Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Setembro de 2024, as 00:29:36


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fones em paralelo  (Lida 4567 vezes)
Epron
Visitante
« : 03 de Julho de 2012, as 18:35:21 »

Olá pessoal, tudo bem ?
Eu tenho uma duvida e queria saber se o pessoal pode me ajudar com isso...

Eu tenho um amigo que tem um home studio em casa, aí queriamos fazer com que todos os membros da banda tivessem com fone de ouvido pra escutar os instrumentos em linha e não se perderem...

Aí pensei em passar um cabo principal pelos cantos da parede e soldar várias saidas pra fones em paralelo a esse cabo principal... Seriam 5 fones...

Mas fico em duvida em relação a impendancia... será que não teria problema em ligar 5 fones em paralelo ?

Fica aí a minha duvida...
Desde ja agradeço!
Abçs!
Registrado
JoaoVarios
Visitante
« Responder #1 : 03 de Julho de 2012, as 20:13:21 »

Epron, também sou iniciante em eletrônica, mas como ninguém respondeu, vou dizer o pouco que sei sobre o assunto.

A impedância não é seu único problema, afinal, imagine o que é uma saída que foi projetada pra alimentar 1 fone de ouvido tentando alimentar 5.

Ligados em paralelo a impedância cairá, o que fará com que a corrente aumente, podendo danificar a saída para o fone, sem falar que não há garantia de que você terá uma qualidade de som satisfatória nos fones.

Ao meu ver, o melhor seria montar algum amplizinho com várias saídas pros fones ou algo assim.

Tente procurar por sistemas se retorno/ponto. Talvez encontre algo que lhe interesse.
Registrado
Sandino
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 120

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 27



« Responder #2 : 03 de Julho de 2012, as 20:15:18 »

Se você simplesmente ligar 5 fones na mesma saída terá problemas sim.

O que você deve fazer é criar um buffer (ou 2 buffers caso o fone seja estéreo) para cada fone, aí não terá problemas com isso. Acredito que aqui no forum tem um projeto de um mini-amp para fone de ouvido, que servirá para você.

Bom, acho que é isso aí.
Registrado

"Se vi mais longe foi por estar de pé sobre ombros de gigantes."
Isaac Newton
Epron
Visitante
« Responder #3 : 03 de Julho de 2012, as 21:04:36 »

Olá!, obrigado pela ajuda galera...
Bom, eu ja sabia que eu ia ter esse tipo de problema, o que eu queria era contornar isso...
A sala é pequena, deve dar no maximo 10 metros de fio...

Se você simplesmente ligar 5 fones na mesma saída terá problemas sim.

O que você deve fazer é criar um buffer (ou 2 buffers caso o fone seja estéreo) para cada fone, aí não terá problemas com isso. Acredito que aqui no forum tem um projeto de um mini-amp para fone de ouvido, que servirá para você.

Bom, acho que é isso aí.

A idéia do buffer é interessante, eu montei um ampzinho pra fone de ouvido que ficou com o ganho m t o (moderador, peço que me suspenda do fórum) alto pra fone...
Mas ainda que eu monte algo assim, eu ainda teria o problema da impendancia...
Queria uma solução barata e facil...
Mas se não tiver como, gostaria de ver as opções...

Abçs!
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #4 : 03 de Julho de 2012, as 21:19:57 »

Oi Epron

Para fazer como manda o figurino, só o buffer não vai bastar. Existem mais uns detalhes.

Como a linha vai ser longa e a impedância do fone é baixa, você terá muita perda na transmissão do sinal. Assim o fone mais próximo da fonte vai ficar alto e o ultimo baixo. A solução é criar uma linha de alta impedância e colocar um pequeno transformador para casar cada fone com a linha. Isso é comum em som de igreja. Cada caixa de som tem um transformador dentro. A linha tem uma impedância de 600R ou 1K2 e cada caixa tem seu transformador para casar isso com os 8R dos falantes.

Além disso você vai ter que colocar um controle de volume individual para cada fone, pois o ouvido de cada membro terá sensibilidade diferente.

Como pode ver, não é tão simples fazer isso de forma correta. Mas se quiser um "quebra galho", crie um buffer de alta impedância e coloque todos os fones em série. Desta forma todos irão tocar no mesmo volume e com pouca perda na linha. Mas para funcionar direito, todos deverão estar conectados sempre! Se algum for retirado, um resistor deverá ser posto no lugar para manter o circuito equilibrado.

Se for para fazer algo sem muito compromisso, ligar em série é uma idéia que dá menos trabalho.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Sandino
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 120

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 27



« Responder #5 : 03 de Julho de 2012, as 21:46:02 »

Eduardo, o que vc quis dizer ter transformador pra casar impedância? Esses transformadores não seriam de força para cada amp?
Transformador para casamento de impedância acho desnecessário.

Enfim, essa solução de ligar em série acho mais complicada, teria que dar um ganho bem maior, e todos os fones teriam realmente que estar ligados...

Acredito que o buffer individual pra cada fone suficiente, afinal a linha não tem tanta impedância assim e o buffer tem impedância de entrada bastante alta (teoricamente infinita) para não ter queda de tensão, resolvendo seu problema de casamento de impedância. Nesse buffer pode-se colocar realmente um controle de volume individual para cada fone.
Registrado

"Se vi mais longe foi por estar de pé sobre ombros de gigantes."
Isaac Newton
JoaoVarios
Visitante
« Responder #6 : 03 de Julho de 2012, as 23:10:33 »

Talvez o mais indicado seria um Amplificador De Fone Behringer Ha-400 / Ha 400 / Ha - 400 ou um Kit Retorno De Palco Completo 4 Fones + Amp = Ha400 Arcano.

Não achei tão caro, mas você também pode procurar pelos esquemas e montar um com mais saídas.
Registrado
Epron
Visitante
« Responder #7 : 04 de Julho de 2012, as 13:03:49 »

Olá!
Muito obrigado pelas respostas gente!

Enfim, ainda estou pensando na melhor saida... certamente irá dar trabalho...

A idéia do edurardo de colocar em serie é legal... mas não podem ser usados jacks comuns... Tem que usar jack com aquela "chave" dentro... quando o cabo estiver desconectado, terá que ter uma resistencia para dar continuidade ao circuito...

Aliais, eu gostaria de saber a impendancia de fones comuns... to me baseando usando 8 ohms, é isso mesmo ?

Gostei da idéia do amplificador pra fone, andei pesquisando alguns circuitos na internet e vi uns interessante, estou pensando em montar... só que os que eu vi, a saida tinha impendancia de 32 ohms, teria que ligar os fones em série né ?

Vou dar mais uma pesquisada... qualquer sugestão, coloquem aí... com certeza deve ter mais gente precisando disso... =)
Abçs !
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #8 : 04 de Julho de 2012, as 16:33:30 »

Oi Epron

A impedância de fones normais é de 32 ohms mesmo.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.037 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal