Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Novembro de 2024, as 11:20:33

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Dúvida ao regular a tensão da fonte  (Lida 4653 vezes)
JoaoVarios
Visitante
« : 13 de Junho de 2012, as 23:35:47 »

Estou montando a Fonte de alimentação que o Amorin postou, mas como estou querendo montar uma fonte bem bacana, pensei em recorrer a alguma outra fonte que tivesse em casa pra usar enquanto monto esta e assim monta-la com calma.

Pensei um usar uma fonte de telefone sem fio com valores nominais de 9v x 100mA que tenho aqui para alimentar um pedal Boss.

Porém, ao medir a tensão da fonte sem carga obtive  ~14,5.

Com receio de danificar o pedal pensei em colocar um 7809 para regular a tensão, só que, ao colocar o regulador, a tensão depois deste é de ~10,5.

Então medi a tensão antes do regulador e para minha surpresa, encontrei ~11,5.

Creio que isso se deva ao fato de que o regulador funcione como carga, fazendo a tensão da fonte cair, e a tensão caindo, o regulador não consegue atuar, pois o mesmo precisa de uma tensão 3v maior que a tensão que o mesmo ira entregar.

Diante dos fatos gostaria de saber qual a melhor medida a ser tomada:
1º usar de outro meio para regular a fonte (zener, resistor)?
2º usar a fonte sem regulagem, pois o próprio pedal fará com que a tensão caia para o valor desejado?
Handmaker

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175

« Responder #1 : 13 de Junho de 2012, as 23:53:38 »

Depende do pedal que tu usa a tensão tem que ser regulada.  Mete num fuzz a tensão não regulada pra ver o que acontece.

T+
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #2 : 14 de Junho de 2012, as 17:19:32 »

JoaoVarios, o problema de se usar resistor/zener é que os calculos, principalmente do resistor, dependem muito do consumo do que você vai dependurar na fonte.
Se for para alimentar um pedal em especifico, não tem problema. Mas se for alimentar pedais diferentes, para cada um é possivel que você tenha que recalcular o resistor.
I don't want to die young...
I want to diode!
Patines
Handmaker

Obrigado

« Responder #3 : 14 de Junho de 2012, as 17:40:45 »

Para esta fonte, não é vantagem utilizar um zener, se for pra 9V ou algo assim.  Um regulador é melhor pois deve derivar somente uns 5mA.  Com zener, dificilmente conseguiria regular com esta margem tão pequena de tensão para cair no resistor e ainda regular para 9V.

Acho que se a fonte não dá a tensão que o João quer, da maneira como ele fala, é melhor partir para outra tentativa e encarar que não conseguirá 9V regulado com esta fonte.

Ou então tenha em mente pra que vai usar, e se der, baixa o valor da tensão regulada e usa temporariamente.

João, só faz uma experiência aí:  coloca um resistor de 2200R  alimentado pela fonte e mede que tensão dá.  Se der a mesma de 10,5V ou próximo disso, é que não dá os 9V mesmo.

Abraços, T+
« Última modificação: 14 de Junho de 2012, as 19:43:50 por Patines » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #4 : 14 de Junho de 2012, as 19:14:54 »

Precisa ver se esta fonte tem filtragem (capacitores). Às vezes só tem retificação ou muito pouca filtragem, já que é pra carregar bateria e a filtragem esteja na base do aparelho telefônico sem fio, onde tem o circuito de controle da carga. Aí usar essa fonte com saída retificada somente e regulador, seria um desastre. Experimenta colocar um capacitor eletrolítico de 1000uF antes do regulador 7809 e um de 100nF depois.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
JoaoVarios
Visitante
« Responder #5 : 14 de Junho de 2012, as 23:17:33 »

Estou achando que é melhor fazer como disse o Patines e partir pra outra.

Acho que vou usar o transformador que tenho aqui para a fonte temporária e comprar outro pra fonte definitiva. Assim já compro um transformador melhor e a fonte fica ainda mais caprichada.

Aliás, nem precisam dizer que essa era a melhor opção desde o começo Cheesy

É que montei a plaquinha com o regulador e ao fazer as medições surgiram estas duvidas, então aproveitei pra perguntar e aprender um pouco sobre o assunto.

Agradeço a todos pela atenção.

Precisa ver se esta fonte tem filtragem (capacitores). Às vezes só tem retificação ou muito pouca filtragem, já que é pra carregar bateria e a filtragem esteja na base do aparelho telefônico sem fio, onde tem o circuito de controle da carga. Aí usar essa fonte com saída retificada somente e regulador, seria um desastre. Experimenta colocar um capacitor eletrolítico de 1000uF antes do regulador 7809 e um de 100nF depois.
Com certeza xformer, tanto que tinha feito uma plaquinha com 2 capacitores cerâmicos de 100nF, um antes do regulador e outro depois, conforme sugeriram noutro tópico (não lembro se foi o Plautz ou o Lamer).
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #6 : 15 de Junho de 2012, as 10:26:12 »

Com certeza xformer, tanto que tinha feito uma plaquinha com 2 capacitores cerâmicos de 100nF, um antes do regulador e outro depois, conforme sugeriram noutro tópico (não lembro se foi o Plautz ou o Lamer).

Se na fonte não tiver um capacitor eletrolítico na casa dos centenas de micro farads, sua plaquinha só com o cerâmico de 100nF antes do regulador não vai adiantar nada (e ele fica louco).  O capacitor antes do regulador funciona mais como reservatório. É como querer escovar os dentes e enxaguar a boca com a água de uma colher de sopa enchendo-a toda hora com um fiozinho de água que sai da torneira. Precisa ter pelo menos um copo d`água cheio antes de começar a enxaguar. 100nF é muito pouco, se você tiver um capacitor de 1000 micro farads (10000 vezes maior do que 100nF !!!), experimente ligá-lo antes do regulador.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
JoaoVarios
Visitante
« Responder #7 : 26 de Junho de 2012, as 00:39:40 »

Pessoal, fiz como sugeriu o Patines,
[...]Mete num fuzz a tensão não regulada pra ver o que acontece.
mas ao invés de ligar num fuzz liguei num Booster LPB, e o único problema é que ele distorce, por conta da alta tensão (~14v)

Como pretendo usar essa fonte apenas com esse pedal pensei em fazer como sugeriram o Kem e novamente o Patines: regular a tensão com um resistor. Mas qual deve ser o valor desse resistor?
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #8 : 26 de Junho de 2012, as 17:28:18 »

JoaoVarios, com resistor, 7809, zener... você tem que colocar um eletrolitico como o xformer falou.
Pra calcular o resistor tem que saber o consumo do pedal.
I don't want to die young...
I want to diode!
Patines
Handmaker

Obrigado

« Responder #9 : 26 de Junho de 2012, as 23:12:22 »

Tem que saber:
1) a corrente que pucha o pedal na tensão nominal(regulada)
2) a tensão de entrada após os diodos, no capacitor eletrolítico
3) a tensão de saída nominal

Daí se consegue saber se é vantagem zener, regulador ou o que seja.

Abraços, T+
Visitante
« Responder #10 : 27 de Junho de 2012, as 00:05:29 »

É, não tinha pensado nesses "detalhes".

Bem, vou fazer uns testes aqui e ver como resolvo o problema da distorção do LPB.

Ou talvez encoste essa fonte e use o pedal com a minha fonte mesmo.

O lance é que eu pretendia emprestar o LPB, e queria emprestar a fonte também, mas como só tenho uma regulada aí fica mais complicado.

De qualquer forma muito obrigado pelas respostas.
  Imprimir  

Ir para: