Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Novembro de 2024, as 17:46:56

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Mod. captadores strato  (Lida 10355 vezes)
JoaoVarios
Visitante
« : 13 de Junho de 2012, as 20:29:23 »

Tenho uma Tagima Stratocaster 199*, com 3 singles coils, e estou querendo aumentar a variedade de timbres da mesma, mas sem trocar os captadores nem alterar a estética da mesma.

Andei procurando por esquemas de ligação, inclusive no site da Seymor Duncan, que disponibiliza várias esquemas, mas não encontrei nenhum que me agradasse.

A princípio pensei em ligar os captadores do meio e da ponte em série, pois assim simulariam um humbucker, o que poderia ser interessante pra ser usado nos solos.

Outra modificação que pensei em fazer foi ligar o captador do braço e da ponte juntos, pois tenho uma Dolphin que dispõe dessa ligação e dá um timbre muito interessante (parece um wah-wah)

Outra ligação que estou interessado em fazer é a de ligar os 3 captadores simultaneamente, pois acredito que isso me dará um som com as 3 faixas de frequëncia, isto é, grave, médio e agudo, interessante pra acordes limpos.

Bem, sei que posso estar enganado quanto a algumas coisas (provavelmente estou) por isso gostaria que o pessoal desse sugestões, indicasse sites onde possa encontrar esquemas, esquemas de ligações de chaves superswitch, potenciômetro push-pull e push-push(se é que existe) e outros componentes interessantes para aumentar a variedade de timbres deixando minha guitarra ainda mais versátil.

Agradeço antecipadamente pela atenção.
Visitante
« Responder #1 : 13 de Junho de 2012, as 20:51:54 »

Aqui tem vários.
http://www.guitarelectronics.com/category/wiring_resources_guitar_wiring_diagrams.custom_guitar_wiring_diagrams/

Boa sorte.
Visitante
« Responder #2 : 14 de Junho de 2012, as 00:03:44 »

Valeu whitebilly. Muito interessante o site. Achei um esquema que pode atender as minhas ideias iniciais, mas o que me chamou a atenção mesmo foi essa chave de 6 posições

Deem só uma olhada nisso, parece um câmbio de carro Cheesy
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

-----
Será que encontro uma chaves dessas aqui?  Sad Acho beeem difícil

Outra coisa que pensei que pudesse usar é uma chave seletora rotativa, pois poderia coloca-la no lugar de um dos potenciômetros e assim não alteraria tanto a estética da guitarra e, dependendo da quantidade de posições da mesma, teria ainda mais combinações na guitarra.
« Última modificação: 14 de Junho de 2012, as 00:50:38 por JoaoVarios » Registrado
JoaoVarios
Visitante
« Responder #3 : 19 de Junho de 2012, as 23:24:41 »

Pessoal, gostaria de saber se alguma Chave de onda pode ser usada como chave seletora de captadores.

Ou então se existe potenciômetro push-push, isto é, aperta-aperta.

Ou melhor ainda, uma chave como a usada na Multi-Strato
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 37
-Recebido: 4

Gosto de brincar de guitarrista e fazer por mim.

« Responder #4 : 20 de Junho de 2012, as 02:57:53 »

Andei pesquisando sobre esse esquema de ligação da multi-strato e não encontrei muita coisa na net. Ao que me parece, são utilizados captadores com uma bobina complexa onde se pode escolher impedâncias diferentes e são fabricados exclusivamente pela Malagoli pra esse kit - cheguei a encontrar a patente da malagoli.
Vi em algum lugar o esquema de ligação dessa chave, mas não lembro onde. Vou vasculhar pra ver se salvei aqui na minha máquina.

Talvez você possa investigar pra tentar re-enrolar suas bobinas do mesmo modo que a malagoli faz. Nunca mexi em captadores, e nem sei fazê-lo, mas se souber, talvez consiga as resistências necessárias nos 5 estágios de cada bobina.

[t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]Posição --------------[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]Resistência[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)] ----------[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][/tr]
[tr][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]-[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]Ponte[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]Meio[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]Braço[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][/tr]
[tr][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]1 - Hot Power[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]9,5k[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]7,5k[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]7,5k[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][/tr]
[tr][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]2 - Texas Special[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]7,0k[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]6,5k[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]6,2k[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][/tr]
[tr][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]3 - Custom 54[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]6,5k[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]6,0k[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]6,0k[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][/tr]
[tr][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]4 - Custom 69[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]5,8k[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]5,8k[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]5,8k[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][/tr]
[tr][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]5 - P.A.F[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]4,0k[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]4,0k[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]4,0k[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][/tr]
[/table]

Se eu achar o esquema de ligação da chave por aqui eu posto.
« Última modificação: 20 de Junho de 2012, as 11:40:07 por angelos » Registrado

"Fazer bom design é fácil.
Fazer um grande design requer um grande cliente."
(Michael Osborne)
whitebilly
Visitante
« Responder #5 : 20 de Junho de 2012, as 10:16:22 »

Interessante, nunca tinha pensado nisso, então medimos a resistência do captador e desenrolamos até chegar a resistência ai da tabela né?
deu vontade de arriscar heim..hehe  Tongue
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #6 : 20 de Junho de 2012, as 11:38:14 »

então medimos a resistência do captador e desenrolamos até chegar a resistência ai da tabela né?

Acho que não é tão fácil. Se não me engano, encontrei em algum lugar a informação de que alguns "estágios" da bobina tem fios de bitolas diferentes.
Talvez não valha a pena arriscar com os caps originais de tua guita. Acho melhor compra um kit pra montar e ir testando enrolamentos diferentes. Penso em fazer isso, mas me falta tempo.

Infelizmente a patente que eu encontrei não tem informações claras a respeito de como é enrolada a bobina.  Cry
O link está aqui: http://www.patentesonline.com.br/captador-magnetico-para-instrumentos-musicais-de-cordas-de-impedancia-multipla-225045.html
(Michael Osborne)
Victor Nery
Handmaker

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229

There‘s no religion higher than truth

« Responder #7 : 20 de Junho de 2012, as 11:42:42 »

Saudações,

Whitebilly, você pode utilizar uma chave spst (alavanca, deslizante, push-buttom, potenciômetro push-pull, etc) para ligar ou desligar os captadores ou ainda utilizar um potenciômetro de 250k para ter um controle blender. Pode até religar a guitarra para um controle geral de tonalidade e usar o segundo para tal função. Na minha strato eliminei um controle de tonalidade e desci os potenciômetros de volume e tonalidade para os furos inferiores pois sempre esbarrava no potenciômetro de volume. Batendo Cabeça

João Varios, nunca testei essa chave. Na minha strato eliminei a chave de 5 posições e utilizo chaves de alavanca daquelas azuis comuns nos pedais para fazer a comutação dos captadores. Acho que vale a pena testar sendo que a única ressalva que faço é ter muito cuidado ao tentar fazer alguma modificação na bobina do captador pois o fio é frágil e pode gerar uma dor de cabeça bem grande.

Abraço
« Última modificação: 20 de Junho de 2012, as 11:49:35 por victor nery » Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
angelos
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #8 : 20 de Junho de 2012, as 11:57:34 »

Whitebilly, já ia esquecendo, mas esses valores da tabela não são as impedâncias de cada estágio da bobina, mas sim o valor total do captador quando selecionada a posição indicada.

Outra coisa, acho que o timbre não tem a ver somente com a resistência, mas também com o magneto (que não sei qual é nesses caps da malagoli), a bitola dos fios e se estes estão apertados ou mais frouxos (espaço entre as voltas dos fios). Isso significa que pode não ser tão difícil construir um cap com o mesmo funcionamento, mas pra encontrar os timbres exatos da tabela, pode dar um bom trabalho.
(Michael Osborne)
Victor Nery
Handmaker

Obrigado

« Responder #9 : 20 de Junho de 2012, as 12:02:36 »

Saudações,

O Alex Frias criou um tópico sobre alterar os magnetos dos captadores de cerâmicos para alnico afim de obter um timbre mais legal. Vale a pena conferir.

Abraço
rafammbass
Visitante
« Responder #10 : 20 de Junho de 2012, as 12:40:06 »

Opa, que discussao legal!
Tenho uma strato com 3 humbuckers: little 59 no braço, hs-2 no meio e dimarzio protrack na ponte.
Andei esses dias pensando em colocar dois pares de chaves para cada um.
Quero colocar uma chave pra fazer serie-split-paralelo e outra pra ligar e desligar o captador. Dessa forma posso fazer o que quiser no som dela.
É claro que muda a estética da guitarra, mas eu nao ligo para isso.
Alguém tem experiencia ou opiniao sobre o assunto?

Abs!!!
Handmaker

Obrigado

« Responder #11 : 20 de Junho de 2012, as 12:47:22 »

Saudações,

Quero colocar uma chave pra fazer serie-split-paralelo e outra pra ligar e desligar o captador.

Não precisa de duas chaves para cada captador. Em vez disso você pode utilizar dpdts on-off-on sendo uma pra cada sendo que quando for ligá-los você já escolhe se os liga em série ou split e no meio eles estarão desligados.

Abraço
« Última modificação: 20 de Junho de 2012, as 12:55:20 por victor nery » Registrado

rafammbass
Visitante
« Responder #12 : 20 de Junho de 2012, as 13:26:01 »

Quero usar também o paralelo. Preciso daquelas chaves on-on-on, que no meio me deixa fazer o split. Por isso precisaria de outra pra ligar ou desligar o captador. No meu baixo, tenho uma dessas funcionando com um SMB5 na ponte.

Você já fez isso na sua? Abs!

Saudações,

Quero colocar uma chave pra fazer serie-split-paralelo e outra pra ligar e desligar o captador.

Não precisa de duas chaves para cada captador. Em vez disso você pode utilizar dpdts on-off-on sendo uma pra cada sendo que quando for ligá-los você já escolhe se os liga em série ou split e no meio eles estarão desligados.

Abraço
Handmaker

Obrigado

« Responder #13 : 20 de Junho de 2012, as 13:43:53 »

Saudações,

Não vejo sentido em ligar as bobinas de um captador duplo numa strato em paralelo uma vez que o timbre característico dela é obtido com um captador em paralelo com outro. Acho sim vantagem em guitarras que usam apenas um captador por isso não fiz na minha. Nunca utilizei chaves on-on-on. As chaves que uso ou já usei em outras guitarras que tive são on-on ou on-off-on spdt ou dpdt sendo que como mencionei, eliminei a chave de 5 posições e utilizo apenas essas chaves.

Abraço
« Última modificação: 20 de Junho de 2012, as 13:45:26 por victor nery » Registrado

JoaoVarios
Visitante
« Responder #14 : 20 de Junho de 2012, as 17:24:25 »

João Varios, nunca testei essa chave. Na minha strato eliminei a chave de 5 posições e utilizo chaves de alavanca daquelas azuis comuns nos pedais para fazer a comutação dos captadores. Acho que vale a pena testar sendo que a única ressalva que faço é ter muito cuidado ao tentar fazer alguma modificação na bobina do captador pois o fio é frágil e pode gerar uma dor de cabeça bem grande.

Abraço
Essa opção seria a mais fácil, porém, altera a estética da guitarra, algo que eu pretendia não fazer, tanto que por isso estou procurando alguma chave rotativa ou então um pot push-push, pois acredito que pelo formato do knob da strato, o push-pull talvez não funcione legal (dá impressão que ao puxar o potenciômetro vamos arrancar o knob ou a mão vai escorregar do mesmo).

Usar um dos potenciômetro pra fazer o blend é uma alternativa também.

Quanto a multi-strato, apesar dela ser muito interessante, vai contra a minha ideia original, que é aumentar a variedade de timbres numa strato sem trocar os captadores, mexendo apenas nas ligações dos captadores originais, assim teriamos uma guitarra strato com uma variedade de timbres maior sem perder sua originalidade, afinal, creio que quem tem uma Fender gostaria de ter mais opções de timbres sem ter que abrir mão de seus captadores originais.
  Imprimir  

Ir para: