Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
26 de Novembro de 2024, as 13:40:56
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Lançamento de Novos Projetos
>
Amplificadores valvulados
>
JCM 800 2204 + Fender Champ + Chaveamento LED/LDR + FX Loop (All in one)
Páginas:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
1
...
5
6
[
7
]
8
9
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: JCM 800 2204 + Fender Champ + Chaveamento LED/LDR + FX Loop (All in one) (Lida 60381 vezes)
FRED
Visitante
Re: JCM 800 2204 + Fender Champ + Chaveamento LED/LDR + FX Loop (All in one)
«
Responder #90 :
22 de Junho de 2012, as 18:23:56 »
Agora que eu percebi também que o falante não estava instalado em caixa nenhuma. E o som já está excelente. Vai ficar muito bom isso aí!
Visitante
«
Responder #91 :
22 de Junho de 2012, as 19:00:59 »
Cara, fico muito feliz mesmo em saber disso! Amanhã de manhã, finalmente, vou comprar esse bendito cabo....
Meu nem-tão-grande conhecimento em eletrônica não está me permitindo conseguir alimentar o pré do fender nem o Fx Loop....
Primeiro não consegui achar um ponto no circuito que me desse os 30V do Loop. Segundo, tentei achar os 250V que pede a alimentação do pré fender, então encontrei na seção do Power do jcm. Na entrada HV (+250V) do Fender eu coloquei no ponto entre o R18 e V3; e na entrada HV1 (+250V) do Fender eu coloquei o ponto entre R21 e V3. OBS: esse ponto dava exatamente os 250V.
Mas, quando fui testar, deu uma loucura, parece que inverteu tudo, a distorção ficou feiosa, os canais do marshall ficaram ruins e o do fender ficou com muita distorção, mas embolada.
Pelo jeito vou ter que arrumar um circuitozinho que transforme as tensões que tenho no secundário do meu PT nessas duas tensões que preciso, né? Ou tem outro jeito?
Se a solução for esse circuito, o que vocês me sugerem?
Please, somebody help me!!
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791
«
Responder #92 :
22 de Junho de 2012, as 19:23:22 »
Marcel., você precisa isolar cada seção do pré-amp com um resistor/capacitor, como eu havia citado antes.
Sem isso, vai ter esses resultados estranhos.
Tente fazer um esquema com ampli + pré fender, assim fica mais facil de sugerir modificações.
I want to diode!
Marcel.
Visitante
«
Responder #93 :
22 de Junho de 2012, as 21:18:35 »
Citação de: kem em 22 de Junho de 2012, as 19:23:22
Marcel., você precisa isolar cada seção do pré-amp com um resistor/capacitor, como eu havia citado antes.
Sem isso, vai ter esses resultados estranhos.
Tente fazer um esquema com ampli + pré fender, assim fica mais facil de sugerir modificações.
Kem, só que primeiro eu preciso alimentar ele direito pra depois ver se realmente tem algum problema e resolver.
Talvez o curto na pre fender que tava dando antes fosse na alimentação que eu tava jogando la. Saca? Ele pede 250V/250V e eu tava jogando a mesma do jcm, 350V/350V, quando deu curto.
Administrator
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 468
«
Responder #94 :
22 de Junho de 2012, as 21:53:29 »
Citação de: Marcel. em 22 de Junho de 2012, as 14:14:32
Filipe, "gota serena" é um termo muito usado aqui no Recife (mais na arriação)... Só porque é são joão você já tá entrando no clima? kkkkkkkkkkkk
OFF
Minha namorada é recifense
e eu tive ai há uns meses.
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Eduardo
Hand MasterMind
Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535
Paricipe da World Community Grid!
«
Responder #95 :
23 de Junho de 2012, as 08:05:45 »
Citação de: Marcel. em 22 de Junho de 2012, as 19:00:59
Pelo jeito vou ter que arrumar um circuitozinho que transforme as tensões que tenho no secundário do meu PT nessas duas tensões que preciso, né? Ou tem outro jeito?
Se a solução for esse circuito, o que vocês me sugerem?
Please, somebody help me!!
Bilé Nervoso!
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
visioncb
Hand MasterMind
Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39
«
Responder #96 :
23 de Junho de 2012, as 13:47:24 »
Acho que você consegue pegar derivações da própria fonte.. Não precisa ser exatos 250V.. vc pega derivação da primeira valvula do marshall, coloca resistor de 10k e capacitor como no esquema lá e pronto..
Sobre o loop, acho que no próprio esquema do loop do hgamal mostra que usa um resistor de alta dissipação, não lembro, 5 watts?
No ponto de alta tensão de menor valor (é isso?) pra decair a tensão até os 30v do zener..
No meu aqui pro reverb, eu peguei do bias.. usando retificação de meia onda com resistores de 3w pra cair em 15v.. como discutido aqui no fórum em algum lugar..
Visitante
«
Responder #97 :
23 de Junho de 2012, as 16:56:52 »
Citação de: bossman em 22 de Junho de 2012, as 21:53:29
OFF
Minha namorada é recifense
e eu tive ai há uns meses.
Então marcar pra tomar uma cerva quando você tiver por aqui, rapá!! hahaha
Citação de: Eduardo em 23 de Junho de 2012, as 08:05:45
Bilé Nervoso!
Eu queria um circuito mais simples... algum conjunto pequeno de resistor, diodo, zener, no máximo...
Quanto ao loop o Hgamal disse em outro tópico que parece que pode usar até 350V nele, só preciso ver as voltagens dos eletrolíticos.
O que vocês acham que eu poderia fazer pra reduzir essa tensão dos secundários do PT (+- 350VAC) pra um valor aproximado a 250V, de maneira simples? Eu não sei como fazer esses cálculos... Já fui melhor com isso, no Ensino Médio.... \o/ Vision?
Valeu, guys.
Hand MasterMind
Obrigado
«
Responder #98 :
23 de Junho de 2012, as 21:17:47 »
Não sei se eu q entendi errado o q vc queria, ou foi vc q entendeu errado o q eu quis dizer..
Você tá querendo colocar o preamp da Fender junto com o preamp do JCM não é?
Então, o q eu quis dizer é assim..
Ta vendo ali o ponto 5? Ali bem em cima?
Ta vendo aquele resistor de 10k 1W ali em cima com um capacitor no terra?
Repete esse mesmo processo pra Fender, pegando do ponto 5, colocando um resistor de 10k de 1w, colocando um outro capacitor 50uF.. até na valvula deve cair bem o 350v da fonte... não precisa ser pra 250 q vai pra valvula....
Acredito que valha ao menos o teste! Já vi esquemas assim porém eu nunca testei!
Sobre o Loop, vc pode pegar a derivação do Bias, de 60v... fazendo do jeito q vc queria.. usando resistor, diodo e um diodo zener..
É só fazer o q eu fiz aqui no meu... pega o fio do transformador, coloca um resistor (dica do Eduardo, funcionou muito bem) depois apenas um diodo, depois outro resistor e por fim um diodo zener com um capacitor...
Use uma calculadora de regulagem de tensão a zener, tem na internet..
Eu usei este:
http://www.calculatoredge.com/electronics/zener.htm
O primeiro e segundo diodo que comentei, vc pega o valor mais próximo do que o calculo te deu (por exemplo, 700 ohms), divide em 2 e usa nesses resistores que comentei.. o capacitor vc pode usar um valor até uns 100uF, a potencia de cada resistor, diria que 2w cada um dá tranquilo... SE você usar a derivação do bias..
«
Última modificação: 23 de Junho de 2012, as 21:19:34 por visioncb
»
Visitante
«
Responder #99 :
25 de Junho de 2012, as 12:20:15 »
Vc não pode pegar um ponto do circuito e alimentar o pré fender a partir dele, porque o pré fender é uma carga que vai entrar em paralelo com a carga que aquele ponto esta alimentando... e ai vai mudar a tensão ali modificando o comportamento tanto da carga antiga que ele alimentava como da nova (pré fender). Vc teve sorte de não ter queimado nada...
Para funcionar do jeito que eles alimentam os prés nestes amps, vc pode fazer um circuito com um resistor que vai abaixar a tensão, altamente ineficiente, mas é assim que já é usado... eheheh
Veja a figura:
Ligue o ponto 350V na saida da sua fonte, depois do retificador, em paralelo com o primeiro capacitor de filtro, antes de qualquer resistor abaixador de tensão.
Se ali tiver mesmo os 350V calcule usando isso, senão calcule usando o outro valor da tensão.
Vc tem que descobrir o valor do resistor, e para isso vc precisa saber qual é a corrente (maxima) consumida pelo pré fender.
Com isso vc obter a variavel I, e ai fica fácil calcular... Vamos supor que seja 100mA, (duvido que seja tanto, mas...) Se a tensão na saida dos retificadores for 350V mesmo, então teremos que a queda de tensão sobre o resistor deve ser de 350-250 = 100V e então a resistência dele será: U = R*I -> R = U/I -> R = 100/0,1 = 1k ohms.
Outra coisa importante é vc saber quanto ele vai dissipar: P = U*I = 100*0,1 = 10W e então coloque um com folga ou seja, PARA ESTE EXEMPLO o valor do resistor seria 1k ohms e 15W, o capacitor serve apenas para estabilizar a tensão e filtrar algum ripple que passar por ali... acredito que qualquer coisa próxima de 25uF seja suficiente (a tensão deve ser de 300V ou mais)
Esse jeito de fazer é altamente ineficiente, pois vc vai queimar 10W (neste exemplo) a toa no resistor... mas é assim que já é feito então...
Qualquer dúvida estamos ai...
[]'s
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791
«
Responder #100 :
25 de Junho de 2012, as 15:18:20 »
Alfredo, um pré valvulado na linha HT não consome nem perto disso.
Uns 2mA por triodo é um valor médio. Por isso não é tão ineficiente assim, além de ser pratico.
Mas se tirar a alimentação pro pré Fender logo após a retificação e filtrar só com um capacitor/resistor, o ripple vai ser muito alto. O ideal é retirar a alimentação pelo menos após o ponto que alimenta os screens.
Pode se colocar um resistor/ capacitor para cada valvula de pré em paralelo ou série, sem problemas.
A vantagem de se colocar em série, é que o ripple vai ficando cada vez menor, sendo que na primeira valvula de pré ele tem a menor intensidade.
I want to diode!
visioncb
Hand MasterMind
Obrigado
«
Responder #101 :
25 de Junho de 2012, as 15:23:56 »
Citação de: kem em 25 de Junho de 2012, as 15:18:20
Pode se colocar um resistor/ capacitor para cada valvula de pré em paralelo ou série, sem problemas.
A vantagem de se colocar em série, é que o ripple vai ficando cada vez menor, sendo que na primeira valvula de pré ele tem a menor intensidade.
Então, foi o que eu quis dizer pra ele fazer.. pegar o ponto 5 (primeira valvua de pré onde ripple tem menor intensidade, utilizar mais um capacitor e resistor em série com ele..
É o sistema mais comum visto pelos esquemas de outros amps que eu vi que embutiram um pré Fender no amp
Visitante
«
Responder #102 :
25 de Junho de 2012, as 16:16:44 »
Pessoal, agradeço muito pelas respostas, eu vou analisar o que vocês falaram... mas só depois que eu tiver mais normalizado. Acho que hoje eu tou meio lelé.
Já tomei um choque de não sei quantas centenas de volts, por esquecer de sangrar os eletrolíticos e já incendiei meu resistor sangrador por ligar o amp com o sangrador conectado. Começou a sair um fumaceiro aqui desse resistor, acho que já era... Só espero que isso não danifique outra coisa. Acho que não, né?
Tá vendo, quem estiver lendo esse tópico, que não possui experiência com altas tensões e estiver aprendendo, fica a lição!!!! Não mexa também nos dias de "leseira".
Já vou encostar ele aqui, amanhã eu analiso o que vocês disseram e vejo o amp, antes que aconteça uma desgraça! _
Valeu! Abração!
Visitante
«
Responder #103 :
25 de Junho de 2012, as 17:06:53 »
Citação de: kem em 25 de Junho de 2012, as 15:18:20
Mas se tirar a alimentação pro pré Fender logo após a retificação e filtrar só com um capacitor/resistor, o ripple vai ser muito alto. O ideal é retirar a alimentação pelo menos após o ponto que alimenta os screens.
Não sei se o ripple vai ser alto, não se esqueça que já tem um capacitor "parrudão" logo depois do retificador, e se realmente o pré consumir só 2mA o capacitor que eu coloquei ali de uns 25uF vai dar conta dele facinho, se nao der basta colocar um de 50uF e já era...
Eu acho melhor colocar logo na saida do retificador, porque não altera em nada o pré original do jcm800, ligando lá no começo do pré deste, pode nào alterar muita coisa mas um pouco sempre altera, no mínimo ele vai trabalhar mais "frio".
[]'s
Administrator
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #104 :
25 de Junho de 2012, as 19:45:47 »
Citação de: Marcel. em 25 de Junho de 2012, as 16:16:44
Já tomei um choque de não sei quantas centenas de volts, por esquecer de sangrar os eletrolíticos e já incendiei meu resistor sangrador por ligar o amp com o sangrador conectado. Começou a sair um fumaceiro aqui desse resistor, acho que já era... Só espero que isso não danifique outra coisa. Acho que não, né?
O resistor bleeder (sangrador) precisa ser dimensionado (tanto em resistência quanto em potência) pra ficar conectado sempre, mesmo com o amplificador ligado e não somente ligá-lo quando o amplificador for desligado. O simples fato de ter que ficar prendendo fios ou garras num ponto de alta tensão com as mãos (ou pelo menos com uma chave liga-desliga) é perigoso. Se o bleeder torrou é porque era de pouca potência. Geralmente um de 220kohms ou 330kohms de 2W deve dar conta para fontes de 300V em média. Com esse valor, a corrente que passa por ele fica na faixa de 1mA a 2mA e não sobrecarrega a fonte e demora uns 60s a 3min pra descarregar os capacitores (vai depender de quanta capacitância tem na fonte).
«
Última modificação: 25 de Junho de 2012, as 19:57:28 por xformer
»
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
1
...
5
6
[
7
]
8
9
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...