Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 30 de Setembro de 2024, as 01:35:00


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Adobe Illustrator  (Lida 13580 vezes)
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« : 29 de Maio de 2012, as 11:02:43 »

Saudações,

Recentemente adquiri o pacote cs5 da adobe que vem com o illustrator. O power trace dele me parece bem superior ao do seu concorrente (pelo menos a versão que possuo (x3)). Gostaria de uma ajuda dos amigos com atalhos básicos pois estou quebrando a cabeça para fazer coisas simples como inverter cores, alinhar objetos (no corel dava para alinhar através dos atalhos "E", "C", "P", etc).

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
whitebilly
Visitante
« Responder #1 : 29 de Maio de 2012, as 11:11:30 »

Cara tentei trabalhar com illustrator no lugar do corel e foi desastroso, o corel é muito mais rápido pra alinhar etc... Mas boa sorte a k i (moderador, peço que me suspenda do fórum) estão os atalhos principais
M – Ferramenta retângulo
L – Ferramenta elipse
T – Ferramenta texto
P – Ferramenta bezier
A – Ferramenta de seleção de pontos
V – Ferramenta de seleção de objeto
Shift + C – Ferramenta de transformação de ponto
D – Aparência básica (contorno preto, 1pt, preenchimento branco)
X – Alterna o foco de edição entre contorno e preenchimento
Shift + X – Troca o contorno com o preenchimento
/ – Aplica preenchimento/contorno transparente
Ctrl/Cmd + ] – Ordena objeto um nível pra cima
Ctrl/Cmd + Shift + ] – Ordena objeto pra cima de tudo
Ctrl/Cmd + [ – Ordena objeto um nível pra baixo
Ctrl/Cmd + Shift + [ – Ordena objeto pra baixo de tudo
Ctrl/Cmd + 2 – Tranca o objeto
Ctrl/Cmd + Alt/Option + 2 – Destranca todos os objetos trancados
Ctrl/Cmd + 3 – Oculta o objeto
Ctrl/Cmd + Alt/Option + 3 – Exibe todos os objetos ocultos
Ctrl/Cmd + F – Cola em frente
Ctrl/Cmd + B – Cola atrás
R – Ferramenta de rotação
S – Ferramenta de escalonagem
Ctrl/Cmd + D – Repetir última tarefa
Ctrl/Cmd + Alt/Option + Shift + D – Transformar cada objeto
Shift + O – Ferramenta de edição de artboards
Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #2 : 29 de Maio de 2012, as 11:41:03 »

Saudações,

Encontrei aqui... O atalho da paleta align é shift+F7 e é só. Aparentemente não existem atalhos como no corel para esta função. Vou tentar encontrar um tutorial dele de como fazer as pcbs com aquela arte antiga e posto aqui. Ele aparenta ser mais complexo e não tão intuitivo como o corel especialmente para os que não são familiarizados com o photoshop (meu caso) mas mesmo assim irei insistir nele. Não pretendo ficar com dois softwares que executam a mesma tarefa e esse apesar de diferente aparenta ser melhor.

Abraço
« Última modificação: 29 de Maio de 2012, as 11:49:19 por victor nery » Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« Responder #3 : 29 de Maio de 2012, as 12:12:47 »

O que voce vai sentir dificuldades trabalhando com o illustrator (se voce imprime for de casa) é encontrar gráficas que trabalhem com o mesmo. Voce sempre vai precisar adaptar a arte para imprimir pelo corel
Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #4 : 29 de Maio de 2012, as 12:17:12 »

Saudações,

Nesse caso dá pra salvar em EPS que é um formato suportado pelo corel.

Segue o link do tutorial que mencionei no post anterior. O arquivo foi encontrado no F S B:

Artistic PCB

Abraço
« Última modificação: 29 de Maio de 2012, as 13:08:43 por victor nery » Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
massah
Visitante
« Responder #5 : 29 de Maio de 2012, as 13:28:55 »

pra mim, trabalhar com o AI é um verdadeiro inferno. Tenta o Corel, de preferencia a versao x4, a x5 e a x6 sao otimas pra brincar, pra trabalhar nao servem
Registrado
Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« Responder #6 : 29 de Maio de 2012, as 13:34:50 »

Saudações,

Nesse caso dá pra salvar em EPS que é um formato suportado pelo corel.



Abraço


Existem opções de preenchimento, entre outros, no illustrator, que quando salvos como eps e abertos no corel dão erro e não abrem do jeito que foram criados no illustrator.

-----

Tenta o Corel, de preferencia a versao x4, a x5 e a x6 sao otimas pra brincar, pra trabalhar nao servem


Trabalho com o corel desde a versão 4, e todas as versões já lançadas dá para trabalhar sim... Cheesy
« Última modificação: 29 de Maio de 2012, as 13:36:29 por Jairo » Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #7 : 29 de Maio de 2012, as 13:40:15 »

Saudações,

Pois é... já tentei e como expliquei no primeiro post, pretendo aprender a trabalhar com ele (AI). Eu não sei se é burrice minha (provavelmente é), mas o fato é que o power trace do corel que tenho nem se compara com o do AI. Nesse quesito o AI é bem mais intuitivo. Vocês já compararam?

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« Responder #8 : 29 de Maio de 2012, as 13:55:47 »

Saudações,

Pois é... já tentei e como expliquei no primeiro post, pretendo aprender a trabalhar com ele (AI). Eu não sei se é burrice minha (provavelmente é), mas o fato é que o power trace do corel que tenho nem se compara com o do AI. Nesse quesito o AI é bem mais intuitivo. Vocês já compararam?

Abraço

Ao invés de usar o power trace é mais indicado desenhar por cima da figura que se pretende vetorizar usando a caneta editora de nós
Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #9 : 29 de Maio de 2012, as 14:40:47 »

Saudações,

Essa caneta é a mesma do tutorial postado aqui?

[Off Topic] Optei pela serigrafia mas já tem o transfer print disponível na mormaço. Fiz a arte pelo AI.

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« Responder #10 : 29 de Maio de 2012, as 14:49:15 »

São as ferramentas de desenho, que na barra de ferramentas ficam embaixo da lupa (atalho :f5) e para modificar os nós use a ferramenta forma (atalho: f10)
Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
massah
Visitante
« Responder #11 : 29 de Maio de 2012, as 17:01:28 »

Saudações,

Nesse caso dá pra salvar em EPS que é um formato suportado pelo corel.



Abraço


Existem opções de preenchimento, entre outros, no illustrator, que quando salvos como eps e abertos no corel dão erro e não abrem do jeito que foram criados no illustrator.

-----

Tenta o Corel, de preferencia a versao x4, a x5 e a x6 sao otimas pra brincar, pra trabalhar nao servem


Trabalho com o corel desde a versão 4, e todas as versões já lançadas dá para trabalhar sim... Cheesy

eu tambem trabalho desde a versao 4... sinceramente, algumas versoes sao impossiveis de usar.. x5 e x6 roubam medida. pra mim isso ja é suficiente pra não usar =) sem contar a 10 que é considerada no meio como a pior versão ja fabricada do corel.. ams gosto é igual cigarro né.. cada um fuma um =)
Registrado
Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« Responder #12 : 29 de Maio de 2012, as 17:09:48 »


ams gosto é igual cigarro né.. cada um fuma um =)


Na verdade não se trata de gosto. É necessidade de trabalhar com a ferramenta que está na mão... Cheesy
Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
angelos
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 60

Obrigado
-Dado: 37
-Recebido: 4


Gosto de brincar de guitarrista e fazer por mim.


WWW
« Responder #13 : 29 de Maio de 2012, as 19:59:50 »

O que voce vai sentir dificuldades trabalhando com o illustrator (se voce imprime for de casa) é encontrar gráficas que trabalhem com o mesmo. Voce sempre vai precisar adaptar a arte para imprimir pelo corel

Não necessariamente. Podes levar em PDF ou EPS quando faz pelo Illustrator, mas é importante que esteja completamente convertido em curvas (CTRL + SHIFT + O). Inclusive, no Illustrator é muito mais fácil salvar pra esses formatos com qualidade do que no Corel.

inverter cores, alinhar objetos (no corel dava para alinhar através dos atalhos "E", "C", "P", etc).

Como o amigo citou, com o comando SHIFT + F7 você abre a palheta align. No entanto pra quem tá acostumado com as funções de alinhamento do Corel, é meio complicado pra se adaptar. Mas vai mexendo que você pega as manhas.

Dica: Pra selecionar um objeto ao outro tendo um dos dois como referência de posicionamento selecione ambos e clique (sem precionar nada no teclado) no objeto referência - que o illustrator chama de key object. Após isso, esse objeto terá um contorno mais espesso. Então é só alinhar normalmente clicando no botão da palheta.

Eu não sei se é burrice minha (provavelmente é), mas o fato é que o power trace do corel que tenho nem se compara com o do AI. Nesse quesito o AI é bem mais intuitivo. Vocês já compararam?

Não. Não é burrice sua. Sim, o live trace (AI) é muito superior ao Power Trace (Corel).

E não é só isso. O Illustrator é bem superior em outros aspectos também, principalmente em relação ao peso na memória (e na consciência) e a estabilidade de funcionamento. O Corel trava bastante, enquanto no AI é bem raro isso acontecer.

Em ralação aos atalhos, olha essa imagem:

Registrado

"Fazer bom design é fácil.
Fazer um grande design requer um grande cliente."
(Michael Osborne)
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #14 : 30 de Maio de 2012, as 09:11:26 »

Saudações,

E não é só isso. O Illustrator é bem superior em outros aspectos também, principalmente em relação ao peso na memória e a estabilidade de funcionamento. O Corel trava bastante, enquanto no AI é bem raro isso acontecer.

Isso sempre me aborreceu no Corel Batendo Cabeça. Até agora não tive esse tipo de experiência no AI. Se acontecer um bug nele, é possível restaurar o que estávamos fazendo quando reabrirmos o programa? Caso sim, como?

E uma outra pergunta; ele possui réguas que aparecem mostrando ângulos e distância quando movemos o mouse por cima do objeto?

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal