Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
24 de Novembro de 2024, as 17:01:39
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Fórum Geral
>
Luthieria
>
Retífica trastes
Páginas:
1
2
[
1
]
2
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: Retífica trastes (Lida 13773 vezes)
whitebilly
Visitante
Retífica trastes
«
:
10 de Junho de 2012, as 11:31:06 »
Bom dia galera.
Bom a muito tempo estou querendo fazer a retifica dos trastes de minha guitarra, pois ja levei em 3 luthiers e estragaram mais ainda mmeu braço. ele está reto
e bem nivelado, o problema é os trastes que estão quadrados e trastejando.
Como realizar o trabalho eu sei, mas estou vendo aqui no site Stewmac a lima pra comprar pra arrendondá-los
e não sei qual dessas me serviria.
http://www.stewmac.com/shop/Tools/Saws/Gauged_Saws.html
PS. medi com a reguá meu traste tem 2mm de espessura certinho.
Handmaker
Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 16
Re: Retífica trastes
«
Responder #1 :
10 de Junho de 2012, as 13:12:40 »
precisara dessa
http://www.stewmac.com/shop/Fretting_supplies/Shaping_and_crowning/Fret_End_Dressing_File.html?tab=Pictures
apesar que usando aquelas limas triangulaes que vende em lojas de materiais de construcao t
b
(moderador, peço que me suspenda do fórum)
serve se for so para arredondar o topo dos trastes... lembre que e importante alinha-los na mesma altura
essas que voce citou nao sao limas e sim serras para slotar e fazer nuts
Visitante
«
Responder #2 :
10 de Junho de 2012, as 13:25:55 »
Vi errado intão tem essa que você colocou, mas eu quero uma que vc passa em cima deixa redondinho...ja é no formato do trate sabe?
Handmaker
Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 16
«
Responder #3 :
10 de Junho de 2012, as 13:27:35 »
conheco nao o que sei e passar a lima por cima e nivelalos e depois retificlos com a lima menor em seus cantos
Visitante
«
Responder #4 :
10 de Junho de 2012, as 13:32:03 »
achei é este
http://www.stewmac.com/shop/Fretting_supplies/Shaping_and_crowning/Offset_Diamond_Fret_File.html
200,00 to fora ..rs
Freqüente
Obrigado
-Dado: 113
-Recebido: 68
«
Responder #5 :
10 de Junho de 2012, as 13:45:24 »
Ola whitebilly não seria isso que voçe esta querendo?
http://luthierssupplies.com.au/images/3-in-1-fret-file.jpg
http://www.stewmac.com/shop/Fretting_supplies/Shaping_and_crowning/Three-in-one_Fret_File.html?actn=100101&xst=3&xsr=531
-----
Citação de: acdust em 10 de Junho de 2012, as 13:45:24
Ola whitebilly não seria isso que voçe esta querendo?
http://luthierssupplies.com.au/images/3-in-1-fret-file.jpg
http://www.stewmac.com/shop/Fretting_supplies/Shaping_and_crowning/Three-in-one_Fret_File.html?actn=100101&xst=3&xsr=531
Acho que o nome é Fret File
ADI_V2006
Visitante
«
Responder #6 :
13 de Junho de 2012, as 07:58:20 »
Bom dia WHITEBILLY, essa ferramenta não é barata porém é essencial após a retífica dos trastes, senão além de ficar estéticamento feio os trastes quadrados facilitam o trastejamento. Eu comprei uma da lima desta da LUTHIEREXPRESS, na stewmac tem uma do mesmo modelo, é esta aqui:
http://www.stewmac.com/shop/Tools/Special_tools_for_Fretting/Dual-grit_Diamond_Fret_File.html
http://luthierexpress.blogspot.com.br/
Espero ter ajudado, qualquer dúvida estou a disposição.
Visitante
«
Responder #7 :
13 de Junho de 2012, as 08:59:55 »
O Canal do Youtube da Santo Ângelo está lançando uma série de vídeos de regulagem com o Gustavo Guerra, já tem o primeiro e já fala de retífica de trastes, vale a pena dar uma conferida
Visitante
«
Responder #8 :
13 de Junho de 2012, as 10:27:53 »
Vou conferir obrigado.
Visitante
«
Responder #9 :
13 de Junho de 2012, as 12:24:48 »
Acrescentando meus dois centavos.
Longe de pretender desestimular alguém a aprender luthieria, mas...
São duas coisas diferentes, o nivelamento e o coroamento de trastes .
O primeiro procedimento visa nivelar os trastes entre si, tendo eu vista melhorar uma montagem irregular, acidente, ou desgaste pelo uso intenso ou com cordas oxidadas. Não é tarefa fácil para amadores. Já vi muito luthier de renome fazer "belas porcarias", independentemente do fato de possuir ferramental adequado, que não é pouca coisa (Blocos de Raiamento no mesmo radiano da escala, blocos guia laterais, réguas para medir a curvatura da escala e do braço)
Muita perícia e experiência para observar desgastes, desvios e o "neck relief" do braço e, depois de tudo, efetuar o coroamento individual dos trastes.
O segundo procedimento, que obrigatoriamente segue o anterior, objetiva arredondar/centralizar o topo do traste, melhorando a entonação e o conforto do guitarrista por amaciar as arestas deixadas por um nivelamento, retífica ou desgaste. As vezes inclui um procedimento de desbaste e diminuição das arestas do final dos trastes junto a escala, onde há um corte, em geral, de 45 graus. Não é um procedimento difícil mas exige ferramentas específicas e muita paciência, pois de outra forma é possível provocar danos à madeira da escala.
E finalmente, ferramentas adequadas para retificar os slots do nut, operação que exige ferramental bem específico.
Não é molezinha. Mesmo !
Visitante
«
Responder #10 :
13 de Junho de 2012, as 13:08:42 »
Eu assisti vários tutoriais inclusive este...
Este ultimo do andré guerra achei legal porém faltou o que você mencionou que eu vi em outros videos,
o aredondamento do traste, porque só com a pedra e as lixas acho que não vai ficar perfeito.
A ferramenta certa pra isto eu achei no link lá nos primeiros posts, porém custa muito caro,
estou tentando achar aqui na minha cidade uma lima pequena pra fazer esta parte.
Acho que amanhã cedo vou fazer isto.
Iniciante
Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 19
«
Responder #11 :
13 de Junho de 2012, as 16:34:59 »
Eu possuo esta lima da Stewmac, e por experiência te digo que trastes bem colocados dispensam o coroamento, o acabamento fica só com nivelamento (mínimo) e acerto com lixa fina. A lima só em casos de entrastamento mal feito, onde é preciso nivelar drasticamente. Lembre-se que se for preciso retirar muito no nivelamento, alguns trastes ficarão com espessura menor que outros, pondendo dar muita dor de cabeça. Nesse caso é melhor reentrastar com um luthier experiente. Outro detalhe é que a lima arranha demais os trastes e você terá que acertar na lixa fina. Em todo caso se você estiver compelido a comprar a lima, prefira a diamantada, arranha menos, fuja da lima da musictools que arranha pra caramba.
Visitante
«
Responder #12 :
13 de Junho de 2012, as 18:11:40 »
Eu possuo esta lima da Stewmac, e por experiência te digo que trastes bem colocados dispensam o coroamento, o acabamento fica só com nivelamento (mínimo) e acerto com lixa fina.
Me permita discordar. Fazer nivelamento e omitir o coroamento é fazer o trabalho pela metade. Se a guitarra chegou ao ponto de ter trastes desgastados, em que há necessidade de se rebaixar os demais ao mesmo nível, o coroamento se impõe. Não me parece suficiente um leve "dressing" nas quinas que resultam do nivelamento.
A secção do traste deve ser semelhante a um semi-círculo ou triangulo com a aresta superior arredondada. Um trapézio com as laterais superiores amaciadas não é suficiente. Haverá prejuízo para a entonação.
Com relação às limas, muita gente utiliza limas triangulares para o coroamento dos trastes. O problema é o risco para a madeira da escala. A limas tem graus de abrasividade diversos, Bastarda, Bastardinha, Murça e Murcinha. O mesmo ocorre com abrasivos diamantados. Quanto mais abrasivo, mais rápido o desbaste e menor entupimento da ferramenta. O polimento final é imperativo e quase sempre manual. Por isso os instrumentos mais refinados são mais caros. Mais horas de trabalho...
Iniciante
Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 19
«
Responder #13 :
13 de Junho de 2012, as 21:20:04 »
Se a guitarra chegou ao ponto de ter trastes desgastados, em que há necessidade de se rebaixar os demais ao mesmo nível, o coroamento se impõe.
Concordo com você, mas trastes bem colocados dispensam a lima. Se os trastes estão gastos a ponto de requerer nivelamento e coroamento, eles já perderam a característica primária deles que é o gosto da instrumentista, cada um usa a medida de traste que proporciona conforto e tocabilidade, então, recuperar traste com gasto extremo é um tipo de serviço meia boca, haja visto que nosso colega está insatisfeito. Trates com muito desgaste deve ser trocado, dá menos trabalho do que recuperar.
Administrator
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 468
«
Responder #14 :
13 de Junho de 2012, as 22:06:14 »
Citação de: Gilmar em 13 de Junho de 2012, as 21:20:04
Concordo com você, mas trastes bem colocados dispensam a lima. Se os trastes estão gastos a ponto de requerer nivelamento e coroamento, eles já perderam a característica primária deles que é o gosto da instrumentista, cada um usa a medida de traste que proporciona conforto e tocabilidade, então, recuperar traste com gasto extremo é um tipo de serviço meia boca, haja visto que nosso colega está insatisfeito. Trates com muito desgaste deve ser trocado, dá menos trabalho do que recuperar.
Mas trocar trastes poder ser tão difícil quanto "recuperar" uma vez que pra tirar os trastes da guitarra requer uma técnica pra não tirar lasquinhas da madeira no momento em que você o levanta.
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Páginas:
1
2
[
1
]
2
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...