Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Novembro de 2024, as 01:39:35

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Chaveamento mesa boogie dual retifier 3 ch solo head  (Lida 14632 vezes)
mrmagoo
Colaborador

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 12

« Responder #15 : 13 de Julho de 2012, as 22:21:04 »

Marcel o LM3914 é utilizado no circuito de chaveamento, ele é ligado aos diodos 1n4007 vou montar o esquema aqui no paint
já posto ele

aqui ele

ainda não testei na proto mas no proteus ta ok!!

pit.du, chegou a considerar o link abaixo (postei logo no início do tópico)
http://forum.grailtone.com/viewtopic.php?f=4&t=19242
De acordo com esse esquema os diodos são ligados aos pinos 17 e 1 do LM3914.

Abraço
Americana-SP
pit.du
Visitante
« Responder #16 : 13 de Julho de 2012, as 22:33:48 »

Cheguei sim mr.magoo mas pelo menos no proteus não funcionou, meu problema maior agora é o circuito do mute que não funcionou ainda, lógico que depois vou testar em uma protoboard.

alias funciona mas só metade do circuito, aquele esquema que esta no link é do nomad
http://www.webphix.com/schematic%20heaven/www.schematicheaven.com/boogieamps/boogie_nomad100.pdf

eu compreendi o funcionamento do mute, basicamente ele redireciona o sinal para o terra durante uma fração de segundos, só não consegui fazer funcionar ainda.

o circuito que estou simulando é este
http://www.4shared.com/file/qDgywwgo/ch3.html
« Última modificação: 13 de Julho de 2012, as 22:59:19 por pit.du » Registrado
Marcel.
Visitante
« Responder #17 : 14 de Julho de 2012, as 13:47:22 »

Sim, no meu esquema do DR o LM3914 recebe dos diodos nos pinos 1 e 17, o que me faz parecer ser correto o esquema do grailtone que o mrmagoo postou.
Mas, de qualquer forma, a única diferença é que na ligação do grailtone os diodos estão ligados à saída de LED 1 e 3 do CI. A do pit.du tá na 3 e 4.

Pit.du, você confia 100% na simulação do Proteus?

Olha, eu tou usando, para o circuito de mute, a biblioteca do 2M3820, que é um P-Channel do Eagle no lugar do J175. Você já resolveu isso?

Cara, eu acho que a gente poderia tentar, juntos, desenvolver uma forma de chaveamento com LED/LDR pra ele, inspirado no usada na versão de 2 canais. Não deve ser tão difícil assim.
E, principalmente, com essa idéia do LM3914 que, agora que eu descobri pra que serve, é bem legal. Eu acho que é possível controlar LEDs pra 3 canais com esse CI. Só não sei se ele fornece corrente suficiente ainda. Enfim, sei lá. É só uma idéia.

Chaveamento com relê é barulhento. Mesmo com o mute circuit ainda faz o POP cabuloso. O visioncb mesmo me falou que o dele faz POP, mesmo com o mute circuit, com uma belíssima montagem, enfim.... não tem jeito.

O circuito do nomad parece ser bem interessante também, tanto o chaveamento (com um circuito completo de footswitch) como uma parte que tem saída pra fone e pra gravação direta.

O que vocês acham da gente tentar implementar o chaveamento sem ser com relay?
« Última modificação: 14 de Julho de 2012, as 14:43:21 por Marcel. » Registrado
pit.du
Visitante
« Responder #18 : 14 de Julho de 2012, as 20:17:10 »

confiar 100% não tem como por isso disse que vou testar em uma protoboard, a ideia de projetar um circuito com leds e ldr é interessante porem a placa vai ficar bem mais complexa, temos que ver se esta quantidade de ldrs no circuito vai ser viável são uns 36 LDRs no circuito será que isso é viável?

-----
algumas imagens da placa do bicho

« Última modificação: 14 de Julho de 2012, as 22:00:04 por pit.du » Registrado
Marcel.
Visitante
« Responder #19 : 14 de Julho de 2012, as 22:00:13 »

Cara, com certeza é mais barato que usar rele, viu. Cada LDR custa menos de 50 centavos na tiggercomp, por exemplo. Cada rele custa quase 6 reais. Se for 36 ldrs como voce disse, da menos de 20 reais. Quantos reles o circuito usa. Tou sem ter como ver agora, mas é em torno de 10. Só aí ja sai quase 60 reais. Somando os ldrs com os leds e capas termoretráteis ainda da menos que os reles.

E mesmo dando ate um pouco mais caro que os reles ainda compensa, pois a qualidade é bem maior, além de serem mais seguros e serem muito dificeis de dar defeito. Acho que compensa e muito.

Entrei em contato com um alemão que fez ele de 3 canais com ldr. Mas ele fez como se fosse um ptp em pcb e nao fez layout nem nada. Ele me mandou os arquivos do mesmo esquema que a gente ta usando, mas veio um arquivo a mais com uma nota. Depois eu posto aqui, quando tiver em casa.
Visitante
« Responder #20 : 14 de Julho de 2012, as 23:08:30 »

ok! Fico no aguardo.

-----
são 12 reles.

uma tour na fabrica

http://www.youtube.com/watch?v=-FfguiJdMYw&feature=player_embedded#!
« Última modificação: 14 de Julho de 2012, as 23:29:02 por pit.du » Registrado
Marcel.
Visitante
« Responder #21 : 14 de Julho de 2012, as 23:57:42 »

Puuuts! Isso é imoral, cara!
Eu havia esquecido de dizer quem foi o alemão. O nome dele é Guido Böehne: http://home.arcor.de/guido.boehne/Boogie_new.htm.

A nota é essa:

Isso só confirma o que eu falei sobre os relês.

« Última modificação: 15 de Julho de 2012, as 00:06:23 por Marcel. » Registrado
pit.du
Visitante
« Responder #22 : 15 de Julho de 2012, as 02:57:49 »

a montagem dele parece ser ótima pena que não teve fotos das partes internas do footswitch!
só não entendi onde estão todos os ldrs, pelo que parece ele retirou bastante chaveamento do circuito isso olhando pelas fotos.

O difícil foi entender a letra....._
Visitante
« Responder #23 : 15 de Julho de 2012, as 03:17:10 »

Sim. Ele disse que fez primeiro em PCB, mas tava dando muito ruído (não sei se exatamente pelo fato da PCB - acho que não), daí resolveu fazer PTP e revisar tudo, inclusive aterramentos etc.
Também achei que ele tirou algumas chaves, pit.du. Mas não sei, ele também colocou 2, um em cima do outro, em alguns lugares, se você reparar bem na foto que tá meio de lado (dá um zoom).

Acho que podemos usar o "switching matrix" do Dual 2ch e reduzir para o mínimo o uso de relê. O 2ch usa 2 só....

-----
Cara, mas eu só não pensei numa coisa. O tamanho da PCB no programa "Board" do Eagle é limitado na minha versão, muito pequeno. Não vou conseguir fazer o layout assim. Puts....
« Última modificação: 15 de Julho de 2012, as 15:17:57 por Marcel. » Registrado
pit.du
Visitante
« Responder #24 : 15 de Julho de 2012, as 19:45:01 »

não sei se é viável não andei fazendo uns cálculos, cada ldr esta por volta de R$1,40  se o que você contou esta correto seriam 46 daria um total de R$64,40, os leds de alto-brilho cada um R$1,80 que também seriam 46, dando um valor de R$82,80, total R$147,20 isso só os leds e os ldrs, agora cada rele custa R$4 são 12 valor R$48, contando com os transistores o equivalente do 2n6426 mais fácil de achar  seria o BC517 custando  R$0,35 cada no esquema são 10 R$3,50
o j175 encontrei no mercado livre por R$1,90 tem uns 8 ou 10 no circuito R$19,00, total de R$70, acho que já sabemos o por que o Sr. Randall preferiu os reles aos Ldrs, sai pela metade do preço
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509

« Responder #25 : 15 de Julho de 2012, as 20:47:47 »

A questão rele x LDR é interessante. Mas não dá para simplesmente trocar um pelo outro. Em alguns lugares, para prevenir o clique o circuito vai ter que ser alterado.
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Marcel.
Visitante
« Responder #26 : 15 de Julho de 2012, as 22:08:10 »

Pit.du, acho que você havia postado isso antes da gente se falar.
Como disse, na Tiggercomp, cada LDR sai (a partir de 50) a R$0,45 cada. Ou seja, pegamos 50 e pagamos R$22,50.
Os LEDs brancos de alto brilho lá também custam R$0,38. Se pegarmos 50, pagamos R$19,00.
Somando mais alguns centímetros de capa termoretrátil, vamos somar mais uns R$5,00 (por alto).

TOTAL = R$46,50.

Esse valor para um chaveamento "totalmente" seguro, silencioso e confiável? Acho que vale E MUITO a pena! Ainda que fosse um pouco mais caro que os relês, valeria.

A Multcomercial só quer dar a facada na galera. Não sei como o relê tá custando R$4,00 lá... Na tigger tá mais caro, quase R$6,00.

Aposto nos LDRs!

A questão rele x LDR é interessante. Mas não dá para simplesmente trocar um pelo outro. Em alguns lugares, para prevenir o clique o circuito vai ter que ser alterado.

Hgamal, no nosso caso, o esquema do Dual Rectifier 3ch usa SOMENTE relê, Estamos vendo a possibilidade de trocar os relês por LDRs, não o contrário.
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39

« Responder #27 : 16 de Julho de 2012, as 02:19:00 »

Querem uma dica... não sigam essa parte do circuito á risca... procurem revisões mais novas ou esquemas de amplificadores mais recentes..  Guitarrista

O próprio roadking usa o j175 para chaveamento no catodo das valvulas... isso já barateia muito!(nesse caso, é mais fácil achar outro transistor compatível pra essa função)
No preamp do dual rectifier que montei ele usa 8 relés.. e me arrependi.. p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) fiquei tão focado a seguir o esquema que não vi a melhor opção, que seriam esses transistores..

Olha só quantos chaveamentos de catodo ele faz!

Fora que, igual o hgamal disse, vocês podem utilizar tanto um quanto o outro.. na minha opinião, o ldr/led são as melhores opções por serem menos sensíveis a dar o pop..
Esse tanto de relé no meu circuito fez com que o canal de menos ganho tivesse mais ruído que o canal de mais ganho

E olhem bem esse preço do relé.. faz tempo que não vejo a 4 reais  Embarrassed
« Última modificação: 16 de Julho de 2012, as 02:26:57 por visioncb » Registrado
pit.du
Visitante
« Responder #28 : 16 de Julho de 2012, as 02:37:17 »

vision já decidimos vai ser em Ldrs mesmo, estamos terminando a parte do chaveamento dos Leds, trocar de canais foi fácil o que estava dando um pouco de trabalho, era o chaveamento entre Moderno, Vintage e raw, porem acho que já resolvemos ainda falta conferir tudo, e eu me empolguei na coisa to morrendo de sono, melhor parar posso acabar errando tudo. 
Colaborador

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 12

« Responder #29 : 18 de Julho de 2012, as 23:12:11 »

pit.du, conforme prometido se o circuito "mute". Não fiz nenhum teste apenas a simulação. Não sei se daria certo num valvulado.

O botão simula um pulso emitido no momento do acionamento do chaveamento, esse pulso carrega o capacitor C10 que alimenta a base do transistor BC que entra em condução jogando o sinal, na porta do 2N7000, para o gnd fazendo com que Q2 pare de conduzir durante um intervalo de tempo determinado por C10 (quanto maior a capacitância, maior o tempo que JFet fica sem conduzir, no caso o sinal de audio).
Quando não há chaveamento acontecendo, temos cerca de 12V ou 15V ma porta do JFet que faz com que entre em plena condução (Rds=cerca de alguns ohms, quando a tensão na porta zera, Q10 para de conduzir (Rds= bem alto), portato, nesse caso, o que determina a escolha do Jfet é Rds.

Segue arquivo.
https://www.sugarsync.com/pf/D7615732_2286305_6814039
Americana-SP
Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: