Tipo, "Como construir se construir um amp em 11 minutos", (brincadeirinha). Pior eu que estou levando quase um ano no AC30.
Com certeza um ótimo vídeo. A destreza, limpeza e qualidade como o cara faz é de dar inveja. Vou chegar lá um dia.
Percebi que o cara tem um senso que é, a princípio, complicado de se ter, que é o de elencar todos os materiais a serem utilizados. Parece que o cara tinha um "kit" e só seguiu as instruções. Pra mim essa é a pior etapa pois perdi a conta de quantas vezes fui às lojas buscar componentes e materiais pra fazer o meu amp.
Acredito que a explicação seja a experiência do cidadão, que só se adquire com o tempo.
Não tem como comparar. Veja que o vídeo foi feito pra mostrar a montagem do amplificador por alguém da empresa (treinado). Então tudo tem que parecer certo e perfeito, acredite que tem muita edição e repetição das cenas. Inclusive no manual de montagem fala em gastar mais de 6h, enquanto o vídeo não usa nem 1/10 desse tempo e mesmo assim, apesar de servir pra instruir a montagem, duvido que alguém consiga montar o amplificador só olhando o vídeo - é apenas pra aguçar a vontade dos compradores e tirar o mito da dificuldade. Agora quanto a organização (sequência de procedimentos, disponibilidade de ferramentas corretas e adequadas e todos os componentes e materiais à mão) isso é típico de americano (e alguns europeus - eg alemães e ingleses). Planejando e organizando, facilita muito e ganha-se tempo (daí se diz da grande eficiência e produtividade deles). Isso é cultural.
Mas qualquer um que compre o kit, seja americano ou nós brasileiros, vai demorar bastante pra montá-lo porque a menos que já tenha montado mais de 10, sempre se erra uma sequência, um componente errado em lugar errado, etc, mesmo que se tenha lido o manual inteiro antes de começar (fazemos isso ?).
Bom, creio que a maior parte do barato de DIY é gastar tempo montando, com muito capricho e prazer. Aí não conta a eficiência e produtividade, porque não é montagem industrial/comercial. Fazemos isso por prazer, então não importa o tempo gasto (pelo contrário, quanto mais tempo, mais prazer fazendo o que se gosta).
Eu perguntei pro Carlão (gerente da Mult) porque esses espaçadores (hexagonais de latão) eram tão caros e ele respondeu que a Mult mandou uma empresa aqui no Brasil fabricar pra eles (e não deve ter sido grande quantidade) a pedido de alguns clientes. Se houvesse um fabricante que fabricasse em grande volume, sairia mais barato, mas a demanda aqui seria insuficiente. Então somente na China vai ter produção viável disso e de quase tudo ...