Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
16 de Novembro de 2024, as 16:41:33
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Off Topic
>
Off-Topic
>
China Blue - Documentário que mostra o lado exploratório das fábricas chinesas
Páginas:
1
2
3
4
1
2
[
3
]
4
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: China Blue - Documentário que mostra o lado exploratório das fábricas chinesas (Lida 17304 vezes)
a.sim
Visitante
Re: China Blue - Documentário que mostra o lado exploratório das fábricas chinesas
«
Responder #30 :
15 de Junho de 2012, as 12:37:15 »
Podes argumentar à vontade, colega, mas isso não vai mudar a conjuntura mundial. Lembro de ter lido num desses jornais classistas ( do Sindicato dos Professores, se não me engano... ) que a nova ordem mundial está definida assim :
China - manufatura
Índia - serviços
Brasil - matéria-prima e comida in-natura
Ora, é fácil resolver a equação, mesmo para quem não é das exatas :
Produto industrializado = f (China)
Alimento processado = Produto industrializado
Alimento processado = alimento in-natura x f ( China )
Brasil -> alimento in-natura
alimento processado -> Brasil
Logo, alimento in-natura x f ( China ) -> Brasil
Quer goste ou não, há uma probabilidade não-nula de que o Brasil passe a ser uma fazenda gigante, destinada a fornecer :
minério de ferro
bauxita
petróleo
soja
milho
café
cana-de-açúcar
carne
leite
Quero estar em Shenzhen, a essas alturas !
Visitante
Re: China Blue - Documentário que mostra o lado exploratório das fábricas chinesas
«
Responder #31 :
15 de Junho de 2012, as 16:14:50 »
Podes argumentar à vontade, colega, mas isso não vai mudar a conjuntura mundial.
É verdade. Mas a conjuntura mundial não é uma obra criada e mantida por um presidente colorido !
Lembro de ter lido num desses jornais classistas ( do Sindicato dos Professores, se não me engano... ) que a nova ordem mundial está definida assim :
China - manufatura
Índia - serviços
Brasil - matéria-prima e comida in-natura
Suponho que os professores sejam contra esta fixação do Brasil na produção agrícola.
Mas... O Partido Verde acha o máximo ! Entendem que o Brasil tem de seguir sua vocação natural, inclusive com a redução da área plantada, que as indústrias são poluentes e que para produzir precisam de tecnologia tão cara que torna o produto não-competitivo no mercado internacional. É o mesmo que solapar a indústria nativa.
Enquanto isso a China produz do jeito que quer, poluindo, devastando, sem que o nosso país possa impor obstáculos aos seus produtos e limites de compras em virtude de um alinhamento político que foi obra de um presidente bem mais recente. E muito popular. Ao qual os chineses são imensamente gratos.
Como mudar isso ? Basta proibir a importação de produtos que sejam manufaturados por empregados trabalhando em condições degradantes e em desacordo com os mais comezinhos direitos humanos e regras da OIT.
A dificuldade é ter coragem de fazer isso, aumentar o custo de vida por necessitar comprar de países com custos de produção maiores. Uma medida pouco popular, que não seria tomada por um governo populista.
Coragem que não faltou a presidente colorido, pois ele desafiou diversos cartéis e interesses ao mudar a regra do jogo. E pagou bem mais caro que a concorrência (outros políticos) por seus deslizes.
Mas é assim. A gente só enxerga até onde nossa vista alcança !
Então continue, ao melhor estilo Cap. Renard... Eleja os culpados de costume.
«
Última modificação: 15 de Junho de 2012, as 16:16:47 por zekkez
»
Visitante
«
Responder #32 :
16 de Junho de 2012, as 12:31:32 »
Citação de: zekkez em 15 de Junho de 2012, as 16:14:50
Mas é assim. A gente só enxerga até onde nossa vista alcança !
Então continue, ao melhor estilo Cap. Renard... Eleja os culpados de costume.
Colega...isso já está ficando pessoal da tua parte. Daqui a pouco, a moderação baixa nos teus tópicos. Lembrando que pertences a uma classe ligada às Ciências Humanas, talvez seja aquela onde vence quem argumenta melhor, independentemente se é correto, verdadeiro, ou não. Eu me nego a continuar uma discussão baseada nesses termos. Congratulações; o colega venceu !
Felizmente, isso não tem fundamento na Natureza, onde as leis são imutáveis e independem de argumentação.
«
Última modificação: 16 de Junho de 2012, as 12:43:11 por a.sim
»
Handmaker
Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131
É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem
«
Responder #33 :
16 de Junho de 2012, as 13:37:51 »
Citação de: a.sim em 16 de Junho de 2012, as 12:31:32
Colega...isso já está ficando pessoal da tua parte.
É por isso que acredito e apoio firmemente que assuntos de natureza político/ideológicas, religiosas e afins sejam proibidas no fórum. Somente geram confusão, não acrescentam em nada. Para discussões de natureza diferente das do fórum, existem vários fóruns sobre esses temas polêmicos. Adoro conversar/discutir (sem ofensas pessoais) com pessoas que pensam diferente de mim. O debate entre idéias diferentes, desde que feito sem paixões, de uma forma salutar, promove crescimento intelectual. No nosso fórum isso não cabe.
«
Última modificação: 16 de Junho de 2012, as 13:40:17 por Jairo
»
Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
zekkez
Visitante
«
Responder #34 :
16 de Junho de 2012, as 13:45:15 »
Lamento que o colega forista tenha entendido mal minhas colocações.
Jamais tentei pessoalizar minhas constatações. Muito pelo contrário, procurei demonstrar que não existe um único culpado de plantão e, que às vezes, elegemos alguém por "não sabermos da missa a metade".
Minhas opiniões foram corroboradas por fatos. Não são fruto de impressões pessoais.
Digo mais. Partilho das mesmas apreensôes que o colega quanto ao futuro da política comercial do país, da possibilidade de desindustrialização, etc... Entretanto, discordo quanto a responsabilização única e exclusiva que o nobre forista tenta impingir a uma única pessoa.
Em razão desta discordância, procurei mostrar os equívocos históricos cometidos. Com fatos, não apenas argumentação vazia.
Tenho também a consciência limpa de não ter cometido "pequenas crueldades e provocações" em meus posts.
Se de forma involuntária ofendi o colega, rogo que aceite minhas desculpas.
Porém, devo acrescentar, acredito na verdade e na força dos argumentos. Se o que é correto e verdadeiro não pode ser demonstrado por argumentação, provas e outros elementos de convicção, que outra forma de comprovação restaria à nós? A Fé pessoal, a crença individual ?
Lamento dizer. Estas não me bastam. E acho que sequer ficam bem num forum de cunho técnico como este. Se vislumbro um erro, um equívoco e entendo que posso demonstrar como corrigir o raciocínio e o problema, me manifesto, dando minha opinião e os fundamentos. Jamais argumentação vazia.
Como disse certa vez o escritor Miguel de Unamuno, reitor da Universidade de Salamanca:
- As vezes calar é mentir !
Um abraço.
-----
Citação de: Jairo em 16 de Junho de 2012, as 13:37:51
Citação de: a.sim em 16 de Junho de 2012, as 12:31:32
Colega...isso já está ficando pessoal da tua parte.
É por isso que acredito e apoio firmemente que assuntos de natureza político/ideológicas, religiosas e afins sejam proibidas no fórum. Somente geram confusão, não acrescentam em nada. Para discussões de natureza diferente das do fórum, existem vários fóruns sobre esses temas polêmicos. Adoro conversar/discutir (sem ofensas pessoais) com pessoas que pensam diferente de mim. O debate entre idéias diferentes, desde que feito sem paixões, de uma forma salutar, promove crescimento intelectual. No nosso fórum isso não cabe.
Pois é Jairo.
Concordo plenamente com tuas observações. Mas entendo que a regra deva ser respeitada por todos. O que não ocorreu. O forista
a.sim
mencionou na primeira página:
Eu lembro do tempo em que a gente tinha fábricas aqui, antes que um certo presidente ( não vou citar o nome de novo ) escancarasse as fronteiras para o lixo importado. O povo trabalhava, ganhava dinheiro, todos tinham emprego.
De minha parte não houve manifestação.
Mais uma vez o forista
a.sim
referiu:
tudo que puder ser enviado no container sem medo de estragar...
aí sim, vai ter gente elogiando o presidente que escancarou as fronteiras...
Bem... diante disso me manifestei:
Sei lá... Pensei que política era um assunto a ser evitado no forum...
Mas vamos lá:
Acho que fica bem claro que se houve transgressão à alguma regra, não foi iniciativa minha. Não me oponho ao debate, mas acho que o que é permitido para um é para todos. Sequer discordo por completo do colega forista como demonstrei anteriormente. Divergimos quanto à pessoalização na pessoa de um presidente. Sempre me expressei com urbanidade e com argumentos bem fundamentados. Os leitores julgarão as manifestações. Acredito que os moderadores também. Que tirem suas próprias conclusões.
«
Última modificação: 16 de Junho de 2012, as 14:02:03 por zekkez
»
Visitante
«
Responder #35 :
16 de Junho de 2012, as 14:27:11 »
Citação de: Jairo em 16 de Junho de 2012, as 13:37:51
É por isso que acredito e apoio firmemente que assuntos de natureza político/ideológicas, religiosas e afins sejam proibidas no fórum.
Nem políticas, nem ideológicas, religiosas ou qualquer afins, colega. Apenas História Contemporânea. Vamos ver esses tópicos sendo estudados nos livros de História dos nossos netos...num capítulo talvez chamado " Década de 1990 - O Início da Desindustrialização do Brasil ".
Concordo que a discussão não vai levar a lugar nenhum. Independentemente da calorosa discussão aqui fomentada, os chineses continuarão a vender os seus produtos aqui dentro e no restante do mundo.
Reitero, entretanto, minha colocação anterior : tudo que puder ser enviado no container sem medo de estragar...
«
Última modificação: 16 de Junho de 2012, as 14:33:30 por a.sim
»
Visitante
«
Responder #36 :
16 de Junho de 2012, as 14:28:17 »
Eu pessoalmente, não quero botar lenha na fogueira, acho que no fim todos queremos o mesmo e estou adorando a discussão, tenho certa tendência a concordar com o zekkez em seus argumentos...
Sem levar para o lado pessoal, estas discussões enriquecem o pensamento intelectual... que seja baseado em fatos comprováveis(coisa dificil heim!)...
Que não se rotule culpados sem que se tenha todas as informações para isso.... e acreditem nunca as teremos....
Qualquer fato histórico que venha a mim por meio deste forum, que é feito por pessoas que eu respeito, para mim é muito valido!!!!
Vocês precisam ver o nivel de discussão que eu escuto entre pesoas cultas e estudadas não chega perto de ter a qualidade dos fatos expostos por todos aqui...
Em sua maioria são colocações vazias, que estão bem longe do cerne do problema. Acho tudo isso muito sadio, só não pode ficar pessoal.
E reforço minhas palavras, se parar de comprar da china resolvesse o problema eu engrossaria o coro do protecionismo.... Mas como de certo não resolve, fico muito feliz quando meus produtos chineses chegam! E com certeza Continuarei comprando livre de culpa, sabendo que o máximo que podemos e faremos a respeito, é tão somente discutir o assunto....
E acho muito valido discutir os problemas de nosso próprio país.
Claro a china sofre! E o Brasil é feliz?
Handmaker
Obrigado
«
Responder #37 :
16 de Junho de 2012, as 14:57:14 »
Citação de: a.sim em 16 de Junho de 2012, as 14:27:11
Nem políticas, nem ideológicas, religiosas ou qualquer afins, colega. Apenas História Contemporânea.
Acho impossível se discutir história sem um viés ideológico. Pergunte a um importador que ele vai dizer que os anos collor foram bons, pois permitiram que ele vendesse produtos importados. Pergunte a um industrial e ele dirá que para ele foi o fim. Peça para Roberto Campos ou Maria da Conceição Tavares contarem a história do Brasil para ver como vai parecer com a história de dois países diferente. A história não é imparcial, e geralmente é contada pelo vencedor...
«
Última modificação: 16 de Junho de 2012, as 15:00:13 por Jairo
»
zekkez
Visitante
«
Responder #38 :
16 de Junho de 2012, as 16:57:02 »
Jairo
Acho impossível se discutir história sem um viés ideológico. Pergunte a um importador que ele vai dizer que os anos collor foram bons, pois permitiram que ele vendesse produtos importados. Pergunte a um industrial e ele dirá que para ele foi o fim.
Correto. E muito mais coisas no meio disso, pois alguns industriais, com a importação de máquinas ferramentas, se habilitaram a produzir mais e mais barato. E até exportar. Outros investiram na terceirização e se tornaram dependentes de um fornecedor externo.
O viés ideológico está vivo e presente e pode ser reconhecido até numa simples sentença:
"Década de 1990 - As bases do Crescimento do Brasil". Ela estaria plenamente de acordo com o ufanismo geral do governo atual, como nunca antes na história deste país...
Em verdade, nenhum presidente abriu a Caixa de Pandora e libertou todos os males do mundo ao mesmo tempo. Ainda que alguns insistam. Eu me lembro que o presidente Itamar Franco, substituto do Culpado de Plantão incentivou a indústria nacional, reduziu impostos dos carros populares (custavam U$ 7.000)), etc... e tal. Tentou tornar a indústria nacional competitiva. Tivemos até o renascimento do Fusca ! Também apontei em post anterior que outros dirigentes, por seus atos, abriram as portas do país com menos pudor que o Collorido.
Mas ocorre que todo mundo quer obter o máximo pelo mínimo. Considerações nacionalistas são postas de lado.
Os consumidores querem o melhor produto pelo melhor preço. Estão errados ?
Nossos empresários tem em seu foco o lucro, principalmente quando o lucro é obtido sem riscos e percalços como produção, fornecedores, ações trabalhistas, greves e impostos abusivos. Importar barato e revender caro pode ser a solução. Também podem produzir direto na China, tratando os chineses da mesma forma. Estão errados ?
E para demonstrar isso me socorro das postagens do forista
a.sim
Pag. 1: - Verdade, gente...estou pensando em abrir uma filial da Schatz em Shenzen.
Pag.3: - Quero estar em Shenzhen, a essas alturas !
Em suma: Farinha pouca? Meu pirão primeiro ! Para manter a minha lucratividade devo desconsiderar o país e os direitos humanos chineses, regras da OIT e produzir nas mesmas condições e concorrer com eles.
Cumpre aos poderes constituídos manter um equilíbrio entre as partes, sem os excessos de hoje, mas sem a cartelização da era pré-Collor quando a importação se fazia para atender aos interesses dos importadores. Só traziam o que tinha venda fácil. As necessidades dos consumidores, os itens que não tinham grande apelo popular e não representavam lucro rápido e fácil, eram esquecidos.
Hoje. ainda que pagando taxas de importação exorbitantes, mesmo sobre o frete, podemos resolver nossos problemas. Antigamente, só tendo amigo na aviação internacional ou um contato na Cacex.
«
Última modificação: 16 de Junho de 2012, as 17:00:31 por zekkez
»
Visitante
«
Responder #39 :
16 de Junho de 2012, as 17:29:00 »
Credo... a disputa ideológica continua. Mas já que me nominaram de novo, reafirmo :
Pag. 1: - Verdade, gente...estou pensando em abrir uma filial da Schatz em Shenzen.
Pag. 3: - Quero estar em Shenzhen, a essas alturas !
Eu quero continuar a produzir transformadores por muito tempo, ainda. Mas, talvez, com a desindustrialização nacional, a única maneira disso permanecer será mudando a fábrica para ...Shenzhen !
Mas, desde já, tranquilizo os colegas aqui do HM, posto que caso isso aconteça, eu permanecerei atendendo a todos da mesma forma como se a produção fosse local, OK ?
«
Última modificação: 16 de Junho de 2012, as 17:47:33 por a.sim
»
Handmaker
Obrigado
«
Responder #40 :
16 de Junho de 2012, as 17:54:15 »
Citação de: a.sim em 16 de Junho de 2012, as 17:29:00
Eu quero continuar a produzir transformadores por muito tempo, ainda. Mas, talvez, com a desindustrialização nacional, a única maneira disso permanecer será mudando a fábrica para ...Shenzhen !
Mas, desde já, tranquilizo os colegas aqui do HM, posto que caso isso aconteça, eu permanecerei atendendo a todos da mesma forma como se a produção fosse local, OK ?
Mas como a produção será na china espero que os preços caiam substancialmente...
a.sim
Visitante
«
Responder #41 :
16 de Junho de 2012, as 18:17:32 »
Citação de: Jairo em 16 de Junho de 2012, as 17:54:15
Mas como a produção será na China espero que os preços caiam substancialmente...
Com certeza ! Pena que vai levar 7 dias de correio + 23 dias de Alfândega para chegar às suas mãos. Sem falar nos 100 % da comissão do Rei.
Mas eu " prometo " enviar como pessoa física, indicando que é " gift ".
Handmaker
Obrigado
«
Responder #42 :
16 de Junho de 2012, as 20:29:27 »
Citação de: a.sim em 16 de Junho de 2012, as 18:17:32
Com certeza ! Pena que vai levar 7 dias de correio + 23 dias de Alfândega para chegar às suas mãos. Sem falar nos 100 % da comissão do Rei.
Mas eu " prometo " enviar como pessoa física, indicando que é " gift ".
E diante dessa dificuldade toda de entregar seu produto, ainda compensa ir produzir na china?
ApAcHe*
Visitante
«
Responder #43 :
16 de Junho de 2012, as 20:33:22 »
Compensa pela questão que ele pode expandir a venda de transformadores não só pro Brasil, mas para todo mundo e com a qualidade Schartz, ou seja, pra mim, a expansão do domínio da China sobre tudo que é industrializado é uma realidade que não podemos fazer nada, só ajudar expandindo, e pra dizer a verdade, o que é que o Brasil produz? Comida!
Handmaker
Obrigado
«
Responder #44 :
16 de Junho de 2012, as 20:45:56 »
Citação de: ApAcHe* em 16 de Junho de 2012, as 20:33:22
Compensa pela questão que ele pode expandir a venda de transformadores não só pro Brasil, mas para todo mundo e com a qualidade Schartz, ou seja, pra mim, a expansão do domínio da China sobre tudo que é industrializado é uma realidade que não podemos fazer nada, só ajudar expandindo, e pra dizer a verdade, o que é que o Brasil produz? Comida!
Vou esperar a resposta dele...
Páginas:
1
2
3
4
1
2
[
3
]
4
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...