...Fica aqui o pedido de todos os participantes do forum aos fabricantes nacionais que liberem de forma pública seus esquemas. Não vejo como isso possa prejudica-los. Na minha opinião não há muitas "sacadas" novas nestes circuitos. Além disso, a liberação dos circuitos facilita a manutenção e apreciação dos equipamentos, trazendo uma imagem de profissionalismo e qualidade.
Isso é uma coisa que vem talvez do costume Brasileiro.
Digo isso com referencia em duas das marcas que sou representante (prefiro nao mencionar).
Uma dessas marcas nao permite emprestar para quem nao seja um representante autorizado.
Ja a outra, nao me permite nem emprestar para quem tambem é representante, e nem componentes posso vender para outro tecnico ou oficina.
Mas em site oficial la fora, dessas marcas, tem os esquemas disponiveis.
Incrivel isso!
A Fender e alguns outros fabricantes dipões seus esquematicos no site oficial do fabricante Americano, isso sabemos... mas vai em uma oficina autorizada e pede emprestado...
Concordo com o HGamal que nao ha nada novo nos circuitos, e ainda mais que os circuitos da marca referenciada neste topico sao bem copias de outras marcas.
Mas ao meu ponto de vista, como disse acima, isso é devido a costume Brasileiro, alem dos fabricantes preferirem que seus equipamentos sejam consertados em oficinas da rede autorizada, justificando que o pessoal destas sao capacitados para isso, e para garantir a qualidade do serviço e do proprio produto.
Isso em meu ponto de vista é um tanto falho. Certo que os fabricantes "dão" treinamento tecnico, mas isso nao é tudo. Em muitas dessas oficinas sao colocados iniciantes para fazerrem o reparo, da mesma forma que fora tem tecnicos com muita experiencia aptos a fazerem o reparo.
Ja la fora, o negocio é outro...