Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Novembro de 2024, as 05:05:40

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 [2] 3 4 ... 9   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Centrífuga  (Lida 44340 vezes)
Marcos Câmara
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218

Mateus 11:28

« Responder #15 : 25 de Junho de 2012, as 08:37:28 »

Eu montei uma. Usei um HD velho de 20G e uma fonte ATX que ganhei do meu técnico, pois pra ele é material de sucata.

Na fonte é só jumpear o fio verde com o preto que ela funciona normalmente fora do PC.

-----
Depende como pretende usar o motor...
Motor de HD é do tipo "passo".

Se a rotaçao da centrifuga for muito alta, ao inves de espalhar a tinta, pode é tirar ela da placa, caso essa seja a finalidade.

A rotação é alta mesmo e digo por experiência própria que é o ideal para deixar a tinta bem espalhada e fina.
« Última modificação: 25 de Junho de 2012, as 10:01:21 por Marcos Câmara » Registrado
Victor Nery
Handmaker

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229

There‘s no religion higher than truth

« Responder #16 : 25 de Junho de 2012, as 10:12:08 »

Saudações,

Marcos, a que você montou executa bem essa função de espalhar a resina?

Abraço
"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
Marcos Câmara
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #17 : 25 de Junho de 2012, as 10:19:34 »

Para a tinta de fotogravação é perfeita. Com a resina para máscara de solda fica razoável.
Passei a usar uma tela de silk 65p para espalhar a máscara de solda.

-----
Na minha eu fiz uma plataforma com um CD estragado que retirei o filme; colei com cola quente sobre o eixo.

IMPORTANTE:

Você deve prender a placa na plataforma com duas tiras de fita dupla face e colocar uma bacia plástica por cima para conter a tinta que vai voar pra todo lado. A bacia também vai te proteger caso a placa se solte, pois se isso acontecer o perigo de machucar é grande.
Deve-se prender o HD com um pedaço de fita dupla face também, pois senão ele vai sair andando. rs
« Última modificação: 17 de Agosto de 2012, as 08:57:35 por Marcos Câmara » Registrado
Victor Nery
Handmaker

Obrigado

« Responder #18 : 25 de Junho de 2012, as 11:11:11 »

Saudações,

A ideia de fixar um cd é muito boa. Vou experimentar fazer isso aqui. O processo da máscara de solda pretendo fazer com as tintas da fastpcb. Vi que espalha-se a tinta e depois revela-se com lâmpada uv e uma transparência com o negativo impresso nela. Depois passa numa solução com carbonato de sódio. Nesse caso, o melhor é utilizar a centrífuga ou espalhar com um rolo ou pincel? É esse o processo que você utiliza?

Abraço
Marcos Câmara
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #19 : 25 de Junho de 2012, as 13:05:33 »

Sim, faço todo o processo Fastpcb.

Não use pincel ou rolo para espalhar a tinta máscara de solda, use a centrífuga mesmo, pois as irregularidades ou marcas de pincel ficarão na placa depois da cura final.

Você deve usar uma solução de aproximadamente 200ml de água com 2g (uma tampinha de refrigerante pet) de Carbonato de sódio (barrilha vendida em casas de piscina).
Depois de feita a primeira cura da placa (secagem) passe para a expoxição do fotolito a uma lâmpada UV. Em seguida coloque a placa na solução de água com barrilha e com a ajuda de um rolinho de espuma você irá revelar os pads da placa.

Abraço.  

-----
Se for espalhar a tinta na placa use um palito de sorvete. Eu comprei um pacote no supermercado por R$ 1,15.

« Última modificação: 25 de Junho de 2012, as 14:33:37 por Marcos Câmara » Registrado
Victor Nery
Handmaker

Obrigado

« Responder #20 : 10 de Julho de 2012, as 22:44:05 »

Saudações,

Consegui uma fonte de pc aqui. Bom abri o hd e afim de testá-lo pluguei a fonte nele. Um dos hds, nem se mexeu e o outro dá uns giros pra frente e uns bem menores pra trás. Preciso de outro hd ou sou eu que não soube ligar? Huh? A fonte está funcionando corretamente.

Abraço
Marcos Câmara
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #21 : 11 de Julho de 2012, as 07:57:31 »

Você removeu o imã da pinça? Deslocou-a para o lado e a prendeu com cola quente para deixar o disco livre da mesma?

Na fonte você jumpeou o fio verde com o preto, né?
« Última modificação: 11 de Julho de 2012, as 08:07:45 por Marcos Câmara » Registrado
levitaju
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 17

« Responder #22 : 11 de Julho de 2012, as 16:56:18 »

Olá!

Marcos, como voce faz para o hd rodar continuamente? O meu aqui ja removi a pinça, mas quando ligo ele roda um pouco depoi para! O que será?
Obrigado!!
To hell with the devill
Victor Nery
Handmaker

Obrigado

« Responder #23 : 11 de Julho de 2012, as 19:01:33 »

Saudações,

Na fonte você jumpeou o fio verde com o preto, né?

Ops...  Liguei o verde com o cinza Batendo Cabeça. Vou ligar no preto. Quanto a agulha, isolei ela sem retirar a flat como você havia me orientado.

Abraço

-----
Saudações,

Liguei os fios corretamente. O hd rodou, mas agora estou com o mesmo problema que o Levitaju; o hd gira, para, gira no sentido inverso, gira de novo no 1° sentido e para. Tem que jumpear aquelas configurações do hd? master, slave, etc?

Abraço
« Última modificação: 11 de Julho de 2012, as 19:48:20 por victor nery » Registrado

Marcos Câmara
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #24 : 12 de Julho de 2012, as 08:02:30 »

No meu fiz simplesmente o que já disse:
Retirei o imã da pinça (importante), desloquei para o lado e liguei a fonte.

Vou postar umas fotos dela ligada.

-----

« Última modificação: 12 de Julho de 2012, as 14:22:55 por Marcos Câmara » Registrado
Gfassuncao
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 59

« Responder #25 : 12 de Julho de 2012, as 19:45:40 »

Pessoal, vi no youtube uma pessoa usando um cooler de computador, ele colocou dentro de uma dessas caixas que vem com 100 cds, e prendeu a placa com fita dupla face. Existem coolers de alta rotacao, que deve servir. Infelismente nao achei mais o link.
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #26 : 13 de Julho de 2012, as 14:18:34 »

Pessoal, vi no youtube uma pessoa usando um cooler de computador, ele colocou dentro de uma dessas caixas que vem com 100 cds, e prendeu a placa com fita dupla face. Existem coolers de alta rotacao, que deve servir. Infelismente nao achei mais o link.

O Cooler pode até ter alta rotação mas não acredito que possa girar normalmente com o peso da palca e tinta juntos.

Victor,
quanto a sua centrífuga não sei o que pode estar ocorrendo, pois testei um outro HD que ganhei que possui dois discos também e funcionou perfeitamente. O giro é tanto que o bicho parece que vai decolar.
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 17

« Responder #27 : 13 de Julho de 2012, as 14:33:52 »

Olá!!

Victor no meu caso pra resolver aqui, eu tive que trocar o hd! Eu coloquei um da maxtor e rodou normalmente sem parar.
Parece que se o hd for sansumg ele da essa parada. O Seagate parece que funciona normal t b (moderador, peço que me suspenda do fórum)!
To hell with the devill
Marcos Câmara
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #28 : 13 de Julho de 2012, as 14:45:09 »

Os meus são Quantum.
Iniciante
*