Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Novembro de 2024, as 11:42:19

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Materia sobre violinos pode desmentir mitos...  (Lida 14124 vezes)
toscator
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 0

« : 11 de Julho de 2012, as 11:27:21 »

http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,ERT291077-17933,00.html
e então, o que acham??
sera que esses fatores(idade/qualidade/tipo) de madeira sao realmente nescessarios???
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309

« Responder #1 : 11 de Julho de 2012, as 11:44:06 »

Mas é um negocio meio subjetivo mesmo.

Dá-se um grande valor pela idade e história contidas no instrumento.

O resto da conversa, provavelmente, é pra tentar justificar o por que da preferência e do valor tão alto relacionado à esses instrumentos.

Isso me lembrou do teste cego feito com os 4558 pela Visual Sound. ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535

Paricipe da World Community Grid!

« Responder #2 : 11 de Julho de 2012, as 12:48:57 »

Adoro testes cegos! Cai um mito depois do outro. Alé disso é uma sandice afirmar que, depois de séculos de tentativa, ninguém conseguiu fazer nada melhor que o Stradivarius, ou que o vinil, ou que a Mullard e por aí a fora.
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
hgamal
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509

« Responder #3 : 11 de Julho de 2012, as 13:24:15 »

Não tenho dúvidas que, se bem empregada, a ciência produz bons resultados. Pena que a ciência tem sido usada, mais para iludir do que para aprimorar!

Alguém ainda acredita no velho jargão: "Já não se produzem mais ##### como antigamente!" ? Eu prefiro: "Já não se esmera mais pela qualidade como antigamente."!

As porcarias que compramos são ruins por conta de um novo (já velho e cansado) paradigma: Faça ruim que você vende a mesma porcaria várias vezes!

Por isto estamos aqui. Para fazer o melhor para nós mesmos. HANDMADES FOREVER!

PS: Eu acredito que um dia a chuva vai passar. Iremos (ou nossos netos irão) viver em mundo de qualidade e sustentabilidade. Pode demorar, mas vai acontecer!
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
toscator
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 0

« Responder #4 : 11 de Julho de 2012, as 13:28:31 »

bom eu gosto muito destes testes cegos

e sim eu também acho que existe muita coisa ruim no mercado a preços não tão apropriados...
Colaborador

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86

« Responder #5 : 11 de Julho de 2012, as 14:50:09 »

Existe uma distância entre o que uma pesquisa científica pode realmente concluir e o que a imprensa "especializada" entende e divulga.

Mais alguns artigos:

http://blogs.discovermagazine.com/notrocketscience/2012/01/02/violinists-can%E2%80%99t-tell-the-difference-between-stradivarius-violins-and-new-ones/

http://www.npr.org/blogs/deceptivecadence/2012/01/02/144482863/double-blind-violin-test-can-you-pick-the-strad?ps=cprs

Aqui, alguns dados OFICIAIS da pesquisa (o acesso a este documento é gratuito, infelizmente pra ler a pesquisa completa, só pagando):
http://www.pnas.org/content/suppl/2012/01/02/1114999109.DCSupplemental/pnas.201114999SI.pdf

Cada participante testou cada par de violinos 3 vezes, num total de 9 testes. Como podemos ver vários participantes escolheram o mesmo violino do par todas as 3 vezes. O participante 4 escolheu violinos antigos 8 das 9 vezes. O participante 18 escolheu violinos novos todas as 9 vezes.

Logo, obviamente existe uma diferença que vários participantes conseguiram perceber, e em vários casos os preferidos foram antigos, consistentemente. E como os novos também eram instrumentos de alta qualidade, alguns participantes mesmo percebendo a diferença preferiram os novos. Consistentemente.

E as conclusões alardeadas em vários artigos na imprensa (este da Galileu apesar de curto até que não peca muito nesta parte) de que "os músicos não conseguem distinguir entre strads e violinos novos" não é sustentada pela pesquisa.

Mais um ponto, aparentemente todos os participantes eram músicos de alto nível, mas mesmo dentre eles poucos já haviam tocado num Strad ou Guarnieri. E pra extrair o que um instrumento deste nível tem de melhor, precisa levar um tempo se acostumando, aprendendo a cavar o som. Como esta adaptação não seria viável, de certa forma houve um nivelamento entre os instrumentos.
Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #6 : 11 de Julho de 2012, as 16:37:20 »

Quando derrubar mitos vira mito...rs

Não torço pela derrubada de mitos, mas sim por achar alguma verdade nessa bagunça toda!
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Roberto Alves
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82

« Responder #7 : 12 de Julho de 2012, as 08:45:33 »

Acabar com um mito pode ser muito bom para algumas coisas e para provar que marcas, nomes e lendas podem ser melhoradas.
Além de nos mostrar que podemos pagar menos por algo tão bom quanto outros de fama.
Isso só pensando no ramo dos instrumentos musicais.

Em todas as áreas de trabalho muitos mitos poderiam ser diluídos ou dissolvidos ou exterminados.

Mas um mito que eu nunca aceitarei ser derrubado é o de uma Fender nos meus braços me fazendo muito bem!
Isso não é um mito!
Eclético mas com parcimônia!!!
Victor Nery
Handmaker

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229

There‘s no religion higher than truth

« Responder #8 : 12 de Julho de 2012, as 13:01:02 »

Saudações,

Seria legal fazerem isso com algumas strato, lp, sg, tele, etc... Acho que os mitos iriam ser quebrados...

Abraço
"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
gfr
Colaborador

Obrigado

« Responder #9 : 12 de Julho de 2012, as 13:51:41 »

Eu tenho uma revista inglesa que veio com um CD com um teste interessante (embora feito sem nenhum rigor científico, e portanto inadequado pra tirar conclusões gerais, mas não deixa de ser interessante). Tinha várias faixas gravadas com guitarras e amplificadores clássicos, e com os reissues de cada uma. Por exemplo, uma faixa tocada com uma uma Les Paul 1959 + Marshall JTM45 originais, e outra tocada com os reissues. Uma faixa tocada com uma Strato 1954 + Bassman 1959 e outra com os reissues. Uma faixa com um baixo Rickenbacker 4001 + Ampeg Portaflez antigos, outra com os reissues. Acho que tinha tele e 335 também. Só que não dizia qual era o vintage qual era o reissue, era pra você adivinhar (a resposta vinha no fim da revista). Eu posso fazer um upload destas faixas e agente podia fazer um poll aqui no fórum, só por curiosidade.

Estes tipo de teste precisa ser extremamente bem bolado e é preciso ter muito cuidado com as conclusões que se pode tirar. Por exemplo, que tal fazer um teste cego com uma guitarra moderna, uma Ibanez com Floyd Rose, e uma Strato 1954 vintage, com a participação de músicos profissionais e experientes. Aí você faz o teste, e publica manchetes garrafais em tudo que é blog na internet "80% dos músicos preferem uma guitarra moderna a uma Fender 1954", e sai por aí dizendo que derrubou um mito. Só que... vai que os músicos que participaram do teste eram o Vai, o Satriani, o Petrucci, o Lukather e o Eric Johnson, e só o Eric Johnson gostou da vintage... Tá explicado os 80% !!!

Tem um livro sensacional, que infelizmente está fora de catálogo, chamado "Como mentir com estatísticas". Não canso de recomendar a leitura dele. Não precisa conhecimentos avançados de matemática nem nada, o entendimento é bem fácil, o estilo é bem humorado. Felizmente uma alma caridosa escaneou e colocou na internet:

http://www.amattos.eng.br/Leituras/Como_mentir/TXT/capa.htm

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
Victor Nery
Handmaker

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229

There‘s no religion higher than truth

« Responder #10 : 12 de Julho de 2012, as 14:34:18 »

Saudações,

Acho que o teste deveria ser feito com um mesmo modelo de guitarra...

Abraço
"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #11 : 12 de Julho de 2012, as 14:51:08 »

Ouvir? Dá pra enganar fácil! Interação é a palavra chave entre instrumento e intérprete. E acho, como já foi falado antes, mesmo um excelente instrumento só terá "chance" nas mãos de alguém que aprecie suas características peculiares e qualidades especiais além de poder ter um tempo prévio para descobri-las e tirar proveito delas.
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
gfr
Colaborador

Obrigado

« Responder #12 : 12 de Julho de 2012, as 15:37:28 »

Concordo com cada palavra, mas no caso acho que eles não tinham a intenção de enganar, porque foi bem fácil de matar! E aí, se eu fizer o upload dos samples vocês topam tentar nem que seja por passatempo? No mínimo, pra quem não teve a oportunidade de experimentar uma variedade de instrumentos, é uma chance de ouvir como soam algumas combinações bem interessantes.
Sandino
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 27

« Responder #13 : 12 de Julho de 2012, as 16:37:02 »

Eu acredito que chega um limite onde a qualidade satura e impera o gosto.

Definir esse limite é a grande dificuldade.
"Se vi mais longe foi por estar de pé sobre ombros de gigantes."
Isaac Newton
David_Ce
Colaborador

Obrigado
-Dado: 467
-Recebido: 51

« Responder #14 : 12 de Julho de 2012, as 20:09:53 »

E aí, se eu fizer o upload dos samples vocês topam tentar nem que seja por passatempo?

Eu pelo menos, topo.
Só abre um tópico lá no off topic pra gente não levar puxão de orelha.
Abraço!
  Imprimir  

Ir para: