Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
17 de Novembro de 2024, as 02:23:31
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Off Topic
>
Off-Topic
>
Van Hallen = Handmaker?
Páginas:
1
2
[
1
]
2
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: Van Hallen = Handmaker? (Lida 6666 vezes)
JoaoVarios
Visitante
Van Hallen = Handmaker?
«
:
03 de Julho de 2012, as 01:34:49 »
Que Van Hallen é um gênio como guitarrista não é novidade pra ninguém (até quem não toca sabe reconhecer um solo dele), mas fiquei admirado ao ver
As invenções de Eddie Van Halen
, suas experiências e inovações que ele trouxe para a guitarra, coisas como o
Variac
(variador de tensão de alimentação do amplificador) e o
D-Tuna
(equipamento que baixa um tom na afinação da corda Mi), e também algumas modificações em sua guitarra, além de ajudar a difundir o uso da Floyd Rose.
Aliás, ao ver essa página, estou tentando a instalar um D-Tuna na minha Dolphin, bem como ver que timbre minha Bosch dá
Em tempo, não poderia deixar de dizer que Jimi Hendrix também contribui muito para o desenvolvimento de efeitos de guitarra, por exemplo, ao utilizar o Fuzz Face, como pode ser lido no
documento Bertola
.
E falando em brasileiros, temos o Cláudio César Dias Baptista, do Mutantes.
«
Última modificação: 03 de Julho de 2012, as 01:37:16 por JoaoVarios
»
Visitante
Re: Van Hallen = Handmaker?
«
Responder #1 :
03 de Julho de 2012, as 03:47:11 »
Site maneiro, tem muitas verdades mas tem umas viagens também, o item 2 é uma viagem total:
Spoiler
(clique para mostrar ou esconder)
"Eddie foi o primeiro a experimentar colocar um captador Gibson Humbucking em um corpo de Strato. Além disso, para conseguir uma sonoridade mais reforçada, experimentou instalá-lo em uma posicção inclinada, onde o primeiro pólo do captador capta o som mais agudo (mi aguda) pra trás, enquanto o último pólo (mi grave) capta o som mais grave (para frente).
Além disso, Eddie foi o primeiro a descobrir que, mergulhando-se o captador em um recipiente com parafina quente derretida, podia com isso revestir os fios do captador, (técnica que fazia com que eles vibrassem menos), gerando menos microfonia."
Creio que não foi o Eddie que inventou "passar" cera em bobinas (como as dos captadores), e também não foi o primeiro a usar PAF em stratos.
O Eddie inovou muito mais na maneira de tocar guitarra, pela forma que intercalava bends, tappings e harmônicos, e como conseguia ter um som altamente saturado e claro ao mesmo tempo.
As técnicas dele de abafamento e controle com a mão direita são referências para qualquer guitarrista que queira trabalhar no limite da saturação atualmente.
Handmaker
Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131
É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem
«
Responder #2 :
03 de Julho de 2012, as 05:01:52 »
A melhor mão direita do mundo. Não gosto dele solando. Gosto do estilão de tocar bases e riffs
Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
Marcos Câmara
Iniciante
Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218
Mateus 11:28
«
Responder #3 :
03 de Julho de 2012, as 09:34:09 »
Citação de: felixmeirelles em 03 de Julho de 2012, as 03:47:11
Site maneiro, tem muitas verdades mas tem umas viagens também, o item 2 é uma viagem total:
Spoiler
(clique para mostrar ou esconder)
"Eddie foi o primeiro a experimentar colocar um captador Gibson Humbucking em um corpo de Strato. Além disso, para conseguir uma sonoridade mais reforçada, experimentou instalá-lo em uma posicção inclinada, onde o primeiro pólo do captador capta o som mais agudo (mi aguda) pra trás, enquanto o último pólo (mi grave) capta o som mais grave (para frente).
Além disso, Eddie foi o primeiro a descobrir que, mergulhando-se o captador em um recipiente com parafina quente derretida, podia com isso revestir os fios do captador, (técnica que fazia com que eles vibrassem menos), gerando menos microfonia."
Creio que não foi o Eddie que inventou "passar" cera em bobinas (como as dos captadores), e também não foi o primeiro a usar PAF em stratos.
O Eddie inovou muito mais na maneira de tocar guitarra, pela forma que intercalava bends, tappings e harmônicos, e como conseguia ter um som altamente saturado e claro ao mesmo tempo.
As técnicas dele de abafamento e controle com a mão direita são referências para qualquer guitarrista que queira trabalhar no limite da saturação atualmente.
Assino embaixo.
Complementando: Eddie foi a ponte para a guitarra moderna. Basta escutar Eruption de 1978.
Iniciante
Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 27
«
Responder #4 :
03 de Julho de 2012, as 09:40:50 »
Não conhecia esse D-tuna, ele realmente funciona?
Digo isto p
q
(moderador, peço que me suspenda do fórum)
quando a corda mi muda muito de tom na minha floyd as outras cordas também desafinam, já que a ponte é flutuante (acredito que funciona m outras pontes, mas numa floyd acho estranho).
"Se vi mais longe foi por estar de pé sobre ombros de gigantes."
Isaac Newton
Marcos Câmara
Iniciante
Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218
Mateus 11:28
«
Responder #5 :
03 de Julho de 2012, as 09:41:42 »
Citação de: Jairo em 03 de Julho de 2012, as 05:01:52
A melhor mão direita do mundo. Não gosto dele solando. Gosto do estilão de tocar bases e riffs
Que tal o solo na música Beat It do Michael Jackson?
Hand MasterMind
Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509
«
Responder #6 :
03 de Julho de 2012, as 09:53:02 »
Citação de: Sandino em 03 de Julho de 2012, as 09:40:50
Não conhecia esse D-tuna, ele realmente funciona?
Digo isto p
q
(moderador, peço que me suspenda do fórum)
quando a corda mi muda muito de tom na minha floyd as outras cordas também desafinam, já que a ponte é flutuante (acredito que funciona m outras pontes, mas numa floyd acho estranho).
Para usar o D-tuna com ponte flutuante, só com algum tipo de estabilizador de ponte, como um TREMSETTER.
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
gfr
Colaborador
Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86
«
Responder #7 :
03 de Julho de 2012, as 09:53:37 »
Destas invenções, eu lembro de ver o Paul Gilbert usando a furadeira antes do Eddie, numa vídeo aula. Na verdade, era uma gozação com o EVH, acho que ele levou na esportiva e incorporou o "efeito"
Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
Victor Nery
Handmaker
Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229
There‘s no religion higher than truth
«
Responder #8 :
03 de Julho de 2012, as 10:11:42 »
Saudações,
"Eddie não gostava que as cordas de sua guitarra desafinassem no meio do show. Para evitar que isso acontecesse, costumava "ferver" um pacotes delas, (geralmente Fenders XLs), colocando-as em uma panela com água, que deixava ferver por uns 20 minutos. Além de deixar as cordas com um som mais brilhante, o calor desse processo estendia previamente as cordas, evitando que elas desafinassem já depois de instaladas. "Depois eu coloco-as na guitarra e ainda as estico até a morte, para que depois não desafinem nas minhas técnicas de bends", conta Eddie."
O baixista da minha banda costumava fazer isso nas cordas dele e após uma semana de uso as cordas já ficavam pretas... Isso procede?
Abraço
"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
Roberto Alves
Hand MasterMind
Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82
«
Responder #9 :
03 de Julho de 2012, as 10:16:23 »
Citação de: gfr em 03 de Julho de 2012, as 09:53:37
Destas invenções, eu lembro de ver o Paul Gilbert usando a furadeira antes do Eddie, numa vídeo aula. Na verdade, era uma gozação com o EVH, acho que ele levou na esportiva e incorporou o "efeito"
Incorporou tanto que se ferrou num show quando foi usar a máquina e ela agarrou no seu cabelo, arrancando o escalpo!
Pelo menos é o que conta a lenda.
Fabio D.
Colaborador
Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 52
«
Responder #10 :
03 de Julho de 2012, as 10:23:43 »
Citação de: gfr em 03 de Julho de 2012, as 09:53:37
Sim é só escutar Daddy,Brother,Lover,Little Boy(Lean into It gravado em 1990 e lançado em abril 1991)tem o solo do Paul do Billy com furadeira,já Poundcake
(For Unlawful Carnal Knowledge lançado em junho de 1991 não sei quando foi gravado)
Acho que Paul usou primeiro.
Chris
Handmaker
Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 65
Shut Up 'n Play Yer Guitar!
«
Responder #11 :
03 de Julho de 2012, as 10:30:19 »
a diferença é que o Paul usava a furadeira para palhetar
gfr
Colaborador
Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86
«
Responder #12 :
03 de Julho de 2012, as 10:34:27 »
A video aula do PG que eu vi foi lançada em 1989 ("Guitar Tricks" - ele também tira um coelho da cartola
). Acho que dá pra achar no youtube.
Poundcake foi lançada em 91, mas pelo jeito o PG já fazia esta graça desde os tempos do Racer X (e não só pra palhetar, veja o grifo):
http://en.wikipedia.org/wiki/Poundcake
Using a power drill in conjunction with electric guitar was not a new concept as Paul Gilbert and Billy Sheehan had used them while playing with Mr. Big. Gilbert had previously used the electric drill during live solos while touring with the band Racer X in the mid 1980s. Here he would use the drill as a method of tremolo picking, as later employed by Mr. Big.
He would also use the electromagnetic interference generated by the drill's electric motor. The pitch of the sound changed with speed of the drill and the volume of the sound changed with the proximity of the drill to the guitar's pickups, letting him actually play notes.
«
Última modificação: 03 de Julho de 2012, as 10:54:42 por gfr
»
Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
andrefreitas
Colaborador
Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 119
«
Responder #13 :
03 de Julho de 2012, as 10:41:09 »
Citação de: Chris em 03 de Julho de 2012, as 10:30:19
a diferença é que o Paul usava a furadeira para palhetar
Usa até hoje, (Aquela mão dele é uma mini-retífica
) e pior que ele foi brincar e agora não sabe como parar...
HAHAHAHAHA
.
Mas aliás, que CD é este einh ? (O último do Van Halen) FANTÁSTICO!
timbrão, ótimas músicas.
«
Última modificação: 03 de Julho de 2012, as 10:42:57 por andrefreitas
»
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369
Flanelinhas, cuidado!!!
«
Responder #14 :
03 de Julho de 2012, as 12:40:02 »
Cuidado em acreditar em tudo que leem por aí... Afinal essa imagem ilusória do rock depende da criação de mitos e excentricidades.
Não vejo nada isoladamente que o Eddie tenha feito como realmente inovador. Tudo já hava sido feito por um ou mais músicos. Já a combinação sim, foi uma revolução total!!! E ainda por cima em uma excelente banda pop com pegada pesada e um
vibe
animal. Infelizmente serviu de inspiração para um exército de guitarristas que, no lugar de se inspirarem no seu espírito inovador, tentam copiar o que ele já fez apenas, timbre, técnicas, jeitos, caretas, etc. Além de ser inovador o tal EVH tem uma musicalidade absurda!
Eu concordo com a afirmação anterior: também não gosto dos solos dele... Eu simplesmente os ADORO!!! Rs
Pagão e feliz!!
Páginas:
1
2
[
1
]
2
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...