nao apresenta hum, mas apresenta outros ruidos. Nao so nos pedais, mas em um afinador que tenho (Matrix SR-5000) o ponteiro e indicadores de notas ficam disparados, sendo quase impossivel de usa-lo. O mesmo nao acontece com uma fonte tradicional com má filtragem.
A melhor fonte que usei e que é bem silenciosa, é as Panassonic.
Registrado

Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #21 : 22 de Julho de 2012, as 15:33:53 »

 Realmente, este é um fato muito curioso.

 Não vejo, em termos técnicos, analisando o circuito, como uma fonte chaveada possa queimar o diodo de entrada (este diodo é o que está ligado invertido em paralelo com a entrada?  Ou é em série?).
 
 Fontes chaveadas de má qualidade são imensamente piores (eu diria até que são bombas prontas para queimar tudo) que fontes convencionais mal filtradas e atualmente, a oferta de fontes comuns de baixa tensão (9v, 12v) são maiores que a de fontes lineares convencionais, com transformador. Necessitaria de um teste mais rigoroso, colocar ela em carga e medirmos a saída com um osciloscópio, ou até com um analisador de espectro para verificarmos se existe alguma harmônica causadora de problemas.

 Fontes chaveadas ruins não tem quase capacitores de filtragem na saída, e os indutores, essenciais em aplicações como esta, não existem! Quem regula mesmo a saída é o circuito de controle. Para muitas aplicações está de bom tamanho (carregar a bateria do meu telefone sem fio!), para aplicações em áudio é um grave problema!

 Outro fato é a medida da tensão de saída. Multímetros comuns dão uma visão errada do que está acontecendo, apenas o valor médio da forma de onda, seja ela quadrada, triangular... As vezes medimos 9 volts na saída e não vemos os pulsos de 20v, 30v (ou mais) de pico que o sinal apresenta.

 Bem, no teste que mencionou, você relatou que os pedais ficaram com o som estranho, perderam graves. Será que a fonte que está usando não é apropriada ? Ou tem uma filtragem ruim? Vale a pena realizar um teste mais rigoroso! Até o afinador ficou doido!


Um abraço

Eduardo
« Última modificação: 22 de Julho de 2012, as 15:38:00 por Ledod » Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #22 : 24 de Julho de 2012, as 11:35:01 »

... Não vejo, em termos técnicos, analisando o circuito, como uma fonte chaveada possa queimar o diodo de entrada (este diodo é o que está ligado invertido em paralelo com a entrada?  Ou é em série?).
 
Tambem acho curioso, e nao vejo muita "logica" para tal queima.
Ressaltando, nao queima,  o diodo entra em fuga.
O diodo que citei é o que fica em serie, e nao o zener.

Alias, penso sim em um motivo para o problema causado no diodo, mas falarei disso mais a frente.

Citar
Necessitaria de um teste mais rigoroso, colocar ela em carga e medirmos a saída com um osciloscópio, ou até com um analisador de espectro para verificarmos se existe alguma harmônica causadora de problemas.
Muitos anos atras, devido aos ruidos (de audio) e o afinador ficar disparado, coloquei no osciloscopio, e tem sim um "ruido" nesta fonte.
Este ruido se apresenta quando está sem carga e quando o consumo da carga é baixo. Quando o consumo está acima dos 100mA o ruido desaparece.
Nota: Nao confundir o ruido do audio com ruido da fonte.
Esse ruido é que penso que seja o causador da fuga no diodo.

 
Citar
... você relatou que os pedais ficaram com o som estranho, perderam graves. Será que a fonte que está usando não é apropriada ? Ou tem uma filtragem ruim? Vale a pena realizar um teste mais rigoroso! Até o afinador ficou doido! ...
Nao é exatamente que o som ficou estranho ou "matou" todos os graves.
O ruido que menciono é aquele ruido normal de fundo, tipo barulho de chuva. Na verdade nao é que ele "aumenta" este ruido, o caso é que se comparado a uma fonte tradicional este ruido fica mais aparente, talvez este ponto seja porque estou acostumado a ter este ruido bem baixo.
Os graves nao sao mortos em totalidade, mas sao um pouco atenuados. Para entender esta questao, digamos que o controle esteja em 10, é como se baixasse para 8.
Isso nao fica tao perceptivel dependendo do set.
Por exemplo, na epoca, isso nao era tao perceptivel em um Valvestate 8080 e em um JCM600.
Mas em um Fender Ultimate Chorus, Princeton Chorus, RocPro, e um Rivera (que nao lembro modelo, mas é bem proximo de um Twin) era mais percebido essa atenuação do grave.
Ainda falando no set deixar perceptivel, alguns dos pedais como chorus e drivers nao ficava tão aparente, mas um delay que tenho que ja é pobre em graves, ficou bem aparente a reduçao dos graves.

Mas o caso dos graves nao acontece só com esta fonte que mencionei.
Ate com a fonte da Boss (que acompanhava um case de pedais) apresentou a reduçao dos graves.
O mesmo foi percebido pelo guitarrista Faiska com uso deste tipo de fonte.
O que estou falando é de fontes  do meio dos anos 90, e nao atuais.
Esta fonte da Sony é destinada ao uso com discman mais antigos da marca.

Sei que algumas fontes chaveadas sao basicas, umas sao melhores, outras piores, etc... por causa da marca pensei que fosse melhor que outras... o que para pedais acabou nao sendo.
Sinceramente nao sei como é o circuito desta fonte, nunca abri porque é do tipo lacrada (sem párafusos).

Em um outro topico o Eduardo (das valvulas   Grin ) recomendou um teste, que consistia em colocar um filtro LC.
Acabei nao comentando no topico, mas fiz o teste sugerido. O resultado foi o seguinte:
Aparentemente com a bobina tirou o ruido da fonte. Nao vi no osciloscopio, mas usei como base o afinador, que deixou de ficar disparado.
Nao lembro quem tinha sugerido que a falta de graves poderia ser a ausencia de um componente para baixa... e foi sugerido um eletrolitico de alto valor depois da bobina...
Fiz o teste, resultado: nao resolvel a questao dos graves.
Depedendo do valor deste eletrolitico, a fonte esquentava consideravelmente.

A questao dos graves, em minha opiniao, nao se limita ao modelo de minha fonte ou de algumas outras.
A Fender lançou uma serie de amplificadores que usava fonte chaveada.
Resultado destes amps: nao tinham graves  Cool
Algo que foi percebido pelo proprio fabricante.

Registrado

kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #23 : 24 de Julho de 2012, as 17:25:47 »

...
Nao lembro quem tinha sugerido que a falta de graves poderia ser a ausencia de um componente para baixa... e foi sugerido um eletrolitico de alto valor depois da bobina...
Fiz o teste, resultado: nao resolvel a questao dos graves.
Depedendo do valor deste eletrolitico, a fonte esquentava consideravelmente.
Deixe o capacitor original no lugar (que normalmente é de baixo valor), coloca um resistor e em seguida o capacitor de maior valor.
Deve parar de esquentar a fonte.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #24 : 25 de Julho de 2012, as 16:14:51 »

 Então, entrar em fuga seria ele abrir? Ou entrar em curto?

 Ahh sim... O típico ruído de baixa corrente. Isso acontece pois a realimentação da tensão de saída é um pouco "burra" digamos assim. O que acontece é que o circuito comparador (que tem um optoacoplador apenas, ao invés de uma fonte de corrente constante mais o opto) detecta que a tensão caiu abaixo de um limiar e liga o chaveador, com isso voltamos a carregar os capacitores do secundário novamente e o circuito de realimentação indica que a tensão está alta, e pára de chavear.
 Esse liga/desliga/liga, em uma frequência constante, vira o ruído típico que pode estar na faixa audível.
 Quando em carga o chaveador fica ligado o tempo todo, ou seja, não tem esse liga e desliga, e os projetistas tentam deixar o mais linear possível (queda de tensão pela frequência ou largura de pulso).

 Em fontes melhores isso não acontece pois temos circuitos que não deixam essa oscilação acontecer (a malha de controle tem um filtro passa baixas, ao invés de ser ligada diretamente no controlador do chaveador).

 Agora o que acontece nestes momentos, fora da região de trabalho? Pulsos de tensão, sinais na saída distorcidos onde deveríamos só ter níveis DC, harmônicas de alta frequência... Tudo de pior!

 Sim, um filtro LC é sempre usado em fontes chaveadas, a impedância de um indutor em série aumenta com a frequência linearmente, ou seja, as harmônicas que existem não passam e o sinal vai mais limpo para o pedal. O afinador deve possuir circuitos sensíveis o bastante para ficarem doidos com essas harmônicas.
 O problema de aumentar o capacitor é que o chaveador vai sofrer para carregar ele, a corrente de carga de um capacitor é muito alta, por isso da idéia de utilizar um resistor em série. Em uma fonte convencional isso não tem tanto problema, já que o transformador aguenta os pulsos de corrente de carregamento, é mais importante o valor médio de corrente.
 Já em um circuito chaveado, temos que o chaveador vai sempre "ver" esses pulsos de corrente e sentir os efeitos pois a realimentação é "rápida" o bastante para detectar isso. Por isso elas esquentam... É importante observar o valor de pico.

 Sobre os graves, ai já não tenho nem idéia! Talvez a falta de um capacitor de alto valor, diferente de uma fonte tradicional faz com que sinais de baixa frequência sejam um pouco atenuados nos momentos em que sinais com maior amplitude são gerados, dificil de dizer...
 Necessitaria medir a corrente instantânea com os pedais ligados e ver a resposta em frequência de cada um deles com a fonte convencional e a fonte chaveada. Com certeza deve existir alguma coisa perceptível.


Um abraço

Eduardo
« Última modificação: 25 de Julho de 2012, as 16:17:16 por Ledod » Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #25 : 26 de Julho de 2012, as 15:22:48 »

Deixe o capacitor original no lugar (que normalmente é de baixo valor), coloca um resistor e em seguida o capacitor de maior valor.
Deve parar de esquentar a fonte.
No caso nao substitui o original.
Esse de maior valor foi adicionado apos a bobina.

Eduardo (Ledod), bela explicaçao sobre as fontes  Legal!

O diodo aqui referido, quando entra em fuga, ele abre. Alguns nao chega a abrir, ficam com uma resistencie de 1800 OHMs em ambos sentidos (se inverter as pontas de mediçao era mesmo valor), embora isso aconteceu apenas em 2 casos.
Se entrasse em curto manteria o funcionamento do pedal, e nem seria percebido alguma anomalia.

Sinceramente nao sei como é o circuito desta fonte, se é bom, ruim, bem ou mal projetado.
A parte da carga do capacitor eu conheco...
Um capacitor de 100uF depois da bobina nao causa aquecimento. Ja se for maior que 470uF começa a aquecer.

Só te digo que é uma fonte bem "encrenqueira"  Cheesy
Quando meciono que esta fonte é encrenqueira, é que acontece o seguinte:
Ja liguei um aparelho que consome 400mA (media) e a fonte apenas teve aquecimento normal, nem se considera um aquecimento, apenas ficou morma.
Para fazer os testes que mencionei antes, usei carga resistiva.
o que acontece é que deve ter algum monitoramento no circuito.
Um resistor de 200 OHMs resultou em 50mA (media) de consumo.
Teoricamente teria que usar um de 100 OHMs para ter uma corrente de 100mA, certo?
Só que se colocar um resistor de 100 OHMs a fonte "trava", para de funcionar, aciona algum tipo de proteçao. Só volta a funcionar se tirar da tomada.
É alguma coisa relacionada com a impedancia, porque ate mesmo um motor comum faz esta fonte parar de funcionar, se for ligado direto a ela.
Nesse caso aqui nao é o motor em si que tem algo incompativel a fonte (exceto pela impedancia da bobina).
Se pegar esse mesmo motor e usar um transistor para aciona-lo, funciona normal, nesta fonte.
Por isso digo que é algo em relaçao a impedancia do que for ligado na fonte, nao sei se entendeu.
Registrado

Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.049 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal