... mas comentando com um amigo ele me lembrou do fator rotação: é que quanto menor a bronca, maior tem que ser a rotação...
O fato é que cada broca tem sua rotação mínima e máxima de operação.
Não somente depende do diâmetro, mas sim de demais fatores.
Muitas vezes estragamos uma broca devido a esse erro.
Um exemplo são as brocas escalonadas, elas devem trabalhar entre 600 e 1200 RPMs, e geralmente o pessoal usa nas furadeiras convencionais, que tem em media 2500/3000 RPMs.
Mas como disse, não é so o diâmetro da broca, já vi brocas estilhaçar igual vidro a 20.000 RPMs, como ja vi broca de mesmo diâmetro suportar 35.000 RPMs.
Então é melhor conhecer as especificações das brocas.
Quando é usado uma rotação menor, a broca tem muita tração, o que faz brocas de menor diâmetro quebrarem.
Quando usado uma rotação mais alta, pode ocasionar a queima da broca (devido o atrito a alta velocidade), a consequência disso é a perda do fio (corte) da broca. Isso é bem comum de acontecer com as brocas escalonadas e de maior diametro.
Então a recomendação do Joao Vários é totalmente valida.
Parafusadeiras tem rotação bem variada de uma para outra, e a rotação indicada é quando a bateria esta totalmente carregada.
Furadeiras de 12V, hoje em dia é mais indicado para iniciantes, devido pouco torque, trabalhos experimentais, etc...
Para um trabalho mais preciso é mais adequado uma furadeira (micro retifica), devido maior torque e praticidade.
Eu recomendo ainda, que não seja escolhido uma que venha X acessórios, muitos desses acessórios pode não ter utilidade, ou não durarem nada, como os de algumas marcas.
Isso é puro marketing para vender mais.
Prefira uma que seja possível usar o que precisa, e que seja fácil encontrar acessórios e peças de reposição, pois um dia sera necessário trocar algo. Eu indicaria Dremel que ultimamente esta com bons preços, ou a RT650 da Black Decker que é compatível ao mandril da Dremel.
... Como ja tenho furadeira manual e de bancada, vou utilizar para parafusar e no maximo fazer alguns furos ou alargar furos de pci. Ela funciona bem? É muito fragil?
Serve para seu proposito, mas faço uma orientação.
Para parafusar tem que ter cuidado com o torque, que se for muito pode espanar o parafuso (ou melhor, espanar a rosca), mas este modelo tem o ajuste de torque.
Este modelo costuma ser indicado para montadores de moveis (como se ve não própria descrição), mas nada impede de que seja usado de modo geral (também sugerido na descrição).
Eu costumo usar as de 3,6V para trabalho com eletrônica.
Faço uma segunda recomendação:
Prefira uma com bateria de Lithiun Ion, essas duram mais tempo carregadas, e tem maior vida util.
Faço ainda a terceira recomendação:
As parafusadeiras da Black Decker são ate boas, mas os bits (pontas) que vem, costumam ser ruins, escapam fácil durante o aperto. Juntando isso com torque, resultado= parafuso estragado.
Sugiro pegar também um kit de bits.