Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 30 de Setembro de 2024, as 14:26:08


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Booster LPB Eletro Harmonics - Dúvidas e sugestões  (Lida 2401 vezes)
JoaoVarios
Visitante
« : 16 de Julho de 2012, as 17:46:20 »

Pessoal, montei um Booster LPB seguindo o esquematico do GGG, com layout desenhado por mim.
Gostei do pedal e por isso mesmo estou pensando em montar outro, mas quero melhorar a montagem.

E já que a ideia é montar "mais bem montado", queria que o pessoal sanasse algumas dúvidas e desse algumas sugestões.

Eis as dúvidas:

1-Qual capacitor usar? Eletrolítico, poliester ou cerâmico? Qual fica melhor? Porque?

2-Qual o melhor substituto para o 2n5088? Não encontro esse transistor por aqui, e o equivalente sugerido soi o BC549, mas gostaria de saber se há outro equivalente que seria melhores.

3-Pensei um usar o layout do Tonepad por sem bem compacto, mas fiz umas modificações, como tirar a parte da Millenium, pois usarei outro esquema de bypass e gostaria de saber se está correto.
Layout editado:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

4-Por último, queria que me dessem sugestões de modificações, de como diminuir possiveis ruídos, de alterar ou não o timbre, etc. Enfim, gostaria que o pessoal mais entendido dessem sugestões para deixar o pedal mais ao gosto do freguês, afinal, penso que outros possam se interessar por essas modificações.

Por último, outra duvida que tenho é quanto ao diâmetro dos furos da placa. É que não me habituei com o furador manual então comprei uma broca de 1mm, mas achei os furos muito grandes e senti uma certa dificuldade em soldar os componentes na placa furada com essa broca. Essa dificuldade é falta de prática mesmo? Seria melhor buscar uma broca mais fina? Ou teria alguma outra solução?
Registrado
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #1 : 16 de Julho de 2012, as 18:14:22 »

Vamos lá...

O capacitor, só não usei o eletrolítico, e o que mais gostei foi o poliester, pois achei o som mais encorpado do que com o cerâmico. Testei com multicamadas, mas não percebi diferença com o de poliester.
O melhor substituto para o 2n5088 (ao meu ver)são: bc549 ou bc550 (invertidos), mas você pode testar qualquer outro NPN.
Sim, o layout está correto.
Pra diminuir ruído... quanto maior o ganho do transistor que usar, maior vai ser o ruido. Usar cabinhos blindados e aterrar a caixa ajuda também.
Use brocas de 1mm pra fios e de 0,8mm pra componentes.

Coloca soquete pro transistor e vai testando qual te agrada mais...
« Última modificação: 16 de Julho de 2012, as 18:19:31 por Espanhol » Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
JoaoVarios
Visitante
« Responder #2 : 17 de Julho de 2012, as 10:28:39 »

Me ocorreu outra dúvida.

O esquema pede um resistor de 43k e outro de 430k, mas não encontro esses valores na loja onde compro os componentes.

Sei que é perfeitamente possível obter esses valores associando resistores (10k+33k=43k e 100k+330k=430k), mas  que influencia teria no circuito substituir esses resistores por valores mais comuns, como 47k e 470k?

Ah, haja vista que os resistores em questão, se entendi bem, compõem o divisor de tensão do circuito.

Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #3 : 17 de Julho de 2012, as 10:50:30 »

Saudações,

No site da AMZ, Jack Orman sugere 470k e 47k no lugar desses resistores. A proporção deles é a mesma (10/1). Quanto a diferença, não percebi nos que montei. O BC550 é low noise; mas qualquer outro NPN pode ser usado. Até com 2N3904 é possível obter bons resultados e mais uma vez aqui, não percebi diferença entre ele ou o BC549. Quanto ao BC550 não o testei nesse circuito.

Abraço 
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.032 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal