Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 30 de Setembro de 2024, as 14:20:25


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Essa ideia daria certo? (Montagem de Fonte de Alimentação)  (Lida 12608 vezes)
Fusion
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 700

Obrigado
-Dado: 42
-Recebido: 50



« : 18 de Julho de 2012, as 21:01:48 »

Galera, estou com uma pequena dúvida aqui.

Daqui certo eu usar esta fonte:

http://www.dealextreme.com/p/acer-iconia-tab-a500-a100-3-0x1-1mm-power-charging-adapter-100-240v-us-plug-143240?item=30

Material   ABS + PVS
Type   For Tablets
Compatible Brand   Acer
Compatible Model   Acer Iconia Tab A500 / A100
Input Voltage   100~240 V
Input Current   0.3 A
Input Frequency   50/60 Hz
Output Voltage   DC12 V
Output Current   1.5 A
Cable Length   142 cm
Tip Diameter   3.0 x 1.1mm
Packing List   1 x Power charger

e utilizar esta parte do esquema:



R1 - Resistor 4k7
D4 - Led
CI1 - Regulador de Voltagem 9v 7809
1 - Dissipador de calor p/ regulador
T1 - Transformador 110+110 / 12+12 / 1A
C1 - Capacitor 2200uF 35v (eletrolítico)
C2 - Capacitor 100uF 35v (eletrolítico)
C3-C4 - Capacitor 100nF 35v

Para fazer uma fonte?
« Última modificação: 18 de Julho de 2012, as 21:04:38 por nssa » Registrado

(ex-nssa). "Nick novo, as mesmas dúvidas!"
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #1 : 18 de Julho de 2012, as 21:09:21 »

Essa imagem que postou é de uma fonte. Só que entre a imagem e o transformador tem que retificar... aí tem que ver que tipo de secundário vai ser, dois ou tres fios.
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 687

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 282



« Responder #2 : 18 de Julho de 2012, as 21:13:54 »

eu entendi o que ele quiz dizer...quer usar a fonte chaveada do link e ligar ela nesse circuito regulador para 9V. bom não qual será a finalidade mas acho que da certo sim. porem não há necessidade dos capacitores antes do 7809.
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #3 : 18 de Julho de 2012, as 21:57:06 »

Se for para pedais, nem precisa montar a parte do regulador, ja que a maioria dos pedais suportam 12V.
Mas se for para pedais, lembre que fontes do tipo eletronica (chaveada) nao é recomendada, principalmente para pedais de driver.

Respondendo a pergunta inicial...
Funcionaria o circuito mencionado.
Registrado

Fusion
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 700

Obrigado
-Dado: 42
-Recebido: 50



« Responder #4 : 18 de Julho de 2012, as 22:48:08 »

Se for para pedais, nem precisa montar a parte do regulador, ja que a maioria dos pedais suportam 12V.
Mas se for para pedais, lembre que fontes do tipo eletronica (chaveada) nao é recomendada, principalmente para pedais de driver.

Respondendo a pergunta inicial...
Funcionaria o circuito mencionado.

Ah, que pena! Por que nao é recomendado para driver? gera mais ruídos? Eu realmente queria usar para tentar evitar o ruído.

mas, me respondam uma coisa, a fonte Power Bridge Pro da Fire Custom Shop é chaveada:

http://firecustomshop.com.br/produtos/power-bridge-pro

e fizeram um teste com ela e deu um ruído menor do que a Pedal Power da Voodoo Labs em um pedal de drive:

http://www.youtube.com/watch?v=DK5N-yVUPpg

Achei que ia me livrar dos ruídos e ter uma fonte bivolt, acho que nao vai ser dessa vez  Sad.
Registrado

(ex-nssa). "Nick novo, as mesmas dúvidas!"
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #5 : 19 de Julho de 2012, as 03:58:13 »

Se procura uma fonte que tenha o minimo de ruidos possivel, monte esta http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=3464.0
Registrado

Ivanletronic
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 154

Obrigado
-Dado: 168
-Recebido: 7



« Responder #6 : 19 de Julho de 2012, as 11:34:27 »

A própria Boss está usando fontes chaveadas ( http://www.bossus.com/gear/productdetails.php?ProductId=911&ParentId=253 ) ela parece ter um sistema de filtro no cabo, suponho que seja algum tipo de ferrite para eliminar ruídos de alta frequência (que são gerados pelo circuito de chaveamento da fonte) como usado em alguns tipos de cabos. Um detalhe, aqueles capacitores cerâmicos usados em paralelo com os diodos de retificação em circuitos de áudio também tem a função de eliminar ruído de frequências indesejadas nas frequências de áudio (são usados capacitores cerâmicos poque eles tem um isolamento mais eficiente para altas frequências).
Registrado
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 687

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 282



« Responder #7 : 19 de Julho de 2012, as 12:05:34 »

A própria Boss está usando fontes chaveadas ( http://www.bossus.com/gear/productdetails.php?ProductId=911&ParentId=253 ) ela parece ter um sistema de filtro no cabo, suponho que seja algum tipo de ferrite para eliminar ruídos de alta frequência (que são gerados pelo circuito de chaveamento da fonte) como usado em alguns tipos de cabos. Um detalhe, aqueles capacitores cerâmicos usados em paralelo com os diodos de retificação em circuitos de áudio também tem a função de eliminar ruído de frequências indesejadas nas frequências de áudio (são usados capacitores cerâmicos poque eles tem um isolamento mais eficiente para altas frequências).
atente a um detalhe, essa fonte da Boss PSA-120S é para pedaleiras que tem um circuito totalmente diferente dos pedais analógicos. já que pedaleiras são totalmente digitais.
Registrado
Ivanletronic
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 154

Obrigado
-Dado: 168
-Recebido: 7



« Responder #8 : 19 de Julho de 2012, as 12:28:47 »

Citar
Enviado por: edyguitar
Inserir Citação
Citação de: Ivanletronic em Hoje às 11:34:27
A própria Boss está usando fontes chaveadas ( http://www.bossus.com/gear/productdetails.php?ProductId=911&ParentId=253 ) ela parece ter um sistema de filtro no cabo, suponho que seja algum tipo de ferrite para eliminar ruídos de alta frequência (que são gerados pelo circuito de chaveamento da fonte) como usado em alguns tipos de cabos. Um detalhe, aqueles capacitores cerâmicos usados em paralelo com os diodos de retificação em circuitos de áudio também tem a função de eliminar ruído de frequências indesejadas nas frequências de áudio (são usados capacitores cerâmicos poque eles tem um isolamento mais eficiente para altas frequências).

atente a um detalhe, essa fonte da Boss PSA-120S é para pedaleiras que tem um circuito totalmente diferente dos pedais analógicos. já que pedaleiras são totalmente digitais.

Retirado do site da Boss: "The PSA-120S is the recommended power supply for products including all new BOSS Compact and Twin pedals, ME-50/-20/-20B Multi-effects, the DB-66/-88/-90 metronomes, DR-Series drum machines, FC-Series foot controllers, MC-202, SH-101, SP-202, TR-626, and all TU-Series tuners."

Google tradutor:

"O PSA-120S é a fonte de alimentação recomendada para produtos, incluindo todos os pedais da BOSS novos compactos e Twins, ME-50/-20/-20B Multi-efeitos, os DB-66/-88/-90 Metrónomos, DR Série tambor máquinas , FC-Series controladores de pé, MC-202, SH-101, SP-202, TR-626, e todos os afinadores TU-Series."

A linha de pedais compactos da boss incluem os analógicos...
« Última modificação: 19 de Julho de 2012, as 12:32:37 por Ivanletronic » Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #9 : 19 de Julho de 2012, as 15:52:48 »

De fato a Boss tem essa fonte chaveada, e ela nao tem os ruidos indesejados que costumam ser causados com as fontes chaveadas tradicionais.
Porem reparem que é indicada para os novos pedais. Nao menciona os antigos, um dos motivos está na tensão de saida, outro motivo... alguns dos pedais antigos queimam se usar fonte chaveada.
Registrado

hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509



« Responder #10 : 19 de Julho de 2012, as 17:12:19 »

outro motivo... alguns dos pedais antigos queimam se usar fonte chaveada.

Qual seria a razão desta queima? Quais pedais seriam estes?
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #11 : 19 de Julho de 2012, as 17:19:31 »

Há mais fontes chaveadas para pedais no mercado e parecem funcionar em qualquer pedal... Eu acho que o erro nosso foi generalizar o uso de fontes chaveadas de um certo tipo (as tão amadas fontes de PC que os neófitos querem ver alimentando seud pedais) e não levar em conta algum tipo de recriação da própria. Interessante seria dar uma boa olhada nesses circuitos dessas fontes que estão aparecendo por aí.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #12 : 19 de Julho de 2012, as 18:01:17 »

outro motivo... alguns dos pedais antigos queimam se usar fonte chaveada.

Qual seria a razão desta queima? Quais pedais seriam estes?
Os pedais da Boss mais antigos (ACA), os que tem o diodo em serie com o resistor na entrada de alimentaçao.
Em alguns este diodo entra em fuga, ou abre.
Mas alguns modelos nao acontece este problema. Vi ser mais comum nos modelos de driver.

Há mais fontes chaveadas para pedais no mercado e parecem funcionar em qualquer pedal... Eu acho que o erro nosso foi generalizar o uso de fontes chaveadas de um certo tipo (as tão amadas fontes de PC ...)
Ja vi varios musicos exigentes reclamarem mesmo de algumas fontes proprias para pedais.
Ja usei uma fonte da Boss, essa nao dava ruidos, mas os graves nao era tão "soltos", parecia dar uma leve atenuada, ou deixava um pouco sintetico.
Tenho uma fonte da Sony de 9V (chaveada) que era destinada a discmans (sei que nao é propria para pedais, mas tem mesmas especificaçoes, e ja usei em outros pedais), quando fui fazer um teste, usei ela em alguns pedais, e ela queimou um DS-1 (o diodo da entrada).

Nota: Quando digo que queima o pedal, é uma forma generica, ja que quando um pedal para de funcionar costuma se dizer que "queimou".
Registrado

Felipe144
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 50

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 2



« Responder #13 : 19 de Julho de 2012, as 19:19:52 »

GrAmorin
Esse layout que você postou suporta somente 500mA ou dá pra colocar um maior.
Registrado
IDN
Visitante
« Responder #14 : 19 de Julho de 2012, as 19:59:38 »

GrAmorin
Esse layout que você postou suporta somente 500mA ou dá pra colocar um maior.

se você se refere ao documento criado pelo GrAmorin, o seu limitador seria o ci 7809, normalmente 1A, e o seu transformador. não da para usar um transformador de 150mA e obter  1A na saida.
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.05 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal