Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Novembro de 2024, as 03:51:57

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2 3 ... 6   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Melhores Cordas que você já usou!  (Lida 51324 vezes)
enilson
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 20
-Recebido: 14

« : 30 de Maio de 2012, as 13:14:43 »

Estava lendo um tópico antes e vi algumas perguntas sobre cordas de guitarra!
Então abri esse tópico para saber quais marcas de cordas estão usando, afim de ajudar àqueles que ainda não encontraram
uma que gostem! Eu já usei D'addario, Elixir, fender, gibson, nig e mais algumas que não me recordo agora.
As que estou usando agora são Elixir nanoweb 0,09 e até agora são as melhores, na minha opinião, tem vida longa e ótimo timbre,
claro que é tudo questão de gosto mas vou postar algumas dicas abaixo:

Quais são os tipos de cordas encontradas no mercado? Qual a indicação para cada tipo de corda?

0.08 - É um corda extremente leve, indicada principalmente para agilidade e velocidade na execução de técnicas.É muito utilizada em estilos como o rock, heavy-metal.A desvantagem  ao utilizar esse tipo de encordoamento é que o som não  fica muito " encorpado"," preenchido"" cheio".

0.09- É um tipo de corda mais utilizada  entre os guitarristas.É utilizada em vários estilos.Pode-se utilizá-la para agilidade, bends, tapping,arpejos e outros.Na minha opinião é a primeira escolha dentre todas as cordas.

0.10-É um tipo de  corda que proporciona um  timbre mais " encorpado", "  cheio".Possibilita a utilização de timbres mais graves.Utilizada para execução de Power Chords ( base) e  variados estilos que utilizam   distorção.

As cordas de 0.08 a 0.10 poderão ser utilizadas em Guitarras com Floyd-Rose( Ponte-Alavanca)

0.11- É um tipo de corda mais rígida.Está indicada para Guitarra modelos:

Satratocasters,Les-Paul's ,semi-acústicas .

É usada muito  no blues e jazz.

0.12-É um tipo de corda muito rígida.Não recomendo muito esse tipo de corda  porque pode empenar do braço do instrumento devido à tensão gerada. Além disso, dificulta a  realização de  várias técnicas, gera  fadiga muscular, devido o esforço repetitivo, ocasionando tendinites.

Vejam abaixo os  tipos encontrados de comercializados de encordoamentos:

extra-little = 0.08 - 0.38 
   little  = 0.09 - 0.42 
   custom little = 0.09 - 0.46 
   regular  = 0.10 - 0.46 
   reg.-medium = 0.10 - 0.52 
   medium = 0.11 - 0.52 
   jazz hard = 0.12 - 0.56

Quanto as marcas de encordoamentos existem vários no mercado, poderá fazer a opção pelos nacionais ou importados.

Espero que possa tê-los ajudado um pouco com essas dicas.  Head Banger

fonte: http://guia.mercadolivre.com.br/cordas-guitarra-qual-melhor-opcao-2179-VGP
angelos
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 37
-Recebido: 4

Gosto de brincar de guitarrista e fazer por mim.

« Responder #1 : 30 de Maio de 2012, as 14:03:13 »

Amigão,

Em relação a marcas eu já usei Daddário, Elixir e mais algumas outras que citou. Nunca usei Fender nem Gibson, pois não sou profissional, toco somente por lazer.
De todas que usei, a que mais me agradou foi a NIG .009 - .042. Tem uma longa vida útil e um timbre agradável aos meus ouvidos. Uso cordas dessa espessura devido à ponte Floyd Rose Licenced da guitarra (uso somente 3 molas), mas como pretendo trocar a guitarra em breve para uma Strato, na qual usarei 5 molas, pretendo testar as espessuras "Custom Little" que você citou. Creio que vou gostar, pois no meu violão eu sempre compro dois encordamentos de espessuras diferentes e uso os bordões do encordamento mais pesado, o que deixa o timbre magnífico.
"Fazer bom design é fácil.
Fazer um grande design requer um grande cliente."
(Michael Osborne)
felixmeirelles
Visitante
« Responder #2 : 30 de Maio de 2012, as 14:41:30 »

A melhor para mim, em questão de timbre, é a Ernie Ball, só que dura só duas semanas comigo.

Por custo beneficio é D'addario.

Já por economia é a NIG.

Por desespero Giannini.

Para não usar um barbante São Gonçalo (SG).
Visitante
« Responder #3 : 30 de Maio de 2012, as 14:44:25 »

É bom frisar que as cordas 0.12 geralmente são usadas em afinações mais baixas, ou seja, a corda é afinada em 1 ou até 3 tons abaixo da afinação padrão "A" em 440Hz (EADGBE), com isso, a pressão das cordas no braço e, consequentemente, no tensor é menor, mantendo a estabilidade e não prejudicando a tocabilidade e nem a saúde do tocador, só que para tocar com 0.12 em afinação padrão, é bom saber que será exigido mais força e destreza do músico, além de uma regulagem no tensor do instrumento

A nível de curiosidade, veja o Steve Ray Vaughan, o mesmo utilizava cordas entre 0.12 e 0.13 se não me engano

Abraços
Colaborador

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86

« Responder #4 : 30 de Maio de 2012, as 14:51:10 »

Pra guitarra, eu gosto da Ernie Ball, .009

De nylon, Savarez 520R ("carte rouge") pra violões com tampo de cedro e Augustine Regal Blue pra violões com tampo de pinho.

Pra quebrar galho, tanto na guitarra quanto pro violão, D'Addario, que tem uma sonoridade muito consistente de jogo pra jogo, pena que é consistentemente meio sem graça (na minha opinião).

No cavaquinho, São Gonçalo ou D'Addario.

Tenho curiosidade de experimentar as NIG e as Elixir na guitarra, e cordas de carbono nos violões.
Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
GrAmorin
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226

« Responder #5 : 30 de Maio de 2012, as 14:55:54 »

Gostei para caramba deste topico.  Legal!
Muito bom mesmo, embora pareça algo sem utilidade, pelo contrario, é algo que deve receber atençao especial...

As cordas que gosto de usar são:
Dean Markley Signature series
Dean Markey Blue steel (quase nao uso mais)
D'Addario (essa não poderia faltar  Cheesy) EXL 120 (,09) e EXL 110 (,10)
GHS

Ja usei:
Fender Super Bullets
Fender 150's
Gibson
NIG
e outras.

Cada uma dessas tem seu timbre particular, e outras sao melhores para certas coisas.
As que nao uso mais, nao quer dizer que nao sao boas em minha opiniao. Apenas o timbre que procuro é outro.  Wink
Da mesma forma as que uso nao quer dizer que sao as melhores.

Tenho guitarras com e sem Floyd (micro afinada), ponte fixa, ponte flutuante, e ponte tradicional.
Tambem reparei diferença das mesmas cordas em pontes diferentes, como tambem captação diferente e guitarras diferentes.

Em uma que tenho, Fender Richie Sambora, cap, HSS original (Dimarzio PAF Pro, Texas Special), alterada para HSH (PAF Pro, Texas special, Breed (DP 165)), ficaram melhor (em meu gosto) Dean Markley Signature, D'Addario, GHS.
Em outra, uma Jackson ano 88, cap. original, esta tem ponte flutuante (nao microafinada) ficaram melhor, D'Addario, GHS, Fender 150's.
Em outras duas feita por luthier, que teve captaçao variada durante um tempo, DP 156 (From Hell) e Evolution (DP158), Air Norton, Tone Zone, Super Distortion, ambos Dimarzio, e alguns Seymour Duncan como o Blues Saraceno (escolhi esse mais pela estetica  Grin) e outros que nao lembro agora, tiveram melhor resultado usando D'Adario.
Em uma que tinha a escala reta, gostei do NIG.
Com captadores EMG 81, e 85, e um single que nao lembro o modelo foram melhores os Dean MArkley, GHS, D'Addario.

Um resumo:
Gosto muito do timbre das D'Addario quando sao recem colocadas.
Em Floyd Rose (microafinada) gosto mais das D'Addario, GHS e Dean Markley (a Dean prefiro na Fender R. Sambora do que em outras).
Em stratos gosto mais das D'Addario, GHS.

Resumindo mais e destacando...
Em minha opiniao (gosto) fica melhor as D'Addario e GHS em um modo geral. As demais sao mais especificas, digo em relaçao ao meu gosto.
As Gibson uso mais como uma alternativa. MAs esta tem seu timbre e caractristica.

Uma coisa que quero ressaltar, ja que se mencionou sobre o calibre das cordas:
Ja usei cordas 08, 09, 010, e 011. Mais comumente uso 09 e 010 (mais a 09).
Acontece uma coisa que classifico como erronea por parte do usuarios, entre calibre da corda e afinimaçao.
Tem quem use afinaçao Eb, tem quem use E, que sao afinaçoes mais tradicionais, e tem quem afina em D, Db, C e outras.
Alguns calibres nao sao compativeis com algumas afinaçoes, como por exemplo o 08 nao fica legal afinar em D ou C, creio que nem de para afinar assim.
Da mesma forma encordoamento 011 ou 012, se forem afinados em E, poderão dar algm problema, como citado a empenação, sem contar que para alguns sera meio desconfortavel.

Em minha opiniao, alguns dos calibres sao mais indicados para certas afinaçoes.
Como por exemplo para quem afine em D para baixo, sao muito boas as cordas 011 e 012.
Ja qum  prefere afinar em E e Eb (ou D#) melhor sao as 010 e 09.
Ja quem prefere afinar em E melhor usar 09, 08, ou mesmo 010.
Ja vi algumas poucas pessoas afinarem em F, pare este caso fica melhor as 08.

Como ja dito, cada corda, marca e calibre, tem suas caracteristicas, mas outra coisa influencia... os trastes.
Sejam eles baixos, medios ou altos, largos ou finos, tambem darao sua contribuiçao.

Um outro fator que influencia no timbre das cordas, é seu material, que sao bem variados entr uma marca e outra, e ate mesmo entre a propria marca.
Temos por exempo cordas de aço, aço revestida de niquel, aço misturada com niquel (nao confundir, uma é revestida, banhada, e outra nao é banhada, é misturada), niquel puro, e outros materias, etc...

Cabe a cada um experimentar cada uma e ver qual agrada mais.
Porque acaba sendo uma questão de gosto.
diego.fcs
Colaborador

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31

« Responder #6 : 30 de Maio de 2012, as 15:45:47 »

A que mais gostei foi a Fender Pure Nicel 010, até hoje foi a melhor, minha tele ficou com um timbre muito bom, paguei 6 dólares nela, antes dela usei da Ernie Ball, tanto a 009 como a 010, são boas também, só que o som ficou mais agudo, to usando atualmente a D'Addario 010, essa não gostei, a guitarra parece que ficou com um timbre genérico, não comprarei mais dela.
Parem o mundo que eu quero descer.
Fallen
Visitante
« Responder #7 : 30 de Maio de 2012, as 16:02:27 »

O melhor acordoamento que ja usei, foi as EarnieBall Power Slinky 011,  minha LP ficou com um timbre maravilhoso, atualmente troquei e estou usando um acordoamento especial da EarnieBall qe se chama HEAVY BOTTOM, ele comeca com as cordas 010 e termina com 056, esse ultimo não gostei muito, porque como a LP ja é mais grave e mais encorpada, as cordas Graves cobrem totalmente o timbre das mais Agudas.
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509

« Responder #8 : 30 de Maio de 2012, as 16:11:45 »

sem dúvida nenhuma, minhas preferidas são as Ernie Balls!
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Adiel
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837

Resistance is futile, if <1R

« Responder #9 : 30 de Maio de 2012, as 16:31:58 »

GHS Boomers, que aguentam bends radicais e duram muito, mantendo o timbre.
enilson
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 20
-Recebido: 14

« Responder #10 : 30 de Maio de 2012, as 16:57:29 »

Além das cordas Elixir nanoweb (anti-trust) ainda uso t b (moderador, peço que me suspenda do fórum) o GHS Fast Fret que é um lubrificante e limpador de cordas, ele é muito bom dura bastante tempo e ajuda muito a conservação das cordas e custa na entre R$25,00 e R$ 35,00.
viagem_mental
Handmaker

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277

« Responder #11 : 30 de Maio de 2012, as 17:04:43 »

Gosto das Ernie Balls. Já usei a Elixir, que realmente dura muito, mas elas não tem o mesmo tempero (acho que o revestimento come um pouco das frequências), apesar do timbre não ser ruim para meu gosto.
Guitar Craft
Espanhol
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338

« Responder #12 : 30 de Maio de 2012, as 17:38:05 »

Das que usei até hoje as que mais gostei são as D'addario, o preço é bom e o timbre também. A que menos gostei foi a NIG.

Mas já ouvi dizer que estão falsificando as cordas D'addario.

Neste link falam a respeito http://www.contrabaixobr.com/t6387-cordas-daddario-falsificadas
"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
IDN
Visitante
« Responder #13 : 30 de Maio de 2012, as 17:44:01 »

falsificam daddario entre outras também, mas no site da daddario tem um local onde voce coloca o numero serial que vem marcado na embalagem e descobre se é autentico ou não.
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226

« Responder #14 : 30 de Maio de 2012, as 17:44:44 »

A falsificação das D'Addario sao bem antigas, conheço desde 1999.
E nao é só D'Addario nao, Gibson, Fender Ernie Ball sao desta lista tambem (ja na epoca que citei acima).
Páginas:  [1] 2 3 ... 6   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: