Pessoal, pesquisei muito tempo pra construir um amplificador que atendesse o meu estilo musical até que cheguei a este projeto.
O problema é que comprei praticamente tudo, importei muita coisa, mas acabei guardando numa caixa, que ficou embaixo da cama por uns 2 anos. Até as bandas eu abandonei.
Agora, porém, estou voltando com uma banda e em empolguei junto pra terminar meu projeto.
- Peguei o layout do JCM 800 2204 feito pela Dreamtone e adapatei para PCB, retirando todos os turrets, que na realidade são lindos, legais etc., mas vão ficar escondidos no chassi e ninguém nunca vai ver, então, PRA MIM, são dispensáveis.
- Acabei decidindo inserir um canal 100% limpo, usando o pré do fender champ (que é bem simples).
- Optei pelo chaveamento com LED/LDR, que, pelo muito que li, são certamente os mais seguros e limpos. E o melhor: com direito a um Footswitch.
- A solução para o FX Loop que encontrei (já testada e assegurada) foi o layout do Hgamal. Até o esquema de Fx Loop da Dreamtone é um fracasso.
- Enfim, em suma, vão funcionar, basicamente, 3 canais (2 do JCM e 1 do Champ).
Chega de conversa mole e vamos às fotos!
Esse é o Layout completo (atualizado/corrigido) - Versão 1.2:
Layout e Esquema Elétrico da Dreamtone, no qual me baseei:
http://www.dreamtone.org/pdf/NEW2204LayoutSchemBomDreamTone.pdfEsquema Elétrico do Mark Huss (para referências):
http://mhuss.com/MyJCM/JCM800_2204.pdfEsquema de ligação dos filamentos:
O esquema e Layout do Fx Loop:
Um manual que eu fiz pra ele:
Pronto para imprimir das placas:
PCBs + MASKs.cdrEsquema geral do amplificador:
Chaveamento LED/LDR Versão 2.0 (Atualizada e Funcionando!!!):
Componentes (Tubes and More):
Componentes + Ferramentes:
Transformadores (Valvestate):
Placas impressas:
Pinos para soldar os fios (ainda não tenho certeza se vai dar certo, tou com medo da solda deles derreterem na hora de soldar os fios)
Chassis de aço galvanizado encomendados sob medida:
Chassi furado:
Testando o encaixe das peças no chassi:
-----
Planejando o espaço interno do chassi:
Painéis frontal e traseiro encomendado:
Folha de compensado naval 20mm:
Compensado cortado no tamanho das peças do head e da caixa de falantes
Marcações dos parafusos do tampo superior do Head feitas e furadas em distâncias eqüidistantes:
Parafusos para madeira de 50mm de comprimento:
RECOMENDO!
Dimensões (Esquerda Head, Direita Caixa de falantes):
Furando alinhadamente o tampo superior com as laterais do Head:
Antes de parafusar cada peça, assegure-se de usar cola para madeira:
Por pena a sua mão, recomendo comprar encaixe para lixa circular para furadeira:
Head pronto e lixado:
Caixas prontas:
-----
Head pintado por dentro:
Passando cola de contato (de sapateiro) uniformemente no courvin e no compensado:
Esticando o courvin com a mão para evitar bolhas:
A emenda que eu fiz emabaixo ficou horrível (minha primeira vez), então colei essa tira por cima...:
Emendas das quinas 01:
-----
Recorte da emenda das quinas:
Head finalizado, mas sem as cantoneiras e o tampo frontal, que ainda vou revestir:
Caixa de falantes revestida no mesmo processo do head:
Galera, isso é tudo que eu tenho por enquanto. Pretendo começar a soldar ainda essa semana.
Espero que eu não tenha violado nenhuma regra do fórum... fazia tanto tempo que não entrava aqui que, agora que voltei, encontrei um MONTE de novas regras, às quais ainda estou me acostumando.
Enfim, espero que esse passo-a-passo ajude muita gente. E qualquer dúvida, podem mandar!
Também conto a ajuda de vocês nessa minha jornada, pois sei que, com certeza, vou encontrar muitas dificuldades!
Grande abraço!!!