Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Novembro de 2024, as 11:41:34

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 ... 9 10 [11] 12 13 ... 15   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Pedal de 1 só Transistor  (Lida 108498 vezes)
felixmeirelles
Visitante
« Responder #150 : 26 de Junho de 2012, as 20:16:16 »

Controlar (limitar) a intensidade do sinal na saída deixando parte da "energia" escorrer para o "terra" .
Visitante
« Responder #151 : 26 de Junho de 2012, as 20:26:27 »

Controlar (limitar) a intensidade do sinal na saída deixando parte da "energia" escorrer para o "terra" .
Valeu Felix, então acho que minha interpretação estava correta: conforme se baixa a resistencia de R5, mais sinal passa pro terra (sendo assim anulado) e menor o volume de saída, correto?
Visitante
« Responder #152 : 26 de Junho de 2012, as 20:54:51 »

Valeu Felix, então acho que minha interpretação estava correta: conforme se baixa a resistencia de R5, mais sinal passa pro terra (sendo assim anulado) e menor o volume de saída, correto?

Sí, sí.
Handmaker

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311

"Fui eu que fiz"

« Responder #153 : 26 de Junho de 2012, as 22:02:52 »

Uma forma de controlar o ganho neste circuito, seria trocar o resistor de emissor (R4) por um potênciometro (por exemplo de 1K); e assim este faria o controle de ganho.

Sendo que o ganho aumenta de uma forma inversamente proporcional; ou seja quando diminui o valor do potênciometro, aumenta o ganho do circuito.  Pelos testes que fiz, o limite mínimo do potênciometro ficou por volta de 100R, desta forma convêm colocar um resistor de 100R para o terra, para que quando o potenciômetro esteja com a mínima resistência, ainda reste o resistor limitando.
andrefreitas
Colaborador

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 119

« Responder #154 : 26 de Junho de 2012, as 22:06:38 »

Sendo que o ganho aumenta de uma forma inversamente proporcional
se tiver aumentando de forma inversamente proporcional, é só inverter o potenciometro, e colocar o pino 1 no emissor e o pino 3 ao terra.
Handmaker

Obrigado

"Fui eu que fiz"

« Responder #155 : 26 de Junho de 2012, as 22:37:35 »

Talvêz tenha ficado confuso.

O que quiz dizer é: com um resitor de menor valor no emissor, o ganho será maior do amplificador!

Sendo que terá um limite mínimo, que será em torno de 100R
Lamer
Handmaker

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105

« Responder #156 : 26 de Junho de 2012, as 22:59:36 »

Isto é uma questão importante de frisar, o potenciômetro de volume não aumenta o sinal, ele só atenua ("mata o sinal").

Geralmente quem dá ganho são potenciômetros ou resistores que configuram o ganho de um componente ativo do sistema, seja um transistor ou amplificador operacional!

Abraço!
Colaborador

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 119

« Responder #157 : 26 de Junho de 2012, as 23:04:18 »

ou seja, se quer adicionar ganho, coloque 1k-B ao emissor, se quer atenuar, coloque 100k-A logo após o capacitor de desacoplamento.
Visitante
« Responder #158 : 03 de Julho de 2012, as 00:31:59 »

Já que estamos usando o Eletro Harmonics LPB para explicar didaticamente o funcionamento de cada componente, creio que o texto From Schematic to Reality(Do esquemático para a realidade) possa ser interessante, pois ele usa esse mesmo esquema para explicar sobre esquemas elétricos, simbologia, convenções, etc.

Nota: Encontrei esse site no tópico Informações aos iniciantes.
Lá tem mais coisas interessantes pra quem quer aprender um pouco...
Handmaker

Obrigado

"Fui eu que fiz"

« Responder #159 : 17 de Julho de 2012, as 00:35:42 »

Coloquei um vídeo que havia feito com os testes iniciais do Mini-Lab, mostrando as "clipagem" diferentes que havia comentado que iria demonstrar: http://www.youtube.com/watch?v=oACLeUzBQ3A&feature=youtu.be

Não vi grandes diferenças; apenas na de germânio.  Não levem em conta, a "execução" da música em qulalquer sentido; bem como o comentário final no vídeo (bonito) garanto que não faz referência, ao vídeo.

Abraços,
Alfredo
JoaoVarios
Visitante
« Responder #160 : 17 de Julho de 2012, as 01:17:26 »

Realmente parece que só os diodos de germânio chegam a clipar o sinal.

Seria interessante fazer esses experimentos com outros circuitos, como o mini-fuzz, pois eu tentei trocar os diodos aqui pra ver o som que cada um dava, mas não sei porque, todos deram o mesmo som Sad

Seria interessante também uns gráficos com o osciloscópio pra explicar o porque da diferença de som ao mudar de diodo.

Só uma sugestão Alfredo: poste os samples no 4share, pois penso eu que no YouTube se perde um pouco da qualidade do áudio, pois ao se postar um vídeo lá, o mesmo é convertido para o formato flash, que provoca a compressão do áudio. Acredito que isso não ocorre quando se hospeda o arquivo no 4share, pois o mesmo mantém o aquivo em seu formato original.

Mais uma vez parabéns pro Alfredo pela iniciativa.
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837

Resistance is futile, if <1R

« Responder #161 : 14 de Setembro de 2012, as 00:23:43 »

Segue uma sugestão para um booster derivado do Super Hard On e do Thunderpuss, sem o famigerado "crackle".

Alfredo Padrao
Handmaker

Obrigado

"Fui eu que fiz"

« Responder #162 : 14 de Setembro de 2012, as 00:42:22 »

Adiel,

O problema foi resolvido com este arranjo do pot em série com o capacitor e ambos em paralelo como o resistor fixo?  Já montou? Gostou? Quantas perguntas num a única linha.  Legal!

Abraços,
Alfredo
Adiel
DIY Freak

Obrigado

« Responder #163 : 14 de Setembro de 2012, as 07:56:44 »

Respondendo:

Sim, sim, sim.    Cheesy Cheesy Cheesy

Abração, Alfredo!  

Patines não vai gostar desse circuito  Smiley, vou fazer mais uma versão para melhorar o filtro de polarização da porta do MOSFET, de forma mais simples que a do Thunderpuss.

O arranjo do capacitor de 100uF e o potenciômetro apenas atua no ganho em corrente alternada, deixando o ganho em corrente contínua perto de 1.  O resultado é um circuito mais estável e sem aquele ruído chato quando se ajusta o ganho.  Não percebi mudança significativa no timbre.
« Última modificação: 14 de Setembro de 2012, as 08:18:25 por Adiel » Registrado

Adiel
DIY Freak

Obrigado

« Responder #164 : 16 de Setembro de 2012, as 22:33:28 »

Para aqueles que têm receio em fazer um pedal split bypass por causa de perda de sinal devido a uma impedância de entrada do pedal na ordem de 1M, segue um buffer de mais de 1G de impedância de entrada, graças a um esquema de bootstrap.  A ideia veio da Elektor norte americana, só adaptei para componentes mais fáceis de encontrar.  Acredito que vários FETs funcionam nessa função, pois o ganho é perto de um.   Smiley

Pode ser interessante acrescentar um resistor de carga de 100K na saída.

« Última modificação: 16 de Setembro de 2012, as 22:38:51 por Adiel » Registrado

Páginas:  1 ... 9 10 [11] 12 13 ... 15   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: