Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
25 de Novembro de 2024, as 12:49:28
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Fórum Geral
>
Luthieria
>
Enrolamento de captadores
Páginas:
1
2
[
1
]
2
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: Enrolamento de captadores (Lida 12023 vezes)
rodrigocolasso
Visitante
Enrolamento de captadores
«
:
29 de Junho de 2012, as 09:51:50 »
Bom dia pessoal,
estou com um problema ... como sou um pouco curioso resolvi ver como meu captador era feito, porém quando abrir ele (retirei uma proteção lateral) os fios de cobre se romperam. Agora preciso fazer o enrolamento dele. Mas como eu faço isso? Quantas voltas são necessárias? Que tipo de fio de cobre eu uso? Em um outro forum li que tinha um fio que era mais grosso e era melhor para enrolar, verdade?
Fui em uma fábrica de transformadores mas o pessoal não parece que não gostou muito da ideia de enrolar para mim, acho que iam ganhar pouco, sei lá ...
Os captadores são originais da guitarra Tagima Memphis (MG100 se não me engano).
Alguém pode ajudar?
Muito obrigado.
Iniciante
Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 27
Re: Enrolamento de captadores
«
Responder #1 :
29 de Junho de 2012, as 10:18:43 »
Se puder posta umas fotos da situação atual deles, talvez não seja necessário re-enrolar, não entendi com clareza seu problema.
"Se vi mais longe foi por estar de pé sobre ombros de gigantes."
Isaac Newton
rodrigocolasso
Visitante
«
Responder #2 :
29 de Junho de 2012, as 10:22:07 »
Citação de: Sandino em 29 de Junho de 2012, as 10:18:43
Se puder posta umas fotos da situação atual deles, talvez não seja necessário re-enrolar, não entendi com clareza seu problema.
Então, como eu iria levar para uma empresa fazer isso removi todos os fios de cobre, pelo menos de uma das bobinas do humbucker e a outra está com alguns fios arrebentados. Acho que preciso re-enrolar mesmo
Hand MasterMind
Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338
«
Responder #3 :
29 de Junho de 2012, as 11:48:32 »
A não ser que seja uma questão de "honra" re-enrolar acho que é mais fácil comprar outro... rs...
"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
felixmeirelles
Visitante
«
Responder #4 :
29 de Junho de 2012, as 11:51:43 »
Só não zombo de você porque eu já fiz isso e com um humbucker também, a maldita guitarra ficou quase 10 anos sem captador na ponte por causa dessa minha curiosidade.
Na verdade eu queria dar uma limpada, ai tirei a fita, arrebentou um fio, mais um fio...... Quando vi tava todo enrolado
Já era........
Colaborador
Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 284
«
Responder #5 :
29 de Junho de 2012, as 12:23:36 »
bom se o captador é de uma Tagima memphis o trabalho de re-enrolar só é valido pela experiencia mesmo, pois esses capatadores custam em media uns 20,00 os singles e uns 30,00 os humbuckers.... e com um pouco mais uns 50,00 vc ja compra captadores bem melhores.
a quantidade de voltas que precisa dar depende diretamente da resistencia da bobina original. nenhum captador é igual a outro. existem uns com + e outros com menos Ganho. é dificil determinar ao certo.
Visitante
«
Responder #6 :
29 de Junho de 2012, as 12:53:19 »
Então pessoal, era mais para ver se dava certo mesmo, eu até vou comprar um jogo com os dois, do braço e ponte ... mas queria ver se conseguia fazer funcionar isso ...
Uma outra dúvida .... os humbucker tem a polaridade invertida, certo? Então devo enrolar um para um lado e o outro para outro lado ?
«
Última modificação: 29 de Junho de 2012, as 12:55:16 por rodrigocolasso
»
Colaborador
Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 284
«
Responder #7 :
29 de Junho de 2012, as 13:06:37 »
Citação de: rodrigocolasso em 29 de Junho de 2012, as 12:53:19
Então pessoal, era mais para ver se dava certo mesmo, eu até vou comprar um jogo com os dois, do braço e ponte ... mas queria ver se conseguia fazer funcionar isso ...
Uma outra dúvida .... os humbucker tem a polaridade invertida, certo? Então devo enrolar um para um lado e o outro para outro lado ?
olha achei um artigo bem interessante que pode lhe ser muito util.....
http://www.jpbourgeois.org/guitar/stewmac.htm
e aqui nesse forum tem mais sobre o assunto:
http://audiolist.org/forum/viewtopic.php?t=3435
boas leituras.
Visitante
«
Responder #8 :
29 de Junho de 2012, as 14:20:38 »
Obrigado pessoal,
vou dar uma estuda nesse assunto...
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791
«
Responder #9 :
01 de Julho de 2012, as 12:20:58 »
rodrigocolasso, eu estudei por um tempão captadores, e como faze-los.
Vou dar uma "receita de bolo", mas um captador tem muito mais variaveis do que isso.
Primeiro, você deve saber com qual fio seu captador foi enrolado. Para isso, pegue uma amostra do fio (espero que você não tenha jogado tudo fora) e leve em alguma empresa que enrola trasnformadores (eles medem para você).
Com essa informação em mãos (normalmente é 42AWG ou 44AWG) você mede a resistência do enrolamento da outra bobina que esta boa. Após isso, vai numa tabela AWG, ve qual a resistencia desse fio por KM, e calcula quantos metros de fios (ou quilometros de fio
) vai precisar para obter a mesma resistencia.
Tente calcular, com o tamanho da bobina, quantas voltas serão necessárias para colocar o comprimento de fio necessario.
Veja qual a direção do enrolamento da outra bobina, e enrole NO MESMO SENTIDO.
Você vai ter que enrolar em média 4.000 a 6.000 voltas, dependendo do fio e da resistencia da bobina. Precisa de uma bobinadeira, mesmo que improvisada... na mão não dá.
Se resolver se aventurar mesmo, te dou outras dicas.
Boas sorte.
«
Última modificação: 01 de Julho de 2012, as 12:22:37 por kem
»
I want to diode!
rodrigocolasso
Visitante
«
Responder #10 :
02 de Julho de 2012, as 13:08:42 »
Citação de: kem em 01 de Julho de 2012, as 12:20:58
rodrigocolasso, eu estudei por um tempão captadores, e como faze-los.
Vou dar uma "receita de bolo", mas um captador tem muito mais variaveis do que isso.
Primeiro, você deve saber com qual fio seu captador foi enrolado. Para isso, pegue uma amostra do fio (espero que você não tenha jogado tudo fora) e leve em alguma empresa que enrola trasnformadores (eles medem para você).
Com essa informação em mãos (normalmente é 42AWG ou 44AWG) você mede a resistência do enrolamento da outra bobina que esta boa. Após isso, vai numa tabela AWG, ve qual a resistencia desse fio por KM, e calcula quantos metros de fios (ou quilometros de fio
) vai precisar para obter a mesma resistencia.
Tente calcular, com o tamanho da bobina, quantas voltas serão necessárias para colocar o comprimento de fio necessario.
Veja qual a direção do enrolamento da outra bobina, e enrole NO MESMO SENTIDO.
Você vai ter que enrolar em média 4.000 a 6.000 voltas, dependendo do fio e da resistencia da bobina. Precisa de uma bobinadeira, mesmo que improvisada... na mão não dá.
Se resolver se aventurar mesmo, te dou outras dicas.
Boas sorte.
Bom dia Kem, então vou me aventurar sim ... como vou medir a resistência do enrolamento da outra bobina (não sei se você vai falar para usar o multímetro, mas não sei usar
) ? Pode postar outras dicas então que eu vou seguir ... v
l
w
(moderador, peço que me suspenda do fórum)
Cara
Iniciante
Obrigado
-Dado: 37
-Recebido: 4
Gosto de brincar de guitarrista e fazer por mim.
«
Responder #11 :
02 de Julho de 2012, as 13:32:55 »
Citação de: Espanhol em 29 de Junho de 2012, as 11:48:32
A não ser que seja uma questão de "honra" re-enrolar acho que é mais fácil comprar outro... rs...
Faço dessas as minhas palavras.
-----------
Como você vai se aventurar, beleza. Vai fundo e boas experiências. Farei o mesmo.
Possuo uma guitarra não muito boa e um dos captadores parou de funcionar (já verifiquei tudo e é o captador mesmo). Já até escolhi os captadores novos e tudo - dois humbuckers da malagoli e manterei o single original, por enquanto. Mês que vem eu compro.
Mas vou abrir o captador pifado e fazer umas experiências também
. Conhecimento sempre vale a pena.
Boa sorte.
Fazer um grande design requer um grande cliente."
(Michael Osborne)
EddieTavares
Visitante
«
Responder #12 :
02 de Julho de 2012, as 13:57:41 »
Rodrigo
Já enrolei umas 40 bobinas de captadores, pra uso pessoal ou em pequenos trabalhos para amigos, a minha bobinadeira é uma máquina de abrir/fechar bandeja de DVD adaptada.
Recomendo que procure montar algo parecido, o dispositivo deve ter um pequeno motor com redução. Na net existem muitas idéias para esse tipo de dispositivo, inclusive com contador de expiras e tensionadores, faça uma busca por "pickup winder".
O contador de expiras é muito útil, entretanto, se o fio se romper durante o trabalho, a conta irá ficar errada alterando o valor para cima, uma variação de +- 300 expiras dificilmente será percebida ao ouvido, mas é bom tomar cuidado, eu sempre confiro a resistência, se a diferença for maior que 10% é bom ajustar, o que significa enrolar mais ou desenrolar um pouco.
Não manuseie diretamente o fio: suor, gordura e umidade da pele são altamente corrosivos, tanto que, as primeiras bobinas que eu fiz tiveram que ser rebobinadas de 6 meses a 3 anos depois, para esse trabalho eu uso uma tira pequena de flanela.
Raramente você conseguirá bobinar completamente sem romper o fio nenhuma vez, quando isso acontecer, enrole um fio ao outro, solde e corte o excesso.
Muito importante: concentre a maior parte das expiras no centro da bobina, caso contrário, a bobina ficará torta nas extremidades, dando um aspecto feio ao captador.
E não se sinta ofendido se alguém lhe disser que você só enrola
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791
«
Responder #13 :
02 de Julho de 2012, as 14:59:43 »
Citação de: rodrigocolasso em 02 de Julho de 2012, as 13:08:42
Bom dia Kem, então vou me aventurar sim ... como vou medir a resistência do enrolamento da outra bobina (não sei se você vai falar para usar o multímetro, mas não sei usar
) ? Pode postar outras dicas então que eu vou seguir ... Obrigado Cara
Trata de aprender a usar o multimetro...
É ferramenta basica de qualquer handmaker...
Sem saber a resistencia da outra bobina, não da pra ter nem ideia de quantas voltas você vai dar com o fio.
E por falar em fio, tem amostra do fio dessa bobina?
-----
Citação de: EddieTavares em 02 de Julho de 2012, as 13:57:41
Muito importante: concentre a maior parte das expiras no centro da bobina, caso contrário, a bobina ficará torta nas extremidades, dando um aspecto feio ao captador.
EddieTavares, pode ser mojice, mas li varias vezes que isso é interessante para singles. Para humbuckers, o ideal é que o enrolamento fique reto.
I want to diode!
EddieTavares
Visitante
«
Responder #14 :
04 de Julho de 2012, as 18:34:07 »
Citação de: kem em 02 de Julho de 2012, as 14:59:43
EddieTavares, pode ser mojice, mas li varias vezes que isso é interessante para singles. Para humbuckers, o ideal é que o enrolamento fique reto.
Não é mojolice, o enrolamento mais "flat", deixa o som mais agudo, o problema é controlar a tensão do enrolamento, de forma que a bobina não fique enorme mantendo o carretel intacto. Curiosamente os carreteis de singles são mais resistentes ao enrolamento plano.
1
2
[
1
]
2
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...