Gostei para caramba deste topico.
Muito bom mesmo, embora pareça algo sem utilidade, pelo contrario, é algo que deve receber atençao especial...
As cordas que gosto de usar são:
Dean Markley Signature series
Dean Markey Blue steel (quase nao uso mais)
D'Addario (essa não poderia faltar
) EXL 120 (,09) e EXL 110 (,10)
GHS
Ja usei:
Fender Super Bullets
Fender 150's
Gibson
NIG
e outras.
Cada uma dessas tem seu timbre particular, e outras sao melhores para certas coisas.
As que nao uso mais, nao quer dizer que nao sao boas em minha opiniao. Apenas o timbre que procuro é outro.
Da mesma forma as que uso nao quer dizer que sao as melhores.
Tenho guitarras com e sem Floyd (micro afinada), ponte fixa, ponte flutuante, e ponte tradicional.
Tambem reparei diferença das mesmas cordas em pontes diferentes, como tambem captação diferente e guitarras diferentes.
Em uma que tenho, Fender Richie Sambora, cap, HSS original (Dimarzio PAF Pro, Texas Special), alterada para HSH (PAF Pro, Texas special, Breed (DP 165)), ficaram melhor (em meu gosto) Dean Markley Signature, D'Addario, GHS.
Em outra, uma Jackson ano 88, cap. original, esta tem ponte flutuante (nao microafinada) ficaram melhor, D'Addario, GHS, Fender 150's.
Em outras duas feita por luthier, que teve captaçao variada durante um tempo, DP 156 (From Hell) e Evolution (DP158), Air Norton, Tone Zone, Super Distortion, ambos Dimarzio, e alguns Seymour Duncan como o Blues Saraceno (escolhi esse mais pela estetica
) e outros que nao lembro agora, tiveram melhor resultado usando D'Adario.
Em uma que tinha a escala reta, gostei do NIG.
Com captadores EMG 81, e 85, e um single que nao lembro o modelo foram melhores os Dean MArkley, GHS, D'Addario.
Um resumo:
Gosto muito do timbre das D'Addario quando sao recem colocadas.
Em Floyd Rose (microafinada) gosto mais das D'Addario, GHS e Dean Markley (a Dean prefiro na Fender R. Sambora do que em outras).
Em stratos gosto mais das D'Addario, GHS.
Resumindo mais e destacando...
Em minha opiniao (gosto) fica melhor as D'Addario e GHS em um modo geral. As demais sao mais especificas, digo em relaçao ao meu gosto.
As Gibson uso mais como uma alternativa. MAs esta tem seu timbre e caractristica.
Uma coisa que quero ressaltar, ja que se mencionou sobre o calibre das cordas:
Ja usei cordas 08, 09, 010, e 011. Mais comumente uso 09 e 010 (mais a 09).
Acontece uma coisa que classifico como erronea por parte do usuarios, entre calibre da corda e afinimaçao.
Tem quem use afinaçao Eb, tem quem use E, que sao afinaçoes mais tradicionais, e tem quem afina em D, Db, C e outras.
Alguns calibres nao sao compativeis com algumas afinaçoes, como por exemplo o 08 nao fica legal afinar em D ou C, creio que nem de para afinar assim.
Da mesma forma encordoamento 011 ou 012, se forem afinados em E, poderão dar algm problema, como citado a empenação, sem contar que para alguns sera meio desconfortavel.
Em minha opiniao, alguns dos calibres sao mais indicados para certas afinaçoes.
Como por exemplo para quem afine em D para baixo, sao muito boas as cordas 011 e 012.
Ja qum prefere afinar em E e Eb (ou D#) melhor sao as 010 e 09.
Ja quem prefere afinar em E melhor usar 09, 08, ou mesmo 010.
Ja vi algumas poucas pessoas afinarem em F, pare este caso fica melhor as 08.
Como ja dito, cada corda, marca e calibre, tem suas caracteristicas, mas outra coisa influencia... os trastes.
Sejam eles baixos, medios ou altos, largos ou finos, tambem darao sua contribuiçao.
Um outro fator que influencia no timbre das cordas, é seu material, que sao bem variados entr uma marca e outra, e ate mesmo entre a propria marca.
Temos por exempo cordas de aço, aço revestida de niquel, aço misturada com niquel (nao confundir, uma é revestida, banhada, e outra nao é banhada, é misturada), niquel puro, e outros materias, etc...
Cabe a cada um experimentar cada uma e ver qual agrada mais.
Porque acaba sendo uma questão de gosto.