Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Novembro de 2024, as 05:37:21

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: ATLAS DCA55 - Analisador de Semicondutores...?  (Lida 9848 vezes)
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« : 12 de Junho de 2012, as 13:31:55 »

Achei muito interessante esse aparelho e gostaria de compartilhar com outros aqui do fórum. Inclusive perguntar aos que já conheciam esse tipo de aparelho se ele realmente "entrega" o que promete . Também se conhecem outras marcas e modelos.

http://www.peakelec.co.uk/acatalog/jz_dca55.html

http://www.youtube.com/watch?v=8UgL53mtGVo

Aqui nesse clip o Graemey faz uso dele para se certificar se o transistor de Ge que veio no kit da Vintage Pedal Workshop é adequado para um Range Master:

http://www.youtube.com/watch?v=MVTGuGghYKo&feature=plcp
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Eduardo
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535

Paricipe da World Community Grid!

« Responder #1 : 12 de Junho de 2012, as 16:01:06 »

Oi Alex

As coisas que ele mede são fáceis de se identificar com um multímetro, duas pilhas e um par de resistores. Com certeza ele de fato entrega o que promete. A questão é saber se é útil!

Abraços

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #2 : 12 de Junho de 2012, as 16:06:53 »

Tempo é ouro, se ele ajudar a economizar tempo, possivelmente valerá a pena.
Pagão e feliz!!
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #3 : 12 de Junho de 2012, as 16:45:26 »

Oi Alex !

Eu tenho um já há algum tempo. Comprei na Farnell no Brasil mesmo. Veio e é fabricado na Inglaterra. Parece um brinquedo (ou aqueles pagers de antigamente) e é de plástico. Não uso muito, mais pra identificar um componente que ficou sem a identificação ou com poucas letras no código.  Desde que não seja um tiristor (SCR, TRIAC, etc) ele ajuda muito a descobrir o que é o componente (de 2 ou 3 pinos) não importando a ordem em que você conecta os fios com ganchos coloridos (ele identifica o que é cada terminal). Se for transistor bipolar NPN ou PNP, dá o hfe, quais são os terminais e outros dados (acho que Vbe, corrente de fuga, etc) que não me recordo bem. Também serve para mosfets (Vth, etc), jfets, diodos (Vf), leds (Vf).  Como a bateria dele é de 12V (23A) muitas medições ficam limitadas e ela se gasta rapidamente (eu deixo ela fora, mas pra colocá-la, tem que abrir o aparelho). Não sei se serviria pra fazer casamento de transistores ou fets.  Mas ele funciona bem.

Uns meses depois de tê-lo adquirido, vi um artigo/projeto na revista Electronique Pratique com as mesmas funções e bem semelhante ao DCA.  Basicamente é um microcontrolador PIC (um 16F872) que com o auxílio de algumas chaves analógicas (4053) fica testando o componente com várias combinações.  Se tiver grana sobrando pra adquirir um, beleza, senão, não vai morrer por falta de um.

Abs
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
plautz
Visitante
« Responder #4 : 12 de Junho de 2012, as 16:56:41 »

XFormer,

O PIC usado na revista francesa está indicado errado. Na verdade é o 16F876A, e os CIs são 74HC4052.

O produto mostrado pelo Alex e por você comprado não é nada mais que o projeto que saiu nessa revista francesa e em uma elektor da vida, apenas com componentes SMDs, para miniaturizar mais.

Pelo que lembro dos projetos a alimentação é de 9V. Esse aparelho que você comprou usa luz de fundo no LCD? Se usa está aí o comedor de bateria.

Abraços.
Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #5 : 12 de Junho de 2012, as 17:05:22 »

Plautz, pode até ser esses componentes, não estou me lembrando muito.  Já no meu aparelho da Peak Atlas, tenho certeza que a bateria é de 12V (aquelas 23A de controles remotos, cilíndrica pequena). Ele gasta a bateria porque não tem chave de liga-desliga, mas não tem back light não, o display é um comum de 2x16. O aparelho é ativado por um push-button (tem dois) e depois de um tempo o circuito "desliga" (o PIC fica na verdade em stand-by - modo sleep). Talvez as novas versões do DCA possam usar um PIC mais novo com consumo menor em stand-by.

No site do fabricante tem mais informações:
http://www.peakelec.co.uk/acatalog/jz_dca55.html

Minha versão do aparelho ainda não testava tiristores. Com o tempo a Peak foi atualizando o firmware e adicionando mais funções.
« Última modificação: 12 de Junho de 2012, as 17:15:45 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #6 : 12 de Junho de 2012, as 17:19:34 »

Eu sinceramente agradeço aos dois, pois até vi alguns projetos DIY na rede, mas fico meio perdido quanto à relação custo/benefício.

Na verdade não comecei esse tópico com um entusiasmo absurdo, apenas achei a ferramenta para coisas como determinar a corrente de fuga de transistores de Ge ao mesmo tempo que fornece o hfe.

Isso quando você vai medir 200 transistores pra classificá-los, creio que facilite um pouco sim! Mas não achei ferramenta essencial e nem sugeri esse tipo de coisa.

Para mim a possibilidade de ter um facilitador desses me pareceu boa, mas não achei que valesse o investimento de 70 e poucos dólares + frete + taxas. Em contrapartida a idéia de um projeto DIY é interessante até pela coisa de construir e tal.

-----
Quanto à alimentação. Como seria pra usar na bancada, não seria interessante apenas eliminar a bateria e usar uma fonte bem regulada e filtrada???
« Última modificação: 12 de Junho de 2012, as 17:21:35 por Alex Frias » Registrado

Pagão e feliz!!
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #7 : 12 de Junho de 2012, as 17:32:05 »

Alex, achei esse review antigo que saiu na EPE e que fala sobre o teste satisfatório de transistores de germânio (AC127 e OC44) e mostra exatamente como é internamente o circuito. Sim, daria pra fazer um furo e soldar facilmente dois fios pra ligar numa fonte externa. Ali ainda fala quais são os componentes principais (16C73 e 4051), mas acho que no meu já são outros. Eles vão melhorando as funções e pra isso precisam de mais memória pra implementar as funções. Assim, basta pra eles trocar o PIC por um de maior memória (como o Plautz citou, o 16F876 é o que tem mais memória da família e às vezes a mesma pinagem e tamanho).

www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=inside+dca55+review&source=web&cd=15&ved=0CGUQFjAEOAo&url=http://www.qsl.net/ve2mlv/dca-55/fra/epemag.pdf&ei=YqTXT7QT44DqAdD35Y0D&usg=AFQjCNHByiEBws9mZkDURJcJkgB_sP5ZEA
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #8 : 12 de Junho de 2012, as 17:48:17 »

O DIY que eu tinha visto foi esse aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=dtoSCx3pwpY&list=PL48AE73731A9E1D9F&index=4&feature=plpp_video

O DCA55 na Farnell consegue sair mais barato que comprado pelo Ebay, mas também tem a espera monstro.

A opção de um projeto DIY parece mais sedutora.

-----
O projeto do vídeo:

http://translate.google.com/translate?sl=de&tl=en&js=n&prev=_t&hl=pt-BR&ie=UTF-8&layout=2&eotf=1&u=http%3A%2F%2Fwww.mikrocontroller.net%2Ftopic%2Ftransistortester-mit-avr
« Última modificação: 12 de Junho de 2012, as 19:05:59 por Alex Frias » Registrado

Pagão e feliz!!
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #9 : 19 de Novembro de 2012, as 16:30:12 »

A Peak vai lançar um novo analisador de semicondutores que consegue até traçar as curvas deles (bipolares, mosfets e jfets).  Vejam:

http://www.peakelec.co.uk/acatalog/dca75-dca-pro.html

Achei muito interessante.
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #10 : 19 de Novembro de 2012, as 19:15:15 »

Realmente não será a coisa mais baratinha do mundo, mas é muito interessante mesmo!

Legal!
Pagão e feliz!!
Gilmar
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 19

« Responder #11 : 28 de Dezembro de 2012, as 21:12:40 »

Esse ching-ling é mais barato, será que o custo benefício compensa?

http://www.ebay.com/itm/DUOYI-DY294-Digital-Transistor-Tester-Semiconductor-transistor-tester-/181046574430?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item2a27377d5e
DIY Freak

Obrigado

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #12 : 28 de Dezembro de 2012, as 22:02:19 »

Isso depende da necessidade de cada um. No meu caso não interessaria em nada, comparado ao que já comentamos sobre o Atlas. Nesse você já tem que saber e selecionar o tipo de semicondutor. É outro tipo de aparelho!
Pagão e feliz!!
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: