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Autor Tópico: Diminuir som acústico de violão  (Lida 18789 vezes)
Blum
Visitante
« : 02 de Junho de 2012, as 03:01:47 »

Olá!

Estou na duvida de como seria a melhor solução de como diminuir o som do meu violão. Sei que existe a tampa de borracha própria para isso, mas existem melhores maneiras ?
Minha intenção é diminuir o som natural do instrumento ja que estou utilizando-o em um amplificador.

Obs: instalei um captador single coil e um captador de rastilhos, ambos com chaves para ligar ou desligar.

Abraço!
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« Responder #1 : 02 de Junho de 2012, as 08:09:24 »

Tirando a tampa de borracha apropriada (que tem a função de reduzir a realimentação acústica), só enchendo o violão de algodão, lã de vidro ou espuma...   Cheesy
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felixmeirelles
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« Responder #2 : 02 de Junho de 2012, as 10:27:07 »

O algodão vai deixar o timbre mais macio, já a espuma vai deixar o timbre mais quente e comprimido e a lã de vidro pode deixar seu timbre transparente mas cheio de pontas agudas.  Azn  
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
« Última modificação: 02 de Junho de 2012, as 10:29:12 por felixmeirelles » Registrado
fovb
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« Responder #3 : 02 de Junho de 2012, as 11:06:27 »

O tampo de borracha é conhecido por No Feedback, Anti Feedback ou Black Bug (que na verdade é um dos fabricantes).

Acho que lã de vidro nas paredes do violão ficaria bom, o melhor de tudo é que se ficar ruim é só tirar...

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whitebilly
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« Responder #4 : 02 de Junho de 2012, as 13:41:32 »

Antes de sair comprando materiais você pode enfiar umas camisetas de algodão ou lã pra ver qual você gosta mais, pois afetaram de forma diferente. As vezes um pano de chão funciona...hehe  Anjo
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EddieTavares
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« Responder #5 : 02 de Junho de 2012, as 17:27:55 »

Já fiz alguns testes com espuma, e ela realmente reduz o feed back, mas, contudo, entretanto, todavia... deixa o som bem morto e reduz o sustain, pois altera a forma como a caixa acústica do violão vibra.

Também não gosto daquela tampa anti feed back, se os retornos estiverem em posição adequada e com volume adequado não tem problema.
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« Responder #6 : 02 de Junho de 2012, as 20:56:47 »

A melhor opção pra não ter som acustico seria um violão de corpo sólido, como os Gibson/Epiphone Chet Atkins, Godin, ou um "sem corpo", tipo Yamaha Silent.
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Adiel
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« Responder #7 : 02 de Junho de 2012, as 21:10:44 »

[LOUSY SUGGESTION MODE: ON]

Ou então o rapaz pode encher o instrumento definitivamente com espuma de expansão, daquelas de obras.  O instrumento vai ficar praticamente maciço, mas o problema é que ela nunca mais vai sair dali.  Melhor não...  

[LOUSY SUGGESTION MODE: OFF]
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Blum
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« Responder #8 : 03 de Junho de 2012, as 03:20:43 »

Beleza pessoal!

Citar
Ou então o rapaz pode encher o instrumento definitivamente com espuma de expansão, daquelas de obras.  O instrumento vai ficar praticamente maciço, mas o problema é que ela nunca mais vai sair dali.  Melhor não...

TAIS LOUCO Adiel ?? hehe conheço essa espuma, certamente serviria, mas esta fora da jogada pois não quero eliminar o som acustico permanentemente, só diminui-lo quando necessário.

Eu enxer o corpo do violão irá influenciar o timbre do som emitido pela vibração do mesmo, o som natural, certo ? mas ja que estou utilizando um captador, isso não influenciaria não é mesmo ? ja que o captador irá captar a vibração das cordas por meio magnético como voces bem sabem  Smiley.
ja com o captador de rastilho acredito que influencia.

Quais são as desvantagens da tampa emborrachada ?

Valeu ae pessoal pelas dicas!
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« Responder #9 : 03 de Junho de 2012, as 12:27:15 »

 Cheesy Cheesy

Daí o modo sugestão péssima ligado...
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« Responder #10 : 03 de Junho de 2012, as 12:37:34 »

Para tocar "plugado" não vejo muitos problemas... a não ser que você queira usar o ZigZum...rs Legal!

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« Responder #11 : 03 de Junho de 2012, as 23:01:03 »

Eu enxer o corpo do violão irá influenciar o timbre do som emitido pela vibração do mesmo, o som natural, certo ? mas ja que estou utilizando um captador, isso não influenciaria não é mesmo ? ja que o captador irá captar a vibração das cordas por meio magnético como voces bem sabem  Smiley.
ja com o captador de rastilho acredito que influencia.
Acredito vai influenciar no timbre sim, pois o corpo do instrumento vibra junto com as cordas e vice-versa.

Para exemplificar o que eu digo tomemos como exemplo a guitarra:
Ainda que eu coloque captadores de les-paul numa stratocaster, esta não passará a ter o timbre de uma les-paul, pois o corpo continua sendo de strato. Dessa forma podemos ter uma noção do quanto o corpo influencia no timbre do instrumento.

Assim, se você encher o corpo do violão ele passará a vibrar de outra forma, e isso influenciará no timbre, independente da forma como o som seja captado.

Em tempo, acredito que se encher o corpo do violão com qualquer coisa que absorva as vibrações, ira perder sustentação.

Quais são as desvantagens da tampa emborrachada ?
Também gostaria de saber.
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« Responder #12 : 04 de Junho de 2012, as 02:19:18 »

JoaoVarios,

Entendi oque falou e faz muito sentido, mas meu interesse seria mais em diminuir ao máximo o som acustico do violão, deixando que o captador faça o trabalho. Quando toco o som natural do violão atrapalha na hora de tocar.

Isolar o buraco do violão diminuiria consideravelmente a acustica ? estava pensando em cobrir com uma chapa plástica bem pressa.

Flw!
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« Responder #13 : 04 de Junho de 2012, as 09:20:24 »

Tapar a boca do violão afeta mais a resposta de graves (e a ressonância natural por volta de 200Hz que costuma causar realimentação) do que diminui efetivamente o som acústico. Pra diminuir o som acústico, você tem basicamente duas opções mais eficientes: amortecer o tampo (por exemplo com a espuma) ou aumentando a massa do tampo (o que é pouco prático de se fazer). As duas opções alteram o timbre, mas pra um violão amplificado isto não é necessariamente ruim (já vi pelo menos um excelente luthier afirmar que os melhores violões pra amplificar são um pouco mais "travados" do que bons violões puramente acústicos). Na hora de construir o violão, existem algumas opções: usar um tampo mais grosso, usar madeira menos flexível, usar uma estrutura de leques mais pesada e que trave mais o tampo, usar um cavalete mais pesado, usar um verniz mais rígido e em camadas mais grossas (isto então mata o som do violão que é uma tristeza  Smiley). Pra modificar um violão já pronto, de forma simples e reversível, é mais complicado.

Se o seu violão tem um bom som acústico, eu não  o estragaria tentando melhorar o som amplificado, consideraria comprar um segundo violão só pra plugar. Ou, se você só toca plugado mesmo, vender o atual e comprar um Chet Atkins, Godin, Yamaha Silent, Caimbé, que tem som acústico quase zero. Ou mesmo (no caso de cordas de aço) instalar uma ponte com piezo embutido numa guitarra, que nem na Parker Fly e na MM do Petrucci.

Qual o seu violão, aliás?
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JoaoVarios
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« Responder #14 : 04 de Junho de 2012, as 13:52:52 »

Concordo com o gfr.

O mais eficaz seria trocar de violão ou adquirir um segundo violão.

A ideia de colocar ponte piezo numa guitarra também é valida, mas acho que afeta a estética, não da guitarra, mas da apresentação mesmo, afinal, as vezes queremos mostrar que estamos tocando violão numa determinada música, e se essa for a intenção, a guitarra estragaria tudo.

Sem falar que o timbre de uma guitarra com ponte piezo não é o mesmo de um violão, creio eu.
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