Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Novembro de 2024, as 11:49:12

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 2 3 [4] 5 6 ... 9   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: JCM 800 2204 + Fender Champ + Chaveamento LED/LDR + FX Loop (All in one)  (Lida 60331 vezes)
Eduardo
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535

Paricipe da World Community Grid!

« Responder #45 : 10 de Junho de 2012, as 10:04:19 »

Uma última coisa...
O Switch de comutação dos canais do painel tá dando um choquezinho de leve, quando pego nele com o pé no chão. Não deveria estar assim...

Alguém tem alguma coisa a me recomendar antes de eu ligar o standby....? O que devo dar atenção agora, antes de testar, pra não fazer besteira? Só pra garantir que não passe nada batido...
Qualquer dica, sugestão, crítica é bem vinda.

Sim, antes de ligar, resolva o choque elétrico que está dando. Isso é sinal de problema e pode ficar grave com o tempo. Existe uma diferença de conceitual séria entre a guitarra elétrica e a cadeira elétrica! Cheesy

Você pode dizer que "o choque é fraquinho, não há porque se preocupar". O Ministro da economia diz "a inflação é pequena, não há razão para se preocupar!"

Abraços

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Marcel.
Visitante
« Responder #46 : 10 de Junho de 2012, as 13:39:37 »

Pior que parou de dar o choquezinho, Eduardo. Não sei o que foi que houve, mas parou.

Mas tá acontecendo uma coisa. Liguei o power, tudo certo. Quando liguei o standby, depois de uns 3 segundos o fusível do mains (PT) queimou. Troquei o fusível, mas queimou de novo. O que será que tá causando isso, hein??  Cry

O que eu não entendo é como o fusível do PT queima ao ligar o standby. Se fosse o do OT, até poderia ver sentido...

Pior que eu soldei tudo numa calma danada, sempre conferindo e, ontem, depois que "finalizei", ainda conferi o circuito INTEIRO, pelo layout.

-----
Cara, eu não sei se foi isso, mas eu liguei primeiro o standby sem as válvulas e sem o falante estar conectado, quando o fusível do PT queimou pela primeira vez. Depois conectei o falante, mas acontece exatamente da mesma maneira, depois de uns 2 ou 3 segundos, o fusível queima.

Será que foi isso??? Como eu faço pra saber se o transformador de saída não queimou?
« Última modificação: 10 de Junho de 2012, as 16:37:09 por Marcel. » Registrado
hgamal
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509

« Responder #47 : 10 de Junho de 2012, as 17:42:27 »

Pode ser algo simples como o mal dimensionamento do fusível, ou algo mais bisonho, como um capacitor "faiscando".

Mas não entendo direito, ele queima sem as válvulas e com o falante conectado?

Tente  o esquema de ligar o amp com uma lâmpada ligada em série? Isto limita a corrente que alimenta o amp, permite medir as tensões e achar o erro!
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Marcel.
Visitante
« Responder #48 : 10 de Junho de 2012, as 18:12:12 »

Pode ser algo simples como o mal dimensionamento do fusível, ou algo mais bisonho, como um capacitor "faiscando".

Mas não entendo direito, ele queima sem as válvulas e com o falante conectado?

Tente  o esquema de ligar o amp com uma lâmpada ligada em série? Isto limita a corrente que alimenta o amp, permite medir as tensões e achar o erro!

Hgamal, antes de qualquer coisa, obrigado pela ajuda.
Vê só... quando liguei o standby pela primeira vez, após soldar tudo, havia esquecido de conectar o alto-falante (como até o bossman falou) e preferi não colocar as válvulas no momento, pra poder medir o B+ e as tensões nos capacitores de filtro, e não danificar as válvulas também, caso alguma coisa estivesse errada. E foi quando o fusível queimou. Troquei o fusível e fiz a mesma coisa, queimando novamente.

Daí decidi colocar as válvulas e conectar o falante. Mas aconteceu exatamente a mesma coisa. Liguei o power, tudo certo... Quando liguei o standby, passou uns 2 ou 3 segundos e todo o amplificador desligou, pelo fato do fusível haver queimado.

A impressão que dá é que, ao jogar a alta tensão no circuito, este "puxa" uma corrente anormal, alta demais, da rede elétrica, pois o fusível fica antes do transformador de potência, já para protegê-lo de grandes oscilações da rede externa...

Aí eu pergunto, "e agora, josé?"... hehehe
O que deve ser isso?
Visitante
« Responder #49 : 10 de Junho de 2012, as 18:13:10 »

E de quantos amperes é o fusível, colega ?
Visitante
« Responder #50 : 10 de Junho de 2012, as 18:14:10 »

E de quantos amperes é o fusível, colega ?

O do PT é de 3A, a.sim, como diz o layout da Dreamtone e o esquema do Mark Huss (nos quais me baseei). Mas, pensando bem, a rede deles é de 120V. Será que eu devo usar de outro valor para 220V?

-----
Tente  o esquema de ligar o amp com uma lâmpada ligada em série? Isto limita a corrente que alimenta o amp, permite medir as tensões e achar o erro!

Que tipo de lâmpada eu uso, Hgamal? E coloco em série de que ponto até que ponto?
« Última modificação: 10 de Junho de 2012, as 18:17:53 por Marcel. » Registrado
a.sim
Visitante
« Responder #51 : 10 de Junho de 2012, as 18:19:48 »

Olá.

Põe uma de 100W ligada aos pólos do porta-fusível ( sem o fusível, claro ) para que fique em série com o transformador de força.
Visitante
« Responder #52 : 10 de Junho de 2012, as 19:15:22 »

Olá.

Põe uma de 100W ligada aos pólos do porta-fusível ( sem o fusível, claro ) para que fique em série com o transformador de força.

Pode ser uma de 300W halógena, né? Só achei essa no supermercado daqui de perto.... \o/
O resto era bem menor que 100W...

E é pra ficar em série com o transformador ou em paralelo com o circuito inteiro?
Visitante
« Responder #53 : 10 de Junho de 2012, as 19:19:39 »

A lâmpada deve ficar em série com o circuito inteiro.

Que supermercado é esse que não tem lâmpada de 100 W Huh?
Visitante
« Responder #54 : 10 de Junho de 2012, as 19:28:54 »

A lâmpada deve ficar em série com o circuito inteiro.

Que supermercado é esse que não tem lâmpada de 100 W Huh?

Ok.

_. O Extra. As únicas de potência alta são incandecentes. E parece que as incandecentes estão sumindo do mapa, sendo substituídas pelas de baixo consumo, brancas.
Achei umas 3 de 100W, mas todas queimadas, o restante incandecente era de 50W, 70W... Então, pelo princípio de que é melhor sobrar do que faltar, peguei a halógena, bem pequena, tipo um bastão, de 300W. =P

-----
Pronto, exatamente como previsto.
Liguei a lâmpada aos terminais do porta-fusível. Quando ligo o power o ampli liga, mas quando eu ligo o standby a luz acende.
E agora?  Sad

-----
Segui o debugging do Paul Ruby Amplifiers agora e por enquanto tá tudo correndo bem, o fusível não queimou mais. Mas por enquanto, pra teste, o pré do fender tá desligado.
O problema agora é o seguinte: Havia ajustado o bias pra 32mA, mas, depois de um tempo com o amp ligado, as EL34 ficam MUUUUITO quentes e começa a aparecer um cheiro que parece ser de alguma coisa queimando. Daí eu desligo tudo rápido. O cara não consegue nem encostar o dedo direito nas válvulas de potência. Ainda falta descobrir o que é isso agora. Normal é que não é, né?
« Última modificação: 11 de Junho de 2012, as 00:12:52 por Marcel. » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535

Paricipe da World Community Grid!

« Responder #55 : 11 de Junho de 2012, as 11:21:31 »

Oi Marcel

Caso clássico de curto circuito em algum lugar. Verifique todas as ligações que com certeza tem erro em algum lugar. Se você não achar procurando, comece a desconectar coisas do +B.  Primeiro desconecte o fio central do transformador de saída e veja se resolve. Se o problema continuar, desconecte as grades auxiliares, o pré e assim por diante. Assim você descobre em qual setor do amplificador está o curto. Dividindo o amplificador em setores fica mais fácil achar o problema.

Abraços

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Marcel.
Visitante
« Responder #56 : 11 de Junho de 2012, as 11:33:01 »

Oi Marcel

Caso clássico de curto circuito em algum lugar. Verifique todas as ligações que com certeza tem erro em algum lugar. Se você não achar procurando, comece a desconectar coisas do +B.  Primeiro desconecte o fio central do transformador de saída e veja se resolve. Se o problema continuar, desconecte as grades auxiliares, o pré e assim por diante. Assim você descobre em qual setor do amplificador está o curto. Dividindo o amplificador em setores fica mais fácil achar o problema.

Abraços

Eduardo

Pois é, Eduardo.
Tava dando esse curto, daí eu comecei a seguir o debuging do Paul Ruby. Primeiro retirei o fio do B+ retificado da placa do power, sem curto. Depois corteio o B+ que vai do segundo capacitor de filtro (C22) para a placa do power e depois retirei os 2 fios de alta voltagem do secundário que iam para a placa do fender. Taí onde eu acho que pode estar o problema da queima do fusível, na placa do pré fender. Só resta ainda descobrir se foi erro de soldagem dos fios do HV ou erro de layout meu.

O fusível não queimou mais dessa forma, com o pré fender "desligado" (só a fonte dele). Mas ainda tou achando que, depois de um certo tempo ligado, começa a esquentar muito as válvulas do power (EL34), por causa do cheiro forte que começa a subir, de alguma coisa que tá começando a queimar (e eu desligo na mesma hora que sinto). E o medo de fritar essas válvulas??  Lips Sealed Ainda não sei por que tá esquentando tanto as válvulas...
« Última modificação: 11 de Junho de 2012, as 11:47:07 por Marcel. » Registrado
visioncb
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39

« Responder #57 : 11 de Junho de 2012, as 13:37:04 »

Se as tensões nas valvulas estão todas corretas.. não há o porque ter esse medo.

Eu tinha também.. tanto que deixava a valvula bem fria no bias .. e ainda assim um amigo meu encostou a mão na valvula por uns 4 segundos sem querer e queimou a mão de fazer bolha..
Visitante
« Responder #58 : 11 de Junho de 2012, as 14:20:31 »

encostou a mão na valvula por uns 4 segundos sem querer e queimou a mão de fazer bolha..
4s sem querer?!?!  Cheesy Cheesy Cheesy Ele é macho isso sim!
Visitante
« Responder #59 : 11 de Junho de 2012, as 15:21:39 »

Se as tensões nas valvulas estão todas corretas.. não há o porque ter esse medo.

Eu tinha também.. tanto que deixava a valvula bem fria no bias .. e ainda assim um amigo meu encostou a mão na valvula por uns 4 segundos sem querer e queimou a mão de fazer bolha..

E quanto ao cheiro de queimado, Bruno? É normal também?

4s sem querer?!?!  Cheesy Cheesy Cheesy Ele é macho isso sim!

E bote macho nisso!! Eu não aguentei passar nem 1s que já deu uma dor danada!!

Pior (ou melhor) que eu acabei de encontrar uma tabela de voltagens das válvulas do JCM800 2204 feita pelo Mark Huss. Anotei os valores do meu, mas ficou em casa (tou no trabalho agora), quando chegar confiro.

Abração!
Páginas:  1 2 3 [4] 5 6 ... 9   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: