Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Setembro de 2024, as 11:30:57


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Iniciando no Corel Draw  (Lida 9965 vezes)
Epron
Visitante
« : 03 de Maio de 2012, as 22:49:23 »

Olá a todos do handmades !
Gostaria de pedir ajuda ao pessoal que fabrica pedal e desenvolve a arte.
Queria aprender pra fazer a arte do meu amplificador.

A minha maior dificuldade até agora é fazer os ponteiros ou marcação para os knobs e potenciometros de volume, grave, agudo e etc...
O resto parece ser mole... rs

Queria que alguem pudesse me passar um modelo ou vetor como chamam né ? Só pra eu ter uma base de como fazer, pra depois desenvover os meus...
Quero uma coisa bem simples mesmo, ponteiros com numeros... nada demais... hehe

Abçs!
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #1 : 04 de Maio de 2012, as 00:14:12 »

Procure aqui no forum pelo "Pack" de arquivos do "Güero"; neste pacote têm entre outros um amplificador para baixo, que além do projeto completo tem o "template" do painel.

O nome do amplificador é Hugues & Kettener Bass Force 100 L

Este template de painel é uma ótima idéia.  Você também pode se basear em fotos de amplificadores encontrados na net.

Para complementar; achei o link: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=4.0

« Última modificação: 04 de Maio de 2012, as 00:27:00 por Alfredo Padrao » Registrado

tiagojoy
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.509

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 277



WWW
« Responder #2 : 04 de Maio de 2012, as 08:09:33 »

Pra essas marcações vo tenta da uma dica ..vamo ve se alguem vai entender!

Faz um circulo na medida que voce quer .. e desenha um linha  na grossura que vocÊ quer a marcação, selecione os 2 e aperte a tecla C e depois a E do pra ele alinhar os 2 desenhos, depois você clica 2 vezes na linha que será a marcação até aparecer a opção girar ... segurando o CRTL vocÊ da o grau que vocÊ quer de que será o espaço entre as marcações  e solta segurando o  botão direito do mouse ..depois disso é só da um CRTL + D que ele irá repetir ..

Será que consegui explica direito ? é facinho de fazer, explicar nem tanto .. mais esta ai uma dica!

Boa Sorte
Registrado

Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« Responder #3 : 04 de Maio de 2012, as 08:47:24 »

Existe uma maneira mais simples de colocar a numeração no círculo: digite a numeração (1 a 10) e com ela selecionada, vá no menu texto e escolha a opção "ajustar texto ao caminho", coloque o texto no círculo. Com o texto selecionado no círculo, selecione a ferramenta "forma" (fica abaixo da seta de seleção e se lembro bem, o atalho dela é F10) e vai aparecer no texto dua alças (uma de cada lado). Puxe com a ferramenta "forma" a alça da direita que a numeração vai se espalhando no círculo. Quando ficar satisfeito, vá no menu organizar e selecione a opção "separar texto" para retirar o texto do círculo. Após isso, se quiser fazer algum ajuste individual (geralmente o 0 do 10 fica afastado do 1) selecione no mesmo menu "separar texto artístico" e  o texto será separado.
Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
Epron
Visitante
« Responder #4 : 06 de Maio de 2012, as 19:43:14 »

Olá!
Obrigado pela ajuda gente!

Jairo, eu não entendi muito bem a parte do "opção "ajustar texto ao caminho", coloque o texto no círculo. "... é pra colocar os numeros dentro do circulo ? ou pode ter uma parte fora ? não achei tambem as ferramentas... o meu é ingles..
A versão do meu corel é X5...

tiagojoy, valeu! mas teria uma forma mais facil de fazer ? assim eu teria que ficar ajustando toda hora a angulação do traço... rs

Alfredo Padrao
Po, bem legal o template... Bem original... queria fazer mais ou menos assim, mas colocar os numeros tambem seria uma boa...

Eu queria mesmo modelos pra modificar no corel. Não tem como pegar na internet ou alguem disponibilizar aqui ? só mesmo pra eu ter uma base. Porque o resto é mole... isso que é chato.. hehe

Abçs!
Registrado
Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« Responder #5 : 06 de Maio de 2012, as 21:20:04 »


Jairo, eu não entendi muito bem a parte do "opção "ajustar texto ao caminho", coloque o texto no círculo. "... é pra colocar os numeros dentro do circulo ? ou pode ter uma parte fora ? não achei tambem as ferramentas... o meu é ingles..
A versão do meu corel é X5...



Mas voce tentou fazer? Mesmo mudando a linguagem do corel, as ferramentas e os menus são os mesmos, basta traduzir os termos para o inglês. Pegue meu texto, imprima, abra o programa e fique tentando fazer, até acertar. Não existe melhor maneira de se iniciar no corel. Templates só vão lhe dar a falsa sensação de saber usar o programa
Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
angelos
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 60

Obrigado
-Dado: 37
-Recebido: 4


Gosto de brincar de guitarrista e fazer por mim.


WWW
« Responder #6 : 06 de Maio de 2012, as 21:53:53 »

Cara, sei que todo mundo usa o Corel por aqui.
Particularmente prefiro o Adobe Illustrator. Ele é muito mais estável (não trava, o que pode ocorrer com uma frequência irritante no corel) e um pouco mais leve/rápido. Essas diferenças são independentes do pc que você usar.

Enfim, seja qual for o programa que usar, seguem algumas dicas:
- Meça o diâmetro dos Knobs que vai usar. No programa, faça um círculo com uns 3mm a mais desse diâmetro, no mínimo, como referência para posicionar a marcação.
- Se for possível, descubra quantos graus tem o giro completo do pot, pois é nesse intervalo que deverão ser inseridas as marcações - principalmente se desejar marcar com números.
- Use fontes legíveis nessas informações (marcações dos pots., jacks e botões), principalmente se achar que um dia pode emprestar seu equipamento. No resto, grafismos, sua marca, ou enfeites, pode usar qualquer fonte, pois não são informações essenciais ao uso.
- Imprima em papel para testar se os tamanhos estão certinhos ou tem que alterar algo.



Pra fazer essas marcações que você quer, eu preferiria o jeito mais hard-core e perfeccionista:

Digamos que seu knob tenha 15mm de diâmetro e seu pot. tenha um giro completo de 270º.
Querendo numerar de 1 a 10, colocaria esses números a cada 30º (9 intervalos + os 90º restantes). Então meu desenho ficaria mais ou menos como o do anexo que vou enviar.



Note que o 10 eu alinhei pelo 1, e não pelo espaço entre 1 e 0, o que faria com que ele parecesse desalinhado.
Registrado

"Fazer bom design é fácil.
Fazer um grande design requer um grande cliente."
(Michael Osborne)
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #7 : 07 de Maio de 2012, as 01:17:39 »

Partindo do princípio que você tem um modelo em pdf, você pode importar no corel e partindo daí fica editável; podendo adicionar ou remover o que você quiser.   Outra opção é bloquear o objeto importado, ou seja o pdf, e partindo daí desenhar por cima.

Em qualquer das opções, você já tem um ponto de partida para treinar, e colocar ao seu gosto!

« Última modificação: 07 de Maio de 2012, as 12:01:39 por Alfredo Padrao » Registrado

Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #8 : 07 de Maio de 2012, as 07:18:58 »

Saudações,

Tenho tentado montar um layout e esbarrei justamente nessa marcação do potenciômetro. Consegui traçar, mas fiquei na dúvida quanto ao ângulo entre 1 e 10. Alguém pode dar essa dica? Estava usando 315°. É isso mesmo? Uma outra pergunta é se depois de pronto eu posso mesclar tudo em uma coisa só como no photoshop sem perder qualidade na impressão.

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #9 : 07 de Maio de 2012, as 08:47:56 »

Os objetos pode ser agupados, basta selecionar vários e clicar "Ctrl G". Para desagrupar, "Ctrl U". E para trabalhar em um objeto que esteja travado dentro de um grupo, segure Ctrl apertado enquanto clica nele (note que os "quadradinhos de seleção" aparecerão como "bolinhas").
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #10 : 07 de Maio de 2012, as 11:58:28 »

Saudações,

Finck, obrigado pela atenção. Não me referia a agrupar e sim tornar tudo uma coisa só.

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« Responder #11 : 07 de Maio de 2012, as 12:08:18 »

Saudações,

Não me referia a agrupar e sim tornar tudo uma coisa só.

Abraço

Com qual intenção?
Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #12 : 07 de Maio de 2012, as 12:50:51 »

Saudações,

Tentar reduzir o tamanho quando exporto em pdf.

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #13 : 07 de Maio de 2012, as 15:02:47 »

Tem as ferramentas Soldar e Combinar...

Ela faz isso que você quer, converte vários objetos em um só. Só que eu não lembro qual é o atalho, e minha versão do Corel é a 12, então não sei onde fica nos menus mais atuais.

Mas se você der uma busca no help vai achar com facilidade.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Epron
Visitante
« Responder #14 : 07 de Maio de 2012, as 18:55:03 »

Fala galera!
Nesse video aqui, eu achei uma ferramenta interessante...
deem uma olhada e digam o que acham...

http://www.youtube.com/watch?v=k4j0nwDI7DM

Abçs!
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal