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Autor Tópico: Indicação de um bom booster para baixo  (Lida 13978 vezes)
diego.fcs
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« Responder #15 : 08 de Maio de 2012, as 10:31:39 »

Poxa! Aqui em casa a gente ensaia em um quarto pequeno, sem tratamento acústico, e o baixista toca com um Staner BS150 e o bicho treme toda a casa. Se quer dar um grau leve e tá tendo dificuldade de encontrar componentes na sua cidade, um bom booster e barato é o da Black Snake, ou também você pode usar um pedal de equalizador.

Mas acho estranho, quando você tá sozinho, e liga o amplificador no máximo, dá uma sonzera ou não?
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Parem o mundo que eu quero descer.
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« Responder #16 : 08 de Maio de 2012, as 12:46:33 »

Agora estou confuso! Shocked

Qual a intenção do tópico?

Melhorar A QUALIDADE do som DO CONTRABAIXO...ou....DO LOCAL DE ENSAIO?
Se o problema for com o local e a disposição dos equipamentos...aí já tem tem um outro tópico aberto sobre o assunto. Wink
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« Responder #17 : 08 de Maio de 2012, as 13:16:08 »

Realmente o tópico é pra me ajudar na escolha de um pedal que dê mais volume ao meu contrabaixo, mas se o pessoal der dicas de outros assuntos que venham a se relacionar com o problema é válido também.

O baixo é um Stringerb 4C CLB 14.

Ontem eu montei o SHO usando um capacitor de 0.1uF de poliéster e resistores de 2M2.
Foi meio na correria e acabei ligando diretamente numa bateria de 9V e só testei por cerca de 1min. Daqui pro fim de semana vou colocar um jack pra fonte e um jack de entrada com aquele chaveamento do terra pra desligar quando num tiver plugado.

Quando eu testar ele falo o resultado, mas no pouco tempo que testei deu pra ver que aumentou bem o volume.
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« Responder #18 : 08 de Maio de 2012, as 14:55:04 »

Lembre-se que o ideal não é só aumentar o volume...e sim reforçar as frequências (graves e médias de preferência) e aumentar o ganho do sistema. Senão...vai ficar uma "nhaca" com volume alto.  Wink
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« Responder #19 : 08 de Maio de 2012, as 18:32:15 »

Para regular as frequências eu tenho um pedal equalizador e ainda equalizo no amplificador se for preciso.
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« Responder #20 : 08 de Maio de 2012, as 21:59:11 »

Saudações,

Montar um bom equalizador é uma boa opção para quem não quer se preocupar com trocas de bateria e dependendo do modelo do contrabaixo e do tipo de circuito, nem sempre a montagem é fácil. Na minha opinião circuitos do tipo baxandall são a melhor pedida para contrabaixo.

Abraço
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« Responder #21 : 09 de Maio de 2012, as 06:38:54 »

Qual a captação do seu baixo? Qual o preamp do baixo? Em qual amplificador está plugado?
Cara...tem uma série de fatores que têm que ser analisado antes de definir uma solução.
Esse seu caso é discutido o tempo todo, no mundo todo.
Aí tem 2 grupos.
Um 1º composto de medidas paleativas (gambiarras e armengues)...e um 2º composto por aqueles que realmente querem "timbrar" o instrumento da melhor forma. Estou falando de timbre e não de equalização.

Seu baixo não é grandes coisas, com todo respeito, convenhamos.
Então, colocar booster...só vai aumentar o volume das características naturais do baixo, nada mais.
Por isso é interessante verificar outros fatores além de equalização.
Um controle de Blend, um preamp específico de contrabaixo (não de guitarra, a não ser se for adaptado para o baixo) e etc pode ser uma solução legal.


Providencie um TECH21 SAMSAMP BASS DRIVER DI, pode ser uma boa solução para seu contrabaixo atual e os próximos que virão  Undecided

Eu uso esse daí:






Até em caixa ciclotron o som fica "de gente grande". Smiley
« Última modificação: 09 de Maio de 2012, as 07:04:49 por xandaum » Registrado
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« Responder #22 : 09 de Maio de 2012, as 08:20:36 »

Saudações,

"Estou falando de timbre e não de equalização." Huh? O que você quis dizer com isso Xandaum? É conhecido por todos que captadores mesmo sendo passivos, ressaltam determinadas frequências e isto os diferencia uns dos outros. A maioria dos circuitos ativos disponíveis, evidenciam determinadas frequências e/ou cortam outras. Ao passar por todos esses dispositivos (mesmo um filtro RC como nos potenciômetros de tonalidade), o som final que você definiu como timbre já não estaria equalizado e esse resultado não seria o timbre?

Abraço
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« Responder #23 : 09 de Maio de 2012, as 10:02:06 »

Até em caixa ciclotron o som fica "de gente grande". Smiley

Sério mesmo? essa eu vou ter que ver, os captadores do meu baixo são o "ápice da porcaria", eu tenho o esquema dele mas não me animei em montar ainda, to vendo que vou me animar agora hahaha até agora tenho resolvido bem com um SHO dentro do baixo, melhora um pouco o timbre e o ganho, mas não da pra usar a 5ª corda de jeito nenhum, fica uma droga...
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« Responder #24 : 09 de Maio de 2012, as 15:14:47 »

Saudações,

Por que você não tenta o stingray bass preamp? Ele tem controle de graves, agudos e volume. Tem também um layout do Herberthpv que contém grave, médio, agudo e volume chamado tone frequency. Procura no tópico "circuito ativo" que lá você encontrará esse e mais outros. Talvez o seu problema com o SHO sejam os capacitores de entrada e de saída que foram colocados para se adequar as frequências da guitarra. De repente, aumentando o valor desses componentes, você terá o resultado que espera.

Abraço
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« Responder #25 : 09 de Maio de 2012, as 17:49:25 »

Saudações,

Por que você não tenta o stingray bass preamp? Ele tem controle de graves, agudos e volume. Tem também um layout do Herberthpv que contém grave, médio, agudo e volume chamado tone frequency. Procura no tópico "circuito ativo" que lá você encontrará esse e mais outros. Talvez o seu problema com o SHO sejam os capacitores de entrada e de saída que foram colocados para se adequar as frequências da guitarra. De repente, aumentando o valor desses componentes, você terá o resultado que espera.

Abraço

Muito possivelmente é isto, como o circuito do SHO é absurdamente barato vou fazer um outro seguindo sugestões lidas aqui no tópico, talvez eu teste na protoboard pra testar varias modificações diferentes, mas ja tem tempo que eu to cogitando fazer um pré-amp bom mesmo pra botar nele.
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« Responder #26 : 09 de Maio de 2012, as 18:06:56 »

Saudações,

Um bom preamp não só te dará a opção de “boost“ como também a de “cut“. O SHO é excelente mas tem suas limitações, mesmo que o ajuste para contrabaixo.

Abraço
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« Responder #27 : 10 de Maio de 2012, as 07:19:56 »

O GUERO fez um preamp dedicado com a junção do STINGRAY com um CAE após.
Um PARAMETRICO com Tillmann no OUT, também seria uma boa.

Victor Nery...timbre tem a ver com as características do instrumento também. Independente da "MÁSCARA" que colocar. Tente equalizar um Tonante tentando atingir as frequências alcançadas por um Fodera. Seja lá qual for o Premap ou artifício eletro-eletrônico que usar, o resultado é o FRACASSO.
Estou falando de otimização do potencial do instrumento. Por isso a adequação das frequências que ele pode gerar, customizando um preamp adequadamente. É pesquisa e bom senso.
Senão...fica aquela PORCARIA de contrabaixo que não aparece durante os shows e ensaios, sem grave "roncado" na 4ª e 5ª corda, sem brilho (não falo de agudos) durante slaps, sem médios convincentes...e estas coisas que todo mundo, inclusive você, deve conhecer bem, né? Undecided
Eu sou baixista há 25 anos e tive todo tipo de baixo ruim e agora só possuo Tops. além de equipamentos bons, e conheci alguns bons referenciais. É ralação e anos de estrada para tentar entender o que dá certo e o que NÃO dá. Sem falar no músico...esse tem que saber o que é um BOM grave, médio e agudos. Senão acha que conseguiu atingir um objetivo...mas, semana que vem vai estar frustrado, pois levou uma "surra" de outro contrabaixo que ouviu.
Timbre é complicado.
E volto a dizer: Milagres quem faz é Deus. Grin
Aqui o negócio é tentativa sistemática, com base na realidade, não na vontade. Grin
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« Responder #28 : 10 de Maio de 2012, as 08:57:40 »

Saudações,

Xandaum, esse assunto é muito subjetivo. Não havia entendido sua colocação. Explicarei o que eu quis dizer para evitar mal entendido: Num instrumento acústico, percebemos o seu timbre claramente pois não precisamos de nenhum outro meio para ouvirmos ele com clareza. Agora, usando um mesmo microfone, em posições diferentes, evidenciará determinadas frequências em detrimento de outras. Isso já não é uma equalização? O meu post foi baseado nesse raciocínio.

Voltando ao assunto do tópico... Tem um projeto na net chamado bax-in-a-box que é bem legal e é montado na forma de pedal (por isso o nome) para evitar "problemas" como troca de bateria, tirar a originalidade do instrumento, etc. Tem o clarifier do Craig Anderton (esse é na minha opinião, um dos melhores préamps para baixo que já ouvi; seu único problema é que a alimentação é feita com duas baterias e se torna mais complicado de colocá-lo em instrumentos com cavidade pequena).

Abraço a todos
« Última modificação: 10 de Maio de 2012, as 09:10:38 por victor nery » Registrado

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Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #29 : 10 de Maio de 2012, as 15:07:29 »

"seu único problema é que a alimentação é feita com duas baterias e se torna mais complicado de colocá-lo em instrumentos com cavidade pequena."

Dobrador de tensão nele, não resolveria?
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