Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 21 de Junho de 2024, as 17:10:58


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Triplicador de tensão para HT  (Lida 11552 vezes)
gubterra
Visitante
« : 18 de Junho de 2012, as 00:45:45 »

Ola amigos, adequei este triplicador de tensão baseado no circuito do newton braga, para subir 110vac pra 330vcc.. por favor me digam se há algo errado....



Em simulação com carga o ripple fica em torno de 50 a 100 mV..

Uma coisa que acontece no simulador e não entendo o por que, C10 fica vermelho durante a simulação no multsim, alguém sabe me dizer por que?

Obrigado abraço!
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #1 : 18 de Junho de 2012, as 03:51:22 »

Voce pretende usar este triplicador ligado direto na rede eletrica para alimentar um valvulado?
Registrado

Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #2 : 18 de Junho de 2012, as 08:49:57 »

Não seria a tensão nominal dele? Os outros são todos pra 400v e C10 é de 200v.
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
Jupterra
Visitante
« Responder #3 : 18 de Junho de 2012, as 09:01:06 »

Gubterra, é exatamente o que o Espanhol comentou.
O valor nominal deles deve acompanhar a tensão final de trabalho ou mais.
Outra coisa que notei: a resistência dos duplicadores e triplicadores que conheço, fica na entrada AC e o teu está em linha com os Capacitores.
Montou e funcionou?

Abraços.
Registrado
gfr
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 665

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86



« Responder #4 : 18 de Junho de 2012, as 12:23:16 »

Não sei se ajuda, mas estou acabando de montar um amplificador com este triplicador aqui, que funcionou perfeitamente (a topologia eu peguei do tubecad.com). Quando estiver pronto pretendo postar umas fotos e samples.



Note que este circuito é pra transformador com center tap.
Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
gubterra
Visitante
« Responder #5 : 18 de Junho de 2012, as 15:18:08 »

Voce pretende usar este triplicador ligado direto na rede eletrica para alimentar um valvulado?

Oi Gramorim... não, é para pegar os 110v de um transformador invertido.

Não seria a tensão nominal dele? Os outros são todos pra 400v e C10 é de 200v.

Oi espanhol...  na verdade não é  esse o problema eu coloquei tensão nominal dele de 1000v e ele ainda continua vermelho, o que acontece na simulação é o seguinte, ao ligar o circuito C10  flutua até uns 50v enquanto o circuito se carrega, depois C10 fica com 0 vcc, me parece que ele esta servindo de isolador, ja que não passa energia por ele... mais não tenho certeza.... Deixei em 200v a tensão nominal dele pois em simulação não passou de 60v tensão de pico. C9 enfrenta um tensão de pico de 160v por isso coloquei 200v.

Outra coisa que notei: a resistência dos duplicadores e triplicadores que conheço, fica na entrada AC e o teu está em linha com os Capacitores.
Montou e funcionou?

Oi Jup.... sim eu colocarei um resistor de no maximo 10ohm na entrada para evitar corrente excessiva ao ligar... R1, R2, C3 e C4 fazem o papel de filtro rc...
Ainda não montei, coloquei aqui antes para que vocês pudessem analisa-lo ja, que não da pra conficar 100% nas simulações. Mas pretendo monta-lo em breve.


Não sei se ajuda, mas estou acabando de montar um amplificador com este triplicador aqui, que funcionou perfeitamente (a topologia eu peguei do tubecad.com).
Note que este circuito é pra transformador com center tap.

Oi Gfr, legal tua alternativa, mas como eu to fazendo uma fonte para uem quer alimentar com transformadores invertidos, não da pra usar center tap....



Sendo assim pesso a vocês que continuem observando e questionando e dando idéias....   Abraço amigos!  
« Última modificação: 18 de Junho de 2012, as 18:33:29 por gubterra » Registrado
gfr
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 665

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86



« Responder #6 : 18 de Junho de 2012, as 15:33:56 »

Eu simulei no LTspice e deu o seguinte:

C9 tem um pico negativo de uns -50V durante o primeiro semiciclo. É rápido mas não é saudável, já que é um eletrolítico polarizado.

A saída ficou em uns 200V (portanto um dobrador, não triplicador)

A tensão em C10 é praticamente 0V.

Tem algo errado. Se o erro for Newton C. Braga não vai ser a primeira vez...  Batendo Cabeça

-----
Experimenta o seguinte:

Ao invés de ligar o catodo de D8 aonde está no desenho (no terminal de C9 marcado com +), ligue ele do outro lado de C9. A tensão em C10 vai ficar uns 100V e a saída em 300V (pelo menos vai ser um triplicador).

A tensão de pico de C2 é 200V, C10 100V e C9 100V (e -50V).

De qualquer jeito tem um transiente negativo em C9, pra evitar problemas ele deveria ser não polarizado.

-----
Oi Gfr, legal tua alternativa, mas como eu to fazendo uma fonte para uem quer alimentar com transformadores invertidos, não da pra usar center tap....

Se o transformador invertido tiver 0-110V-220V, dá pra usar esta alternativa, o tap de 110V faz o papel de center tap.
« Última modificação: 18 de Junho de 2012, as 16:14:23 por gfr » Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
gubterra
Visitante
« Responder #7 : 18 de Junho de 2012, as 18:18:49 »

Da uma conferida na sua simulação deve ter algo errado http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/artigos/54-dicas/423-multiplicadores-de-tensao-art014.html Triplicador de tensão onda completa....
Por que funciona em simulação e triplica sim... da 310v em load.... com 2x 12ax7  ripple em torno de 100mv.... abraço...
Registrado
gfr
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 665

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86



« Responder #8 : 18 de Junho de 2012, as 20:09:08 »

Minha simulação parece OK, e se você analisar o circuito é coerente com os resultados que eu obtive.
Na figura 4 em
http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/artigos/54-dicas/423-multiplicadores-de-tensao-art014.html

C1+D2 formam um clamp, a tensão em D2 é uma senoide com um nível DC. D1+C2 formam um retificador de meia onda, vai retificar esta senoide "clampada", a tensão em C2 é DC com o dobro do pico da entrada. Pra triplicar precisaria carregar C3 com DC igual ao pico da entrada. Assim a tensão em C2+C3 seria DC com o triplo do pico da entrada. Se ligar D3 onde eu falei, D3+C3 é um retificador de meia onda e funciona. No lugar que está desenhado, D3 não vai conduzir nunca e C3 não é carregado.

Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
gubterra
Visitante
« Responder #9 : 18 de Junho de 2012, as 20:14:32 »

Então na minha simulação funcional... triplicou... pena que não tem entrado muita gente pra ajudar a discutir o assunto... enfim...
Vou procurar outras topologias na net e aceito sugestões de projeto de triplicador de onda completa....
Valeu por estar ajudando cara... eu não consegui simular no ltspice.... só no multsim....
« Última modificação: 18 de Junho de 2012, as 20:16:28 por gubterra » Registrado
gfr
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 665

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86



« Responder #10 : 18 de Junho de 2012, as 21:01:21 »

Posso te enviar o arquivo .asc do LTSpice, aí é só você conferir e mandar simular.
Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
gubterra
Visitante
« Responder #11 : 18 de Junho de 2012, as 21:11:16 »

pode mandar! to começando  achar que nao existe triplicaçao de onda completa. Descobri por que no multisim ta dando certo ele ta dobrando 160v de pico... ou seja é esmo um dobrador, olha o newton c me pregando peças.... maldito! huahuahuahuaha mais então... o jeito vai ser usar triplicador em cascata.....
« Última modificação: 18 de Junho de 2012, as 22:35:03 por gubterra » Registrado
gfr
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 665

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86



« Responder #12 : 19 de Junho de 2012, as 09:40:12 »

O circuito original, a simulação, uma modificação e a simulação da modificação.

Note que C9 fica com uma voltagem negativa durante um semiciclo.

O arquivo pra simular no LTSpice. Crie um arquivo de texto com a extensão ".asc" e copie e cole os códigos abaixo:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
« Última modificação: 19 de Junho de 2012, as 09:41:47 por gfr » Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.120

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #13 : 19 de Junho de 2012, as 16:14:19 »

O esquema que tenho aqui é igual a essa modificação do gfr, apesar de já ter visto desse jeito do N. Braga em outros lugares.



gubterra, R1 e R2 não precisam ter toda essa dissipação. 1W da e sobra...


Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
jboufelli
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 403

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 12



« Responder #14 : 19 de Junho de 2012, as 17:39:12 »

Kem tendo como base esse esquema que vc postou consigo tirar 100v de 12V ?
Registrado

yahooooooo 2a Estrelinha ....hahahaha rumo a 5a
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal