Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Novembro de 2024, as 15:03:02

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2 3 ... 6   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Amplificador AX84 SEL 20W com KT88  (Lida 38427 vezes)
Diffusion
Visitante
« : 28 de Junho de 2012, as 20:41:40 »

Olá turma !

Estou criando este tópico para vocês acompanharem a montagem do meu amplificador e pretendo colocar tudo o que eu for fazendo com fotos na medida do possível.
Não pretendo demorar muito pois vou dar uma boa adiantada na minha férias mês que vem, mas nunca se sabe né....

O circuito é esse:
http://www.ax84.com/static/sel/AX84_SEL_101004.pdf

Chegou meu auto falante Eminence GB128:
http://i389.photobucket.com/albums/oo340/Ronie_032/GB128-C.jpg
http://i389.photobucket.com/albums/oo340/Ronie_032/GB128-A.jpg
http://i389.photobucket.com/albums/oo340/Ronie_032/GB128-B.jpg

E chegou também minhas 12ax7 Miniwatt !
http://i389.photobucket.com/albums/oo340/Ronie_032/12ax7-A.jpg
http://i389.photobucket.com/albums/oo340/Ronie_032/12ax7-B.jpg
http://i389.photobucket.com/albums/oo340/Ronie_032/12ax7-C.jpg
http://i389.photobucket.com/albums/oo340/Ronie_032/12ax7-D.jpg
http://i389.photobucket.com/albums/oo340/Ronie_032/12ax7-E.jpg

As Miniwatt eu comprei como sendo NOS/NIB porém como eu indiquei na foto tem uma que veio com o interno um pouco mais escura que a outra, não sei se isso é normal mas a pessoa que me vendeu diz ter feito os testes no  EICO 666-05, MERCURY 1100B e acho que no MERCURY 2.000 também e disse que (não me lembro muito bem mas acho que é a transcondutância) de uma estava 120 e da outra estava 130 e que estava dentro das especificações técnica dela. Será que a que está mais escurinha é usada ?

Já encomendei a réplica dos transformadores Hammond com a Schatz, devem ficar pronto em até 2 semanas sendo o de força 370EX (0-127-220V) e o de saída 125ESE quando chegarem posto as fotos também.

* Falta a válvula de power que eu tinha fechado com o mesmo fornecedor que eu comprei as 12ax7, era exatamente a que originou este tópico http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=3947.0 mas eu consegui voltar a trás e ficar somente com as do pré. Estou vendo se aparece uma NOS  mas está difícil.
* O restante dos componentes eu gostaria de usar os Sprague, illinois, alpha etc.. mas não estou achando está tudo em falta se eu não achar nada vou usar os mais comuns e futuramente encomendar de fora porque minha última compra demorou 3,5 meses para chegar.
* O chassis vou confeccioná-lo em aço inox pois tenho facilidade com alguns fornecedores; existe algum impedimento ?

Abraços
Diffusion
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 468

« Responder #1 : 28 de Junho de 2012, as 23:22:58 »

Se ele é realmente um "aUto falante" ele não nem precisar desse circuito amplificador ai pra "falar"  Cheesy

Desculpe o trocadilho e brincadeira ai.
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Diffusion
Visitante
« Responder #2 : 28 de Junho de 2012, as 23:52:53 »

Se ele é realmente um "aUto falante" ele não nem precisar desse circuito amplificador ai pra "falar"  Cheesy

Desculpe o trocadilho e brincadeira ai.

Haha, pior que eu parei pra pensar antes de escrever a besteira.. Cheesy

Essa foi boa mesmo. Wink

Abs
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 6

« Responder #3 : 29 de Junho de 2012, as 07:53:11 »

Eu estou querendo montar esse projeto também, porém estava pensando em usar saída push/pull com 6l6 para conseguir 50w, além de dar uma modificada em alguns componentes do pré para deixá-lo mais "à la Fender". Alguém poderia me dizer se isso é indicado/possível para esse projeto? Muito obrigado.
Ostracism Records
Thom Electronics
Diffusion
Visitante
« Responder #4 : 29 de Junho de 2012, as 08:28:01 »

Eu estou querendo montar esse projeto também, porém estava pensando em usar saída push/pull com 6l6 para conseguir 50w, além de dar uma modificada em alguns componentes do pré para deixá-lo mais "à la Fender". Alguém poderia me dizer se isso é indicado/possível para esse projeto? Muito obrigado.

Olá Ricardo,

Na minha opinião se você for trocar o power e modificar o pré.....acho que desse projeto não vai sobrar nada...hehehe

Abs
Ronie
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 6

« Responder #5 : 29 de Junho de 2012, as 08:37:47 »

É verdade, eu queria, basicamente, algo em que eu pudesse escolher entre 1,5 ou 2 12AX7 no pré e um power com 6l6 em push/pull para dar 50w, pois não sei se esse esquema original aguenta um ensaio, por exemplo. Teria alguma idéia para me dar? Obrigado.
Ostracism Records
Thom Electronics
Diffusion
Visitante
« Responder #6 : 29 de Junho de 2012, as 18:55:40 »

Olha Ricardo, nunca tive um valvulado mas pelo que eu já li na internet um de 15W leva uma ensaio de boa desde que o batera não seja "cavalo" como eles dizem. Então este de 20W deve ser o suficiente a não ser que você queira som limpo para ensaiar, daí já não tenho gabarito para responder.

Este projeto fica mais caro em função de sua potência e trabalhar em single ended classe A, um push-pull deve ficar mais barato e com mais potência com certeza.

Quanto as 12ax7 até onde eu sei não tem como colocar 1 e 1/2 válvula a não ser se você cortar uma pela metade...Roll Eyes (brincadeira hein...)

Abraços
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1

« Responder #7 : 30 de Junho de 2012, as 12:14:04 »

A 12AX7 é um duplo triodo, ou sej,a existem dois triodos dentro do mesmo invólucro.

Abraços
Visitante
« Responder #8 : 30 de Junho de 2012, as 17:46:51 »

As Miniwatt eu comprei como sendo NOS/NIB porém como eu indiquei na foto tem uma que veio com o interno um pouco mais escura que a outra, não sei se isso é normal mas a pessoa que me vendeu diz ter feito os testes no  EICO 666-05, MERCURY 1100B e acho que no MERCURY 2.000 também e disse que (não me lembro muito bem mas acho que é a transcondutância) de uma estava 120 e da outra estava 130 e que estava dentro das especificações técnica dela. Será que a que está mais escurinha é usada ?

Não. A aparência do getter da válvula não muda com o uso. Ela depende da composição do próprio material do getter, do modo como ele foi ativado e dos gases que haviam no interior da válvula no momento da ativação. A única coisa que a cor do getter indica é a presença de ar dentro da válvula, quando ele fica branco.

* O restante dos componentes eu gostaria de usar os Sprague, illinois, alpha etc.. mas não estou achando está tudo em falta se eu não achar nada vou usar os mais comuns e futuramente encomendar de fora porque minha última compra demorou 3,5 meses para chegar.

Aconselho usar capacitores de polipropileno Epcos / Siemens e resistores MF Constanta. São tão bons quanto os importados. Os potenciômetros podem ser os comuns de R$ 2,00. O projeto que estás usando não desacopla nenhum potenciômetro, assim, vão raspar logo, logo.

E como insistem nisso !
Visitante
« Responder #9 : 30 de Junho de 2012, as 18:52:12 »

Aconselho usar capacitores de polipropileno Epcos / Siemens e resistores MF Constanta. São tão bons quanto os importados. Os potenciômetros podem ser os comuns de R$ 2,00. O projeto que estás usando não desacopla nenhum potenciômetro, assim, vão raspar logo, logo.

E como insistem nisso !

Olá Alexandre,

Eu não entendi muito a parte de desacoplar o potenciômetro, quer dizer que se eu usar estes de por exemplo R$2,00 eles começarão a raspar em pouco tempo fazendo ruídos ?

Visitante
« Responder #10 : 30 de Junho de 2012, as 19:01:04 »

Olá.

Isso é uma discussão que ainda não acabou. Potenciômetros que não são desacoplados para DC, com um capacitor em série com a entrada e outro com o cursor, começam a raspar em pouco tempo. Há opiniões diversas, as quais suscitaram calorosas discussões em outros tópicos aqui do forum.

Assim, há três opiniões :

a) usar potenciõmetros comuns num circuito sem desacoplamento, pois vão raspar mesmo;

b) usar potenciômetros de qualidade num circuito sem desacoplamento, para durarem mais, mas vão raspar mais tarde;

c) desacoplar os potenciômetros.
« Última modificação: 02 de Agosto de 2012, as 21:31:10 por a.sim » Registrado
Epron
Visitante
« Responder #11 : 30 de Junho de 2012, as 19:19:39 »

Muito bom! Me interessei...
Nunca tive experiencia com valvulados, ne sequer toquei em um... mas estou com muita vontade de montar... talvez um de 20W ja seria bom demais.

Qual seria o preço estimado da montagem, com todas as peças até o acabamento ?

Abçs!
Visitante
« Responder #12 : 30 de Junho de 2012, as 19:29:00 »

Muito bom! Me interessei...
Nunca tive experiencia com valvulados, ne sequer toquei em um... mas estou com muita vontade de montar... talvez um de 20W ja seria bom demais.

Qual seria o preço estimado da montagem, com todas as peças até o acabamento ?

Abçs!

Este em particular vai sair um pouco mais caro por ser single ended classe A, você consegue outros mais baratos em push-pull.

O custo eu não consigo estimar com precisão, mas acredito que vou gastar em torno de R$ 1.400,00 tudo, com caixa, falante, head, acabamento etc..

Poderia comprar um amplificador pronto de marca e outras coisas; tipo um Laney cube 12 ou um Giannini Classic T ?

R: Poderia, mas eu ia perder umas das coisas que mais gosto de fazer: Mexer com eletrônica, elétrica em geral e serviços manuais, fora o prazer de dizer " Fui eu quem montei"

Isso não tem preço! Cool

Abs
Visitante
« Responder #13 : 30 de Junho de 2012, as 20:23:02 »

Hehe, eu entendo exatamente isso!
Eu tambem sou assim... agente paga amais pelo nosso prazer em montar... e realmente, não tem preço!

Bom, existe um layout pra esse ampli ? ou vai usar aquela placa com ilhas (esqueci o nome) ?

Abçs!
Visitante
« Responder #14 : 30 de Junho de 2012, as 20:42:08 »

Hehe, eu entendo exatamente isso!
Eu tambem sou assim... agente paga amais pelo nosso prazer em montar... e realmente, não tem preço!

Bom, existe um layout pra esse ampli ? ou vai usar aquela placa com ilhas (esqueci o nome) ?

Abçs!

Tem o layout no .pdf do link que eu postei nas últimas folhas. O nome da placa eu não sei mas o nomes dos "postinhos" que vai nela acho que é Turrets. Acredito que qualquer placa com boa isolação e rígida é passível de uso.

Abs
Ronie
  Imprimir  

Ir para: