Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 30 de Setembro de 2024, as 16:27:38


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Montando um P1 da AX84  (Lida 24062 vezes)
fallout
Visitante
« Responder #15 : 05 de Maio de 2012, as 11:37:52 »

Trabalhar com altas voltagens é perigoso e não pretendo levar um choque desses.

Segundo tudo que li até hoje, sim alta-voltagem pode matar uma pessoa saudavel, então não descuide de detalhes de segurança! Tem um topico sobre segurança aqui no HM da uma procurada e mesmo assim não é um atestado anti choque.

A melhor segurança para alguém que vá montar um valvulado é o conhecimento, uma vez eu aquase infartei ao ver um tiozinho que trabalhou na gianini na epoca dos Tremendões testando um tremendão metendo o dedo nos componentes! Acho que ele sabia o que estava fazendo.
Registrado
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #16 : 05 de Maio de 2012, as 13:29:19 »

Não tem as especificações de dissipação de potência para cada resistor nas instruções?

Eu perguntei em relação a este resistor usado pra descarregar os capacitores.
Os do projeto estão todos com a especificação de potência. Os menores são de 1/2W.
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #17 : 05 de Maio de 2012, as 19:21:22 »

1W aguenta, porque o tempo de descarga é pequeno, o resistor nem chega a esquentar.

Use um "jacaré" isolado, e quando for descarregar o capacitor, ligue o lado do jacaré no terra do circuito (ou no negativo do próprio capacitor), depois encoste a ponta de prova no positivo do capacitor. Se o mesmo estiver suficientemente carregado, vai fazer um estalo quando você encostar a ponta de prova. Mantenha o contato por alguns segundos, e parta para o próximo capacitor.

E embora eu tenha dado a entender que os eventuais choques não eram tão perigosos, sem dúvida é melhor não facilitar. Se a descarga te pegar de jeito pode sim haver problemas. Então, o conselho do Ricardo Vasconcelos é um EXCELENTE conselho.

Abraço

Finck
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #18 : 05 de Maio de 2012, as 22:47:34 »

Eu gostei dessa sua ideia do resistor com garra jacaré em uma ponta de prova na outra, pois já descarreguei um capacitor grandinho apenas com uma chave de fenda e mesmo sabendo que ia estralar ainda tive um pequeno susto.  Smiley
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #19 : 06 de Maio de 2012, as 02:19:03 »

Pessoal, uma "ferramenta" DIY para descarregar capacitores.

Lembrando que, quando se for manipular ferramentas em amplificadores valvulados,
por onde correm altas tensões, colocar uma das mãos para trás, nas costas, pois
assim evita-se que o possivel choque passe de uma mão a outra e portanto pelo coração.








Abraços.


EDIT.: Pessoal, apenas para dizer que eu não fiz o descarregador acima, foi um "achado"
         da net.
« Última modificação: 06 de Maio de 2012, as 08:16:24 por Ferro_Velho » Registrado
Marcel.
Visitante
« Responder #20 : 06 de Maio de 2012, as 02:44:19 »

Muito bom esse descarregador, hein, Ferro Velho! O Led vai ficar aceso enquanto houver carga no capacitor. Bem facil de fazer. Essa com certeza irei usar, viu! _
O ideal tambem seria usar um tapete de borracha embaixo do local onde se esta  trabalhando, afinal seguranca extra nunca eh demais. E esse conselho das maos para tras eh dado por eletricistas experientes tambem.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #21 : 06 de Maio de 2012, as 03:13:15 »

Lembrando que, quando se for manipular ferramentas em amplificadores valvulados,
por onde correm altas tensões, colocar uma das mãos para trás, nas costas, pois
assim evita-se que o possivel choque passe de uma mão a outra e portanto pelo coração.
A mão pode ser pra tras, pro alto, etc...
O que precisa na verdade é que a outra mão não feche o circuito. Então ela não deve estar encostada em nada metalico, muito menos no chassis. Por isso o terminal que vai ao terra é uma garra jacaré... pra que não se precise ficar com a mão la...

Mas esquema bem legal esse Ferro_Velho... Mas esse resistor de 1K2 não podia ser maior (uns 10K pelo menos)?? Acho que a dissipação em 1K2 vai ser muito alta. Tudo bem que é rapido, mas...

« Última modificação: 06 de Maio de 2012, as 19:10:08 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #22 : 06 de Maio de 2012, as 07:40:08 »

Reformulando a frase: Me ajudem a não cometer erros típicos de marinheiro de primeira viagem.

Um erro comum de marinheiro de primeira viagem é ir muito longe da práia sem saber navegar direito. Se perde no mar e fica pipando SOS para os navios dos arredores.

Se é o seu primeiro valvulado, começe com uma coisa simples. O AX84 é um projeto de dificuldade média, para alguém que já montou algo antes e está familiarizado com os processos. Tem dois estágios de ganho e é propenso a ruídos e apitos. Eu recomendo que você mude seu foco e monte um IALL3.5, um Baby Wonder, um 100Buck, para citar alguns projetos aqui do forum, ou um Fender Champ 5E1 ou 5F1, na versão com a 6SJ7 no pré.

Caso você continue no mesmo rumo, toda a guarda costeira Handmades já está a postos.  Grin

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #23 : 06 de Maio de 2012, as 09:22:52 »

Eduardo,

Eu passei um bom tempo sem visitar o fórum e não sabia do que se tratava o IALL. Só esta sexta foi que o vi na parte de projetos aqui do site, quando fui ver o artigo do Hi-Octane.

Ainda nem dei a devida atenção a ele, mas na hora que o vi já pensei que seria melhor motar o mesmo.
Talvez eu até siga seu conselho e ter um tempo na montagem do P1 e monte de início o IALL.

Vi que já existem algumas versões dele. Qual você me indica? Qual o link para ela?

Obrigado!
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #24 : 06 de Maio de 2012, as 11:30:59 »

Vi que já existem algumas versões dele. Qual você me indica? Qual o link para ela?

Todos os caminhos links levam a Roma ao mesmo PDF do IALL.
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #25 : 25 de Julho de 2012, as 20:30:08 »

Acabo de testar meu IALL 3.5
Funcionou de primeira.

Também esse projeto é ótimo para iniciantes.
Registrado
Diffusion
Visitante
« Responder #26 : 25 de Julho de 2012, as 20:51:29 »

Olá Ricardo,

Primeiramente parabéns pelo amplificador, não o conheço mas tenho certeza de que é uma bela máquina de timbres!

Vou me adiantar e já fazer o comentário típico.

Fotos, samples ?

Grande abraço.
Registrado
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #27 : 03 de Abril de 2013, as 11:24:45 »

Pessoal,

Como alguns de vocês já devem ter visto em outro tópico meu, estou de volta na construção do P1.

Queria saber de vocês qual é um bom falante pra fazer uma caixa e deixar ela para usar com os cabeçotes que eu for montando daqui pra frente.

O IALL eu estou usando no falante do Peavey Rage 158, retiro os conectores dele e conecto os do IALL pra poder usar, mas não modifiquei nada no gabinete do Peavey.

Estive pensando em pegar um Eminence Legend 1258 ou V128, mas não sei qual cairia melhor.
Também vi num tópico que os falante do Acedo Audi são bons, mas o de 12" custa quase o mesmo de um Eminence Legend 1258 que é um modelo conhecido e de uma marca conhecida mundialmente.
Registrado
gilbertgawan
Visitante
« Responder #28 : 03 de Abril de 2013, as 12:00:57 »

Opções handmades:

Acedo
Alien
Pedrone
MG Music
RK amps (ricardo aqui do forum)

Importatos:
Electro harmonix
Eminences

Outras opções:
Novik linha instrumentos músicais

Esqueci de mencionar:

Eu tenho um falante da rotstage 12" 80w 8ohms que comprei a uns 2 - 3 anos. Nunca testei com outro falante lado a lado. Mas pra mim é  um bom falante. Na época paguei algo em torno de R$ 100. Não sei se eles ainda estão fazendo falantes. Mas é bom entrar em contato.
Foram bem atenciosos comigo e até me deram um desconto por um atrasado de alguns dias.
« Última modificação: 03 de Abril de 2013, as 12:12:58 por gilbertgawan » Registrado
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #29 : 10 de Abril de 2013, as 18:55:23 »

O que vocês acham de um falante Rocket 50 da Celestion?

Iria bem com P1/HO da AX84?

-----
Pelo que andei vendo de preços e referências do Rocket, acho que é melhor ficar com o Eminence Legend mesmo.
« Última modificação: 10 de Abril de 2013, as 19:31:23 por RicardoVasconcelos » Registrado
Páginas:  1 [2] 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal