Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Novembro de 2024, as 09:58:11

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Dúvida na troca de molas de floyd rose  (Lida 8392 vezes)
brunosousa
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 89
-Recebido: 25

« : 18 de Julho de 2012, as 00:53:31 »

Pessoal, recentemente adquiri uma Ibanez RG 250 Japonesa, gostei muito dela, mas o vendedor disse que o principal luthier aqui de Goiânia travou a ponte pra nao alavancar pra trás, somente pra frente.
Como eu nunca mexi nisso num sabia o porque mas a guitarra tava muito barata e eu comprei. Não me arrependi, por que a qualidade dela é incontestável, mas a ponte, pelo que li não é das melhores (TRS 505).
Resolvi abrir o tampo de trás e ver as molas. Realmente foi parafusado um pedaço de madeira que impede o bloco de ir em direção ao suporte que segura as cordas, impedindo-a de flutuar para trás. Desparafusei essa madeirinha e fui testar a alavanca. Realmente ela chega a mudar acho que meio tom da afinação, quando se usa a ponte, puxa pra tras ela aumenta meio tom e fica, alavanca pra frente, ela abaixa meio tom e fica. Ou seja, impossível de tocar assim. Recoloquei o bloquinho de madeira que travava a ponte e voltou ao normal, sem desafinar, mas apenas alavancando para frente.
PElo que percebi, acho que as molas estão bem fraquinhas, mas não sei se a troca delas e regulagem resolveria, mas não custa muito tentar.
Fui a uma loja aqui e o vendedor me ofereceu uma pacote com 3 molas da gotoh por 16 reais, mas quando vi as molas pareciam menores no comprimento, em relação as que estão na guitarra, me surgindo a dúvida se essas molas que estão nela são de floyd ou de strato, pois medem 6,5 cm de comprimento (apenas do espiral, em os encaixes do bloco e do holder)

EXiste diferença de molas de floyd para pontes de strato?

Em breve posto fotos.

Abraço
edyguitar
Colaborador

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 284

« Responder #1 : 18 de Julho de 2012, as 01:13:34 »

velho, conselho de amigo e de quem meche com Floyd. tenho uma Ibanez RG 350 com ponte Edge Pro II. e realmente as TRS 505 fabricadas pela Takeushi se não me engano não é das melhores. ( a minha também não é e nem as Edge III são) dificilmente suas molas estão com problemas. ajustar afinação X tensão das molas em Floyd tem seus macetes e leva tempo até aprender fazer corretamente. uso a 7 anos e ainda apanho muito na hora de trocar as cordas. pesquise em fóruns específicos em publicações sobre como afinar e regular ponte com Floyd. é muita coisa pra descrever aqui e você vai precisar de imagens também. se não tiver paciência, recomendo levar num luthier mesmo.
Esse é um bom link pra você começar.
http://dsouzaluthieria.blogspot.com.br/2011/05/regulagem-floyd-rose.html
« Última modificação: 18 de Julho de 2012, as 01:29:07 por edyguitar » Registrado
abraao
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 118
-Recebido: 15

perdido como lagrimas na chuva

« Responder #2 : 18 de Julho de 2012, as 08:47:04 »

existe sim diferença nas molas da strato e da floyd, no seu caso aconselho a trocar os dois parafusos que seguram as molas por parafusos um pouco maiores, tenha cuidado para não reabrir os furos na madeira com os novos parafusos, apos isso você vai ter que encontrar o equilibrio da tensão das cordas X molas
mais uma coisa, tenha bastante paciencia

boa sorte
perdido como lagrimas na chuva
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #3 : 18 de Julho de 2012, as 10:03:42 »

A Floyd Rose, a verdadeira, ou uma licenciada para uma marca decente, já não é a ponte mais simples do mundo, mas bem ajustada funciona incrivelmente bem. Já pude atestar isso! Mas essas pontes meia boca, acho que serão grande dor de cabeça com pouco retorno prático no uso. Acho que a pessoa que bloqueou a ação de sua ponte sabia o que estava fazendo.
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
hgamal
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509

« Responder #4 : 18 de Julho de 2012, as 11:35:43 »

As Floyd Roses me remete as mulheres... ô bixim bom, mas dá um trabalho, uma dor de cabeça...

Acredito que a tensão das molas de sua guitarra não esteja correta, mas dai ela funcionar bem flutuante, a história é outra. Tente regular a tensão corretamente, dá trabalho, mas é perfeitamente possível. Vá ajustando a tensão das molas e afinando a guitarra. Em algum momento, quando o platô da alavanca estiver perfeitamente paralelo ao corpo da guitarra, a tensão será a correta.

O problema que até acamar, pode realmente demorar. Só feche o "top lock" ou acione a alavanca quando tudo estiver ok, "lockado" e acamado.

Afinar nestas condições dá trabalho, comece pelas cordas graves indo em direção as agudas. Repetindo até dar certo. Alguns fazem o movimento de descer afinado, subir afinando, descer afinando, e assim sucessivamente até conseguir a afinação perfeita. Estando afinado, verifique a posição do platô, se não estiver ok, afrouxe ou aperte novamente os parafusos (dependendo do ângulo do platô com a superfície da guitarra). Ai... Afine de novo... até ficar bom!

Depois de uns 8 meses, você fica craque.

Fechando o "top lock", experimente ela com a alavanca. Somente neste momento você vai saber se ela funciona bem flutuando.

Se funcionar, legal... se não... você pode experimentar estabilizadores de pontes, um tremolo de qualidade ou os dois.

Já adianto, Floyd Rose (aqui não falo das alavancas alienígenas que vem nas Ibanez de primeira linha) só tem duas que prestam, as Floyd Roses (verdadeiras) e as Schallers (eu prefiro esta última). O resto é peso de papel caro!
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
edyguitar
Colaborador

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 284

« Responder #5 : 18 de Julho de 2012, as 13:52:41 »

Já adianto, Floyd Rose (aqui não falo das alavancas alienígenas que vem nas Ibanez de primeira linha) só tem duas que prestam, as Floyd Roses (verdadeiras) e as Schallers (eu prefiro esta última). O resto é peso de papel caro!

Tem também as Gotoh que acho muito boas. e também uma dificil de se encontrar no Brasil que apesar de não ser uma floyd mais trabalha semelhante é a Kalher

das pontes da Ibanez as melhores são as Edge, Edge PRO e agora a nova EDGE Z com sistema zero point. as Edge pro II, Edge III são rasoáveis mas muito instaveis. as pontes da série S que são as ZR também com zero poit system são bem estáveis porém dizem que são frageis e quebram o mancal do rolamento se usar com muita força.
  Imprimir  

Ir para: