Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
24 de Novembro de 2024, as 16:29:31
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Fórum Geral
>
Luthieria
>
Diminuir som acústico de violão
Páginas:
1
2
1
[
2
]
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: Diminuir som acústico de violão (Lida 18768 vezes)
Blum
Visitante
Re: Diminuir som acústico de violão
«
Responder #15 :
04 de Junho de 2012, as 14:40:54 »
Olá pessoal! Primeiramente obrigado pelas respostas.
Bom, o violão em questão é esse, um Eagle :
http://www.google.com.br/imgres?q=viol%C3%A3o+eagle+acustico&um=1&hl=pt-BR&sa=N&biw=1366&bih=607&t
b
m
(moderador, peço que me suspenda do fórum)
=isch&tbnid=nlwfhzBmBZC1LM:&imgrefurl=http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-221894270-violo-eagle-acustico-esta-em-perfeito-estado-novinho-_JM&docid=pXD3RXXyWi986M&itg=1&imgurl=http://bimg1.mlstatic.com/s_MLB_v_F_f_221894270_2096.jpg&w=900&h=900&ei=Q-7MT4HYNY_M6QGOzqGeCQ&zoom=1&iact=hc&vpx=617&vpy=269&dur=1119&hovh=225&hovw=225&tx=116&ty=175&sig=112874779144417345929&page=1&tbnh=131&tbnw=131&start=0&ndsp=21&ved=1t:429,r:17,s:0,i:106
e realmente, modifica-lo permanentemente não seria a intenção por que o utilizo de modo acustico em algumas ocasiões. Tambem tenho um outro muito simples, é um Tonante, Rei dos Violões para estudo com cordas de aço que na época paguei em torno de R$90,00, mas esta em exelente estado.
Meu problema quando toco, alem do retorno acustico do violão atrapalhar, é uma consideravel microfonia e ressonância quando estou mais perto do Amplificador. A microfonia fica ainda pior com pedais com ganho elevado e distorção. Mas não é nada grandioso, consigo tocar bem quando não elevo demais o volume e o ganho do amp e dos pedais.
Acho interessante usar esses efeitos em um violão pois soam diferente do que na guitarra, mas acredito eu que não foram projetados para isso.
gfr,
Você diz colocar uma tampa com espuma ? e 'aumentar a massa' seria deixar mais rígida a parte frontal de madeira ?
Abração!
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369
Flanelinhas, cuidado!!!
«
Responder #16 :
04 de Junho de 2012, as 14:45:25 »
Citação de: JoaoVarios em 04 de Junho de 2012, as 13:52:52
A ideia de colocar ponte piezo numa guitarra também é valida, mas acho que afeta a estética, não da guitarra, mas da apresentação mesmo, afinal, as vezes queremos mostrar que estamos tocando violão numa determinada música, e se essa for a intenção, a guitarra estragaria tudo.
Não entendi... Tirar onda de "acoustic"? Mostrar? Mas OK.
Sem falar que o timbre de uma guitarra com ponte piezo não é o mesmo de um violão, creio eu.
Dependendo de como é feita, a coisa pode ficar até melhor que o som do violão com captação no rastilho e sem tantos problemas de microfonia.
Pagão e feliz!!
felixmeirelles
Visitante
«
Responder #17 :
04 de Junho de 2012, as 15:16:33 »
Ainda mais se for uma semi acústica tipo as Es da gibson delicia pura.
Colaborador
Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86
«
Responder #18 :
04 de Junho de 2012, as 17:58:10 »
Concordo, um instrumento de corpo sólido pode funcionar muito melhor que um violão "de verdade", na hora de amplificar. O melhor som de "acústico" com captador de rastilho que eu já ouvi foi de um Gibson Chet Atkins (que era como se fosse uma Les Paul, com um corpo de mogno, e cordas de nylon). Haja coluna!
No caso o violão eagle do link é de cordas de nylon, se é este o som desejado a opção da guitarra não vai atender.
Blum, a idéia da espuma é a seguinte: corta um bloco de espuma, não precisa ser especial, pode ser espuma de colchão, que seja um pouco mais grosso que a lateral do violão, e que dê pra enfiar e tirar pela boca do violão. Enfia ela lá e vai fazer uma certa pressão no tampo (a espuma vai ficar espremida entre o tampo e o fundo). Quanto mais pressão e quanto maior a área de espuma em contato com o tampo, mais ele vai ser amortecido (não exagere ou empena). Dá pra posicionar de modo a não ser visível.
No caso da realimentação acústica e ressonância, também dá pra brigar com ela com ajuda da eletrônica: procure um circuito de filtro notch notch variável ou equalizador com médios paramétricos ou semi-paramétricos, coloque para cortar e vá variando a frequência até matar a ressonância. Às vezes só inverter a fase já ajuda, e é bem simples (experimente inverter temporariamente os fios do alto falante pra ver se faz diferença). Por outro lado, distorção com guitarra semi-sólida ou semi-acústica já pode ser problemática, com violão (e de nylon, que tem um tampo e leque menos rígidos) não tem milagre...
Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
JoaoVarios
Visitante
«
Responder #19 :
04 de Junho de 2012, as 19:44:15 »
Citação de: Alex Frias em 04 de Junho de 2012, as 14:45:25
A ideia de colocar ponte piezo numa guitarra também é valida, mas acho que afeta a estética, não da guitarra, mas da apresentação mesmo, afinal, as vezes queremos mostrar que estamos tocando violão numa determinada música, e se essa for a intenção, a guitarra estragaria tudo.
Não entendi... Tirar onda de "acoustic"? Mostrar? Mas OK.
Sem falar que o timbre de uma guitarra com ponte piezo não é o mesmo de um violão, creio eu.
Dependendo de como é feita, a coisa pode ficar até melhor que o som do violão com captação no rastilho e sem tantos problemas de microfonia.
É por aí m
s
m
(moderador, peço que me suspenda do fórum)
Alex. As vezes a pessoa quer, como você disse, "tirar onda de acoustic", principalmente se está fazendo um cover e o artista originalmente usa violão. Pode parecer besteira pra alguns, mas quando se faz cover a "estética" da banda faz muita diferença, ainda mais pro público.
Quanto a guitarra com ponte piezo
versus
violão com captação, acho que a guitarra pode até ficar melhor mesmo, principalmente no que diz respeito a ruidos e microfonias, mas acredito que não vai reproduzir o timbre do violão, que talvez seja a intenção.
gfr
, muito interessantes essas ideias. Da proxima vez que for tentar usar um violão vou procurar me lembrar delas.
Visitante
«
Responder #20 :
04 de Junho de 2012, as 21:05:34 »
Esse violão Eagle eu utilizo tambem cordas de aço e soa bem legal, na minha opinião fica melhor do que com nylon. Se caso a solução me obrigue a somente utilizar cordas de aço não sera um problema não.
gfr,
Entendi a técnica da espuma, certamente irei testa-la calculando a pressão no tampo frontal para evitar que empene, como você mesmo mencionou.
Não querendo abusar da boa vontade de voces, não poderiam me indicar algum esquema de montagem desses filtros ? Dei uma procurada mas não encontrei nenhum esquema confiável.
Outra coisa, inverter a polaridade do falante não podera acarretar problemas no amplificador ? e realmente, inverter a fase da alimentação ajuda, mas em algumas vezes, acredito que dependa dos equipamentos ligados na minha rede e/ou proximos ao amp, não faz diferença alguma. Claro, ja que se trata de um single coil, irá ter aquele ruído característico de 60hz, mas isso é outra história.
Por hora irei testar a espuma.
Abraço!
Colaborador
Obrigado
«
Responder #21 :
05 de Junho de 2012, as 11:12:37 »
Neste tópico tem alguns links pra esquemas de amplificadores acústicos, a maioria (exceto os mais simples e de menor potência), tem algum filtro anti-feedback no pré. Mas não é um circuito "simples".
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=946.0
Uma opção se estiver disposto a comprar pronto é o Behringer ADI21, tem um médio semi-paramétrico que pode ser usado com este fim. Custa uns R$100 e pelos vídeos que já vi no youtube também funciona bem com baixo e guitarra (inclusive pode distorcer, naquela onda do Sansamp, de onde a Behringer copiou).
Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
Blum
Visitante
«
Responder #22 :
07 de Junho de 2012, as 04:02:53 »
gfr,
Parece muito boa dica. Ja que acabei de montar um amp da qui do HM só que para guitarra, irei analizar e começar a investir em um amp específico para violão.
Pensei em uma ideia para me ajudar no meu problema, eu poderia montar um pedal equalizador para o violão, assim o sinal passa pelo EQ...vai para um outro pedal (por exemplo: o RAt ou mesmo direto ao amp) e devidamente regulado e melhorado irá ter uma resposta mais positiva, certo ?
Realmente esse 'Behringer ADI21' tem uma qualidade muito boa, mas a intenção, além de ter qualidade, é criar mesmo. Comecei a pouco tempo a criar equipamentos, todos do HM, e té agora todos me deixaram muito satisfeito. Mas toda dica é valida.
Se alguem conhece algum pedal ou algo do genêro com equalização boa para violão e com semi-paramétrico eu agradeço.
Abração e obrigado pela ajuda pessoal
Colaborador
Obrigado
«
Responder #23 :
07 de Junho de 2012, as 17:25:56 »
Teve um tópico aqui sobre um pré pra baixo que parece bem simples de adaptar pra usar com acústico, se necessário:
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=3603.0
http://media.photobucket.com/image/yamaha%20ne-1%20frequency%20graph/mannoza/Bass%20Knowledge/NE-1.jpg?o=1
Acho que a faixa de frequências onde ele atua é um pouco alta pra usar como anti-feedback, mas é simples de alterar e mesmo experimentar como efeito.
-----
http://johnhearfield.com/RC/RC4.htm
No esquema do ne-1:
O jeito mais fácil de abaixar as frequências é aumentar C7.
A razão C5/C7 dá aproximadamente a atenuação do notch, então pode ser interessante aumentar C5 na mesma proporção que C7, pra não mudar a profundidade do notch.
A largura não vai ser muito estreita, já que é um notch passivo, RC. Não é muito desejável pra um anti-feedback, porque vai afetar bastante em volta da frequência do notch, alterando o timbre, mas...
«
Última modificação: 07 de Junho de 2012, as 17:59:21 por gfr
»
Blum
Visitante
«
Responder #24 :
08 de Junho de 2012, as 02:17:00 »
Esse EQ Yamaha seria algo parecido com aqueles Fishman de violão ? com o NE-1 montado eu poderia obter um resultado melhor passando o sinal do captador do violão pelo NE-1, depois indo, por exemplo para o pedal RAt e em seguida Amp ?
Atualmente até consigo usar o RAt mas com volume bem baixo e amp nos 50% de volume, alem disso a microfonia é intensa.
Obs: ja peguei o layout do NE-1 e to esperando respostas do pessoal que montou sobre o utilizar no violão ou uma possível alteração.
Valeu gfr!
DIY Freak
Obrigado
Flanelinhas, cuidado!!!
«
Responder #25 :
08 de Junho de 2012, as 15:26:45 »
Mas você pretende usar distorção no som do violão? Se positivo, dificilmente conseguirá se ver totalmente livre de microfonia, é difícil escapar das leis da física... Esse é um dos grandes motivos de se ter criado a guitarra de corpo sólido!
Pagão e feliz!!
Blum
Visitante
«
Responder #26 :
08 de Junho de 2012, as 15:58:21 »
Seria uma pequena distorção mesmo, Alex Frias. Mas eu conseguindo diminuir a ressonancia e a microfonia em bypass ja seria de grande ajuda.
A distorção é apenas em alguns casos.
DIY Freak
Obrigado
Flanelinhas, cuidado!!!
«
Responder #27 :
08 de Junho de 2012, as 16:13:05 »
Não é impossível, claro, se você usar uma distorção moderada e limitar a saída de volume do amp. Outra coisa é tentar encontrar uma boa posição do amp em relação ao violão, pode ajudar bastante.
Pagão e feliz!!
Páginas:
1
2
1
[
2
]
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...