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Autor Tópico: Boss pw-2 com problema  (Lida 8864 vezes)
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« : 09 de Maio de 2012, as 20:11:42 »

Pessoal, hoje quando fui ligar meu power driver para dar uma tocada o mesmo não funcionou. O pedal parece morto, não passa sinal algum, led não acende e detalhe, quando coloco bateria nele ela esquenta. Alguem teria alguma idéia do que pode ser para me ajudar? Obrigado a todos e abraços.
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felixmeirelles
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« Responder #1 : 09 de Maio de 2012, as 21:28:15 »

Você tem que olhar os transistores que estão na linha de alimentação, aqui neste esquematicos eles estão sem identificação, mas se seguir no olho a linha de 9v você encontra em 1 minuto.

Dependendo do que aconteceu, pode ter sido algo grave, ainda mais que você manteve ele a ponto de esquentar a bateria.
« Última modificação: 10 de Maio de 2012, as 16:07:27 por felixmeirelles » Registrado
Adiel
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« Responder #2 : 09 de Maio de 2012, as 21:31:23 »

Talvez alguém tenha ligado uma fonte errada nele.  Nesse caso, o diodo de proteção pode estar em curto, o que faria com que a bateria aquecesse.
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« Responder #3 : 09 de Maio de 2012, as 21:56:12 »

Felix, os transistores de alimentação começam com um 2sc2458 seguido por dois 2sk118. O tempo que eu deixei com a bateria ligada foi bem curto, mas foi suficiente pra deixar um pouco aquecida.
Adiel quanto ao diodo de proteção acho improvável estar em curto, a não ser que ele tenha estragado com o tempo, pois não liguei fonte invertida nele.
Será que corre o risco de ter queimado o CI?
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Adiel
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« Responder #4 : 09 de Maio de 2012, as 22:24:04 »

O risco existe, sim.  Deve ser um integrado bem comum, tipo 4558, TL072, ou NE5532, fácil de achar.  O defeito pode estar nos transistores reguladores de tensão, também. 

Pegue um multímetro e verifique o circuito, referenciando-se no esquema.

-----
Se o integrado for inline, você pode modificar o circuito, acrescentando um soquete, como fiz na modificação do CS-3.

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1491.15
« Última modificação: 09 de Maio de 2012, as 22:28:19 por Adiel » Registrado

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« Responder #5 : 09 de Maio de 2012, as 22:50:03 »

Eu ja tinha visto essa sua adaptação no cs-3 e achei ela bem engenhosa. O CI do pw-2 é um mitsubish 5218, não sei se ele tem substituto mais ao meu ver ele é difícil de achar. Seria bom mesmo medir as voltagens na alimentação, mais estou com receio de ligar na alimentação por causa do possível curto.
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Adiel
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« Responder #6 : 09 de Maio de 2012, as 22:57:54 »

Todos os integrados citados acima funcionam no seu pedal, se colocar o soquete.  Antes de ligar o pedal de novo, faça as medições e procure pelo curto-circuito.
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GrAmorin
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« Responder #7 : 10 de Maio de 2012, as 01:25:18 »

Nao consegui ver a imagem postada pelo Felix, mas o transistor que ele menciona é o Q11.
Bem provavel o diodo ao lado deste transistor ter queimado (entrado em curto).
Nao é só fonte invertida que faz este diodo entrar em curto.
Algumas fontes é capaz de queimar este diodo, mesmo estando a polaridade correta.
Ja vi isso acontecer varias vezes.
Fontes chaveadas podem nao queima-lo de imediato, mas com o tempo ele se rende.
Fontes com corrente alta tambem ocasiona o mesmo.
Meu DS-1 queimou por causa de fonte chaveada, mas a configuraçao dele é diferente deste.

Em seu caso eu diria 98% ser este diodo, mas vou ser mais ameno e dizer que é 60% ele, 38% o CI, 2% outras causas.
O CI é o M5218 AL, popularmente chamado de M5218 pente, é comum, e ate facil de achar.
O FOVB tinha dele, consulte-o.
Voce pode usar qualquer um destes que o Adiel mencionou.

Se a bateria esquenta, o grande provavel é o diodo mesmo.
Para confirmar, solte um dos lados de J3 (um pequeno jumper ao lado do flat que liga a placa aos potenciometro, em sentido paralelo).
Este jumper vai desconectar o CI da linha de alimentaçao.
Se parar de esquentar a bateria, e se o pedal ligar, acionar (acender o led), mesmo sem som, o CI esta queimado, do contrario, troque o diodo.
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felixmeirelles
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« Responder #8 : 10 de Maio de 2012, as 03:15:50 »

Use a bateria, mas não conecte ela toda deixe um lado mal encaixado para poder "desconectar" rápido.

Primeiro passo é tirar o diodo de proteção e ver se "vai", mas tem que ser bem rápido o "conectar - ligar pedal - desconectar" porque mesmo desligado ele está consumindo.

Se não for.

Segundo passo é desconectar do sistema o transistor 2458, como nosso amigo Gramorin apontou o Q11, e tentar ativar o pedal, teoricamente o led tem que acender, mas seja rápido no  "conectar - ligar pedal - desconectar".

Se não acender o problema deve ser no flip-flop, se acender o problema pode ser bem grave, porque envolve componentes ativos sensíveis.


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Adiel
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« Responder #9 : 10 de Maio de 2012, as 08:09:45 »

Como mestre GrAmorin, ainda aposto no diodo de proteção.  Esse circuito não é complexo, vai ser fácil de achar o defeito, desligando alguns terminais de algumas peças e medindo com um multímetro.  Pena que não achei o manual de serviço do PW-2 (que tem a imagem da placa e a distribuição dos componentes), apenas o esquema.
« Última modificação: 10 de Maio de 2012, as 08:12:44 por Adiel » Registrado

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« Responder #10 : 10 de Maio de 2012, as 09:48:15 »

Estou torcendo para vocês estarem certos quanto ao diodo, vai tornar as coisas bem mais fáceis. Vou substitui-lo e testar o CI através da sugestão do Amorin quando chegar em casa. Abraços
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GrAmorin
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« Responder #11 : 10 de Maio de 2012, as 13:05:13 »

Pode apostar no diodo  Cool
Eu discararia um pouco a hipotese de ser Q11, ja que este não possui nada que o possa conectar ao GND formando um curto, a unica coisa que tem neste que liga ao GND é 2 eletroliticos (1 na base 1 no emissor).
Para este ter um curto com GND, como o coletor vai direto a alimentaçao, o emissor deveria ter algo que o conecte ao GND, o CI é um candidato para isso, outro candidato é Q12 e D1 ( no esquema é o zener de 5,3V).
Para Q12 entrar em curto, o grande vilão é o zener D2 (2,5V no esquema) e seu respectivo transistor (ja peguei um modelo deste que o problema era este zener, mas creio que nao sera seu caso, ja que disse que que o pedal esta morto sem som algum, em meu caso tinha clean mas drive problematico).
Para testar esta seçao transistor solte um dos terminais de J4, juper ao lado do flat dos potenciometros, em sentido cruzado.

Estou considerando que o pedal esta totalemente mudo, sem ruido nenhum.
Neste caso, como tem o aquecimento da bateria, assossiado ao "mudo", é certeza de um curto.
Ja se tivesse algum ruido, poderia ser outra coisa, mas nao se descarta isso, porque pode ter algum curto posterior ao Q11.

Só para esclarecer, tambem nao tenho o manual de serviço deste modelo, estou acompanhando atravez de uma foto.
Caso tivesse o manual, podem considerar que estaria postado aqui.  Smiley
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felixmeirelles
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« Responder #12 : 10 de Maio de 2012, as 15:16:46 »

Mestre eu sugeri a remoção do q11 para desligar as outras linhas de alimentação do sistema mantendo apenas o 9v, assim fica mais fácil isolar o problema se este for no flip-flop.

Não acredito que seja ele o culpado direto, acho que para queimar ele outras coisas já teriam queimado antes, tipo os caps de 16v.
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Marcos Câmara
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« Responder #13 : 10 de Maio de 2012, as 15:41:00 »

Talvez alguém tenha ligado uma fonte errada nele.  Nesse caso, o diodo de proteção pode estar em curto, o que faria com que a bateria aquecesse.

Também aposto no diodo. Há algum tempo consertei um MXR Chorus Zakk Wylde cujo diodo de proteção abriu, fechando curto no circuito.
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felixmeirelles
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« Responder #14 : 10 de Maio de 2012, as 16:07:38 »

Esquema japonês;

« Última modificação: 10 de Maio de 2012, as 16:10:24 por felixmeirelles » Registrado
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