Nestas horas que vejo que o mundo pirou.
1) Uma empresa adquire o direito de usar uma marca;
2) ela impede que a empresa que usava a marca de usar (em meia dúzia de paises);
3) as pessoas querem comprar o produto da empresa que detinha a marca antes - e produzia os bens de qualidade que fizeram o nome da marca;
4) sabendo disso, a empresa que adquiriu o nome original, vende seus produtos inferiores, com a marca, como se fosse da empresa boa, enganado a maioria dos desavisados...
Olha, isso é um caso de calamidade
É serio, mas que saida temos?
O pior é quando a adquirinbte dos direitos "apagam" a historia, como no caso da Fender Japonesa.
Ja contei esta historia em algum topico, só vou mencionar parte...
Muitos anos atras no site da Fender US explicava a diferença de "Made in Japan" e "craft in Japan". Só que com o tempo (que foi curto) a historia saiu da pagina americana, ficando registrada apenas em algumas revistas e na memoria de quem leu, e em algum site tipo blog...
A verdade é que a Fender Japonesa nada tem de Fender, é apenas uma empresa que comprou os direitos... e pasmem, é da mesma familia da Ibanez.
O mesmo com as Jacksons...
Alem de nao constar informaçoes na integra, esses tipos de coisa apaga tambem o nome da marca, quando despeja no mercado materiais de má qualidade.
Voltando as valvulas...
Alguns anos atras comprei um lote de Svetlana
em aspas dito Russia, mas o vendedor deixou claro que era chinesas, inclusive algumas estavam escrito "made in Russia", mas o vendedor logo disse que estas eram de origem chinesa tambem.
Creio que com base nisso, possa ter no mercado algo similar tambem.
Cabe ao vendedor ser digno e honesto assim como o Eduardo fez mencionando ter os dois (gato e lebre), mas penso que vendedores como o Eduardo e o cara que me vendeu anos atras é algo raro de se encontrar.
Queria saber uma coisa sobre origens dos tubos...
No eBay tem algumas valvulas Fender, e as vezes tem umas Marshall fabricadas pela GE e RCA, de fato quem fabrica e de que origem é essas valvulas?