Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
26 de Novembro de 2024, as 12:38:55
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Lançamento de Novos Projetos
>
Amplificadores valvulados
>
JCM 800 2204 + Fender Champ + Chaveamento LED/LDR + FX Loop (All in one)
Páginas:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
1
...
6
7
[
8
]
9
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: JCM 800 2204 + Fender Champ + Chaveamento LED/LDR + FX Loop (All in one) (Lida 60362 vezes)
visioncb
Hand MasterMind
Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39
Re: JCM 800 2204 + Fender Champ + Chaveamento LED/LDR + FX Loop (All in one)
«
Responder #105 :
25 de Junho de 2012, as 19:58:01 »
Ótima dica.. é só dar uma olhada nos esquemas da mesa... acredito que usem 2 resistores de 220k
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791
«
Responder #106 :
25 de Junho de 2012, as 21:27:15 »
Citação de: alfredo em 25 de Junho de 2012, as 17:06:53
Não sei se o ripple vai ser alto, não se esqueça que já tem um capacitor "parrudão" logo depois do retificador, e se realmente o pré consumir só 2mA o capacitor que eu coloquei ali de uns 25uF vai dar conta dele facinho, se nao der basta colocar um de 50uF e já era...
Eu acho melhor colocar logo na saida do retificador, porque não altera em nada o pré original do jcm800, ligando lá no começo do pré deste, pode nào alterar muita coisa mas um pouco sempre altera, no mínimo ele vai trabalhar mais "frio"...
A queda de tensão por causa do pré Fender vai ser menor que a tolerancia normal para um circuito desses.
Mas caso ela cause diferença, é só redimensionar os outros resistores.
I want to diode!
Marcel.
Visitante
«
Responder #107 :
26 de Junho de 2012, as 00:14:15 »
Citação de: xformer em 25 de Junho de 2012, as 19:45:47
O resistor bleeder (sangrador) precisa ser dimensionado (tanto em resistência quanto em potência) pra ficar conectado sempre, mesmo com o amplificador ligado e não somente ligá-lo quando o amplificador for desligado. O simples fato de ter que ficar prendendo fios ou garras num ponto de alta tensão com as mãos (ou pelo menos com uma chave liga-desliga) é perigoso. Se o bleeder torrou é porque era de pouca potência. Geralmente um de 220kohms ou 330kohms de 2W deve dar conta para fontes de 300V em média. Com esse valor, a corrente que passa por ele fica na faixa de 1mA a 2mA e não sobrecarrega a fonte e demora uns 60s a 3min pra descarregar os capacitores (vai depender de quanta capacitância tem na fonte).
O resistor bleeder era de 10K, 2W ou 3W, não lembro exatamente. Mas não era menos que 2W! \o/
O engraçado é que as vezes, quando desligo tudo e vou ver a carga nos eletrolíticos da JJ, tá tudo descarregado já, sem bleeder nem nada, sozinho. Ou então tem bem pouca carga. Só não me pergunte o porquê.
E não faz mal deixa esse bleeder conectado o tempo todo, mesmo com a alta tensão (stand by) ligada?
Hand MasterMind
Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535
Paricipe da World Community Grid!
«
Responder #108 :
26 de Junho de 2012, as 07:41:44 »
Oi Pessoal
Eu costumo dimensionar o resistor de sangra para um centésimo da corrente nominal. Isso faz com que os capacitores se descarreguem com segurança em alguns segundos sem disperdiçar energia.
Fica assim:
R=1000*Vn/In
Se você tiver 350V e 120mA de corrente nominal no amplificador, então:
R=100*350/0,12=291666=292K ~ 270K
Neste caso eu usaria um resistor de 270K para sangrar. Como o calculo não é nada crítico, uma tolerância de 100% no valor pode ser usada, ou seja, qualquer coisa entre 150K e 560K tá valendo.
Abraços
Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
xformer
Administrator
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #109 :
26 de Junho de 2012, as 08:10:04 »
Citação de: Marcel. em 26 de Junho de 2012, as 00:14:15
O resistor bleeder era de 10K, 2W ou 3W, não lembro exatamente. Mas não era menos que 2W! \o/
O engraçado é que as vezes, quando desligo tudo e vou ver a carga nos eletrolíticos da JJ, tá tudo descarregado já, sem bleeder nem nada, sozinho. Ou então tem bem pouca carga. Só não me pergunte o porquê.
E não faz mal deixa esse bleeder conectado o tempo todo, mesmo com a alta tensão (stand by) ligada?
Um resistor de 10k é um valor muito baixo pra bleeder, nesse caso é mais pra descarregar manualmente os capacitores. Ele torrou porque se a tensão for de uns 300V, a corrente seria de 300V/10k = 30mA (o que sobrecarrega a fonte) o que faz a potência a ser dissipada chegar a 30mA x 300V = 9W !!!! Já era mesmo.
A carga nos eletrolíticos se descarrega naturalmente através das válvulas quando você desliga o amplificador. mas o bleeder conectado garante a descarga em caso de as válvulas não estiverem no amplificador ou pifadas, em caso de manutenção, pra teste, etc sem ter a dúvida de estarem descarregados ou não os capacitores.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Marcel.
Visitante
«
Responder #110 :
27 de Junho de 2012, as 03:09:48 »
GRAÇAS A DEUS PEGOU, o Fender!!! _
Que alívio!!! Obrigado a todos que me ajudaram com essa!
Fiz o que o Vision falou: daquele ponto 5 coloquei um resistor de 10K/5W, em seguida um capacitor de 47UF/400V pro terra, depois joguei lá no Fender. Só que essa tensão ainda passa por um resistor de 2K2/2W e outro eletrolítico de 47UF (que ficou no lugar de um dos de 33UF que tirei). Terminou que a tensão que o Fender tá recebendo é quase 250V (~270V).
Mas detalhe, eu modifiquei a parte do circuito de alimentação do Fender (já onboard). Tirei os dois capacitores de 33UF/250V e os componentes de retificação do filamento da única 12AX7 desse pré, pois liguei o filamento dessa válvula normal, assim como as outras, em AC mesmo.
Enfim, modifiquei o layout do Fender (apenas nessa parte da alimentação). Vou inserir agora esse resistor de 10K e o eletrolítico de 47UF no layout. Amanhã posto pra vocês ele atualizado. Vou tentar também colocar nas PCBs os componentes do chaveamento que ficaram "voando" (os 1N4148 dos LEDs).
Haviam falado que o pré Fender era bem mais baixo que o pré do JCM. Pois no meu caso foi o contrário, o Fender ficou bem alto, talvez até mais alto que o do JCM (até mesmo em relação ao High), o clean é bem bacana, talvez até melhor que o clean do LOW do JCM.
Só falta agora puxar alimentação do Fx Loop, pra finalizar! uhuuuuu!
-----
Citação de: Eduardo em 26 de Junho de 2012, as 07:41:44
Neste caso eu usaria um resistor de 270K para sangrar. Como o calculo não é nada crítico, uma tolerância de 100% no valor pode ser usada, ou seja, qualquer coisa entre 150K e 560K tá valendo.
Ah! Coloquei o bleeder de 270K/3W agora!
Quando "desenrolei" o antigo resistor (o dito cujo que torrou) da capa térmica, o bicho tava preto acinzentado, não tinha uma cor qualquer original. _ Carne bem passada.
-----
Joguei o mesmo ponto que tá alimentando o Fender (~270V) pra alimentar o Fx Loop também, resultando em aproximadamente 150V pro Fender e 120V pro Loop.
O Fender tá funcionando normal, pelo menos nenhuma mudança sonora tão perceptível. Mas o Loop ainda não funcionou. Não sei ainda por quê.
Só tou achando que o Fender tá distorcendo muito pra uma 12AX7 apenas. Tá "crunchando" legal meeesmo. E se eu aumentar o Master aí é que fica rasga mais ainda.
Cara, tou pra morrer aqui já... só falta esse Fx Loop pra ele ir para a caixa.
Bem que dizem por aí... essa po*** (desculpem, Admins.) vicia.... _.
Já vou começar esse mês a comprar as coisas pro Soldano SLO100. Será que ainda consigo pegar o Nevio? o/
-----
Foi pra caixa:
«
Última modificação: 29 de Junho de 2012, as 00:39:06 por Marcel.
»
Visitante
«
Responder #111 :
04 de Julho de 2012, as 21:47:21 »
Galera, tou tendo um pouco de barulho no meu amp e vim pedir socorro (pra variar) a vocês.
Video mostrando:
http://www.youtube.com/watch?v=6nzT-VJ952s&feature=youtu.be
OBS: Quando mudo o canal parece que o chaveamento faz um estalo, mas não faz. Isso eu acho que foi a câmera que deve ser muito sensível e captou o barulho mecânico normal da chave, daí tá parecendo que é um barulho muito alto, vindo do alto-falante.
E também quando tou com a mãe fora mas partes metálicas da guitarra o barulho incomoda menos, mas quando tiro as mãos aumenta...
O que pode ser isso? Aterramento?
Tomei cuidado com os terras no chassi. Fiz alguns "star grounds" em alguns pontos do chassi, pra aterrar os circuitos mais próximos. Loop de terra não fiz.
Tem gente que forra uma folha de alumínio na parte inferior de dentro do head, pra fazer a "gaiola de faraday" no chassi. Será que isso realmente faz diferença?
Outra: o terra tá conduzindo uma correntezinha de leve. Enquanto tou tocando não sinto, mas, por exemplo, fui dar um beijo na minha namorada segunrando as cordas e "tzzz", um beijo elétrico!! _ Deu um choquezinho, daquele que dá só um beliscão de leve! \o/
Não se isso é o trafinho de 9V-0-9V (150mA, parece) do chaveamento, em que um dos fios de 9V tá ligado ao terra, pra que o outro dê 18V. Será?
Help! ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ
Obrigado pessoal!
«
Última modificação: 04 de Julho de 2012, as 22:37:40 por Marcel.
»
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309
«
Responder #112 :
05 de Julho de 2012, as 00:52:34 »
A gaiola sempre faz diferença cara... é praticamente crucial
Hand MasterMind
Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39
«
Responder #113 :
05 de Julho de 2012, as 04:51:02 »
Alguns star grounds? como assim alguns? É pra ser só um, vc pode juntar os terras do mesmo estágio, porém juntar tudo em um mesmo ponto, tirando o terra do plug da tomada..
Existem pontos cruciais que podem captar ruído.. no caso do jcm 800 as duas primeiras válvulas... eu aconselho a você comprar uns fiozinhos blindados bem pequenos, aqui eu encontro fácil, sempre compro e é baratinho!
Use-o no jack de entrada e tudo oq puder.. é uma dica q eu sempre faço e sempre funciona!
Outra coisa.. você usou os resistores de 100Ohms no enrolamento dos filamentos? Ou ele tem CT? Ou então você retificou e filtrou os filamentos?
Esse lance do beijo elétrico eu quero testar também!
|o/
-----
Quanto ao loop, eu sugiro fortemente a usar o enrolamento do Bias.. visto que se for el34... a tensão é ainda mais próxima do que você quer, estou certo?
Faz assim.. fala comigo no msn... é o meu nick com o @hotmail.com, não sei se vc já me tem lá, mas me chama, eu te ajudo com todos os problemas (ou pelo menos tento! \o|)
«
Última modificação: 05 de Julho de 2012, as 04:55:38 por visioncb
»
Visitante
«
Responder #114 :
05 de Julho de 2012, as 08:42:39 »
Citação de: Marcel. em 04 de Julho de 2012, as 21:47:21
por exemplo, fui dar um beijo na minha namorada segurando as cordas e "tzzz", um beijo elétrico!! _ Deu um choquezinho, daquele que dá só um beliscão de leve! \o/
Essa é antiga no mundo do rock :
Eu pego uma garota
E canto uma canção
E nela dou um beijo
Com empolgação
Do beijo sai faísca
E a turma toda grita
Que o fogo pode pegar
RC / É Proibido Fumar / 1964
Esse problema é antigo...
Hand MasterMind
Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338
«
Responder #115 :
05 de Julho de 2012, as 12:46:38 »
Essa foi boa...até imaginei a cena no palco
"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
fallout
Visitante
«
Responder #116 :
05 de Julho de 2012, as 13:59:19 »
Um off:
Cara quando eu fazia curso de violão classico meu professor contou um episodio parecido com um artista, agora não me lembro quem foi "Maria Bethania talvez" que ela estava cantando e encostou no guitarrista e tomou um baita chocão!
Visitante
«
Responder #117 :
05 de Julho de 2012, as 19:40:04 »
Citação de: visioncb em 05 de Julho de 2012, as 04:51:02
Alguns star grounds? como assim alguns? É pra ser só um, vc pode juntar os terras do mesmo estágio, porém juntar tudo em um mesmo ponto, tirando o terra do plug da tomada..
Ihhh, cara, então eu vacilei bonito! Tipo:
- Tem um ponto de aterramento perto do PT, onde eu aterrei os capacitores grandes da JJ, a tomada da energia e os Center Taps do PT;
- Tem outro ponto que pega no parafuso do soquete de uma das EL34, onde eu aterrei a placa do Power, os jacks dos alto-falantes, o pot de Presence do JCM, outro pot que acho que do Fender;
- Outro ponto no parafuso do soquete da outra EL34 com os resistores de 1R do bias
- E o restante dos aterramentos eu coloquei no terra do circuito do chaveamento (este estando aterrado através da barra de terminais PTP).
Existem pontos cruciais que podem captar ruído.. no caso do jcm 800 as duas primeiras válvulas... eu aconselho a você comprar uns fiozinhos blindados bem pequenos, aqui eu encontro fácil, sempre compro e é baratinho!
Use-o no jack de entrada e tudo oq puder.. é uma dica q eu sempre faço e sempre funciona!
Eu usei fio blindado, me guiei por esse layout do plexi da trinity amps, no que coube, claro:
E usei os blindados nos mesmos pontos do Fender.
Outra coisa.. você usou os resistores de 100Ohms no enrolamento dos filamentos? Ou ele tem CT? Ou então você retificou e filtrou os filamentos?
Os fios do filamento têm Centar Tap, sim, por isso não usei nem os resistores de 100R, nem retifiquei/filtrei.
-----
Quanto ao loop, eu sugiro fortemente a usar o enrolamento do Bias.. visto que se for el34... a tensão é ainda mais próxima do que você quer, estou certo?
Eu queria, no começo, 30V porque eu achava que era a única tensão que o loop poderia pegar, mas há poucos dias descobri (através do próprio Hgamal) que ele pega até 350V!
Faz assim.. fala comigo no msn... é o meu nick com o @hotmail.com, não sei se vc já me tem lá, mas me chama, eu te ajudo com todos os problemas (ou pelo menos tento! \o|)
Eu te tenho no msn. Essa semana (menos hoje, que é dia de aniversário de 2 anos com minha namorada... \o/) vou tirar ele da caixa e falo contigo! Brigadão, Brunão!
Quando eu colocar na caixa novamente, depois, uso a folha de alumínio...
[Off]
Agora essa onda de beijo elétrico num rola não, hein.... Não recomendo, mas se alguém mais quiser testar por aí, boa sorte! _
Minha namorada tá toda assustada, se querer que eu toque quando ela não estiver em casa, com medo de eu morrer sem ela poder ajudar... Vou ser suspenso. Aí eu disse "Sim, mas quando tu toma choque na geladeira (cada beliscão danado, as vezes), não fica com medo, né?".
[/Off]
«
Última modificação: 05 de Julho de 2012, as 19:42:38 por Marcel.
»
Handmaker
Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383
«
Responder #118 :
26 de Setembro de 2013, as 13:09:12 »
Marcel, na sua opinião, o clean do JCM800 dá pra tirar esse som? ou é preciso um clean melhor como o do Fender? É claro que uma boa guitarra ajuda
.
Referência:
http://www.youtube.com/watch?v=fdhAWuHxfEk
Porque o som está tão macio?
Abraços.
Visitante
«
Responder #119 :
26 de Setembro de 2013, as 13:42:45 »
Citação de: Electric Effects em 26 de Setembro de 2013, as 13:09:12
Marcel, na sua opinião, o clean do JCM800 dá pra tirar esse som? ou é preciso um clean melhor como o do Fender? É claro que uma boa guitarra ajuda
.
Referência:
http://www.youtube.com/watch?v=fdhAWuHxfEk
Porque o som está tão macio?
Abraços.
Cara, esse clean pra mim parece mais daqueles Fenders de 50/100W.
Não tenho certeza se o JCM dá esse clean, exceto em baixos volumes. Mas com volume baixo o som não fica encorpadão desse jeito.
Talvez, no canal LOW, vc sabendo combinar o ajuste do potenciômetro de volume da guitarra, com o ganho e o volume do amp, juntamente com a equalização (principalmente do presence), consiga tirar esse timbre.
Agora o meu pré do Fender Twin, mesmo no power do JCM, tira esse som, contanto que o master não esteja no talo. Claro que você tem que usar o captador do braço da guitarra, senão, qualquer que seja o amp, o som vai ficar mais "estalado" do que "macio".
Em todas essas situações, obviamente, quando usamos amps valvulados, o pot de volume da guitarra se torna seu grande aliado.
Abraços.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
1
...
6
7
[
8
]
9
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...