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Autor Tópico: Problema em MXR Envelope Filter - Teste dos CI's, resistores e etc..  (Lida 9264 vezes)
Ledod
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« Responder #15 : 16 de Julho de 2012, as 22:57:24 »

 As vezes é legal tentar entender como funciona o circuito antes de qualquer coisa... Eu sei que é meio complicado, mas os dois artigos dava uma noção sobre ele... De qualquer forma, vou tentar ajudar.

 O 4066 está funcionando como um "resistor variável" controlado por PWM, ou modulação por largura de pulso. Ele na realidade é uma chave analógica bilateral e seu controle é por um pino externo de on/off. Agora, o que acontece se ligarmos e desligarmos ela bem rápido, acima da frequência audível? Teremos um estado que é entre o ligado e desligado, e a resistência desse "canal" é proporcional a largura do tempo em que a chave fica ligada. Esse resistor variável é que atua nos filtros que estão formados pelos 3 inversores próximos as duas chaves do 4066.
 O pedal no fundo são só esses 2 filtros! O resto é um circuito de detecção do sinal de entrada (de pico, envoltória), o circuito de clock para o PWM, e um monoástável que realiza de fato o PWM. Se dividirmos por blocos facilita...
 
 Interessante essa solução não? Ao invés de utilizar componentes como LDR's, opto-acopladores, lâmpadas, fet's, etc, foi utilizado um circuito integrado, muito mais estável em suas tolerâncias e características ao invés de elementos ópticos e transistores de efeito de campo...

 Bem, um primeiro teste seria retirar o 4066 e colocar um resistor de uns 10k entre os pinos 11 e 10 e curto circuitar os pinos 9 e 8. Com isso estaremos eliminando os "resistores variáveis" e você deverá ter algum som na saída do pedal. Se não tiver já existe algum problema nos 3 inversores que ligam a entrada a saída. É bom ir seguindo pelo esquemático, assim você irá entender o que está acontecendo!

 Um segundo teste seria trocar o capacitor c8 ou c10 (não sei ao certo qual o principal responsável pela oscilação) para uns 100nF ou algo assim, assim você deixará o oscilador operando em frequência audível  e vai ser fácil identificar pois o pedal começará a apitar... Lendo nos comentários que postou ele fala sobre a tensão de bias do oscilador... Talvez modificando os valores você encontre um ponto em que ocorra oscilação, ou diminuindo os valores. Talvez esteja ai o grande problema.

 Com estes dois testes já dá para ter alguma noção de como está o circuito. Vamos ver se colocamos esse negócio para funcionar!!

 Um abraço!

 Eduardo

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Os CI's que eu usei são da ST comprados na Tiger Comp com as seguintes denominações: HCF4066BE (CD4066) e HCF4069UBE (CD4069).

Só para rever o que você mesmo postou: os IC's devem ser unbuffered = UBE, o que você está usando é justamente um BE!

 Então Alex, 'talvez' o fato de o 4066 ser BE não influencie tanto pois ele já é uma chave analógica bilateral e deveria funcionar! Já o 4069 está sendo usado como um amplificador analógico de fato...

Vai saber!
« Última modificação: 16 de Julho de 2012, as 23:07:14 por Ledod » Registrado
Thiago Landulfo
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« Responder #16 : 19 de Julho de 2012, as 18:37:11 »

As vezes é legal tentar entender como funciona o circuito antes de qualquer coisa... Eu sei que é meio complicado, mas os dois artigos dava uma noção sobre ele... De qualquer forma, vou tentar ajudar.

 O 4066 está funcionando como um "resistor variável" controlado por PWM, ou modulação por largura de pulso. Ele na realidade é uma chave analógica bilateral e seu controle é por um pino externo de on/off. Agora, o que acontece se ligarmos e desligarmos ela bem rápido, acima da frequência audível? Teremos um estado que é entre o ligado e desligado, e a resistência desse "canal" é proporcional a largura do tempo em que a chave fica ligada. Esse resistor variável é que atua nos filtros que estão formados pelos 3 inversores próximos as duas chaves do 4066.
 O pedal no fundo são só esses 2 filtros! O resto é um circuito de detecção do sinal de entrada (de pico, envoltória), o circuito de clock para o PWM, e um monoástável que realiza de fato o PWM. Se dividirmos por blocos facilita...
 
 Interessante essa solução não? Ao invés de utilizar componentes como LDR's, opto-acopladores, lâmpadas, fet's, etc, foi utilizado um circuito integrado, muito mais estável em suas tolerâncias e características ao invés de elementos ópticos e transistores de efeito de campo...

 Bem, um primeiro teste seria retirar o 4066 e colocar um resistor de uns 10k entre os pinos 11 e 10 e curto circuitar os pinos 9 e 8. Com isso estaremos eliminando os "resistores variáveis" e você deverá ter algum som na saída do pedal. Se não tiver já existe algum problema nos 3 inversores que ligam a entrada a saída. É bom ir seguindo pelo esquemático, assim você irá entender o que está acontecendo!

 Um segundo teste seria trocar o capacitor c8 ou c10 (não sei ao certo qual o principal responsável pela oscilação) para uns 100nF ou algo assim, assim você deixará o oscilador operando em frequência audível  e vai ser fácil identificar pois o pedal começará a apitar... Lendo nos comentários que postou ele fala sobre a tensão de bias do oscilador... Talvez modificando os valores você encontre um ponto em que ocorra oscilação, ou diminuindo os valores. Talvez esteja ai o grande problema.

 Com estes dois testes já dá para ter alguma noção de como está o circuito. Vamos ver se colocamos esse negócio para funcionar!!

 Um abraço!

 Eduardo

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Os CI's que eu usei são da ST comprados na Tiger Comp com as seguintes denominações: HCF4066BE (CD4066) e HCF4069UBE (CD4069).

Só para rever o que você mesmo postou: os IC's devem ser unbuffered = UBE, o que você está usando é justamente um BE!

 Então Alex, 'talvez' o fato de o 4066 ser BE não influencie tanto pois ele já é uma chave analógica bilateral e deveria funcionar! Já o 4069 está sendo usado como um amplificador analógico de fato...

Vai saber!

Então essa era a minha maior dúvida, pois eu tenho os 4069 UBE porém os 4066 UBE não estou conseguindo encontrar em lugar nenhum, encomendei da CHINA porém, como todos sabem, só daqui uns 60-90 dias corridos...

Eu acredito que o problema esteja nos CI's.

Quanto a fazer os testes que falou, ainda sou muito iniciante pra isso, vou tentar dar uma estudada pra ver se me aprofundo e consigo fazer o que falou.

Vou ainda tentar encontrar os CI's 4066 tipo UBE e fazer um injetor de sinais conforme me foi passado pra ver se encontro o defeito também...

Vamos ver se consigo por ele pra funcionar... Nos outros foi tudo tranquilo de mais... Nesse, por outro lado hehe...
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Thiago Landulfo
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« Responder #17 : 01 de Outubro de 2012, as 23:48:31 »

Pessoal!

Voltando aqui para primeiramente agradecer a todos e, em segundo lugar informar que o pedal está vivo!  Palmas ahsuhausa It's alive baby! ahushuas

Descobri o problema, desconfiava, graças a informações que vocês me forneceram, que o problema estaria nos Ci's ou nos capacitores.

Depois de ler os buildings reports da TONEPAD fiquei encanado nos Ci's, comprei vários de várias marcas todos os 4069 UBE e tal, mas sem sucesso.

Daí pensei, vou dar uma conferida em todos os capacitores, mas eu não tinha um capacímetro.

Comprei um multimetro bem legal no ML, que possuía capacímetro e teste de continuidade com aviso sonoro.

O meu era muito simples e não tinha nada disso. paguei barato  (R$ 37.50) e acabou sendo a salvação. Se alguém se interessar tá aqui o link do vendedor: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-245626553-multimetro-c-beep-data-hcapacimetro-excelente-moto35-_JM

Medi os capacitores e percebi que TODOS os capacitores cerâmicos que eu tinha comprado de 0,056 uf estavam zuados, simplesmente TODOS, os que tavam no mesmo saquinho. Troquei por outros de poliéster, e liguei... O bicho não funcionou... Ae troquei os CI's da ST (que já tinha trocado várias vezes) por de uma outra marca e.... FUNCIONANDO! O BICHINHO FUNCIONOU!!!

O problema na verdade eram os dois, os CI's eu já tinha resolvido, mas não tinha como saber p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) também tinha erro nos capacitores, só quando eu medi pude encontrar o primeiro erro pra daí resolver o outro.

Ae só alegria, fui montar as MODS novamente porque tinha desmontado. Tudo certo com o Emphasis Control e com o Filter Range mod e Reverse Sweep!.

Obrigado mais uma vez a todos os amigos do fórum que me ajudaram!

Se alguém estiver com problemas para montar esse mesmo pedal, só me enviar uma mensagem que eu dou as dicas pela experiência que peguei hehe! att.!

Um abraço!
« Última modificação: 02 de Outubro de 2012, as 12:07:04 por Thiago Landulfo » Registrado
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