Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Novembro de 2024, as 15:19:57

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Dúvida em fonte Power Box 9v 1A  (Lida 11714 vezes)
marcosdepaula
Visitante
« : 09 de Maio de 2012, as 23:59:20 »

Boa noite galera
A alguns dias atrás, vi uma fonte de 1A com saída para 6 pedais, bem pequena e leve. Resolvi comprar..
A fonte é aparentemente estabilizada, marca 9,3V no multímetro digital, porem não funcionou muito bem pra alguns pedais de distorção aqui, ficou com muito ruido..
Abri a pequena fonte pra tirar a dúvida. Ela tem um transformador bem pequeno e um circuito com alguns componentes.
Segue abaixo...

O transistor maior é um 2N60C (Primeira vez q vejo)

Alguem conhece este tipo de fonte e o porque do ruido ?

Abraço.
« Última modificação: 10 de Maio de 2012, as 00:07:42 por marcosdepaula » Registrado
Patines
Handmaker

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175

« Responder #1 : 10 de Maio de 2012, as 06:42:15 »

É uma fonte chaveada.  Fontes chaveadas costumam dar ruídos em pedais de alto ganho.

Coloca ela dentro de uma lata de sardinha e aterra a lata para ver se consegue diminuir o ruído: só não gasta muito tempo, que talvez não resolva.

T+
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535

Paricipe da World Community Grid!

« Responder #2 : 10 de Maio de 2012, as 08:08:43 »

Eu acredito que blindagem não vá adiantar nada. Pela foto dá para ver que é uma fonte tipo fly-back e que não tem uma filtragem muito boa na saída. O que você precisa fazer para reduzir o ruído é:

1- Incluir no circuito um filtro LC para cortar os picos que aparecem ou;

2- Aumentar o consumo para que a frequência da fonte suba e caia fora do campo audível.

As duas medidas são paleativas e não resolvem o cerne da questão. Esta fonte não é adequada para seus pedais.

Abraços

Eduardo

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
hgamal
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509

« Responder #3 : 10 de Maio de 2012, as 08:21:46 »

É melhor aprendermos logo a melhorar estas coisas. Elas serão, daqui para a frente mais comuns.
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Eduardo
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535

Paricipe da World Community Grid!

« Responder #4 : 10 de Maio de 2012, as 08:58:19 »

Oi Haroldo

Concordo! E elas são coizinhas fantásticas se bem aplicadas e projetadas. Tive que interromper meu estudo sobre o assunto por conta do trabalho na loja, mas quero retomar o quanto antes. (quem sabe até o fim do ano  Cry )

Na época das fontes lineares, havia no mercado o modelo con dois diodos e um capacitor e as "reguladas". Ainda é assim. Essa aí da foto é o equivalente chaveado da primeira opção.

Abraços

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
marcosdepaula
Visitante
« Responder #5 : 10 de Maio de 2012, as 14:04:42 »

Não sou muito entendido em eletrônica, portanto me conrrijam se eu estiver falando bobagem, ok?
Eu não sei certo oque é um filtro LC, mais se eu usar um filtro desse com um resistor pra consumir um pouco de corrente não diminuiria o ruído ?
Se possível, pretendo usar esta fonte para alimentar apenas dois pedais, sendo um deles de alto ganho, se não for possível vai virar socata  Sad
t+
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509

« Responder #6 : 10 de Maio de 2012, as 14:26:03 »

Não sou muito entendido em eletrônica, portanto me conrrijam se eu estiver falando bobagem, ok?
Eu não sei certo oque é um filtro LC, mais se eu usar um filtro desse com um resistor pra consumir um pouco de corrente não diminuiria o ruído ?
Se possível, pretendo usar esta fonte para alimentar apenas dois pedais, sendo um deles de alto ganho, se não for possível vai virar socata  Sad

Há várias opções de filtro, dentre elas um RC (resistor seguido de capacitor). Mas não dá para fazer só com um reistor. Você pode experimentar usar um com resistor baixo: uns 100 ohms, ligado a fonte de um lado, seguido de um capacitor - 470 uF ou maior, entre a ponta do resistor e o terra. Assim:

100 ohms
Fonte  + ---\/\/\/\/\/\----+------ Plug +
                           |
                          ___  +
                          ___  470 uF
                           |
Fonte  - ------------------+----- Plug -
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
GrAmorin
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226

« Responder #7 : 10 de Maio de 2012, as 14:44:25 »

Como ja mencionado aqui neste topico e em varios outros, fontes chaveadas nao sao indicadas para pedais, principalmente os de drive-distorçao, mesmo que de baixo ganho.
O ruido sera sempre aparente, e coisas mais podem ser observadas, como a reduçao de graves na maiorias destes tipos de fonte.

Algumas destas fontes, podem ainda, queimar determinados pedais, como por exemplo os Boss mais antigos.
Esses tipos de fonte, só ao vi apresentar muito problemas apenas em certos pedais digitais.

Blindar nao vai resolver, ja que o ruido nao vem de captaçao de interferencia, e sim da propria fonte (circuito).

NAo sei qual sera a eficiencia do filtro RC, mas o LC ja testei.
O LC sera identico a esse postado pelo HGamal, mas no lugar do resistor usa uma bobina, de 10 voltas sobre um anel de ferrite (ideia sugerida pelo Eduardo).
JA fiz isso para teste em uma fonte que tenho, apresentou diferença, mas nao satisfatoria, e resultou que acabou nao fazendo diferença ao proposito do pedal.
Mas teste a ideia, esses pedais sao diferentes um do outro.

Essas fontes serao promissoras e tipicas, por isso devemos encontrar a soluçao, que sim, é possivel resolver este problema.
BAsta ser projetada adequadamente.
Testei uma fonte deste tipo, da Boss, que acompanha alguns cases, e a fonte nao apresentava os problemas tipicos.
marcosdepaula
Visitante
« Responder #8 : 10 de Maio de 2012, as 15:20:58 »

No circuito da fonte já tem um eletrolítico de 470uf ligando os dois polos.

Realmente o som perde um pouco os graves com esta fonte  .
Vou optar por fazer a fonte de 1A do site .
« Última modificação: 10 de Maio de 2012, as 16:13:13 por marcosdepaula » Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #9 : 10 de Maio de 2012, as 16:39:31 »

Vou optar por fazer a fonte de 1A do site .
É uma boa escolha  Legal!
Apenas alerto que uma corrente muito alta é prejudicial aos pedais a longo prazo.
Então opte por uma corrente que seja mais compativel ao consumo do set.
Recomendo esta fonte:
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=3464.0
 Smiley
marcosdepaula
Visitante
« Responder #10 : 10 de Maio de 2012, as 18:54:54 »

interessante !
só uma dúvida, as versões sem regulador de tensão não causam ruído em pedais de alto ganho ?
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #11 : 10 de Maio de 2012, as 19:03:24 »

Não.
Os ruidos estão ligados a filtragem deficiente.
Patines
Handmaker

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175

« Responder #12 : 10 de Maio de 2012, as 19:06:09 »

Blindar nao vai resolver, ja que o ruido nao vem de captaçao de interferencia, e sim da propria fonte (circuito).

Sim, blindar pode resolver, pois fontes chaveadas geram também ruídos eletromagnéticos, principalmente se seus indutores não concentram o fluxo: indutores com núcleos fechados concentram, os de núcleo aberto emitem.  Os componentes restantes também emitem, mas os indutores muito mais.   Além de blindar, é necessário aterrar e se for um material ferromagnético na blindagem, melhor ainda.

É melhor aprendermos logo a melhorar estas coisas. Elas serão, daqui para a frente mais comuns.
E Novamente, um bom projeto de equipamento que pode gerar ruido inclui blindagem e aterramento.  
Temos que aprender a lidar melhor com uma coisa que foi por longo tempo negligenciada, já que nunca teve tamanho impacto quanto tem agora.  Os loops de terra, também negligenciados e desconhecidos até por profissionais, tem grande possibilidade de captar e potencializar os ruídos que estão pelos ares, já que são os "secundários" dos ruídos.

Negar isso só vai alongar o processo de contorno destes problemas.  T+
« Última modificação: 10 de Maio de 2012, as 19:11:18 por Patines » Registrado
jpdiman
Visitante
« Responder #13 : 10 de Maio de 2012, as 19:20:56 »

Aproveitando o tópico, alguém pode explicar como um transformadorzinho daquele tamanho fornece 1A de corrente?
Visitante
« Responder #14 : 10 de Maio de 2012, as 19:25:29 »

Esta fonte não usa transformador o que vc pode estar vendo e achando q é um transformador, é um indutor Wink

Abraço
« Última modificação: 10 de Maio de 2012, as 19:32:09 por marcosdepaula » Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: