Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Novembro de 2024, as 23:34:07

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Pedido de Esquema EL84 menos de 2W  (Lida 7168 vezes)
Finck
Handmaker

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271

« : 01 de Junho de 2012, as 19:35:06 »

Alguém tem esquema de um amp em push-pull com baixíssima potência, usando 2 el84 na saída e 12ax7 no pré?

Pura mojolice, a idéia é chegar num circuito o mais parecido com um amp "british classic", que dê para "crankear" dentro do apartamento sem ninguém chamar a polícia, e sem ter que usar atenuador na saída (me borro de medo de usar esse negócio). Eu não queria um SE (já montei o Iall e o Baby Wonder), e andei lendo que o Firefly (push-pull com 12AU7 na potência) não soa muito bem.

Já andei lendo sobre a possibilidade das el84 trabalharem a tensões menores que 30V, mas não tenho a mínima idéia de como recalcular o resto do circuito, então também estaria valendo se, ao invés de passar um esquema, alguém puder me instruir sobre como "emagrecer" um circuito como o do Marshall 18W abaixo (ou até algo mais simples):

Obrigado antecipadamente!

Finck
« Última modificação: 01 de Junho de 2012, as 23:11:38 por Finck » Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #1 : 01 de Junho de 2012, as 19:52:00 »

Não seria mais fácil fazer o circuito como ele é e usar um L-PAD na saída pra controlar a potência? Assim, quando quisesse fazer uma gig, já teria um bom amp de 18 Watts...

http://www.ebay.com/itm/L-Pad-LPAD-Speaker-Volume-Control-Impedance-matching-8ohms-mono-15-RMS-40W-Peak-/300622139651?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item45fe79d103
« Última modificação: 01 de Junho de 2012, as 19:55:29 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
kem
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #2 : 01 de Junho de 2012, as 21:45:28 »

Finck, EL84 ou EL34?
E se quer menor potencia, porque não usar uma valvula diferente dessas? Uma que de os 2W ou proximo disso numa configuração mais comum...
I don't want to die young...
I want to diode!
gfr
Colaborador

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86

« Responder #3 : 01 de Junho de 2012, as 22:45:08 »

Eu já vi um circuito de baixíssima potência com 6L6, mas era obviamente bem fora do padrão. Vou procurar o link.
Edit:
Achei:
http://www.ampbooks.com/home/amp-technology/6L6-phase-inverter/
Menos de 1/2 W com um par de 6L6. É até anti-ecológico Smiley
Só que é classe A, com self-split.
Não deve ser difícil adaptar pra EL34.
« Última modificação: 01 de Junho de 2012, as 22:50:31 por gfr » Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
Finck
Handmaker

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271

« Responder #4 : 02 de Junho de 2012, as 00:03:49 »

Êpa, pensei em EL84 e escreví outra coisa, já consertei na mensagem original!

Eu tenho um Tiny Terror que me atende bem quando posso subir o volume (amplizinho valente esse...). Atenuadores, "weber mass" e afins resolveriam tecnicamente o problema, mas a idéia é outra.

Eu quero mesmo (tá bem, confesso...) é montar uma miniatura razoavelmente fiel (em termos estéticos e de arquitetura) e funcional de algum head clássico inglês (os Marshall mais antigos são meu alvo ideal), não apenas escalando o tamanho, mas também a potência (assim, como bônus, eu  também resolvo a questão dos baixos volumes). Não precisa necessariamente ser feito com EL84, mas imagino que estas, em Push-Pull, seriam as mais adequadas para que o timbre ficasse relativamente próximo ao original (se eu estiver muito errado por favor não me batam). 

Enfim, estou tentando juntar meus três hobbies (música, eletrônica e modelismo) para fazer um "brinquedo para velhos meninos", mas cujo conceito  básico eu imagino que possa se tornar interessante para outras pessoas.

Assim, as dúvidas são: para pegar o circuito "normal" do amp (o circuito que eu mostrei foi apenas um exemplo) e reduzir a tensão de trabalho (e por conseguinte a potência),  que componentes precisam ser redimensionados? Porque? E como fazer o redimensionamento?
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Rikrdo
Visitante
« Responder #5 : 02 de Junho de 2012, as 00:24:40 »

http://www.diystompboxes.com/smfforum/index.php?topic=79852.0
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 468

« Responder #6 : 02 de Junho de 2012, as 01:36:01 »

Finck siga os passos da própria Marshall:

http://www.youtube.com/watch?v=D7_81H0k4aY&feature=fvwrel
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
blackcorvo
Handmaker

Obrigado
-Dado: 207
-Recebido: 187

« Responder #7 : 23 de Junho de 2012, as 04:51:28 »

Porque não diminuir a tensão de alimentação?

Eu estou brincando com uma EL84 SE empurrada por um Real Mctube II, e como meu transformador de alimentação tem saída só de 127v, eu uso um dobrador de tensão (2 capacitores e 2 diodos) pra conseguir uns 260v. Se você pegar o ponto entre os dois capacitores ou os dois diodos como sua saída de HT, ele te dá a tensão do transformador retificada ( + ou - 150v).
Eu to usando pros testes uma chave on-off-on, pra escolher entre 250v - standby - 150v.
Com 250v, eu tenho a potência máxima (aprox. 5w). Com 150v, a potência diminui (aprox. 2w), e o circuito distorce bem mais fácil.

Uma coisa que já vi ser feita é usar um regulador com Mosfet pra baixar a tensão da fonte. Nos fórums do EL34world tem um tal de VVR (variable voltage regulator), que tem até plaquinha pronta pra comprar por lá.

OU você poderia mandar fazer um transformador com taps de 150v e 60v (chutando, dariam uns 7w e 3w respectivamente).
Só acho que seria bom conferir as curvas da EL84 e procurar um ponto de operação que funcione bem entre a tensão máxima e a mínima, pra não ter problema de som cortando nem nada do tipo por erro na polarização.
http://blackcorvo.com
|||
Ela/dela desde Agosto 2021
Eduardo
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535

Paricipe da World Community Grid!

« Responder #8 : 23 de Junho de 2012, as 08:02:16 »

A forma mais segura de derrubar a potência de uma EL84 é ligar como se fosse triodo. Basta conectar a G2 na placa.
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
blackcorvo
Handmaker

Obrigado

« Responder #9 : 23 de Junho de 2012, as 13:55:50 »

A forma mais segura de derrubar a potência de uma EL84 é ligar como se fosse triodo. Basta conectar a G2 na placa.
Mas isso diminui o ganho da etapa de saída e altera a forma como ela distorce, sem falar que o ruído de fundo aumenta.
Pelo menos foi esse o resultado que eu obtive em meus testes...
|||
hgamal
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509

« Responder #10 : 23 de Junho de 2012, as 21:07:10 »

Mas isso diminui o ganho da etapa de saída e altera a forma como ela distorce, sem falar que o ruído de fundo aumenta.

O amp em modo triodo é bem menos linear que em pentodo. Desta forma, pode ser até que você não goste da distorção produzida, mas que é mais distorcido, mesmo com ganhos menores, é!

Após alguns anos cheguei a seguinte conclusão, em amps de maior potência, me parece que este negócio de power saturando reside mais no imaginário marketing de revistas e fabricantes do que da realidade. A quase totalidade dos powers valvulados distorcem primeiro no inversor de fase, impedindo que as válvulas de saída saturem.
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
visioncb
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39

« Responder #11 : 23 de Junho de 2012, as 23:52:54 »

Ha.. hgamal e eu pensando que era coisa da minha cabeça.. já que ninguém falava disso quando se falava em saturaçao no power
Handmaker

Obrigado

« Responder #12 : 24 de Junho de 2012, as 04:05:27 »

O amp em modo triodo é bem menos linear que em pentodo. Desta forma, pode ser até que você não goste da distorção produzida, mas que é mais distorcido, mesmo com ganhos menores, é!

Após alguns anos cheguei a seguinte conclusão, em amps de maior potência, me parece que este negócio de power saturando reside mais no imaginário marketing de revistas e fabricantes do que da realidade. A quase totalidade dos powers valvulados distorcem primeiro no inversor de fase, impedindo que as válvulas de saída saturem.

Bom, eu estou falando baseado nas minhas experiências com Single Ended, mas eu sei que o inversor de fase faz um papel importante na sonoridade dos circuitos Push-Pull.
Eu pessoalmente não gostei do som da EL84 como triodo nesse caso. Preferi a opção de reduzir o B+ porque afetou menos a tonalidade do amplificador.
|||
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: