Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Novembro de 2024, as 05:43:12

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Problema em MXR Envelope Filter - Teste dos CI's, resistores e etc..  (Lida 9263 vezes)
Thiago Landulfo
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 52
-Recebido: 3

« : 11 de Julho de 2012, as 00:09:35 »

Cry

Pessoal, montei o MXR envelope com todas as mods, ae fui ligar e pra minha infelicidade não funcionou.

Sou meio novato, mas to meio desesperado aqui.

Os CI's que eu usei são da ST comprados na Tiger Comp com as seguintes denominações: HCF4066BE (CD4066) e HCF4069UBE (CD4069).

1aPergunta: Será que os da ST não funcionam mesmo, ou eu estraguei os CI's na soldagem? (seria a primeira vez)

2a Pergunta: Como identificar qual CI está com problema? (Pois possuo apenas 1 de cada adicionais - Vai faltar 1...)O que eu preciso fazer com o multimetro? tem algum macete especial?

3a Pergunta: Como identificar se algum resistor está com problemas? O que eu preciso fazer com o multimetro? tem algum macete especial?

Eu sei que as perguntas são de iniciante mas eu sou mesmo hehehe... Mas to desesperado aqui.

Eu verifiquei se a voltagem estava passando em todos os pontos de solda e eles estavam todos com corrente passando normalmente.

Ta tudo montado, aparentemente legal, porém, ele não funciona quando aciono a chave... O led acende e tudo fica mudo...

Visitante
« Responder #1 : 11 de Julho de 2012, as 00:16:31 »

1 - não sei, se voce soldou o ci direto na placa é comum queimar, principalmente iniciante que geralmente fica uma eternidade com o ferro de solda na placa. É recomendado voce usar soquetes para os CI, de preferencia os torneados em relação aos estampados.

2 - voce deveria usar uma protoboard e montar um circuito para testar, tem varios nos datasheets e em livros de eletronica digital.

3 - Multimetro em escala de resistencia (acima do valor do componente a ser medido), meça o componente sozinho, sem estar montado na placa.

Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 50
-Recebido: 34

« Responder #2 : 11 de Julho de 2012, as 00:28:38 »

se puder poste uma foto, pode ser ligação errada da chave e jacks in e out,pode ser trilha encostando, componente queimado etc...
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=4019.msg87113;topicseen#new   neste link ensina como fazer um injetor de sinais bem simples, do Marcel, com celular ou mp3 tenta aee!!
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #3 : 13 de Julho de 2012, as 19:13:42 »

Poo, troquei os CI's por outros de outras marcas e coloquei os soquetes e até agora nada...

Mudo, morto...

É o primeiro que acontece isso comigo... acho que não vou conseguir achar o defeito.

Há algum multimetro que venha com o injetor de sinais integrado?

Eu acho, que estou errando nos mods, devo estar ligando eles e algo fica ligado de um jeito que não deveria...

Não sei ainda...

Pessoal, to postando o Link com as fotos da montagem pra se alguém puder me ajudar onde eu errei na montagem.

Placa e componentes:
http://img824.imageshack.us/img824/4922/img372x.jpg

Solda Placa
http://img607.imageshack.us/img607/5079/img375f.jpg

Valeu pela força pessoal... Sad
« Última modificação: 13 de Julho de 2012, as 21:20:11 por Thiago Landulfo » Registrado
mercury
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 46

« Responder #4 : 13 de Julho de 2012, as 20:27:34 »

Colocou os CIs na posição correta?
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #5 : 13 de Julho de 2012, as 21:10:13 »

Oi Mercury, conferido, coloquei sim... To meio desesperado aqui, não sei se errei nas mods e por isso tá tudo em curto e as coisas não funcionam.

Pensei também em trocar os diodos, o que vocês acham?!

Placa e componentes:
http://img824.imageshack.us/img824/4922/img372x.jpg

Solda Placa
http://img607.imageshack.us/img607/5079/img375f.jpg

Alguém?!
« Última modificação: 14 de Julho de 2012, as 10:13:49 por Thiago Landulfo » Registrado
IDN
Visitante
« Responder #6 : 14 de Julho de 2012, as 10:54:47 »

Esse é o primeiro circuito que você monta?

Coloque o multimetro na escala de teste de continuidade e teste se não tem curto entre soldas proximas e trilhas proximas.

Visitante
« Responder #7 : 14 de Julho de 2012, as 11:25:20 »

Pra começar:

1 - Tentou ligar o circuito direto sem usar a 3PDT? se não, faça isso

2 - Faça uma inspeção só no olho para identificar possíveis curtos, caso não ache com os olhos, vá com o multímetro

3 - Verifique se está chegando os 9V na placa e se não existe um curto entre o 9V e o GND, verifique se não existe curto entre o IN e o GND e se existe curto entre o OUT e o GND

4 - Se de toda sorte isso não funcionar, faça o injetor de sinais como ensinaram nessa foto:http://img31.imageshack.us/img31/8768/injetor.png
Aqui é o teste final onde você vai identificar onde o som está parando, aqui é o teste-chave para saber onde está o problema, só que você tem que aprender a seguir esquemático, o que eu acho um pouco complexo para quem está iniciando nos pedais, por isso, o pedal que eu recomendo para todo iniciante começar é o MXR Dist+ da Tonepad, pois já envolve CI e Diodo, para o iniciante aprender bem.

Agora se de tudo que eu te falei você não entender NADA, guarde esse circuito em uma gaveta e começe pelo Mini-Fuzz aqui do Site, e não deixe de estudar e ver vídeos de solda, no mais, é só aprender, aprender e aprender
Colaborador

Obrigado
-Dado: 194
-Recebido: 110

A eficiência está na simplicidade...

« Responder #8 : 14 de Julho de 2012, as 11:49:10 »

Na foto da placa o pot do meio tem um fio faltanto ou ligado errado, confira todos os fios.

Att Daniel
Pirataria é crime, não roube navios...
Ledod
Handmaker

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139

« Responder #9 : 14 de Julho de 2012, as 11:50:12 »

Eu tentei montar este circuito e não consegui de jeito nenhum, a uns anos atrás quando não tinha experiência alguma...  Ao ligar eu simplesmente não tinha nenhum efeito, o sinal passava limpo pelo pedal, conferi tudo muitas e muitas vezes e acabei desistindo.

Hoje, olhando de novo o circuito vejo que ele usa componentes estranhos no circuito, inversores como amplificadores (trabalhando na região linear?!), uma chave analógica controlada por PWM (como um resistor variável)...

Bem, junto das recomendações do ApAcHe que são a base para solucionar problemas, eu retiraria todas as modificações que não são originais do circuito, assim teria certeza que não são elas o problema principal.

Outra coisa, existe este artigo do pisotones http://www.pisotones.com/EnvelopeFilter/MXR-EF.htm  em que ele explica como funciona o circuito. É interessante, mas talvez não funcione direito com diferentes componentes... Até por isso que esta topologia de circuito ficou meio abandonada (nunca vi mais um circuito de wah parecido!)

Se depois de tudo ainda não funcionar, podemos tentar propor modificações para polarizar direito esses inversores. Para mim talvez o problema todo sejam eles ou o circuito de detecção e modulação do PWM, o CD4069.

Um abraço

Eduardo

-----
Olha só, um bom artigo para entender esse circuito:

http://www.fairchildsemi.com/an/AN/AN-88.pdf

Não sabia que funcionava desse jeito, a realimentação negativa causa uma polarização de 1/2 Vcc na entrada do inversor! Faz sentido pois se fosse um inversor "puro" ele ficaria oscilando entre um estado e outro (considerando que exista um atraso de propagação entre a entrada e a saída). Na média (nivel médio de uma onda quadrada por ex) é metade do valor de pico, ora pois, 1/2Vcc.

Partindo dai já pode-se rascunhar alguns testes, como ver se os ci's estão funcionando como deveriam. Já de começo, como não existe sinal entre a entrada e a saída ja temos um problema! Ou temos algum curto onde o sinal morre ou as chaves analógicas 4066 estão abertas.

Um abraço

Eduardo

EDIT: Todos os inversores devem ser UBE, sem buffer de entrada.
« Última modificação: 14 de Julho de 2012, as 12:19:33 por Ledod » Registrado
Thiago Landulfo
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #10 : 15 de Julho de 2012, as 11:43:58 »

Na foto da placa o pot do meio tem um fio faltanto ou ligado errado, confira todos os fios.

Att Daniel

Daniel... Aquilo é um Pot ligado como resistor variável...

-----
Pra começar:

1 - Tentou ligar o circuito direto sem usar a 3PDT? se não, faça isso

2 - Faça uma inspeção só no olho para identificar possíveis curtos, caso não ache com os olhos, vá com o multímetro

3 - Verifique se está chegando os 9V na placa e se não existe um curto entre o 9V e o GND, verifique se não existe curto entre o IN e o GND e se existe curto entre o OUT e o GND

4 - Se de toda sorte isso não funcionar, faça o injetor de sinais como ensinaram nessa foto:http://img31.imageshack.us/img31/8768/injetor.png
Aqui é o teste final onde você vai identificar onde o som está parando, aqui é o teste-chave para saber onde está o problema, só que você tem que aprender a seguir esquemático, o que eu acho um pouco complexo para quem está iniciando nos pedais, por isso, o pedal que eu recomendo para todo iniciante começar é o MXR Dist+ da Tonepad, pois já envolve CI e Diodo, para o iniciante aprender bem.

Agora se de tudo que eu te falei você não entender NADA, guarde esse circuito em uma gaveta e começe pelo Mini-Fuzz aqui do Site, e não deixe de estudar e ver vídeos de solda, no mais, é só aprender, aprender e aprender

Então... Eu já montei: 2 mini fuzz do bertola, 1 MXR distortion PLus com MOD de diodos e led na clipagem, um Tycobrahe Octavia com MOD para desligar o Oitavador, Um Brian May Treble Booster e Um REBOTE 2.5 Delay. Todos deram certinho, nenhum problema como esse... Nunca tive curtos em placa e problemas com solda. Os únicos problemas que tive foram com ligações de jack e a 3pdt e dpdt.

Porém nesse circuito, já troquei a 3pdt por outra novinha e testei os polos com o multimetro. Está tudo certinho.

Assim, agradeço desde já pelas dicas, vou começar com calma e ir testando conforme você falou.

Porém ainda tenho uma dúvida: Será que as minhas ligações dos MODS das chaves DPDTS e do Pot como resistor variável estão corretas!?

Eu to quebrando a cabeça aqui. Pra mim tem algo de errado ali.

Vou tentar fazer um injetor de sinais pra ver o que acontece também.

-----
Pessoal...

Também achei isto no build reports da Tone Pad

Charles Stieg
E-mail:   kermit230@aol.com
Date:   3/28/2009
Build Report:   Did not work at first. Used IC sockets. The Problem was that the Texas Instruments (TI) 4069UBE chips DO NOT WORK in this pedal. I switched them to Motorola, and it started to function as it should. DO NOT USE TI BASED CHIPS IN THIS BUILD

Eu tenho aqui 4066 e 4069 da ST, porém não sei se eles são baseados nos da Texas Instruments e tenho aqui 4066 da phillips  e 4069 de uma marca que eu não consigo ver tem um "~" antes da denominação do CI.

Poderia ser isso? Onde será que eu encontro outras marcas e tipos de CI?
« Última modificação: 15 de Julho de 2012, as 12:38:35 por Thiago Landulfo » Registrado
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #11 : 15 de Julho de 2012, as 13:38:46 »

Essa é a parte chata... Eu pude comprar os CI's em lojas físicas, assim verifiquei as marcas. O meu funciona até hoje. Porém não é o autofilter mais interessante que montei, mesmo com as mods, ao menos não para o meu gosto pessoal, por isso não se encontra em minhas pedalboards há algum tempo.
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
daniel_tubes
Colaborador

Obrigado
-Dado: 194
-Recebido: 110

A eficiência está na simplicidade...

« Responder #12 : 16 de Julho de 2012, as 12:06:00 »

Puts Tiago, agora olhando as fotos melhor pude ver o fio ligando os pinos do pot....

Perdão pela falta de observação...

att Daniel
Pirataria é crime, não roube navios...
Thiago Landulfo
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #13 : 16 de Julho de 2012, as 15:29:46 »

Essa é a parte chata... Eu pude comprar os CI's em lojas físicas, assim verifiquei as marcas. O meu funciona até hoje. Porém não é o autofilter mais interessante que montei, mesmo com as mods, ao menos não para o meu gosto pessoal, por isso não se encontra em minhas pedalboards há algum tempo.

Você sabe as marcas que comprou?! Será que são os Ci's Mesmo?? Tem jeito de ver qual é baseado nos Texas Instruments e qual não?

Porque eu nunca queimei um resistor, ci, diodo, capacitor e tal... Achei muito estranho ficar mudo. To meio achando que são os Ci's.

Pelas minhas fotos, você sabe se as minhas MODS estão certas ou erradas, comparado com o seu?

Valeu pela força!

Ainda quebrando a cabeça aqui...

-----
Mais duas informações que obtive hoje:

Re: CD4069 For The MXR Envelope Filter
« Reply #6 on: April 07, 2008, 07:51:46 PM »
Hi
there is a weird thing about part of the circuit that I don't fully understand, but seems relevant to this topic.  

There is a voltage divider (R14/R16 on the tonepad layout) attached to the IC2 4069.  Presumably, it influences the bias.  But the derived voltage, connected to IC2, is offset from Vsupply/2 (it is 100k/(62k+100k) x Vsupply, from memory), and this seems to stop some circuits from working.  Certainly, my TI-equiped circuit didn't work.  Fortunately, changing the 62k resistor to 100k resulted in instant success.  I believe that others have had similar success.  So the TI chip might have a tighter spec or be more sensitive to bias (if the MOSFETs have higher transconductance than the ones in old 4069s, or if the relationship between the N and P channels has changed over time it might lead to "locking up" more easily if the bias is "out" or different).
cheers

Re: CD4069 For The MXR Envelope Filter
« Reply #8 on: April 08, 2008, 06:07:18 AM »
(a) The circuits must be the UBE version (unbuffered) to work correctly. The normal (buffered) logic chips are not only buffered in the sense we usually think, with a high current gain stage, but also have about another 30-40db of gain after the logic section to ensure that the signal that comes out is fully banged against the power supply or ground. This is better behaviour for a logic circuit, but no for misuse as an analog circuit. This is true of all manufacturer's versions of CMOS.
(b) Each manufacturer has their own secret sauce procedure for making CMOS, and this changes as they scale down their semiconductor processing for faster, smaller, cheaper logic chips. The MOSFETs in today's CMOS are at least an order of magnitude smaller than the original ones were. As that happens, the side effects of how the circuits work in an analog fashion change slightly. This matters not at all to logic guys and a lot to us. It is not at all surprising that the ideal bias setup on two different manufacturer's CMOS 4069 chips would be different; I'd be shocked if it was the same for two chips from the same manufacturer after they changed fabs and processes for building their CMOS.

Troquei porém não funcionou...

Estou conferindo a voltagem de novo em tudo... mas parece tudo certo.

Já troquei os Cis com que os que tenho aqui, pois também vi em fóruns da gringa que os Ci's podem esconder o problema... Mas nada ainda... Por último vou fazer um injetor de sinais e ver o que acontece...
« Última modificação: 16 de Julho de 2012, as 18:24:51 por Thiago Landulfo » Registrado
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #14 : 16 de Julho de 2012, as 21:30:51 »

Os CI's que eu usei são da ST comprados na Tiger Comp com as seguintes denominações: HCF4066BE (CD4066) e HCF4069UBE (CD4069).

Só para rever o que você mesmo postou: os IC's devem ser unbuffered = UBE, o que você está usando é justamente um BE!
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: