Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Novembro de 2024, as 16:46:21

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Soluções DIY para guitarras  (Lida 8840 vezes)
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« : 23 de Junho de 2012, as 17:18:05 »

Aqui vai uma dica de construção DIY bem interessante de um estabilizador de ponte com alavanca. E em português!

http://www.youtube.com/watch?v=kzZxsBG8KtM&feature=plcp
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Adiel
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837

Resistance is futile, if <1R

« Responder #1 : 23 de Junho de 2012, as 20:13:10 »

Excelente ideia!  Eu tenho um estabilizador desse tipo, da Kahler, e funciona muito bem.

Alex Frias
DIY Freak

Obrigado

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #2 : 23 de Junho de 2012, as 21:22:42 »

Então, meu caro, eu uso muito alavanca e as ajusto flutuante para ter três semitons de subida na corda G, terceira na afinação normal. A parte triste é na hora de fazer "double stops", eu tenho que fingir que a afinação da corda que deveria estar fixa não me incomoda.  Pior é dar um bend com acorde soando, impossível...rs

Vou experimentar numa das guitarras com alavanca pra ver se não mexe muito com o "feeling" das alavancadas.

Pregunta, señor: perde-se aquele efeito meio de "ring modulation" quando se puxa um pouco e solta a alavanca rapidamente?
Pagão e feliz!!
Adiel
DIY Freak

Obrigado

« Responder #3 : 23 de Junho de 2012, as 21:34:53 »

Pior é dar um bend com acorde soando, impossível...rs

Com esse dispositivo, é como se estivesse com ponte fixa, conforme o ajuste.

Vou experimentar numa das guitarras com alavanca pra ver se não mexe muito com o "feeling" das alavancadas.

Muda bastante, na verdade, pois é criado um ponto de repouso.  Mas não é difícil desativar o dispositivo, se deixar sem tampa traseira.

Perde-se aquele efeito meio de "ring modulation" quando se puxa um pouco e solta a alavanca rapidamente?

Com o dispositivo em ação, não dá para usar esse efeito.
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #4 : 23 de Junho de 2012, as 21:41:55 »

Entendi... vou experimentar, mas já vi que não é muito o caminho que eu ambicionava...rs. Obrigado!
Pagão e feliz!!
Jean R.
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 0

« Responder #5 : 23 de Junho de 2012, as 22:06:33 »

Dá pra travar uma ponte do tipo floyd rose em pelo menos uma direção? Digo isso para o caso de querer usar duas afinações diferentes na mesma guitarra soltando as cordas e fazendo com que a ponte não "desça"...
DIY Freak

Obrigado

« Responder #6 : 23 de Junho de 2012, as 22:16:44 »

Dá, mas a ponte pode ficar dura para subir o tom.

Entendi... vou experimentar, mas já vi que não é muito o caminho que eu ambicionava...rs. Obrigado!

Quando vier a Vassouras, pode experimentar!
« Última modificação: 23 de Junho de 2012, as 22:20:16 por Adiel » Registrado

King
Visitante
« Responder #7 : 23 de Junho de 2012, as 23:44:19 »

Não existem milagres, mas o que o Adiel indicou realmente funciona, mas logicamente muda um pouco a dinâmica do alavancada.

O tremsetter da hipshot é o melhor que conheço.

http://store.hipshotproducts.com/cart.php?m=product_detail&p=115
DIY Freak

Obrigado

« Responder #8 : 24 de Junho de 2012, as 11:14:44 »

Não gostei do Hipshot por causa da necessidade de fazer um furo ao longo do corpo da guitarra.  Ainda prefiro o stabilizer, que é, inclusive, muito mais fácil de ajustar, tirar, desabilitar, endurecer, etc.

Além disso, é mais barato...
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #9 : 24 de Junho de 2012, as 11:33:19 »

O DIY então, mais barato ainda! Legal!

Se tiverem outras idéias de ajustes e/ou construção e modificações de partes para guitarras, por favor, postem aqui! Guitarrista
Pagão e feliz!!
Adiel
DIY Freak

Obrigado

« Responder #10 : 24 de Junho de 2012, as 11:45:56 »

Estou vendo a possibilidade de transformar uma ponte estilo Floyd Rose de double-locking para single-locking, fazendo furos longitudinais nos parafusos de fixação dos cubos, e retirando os mesmos, para que se possa usar cordas sem o corte das bolinhas.
Sandino
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 27

« Responder #11 : 24 de Junho de 2012, as 12:14:23 »

Estou vendo a possibilidade de transformar uma ponte estilo Floyd Rose de double-locking para single-locking, fazendo furos longitudinais nos parafusos de fixação dos cubos, e retirando os mesmos, para que se possa usar cordas sem o corte das bolinhas.

Eu não retiro as bolinhas das cordas quando coloco na minha floyd. Eu uso nas tarraxas e corto apenas o excedente das cordas para não dar muitas voltas, basicamente instalo as cordas da forma inversa que se instala em uma ponte fixa ou tremolo.
"Se vi mais longe foi por estar de pé sobre ombros de gigantes."
Isaac Newton
Adiel
DIY Freak

Obrigado

« Responder #12 : 24 de Junho de 2012, as 12:30:08 »

O problema não é a bolinha em si, que não é importante, mas o tipo de fixação das cordas na ponte, o que dificulta muito colocação e troca das mesmas.  Outro problema é quando os cubos não estão bem fixados (e a corda escapa), ou os parafusos começam a se desgastar, o que não acontece com as single locking, que travam apenas no headstock.
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #13 : 24 de Junho de 2012, as 12:43:19 »

Creio que seja bem possível. Eu particularmente não sou fã de alavancas com locking nut inclusive. Atualmente prefiro as mais tradicionais bem ajustadas em ponto de flutuação com tusq ou roller nut e travas apenas nas cravelhas, tipo Sperzel. A troca de cordas é muito rápida e tranquila.

Para ser bem sincero a primeira Floyd Rose que me convenceu foi a de uma Fender Strato do Haroldo. Mas apenas toquei na guitarra, já bem regulada e não precisei trocar as cordas dela...rs É fantástica, mas muito diferente em termos de feeling e ação. Além de ser um "trambolhão"...rs

A única alavanca que vinha com sistema de locking nut que usei foi há muitos anos, uma Kahler de modelo original da marca. Na verdade tenho a alavanca até hoje, pois vendi a guitarra na qual ela veio com uma versão Flyer, mais barata. Essa estou aguardando para instalá-la numa Squier 51, pois não precisa de toda aquela furação das alavancas comuns. Apenas uma escavada no top da guitarra. Uma tupia faz o serviço rapidinho, mas pra quem sabe manejar... eu não sei mesmo! Mas não devo colocar locking nut, mas sim um roller nut.
Pagão e feliz!!
Adiel
DIY Freak

Obrigado

« Responder #14 : 24 de Junho de 2012, as 12:57:09 »

Roller nut e tarrachas com travas?
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir