Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Novembro de 2024, as 10:22:46

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 ... 7 8 [9] 10 11   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: SLO 100 - Diário de construção  (Lida 65108 vezes)
kem
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #120 : 26 de Março de 2013, as 14:14:05 »

São os mesmo 50% da torrada com manteiga caindo no chão...
São 50% de chance, mas cai 100% das vezes com a manteiga virada pro chão.  Evil
I don't want to die young...
I want to diode!
bossman
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 468

« Responder #121 : 27 de Março de 2013, as 12:10:53 »

A lei do sujeito (Murphy) se fazendo presente!  Cheesy
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
nevio
Colaborador

Obrigado
-Dado: 225
-Recebido: 85

« Responder #122 : 28 de Março de 2013, as 16:05:51 »

Olá meus queridos amigos, estava desde ontem tentando postar o video teste que fiz do SOLDANO!!  Palmas

Ele funcionou, mas está com um HUM, HIss, não sei,rs... Até no canal limpo está forte o ruido!! O timbre não está lá essas coisas pois não regulei o bias ainda, e o volume está no 2, e dizem que amps de potencia alta tem seus melhores timbres em volume alto!! Eu media a tensão da placa e está em 496V e a corrente num par das 6L6 está em 80mA e no outro par em 84mA, isso sem eu fazer ajuste, com certeza isso ai ta errado pois deveria em cada par estar menos que 50mA não é? O Rob da C3amps disse pra eu deixar em 50mA cada par, usei um trimpot multivoltas(Era pra deixar mais preciso)!

Minha fiação porca está influenciando nesses barulhos com certeza, vou colocar mais fios blindados na parte do pré e tentar deixar mais distante os fios da fonte, mas os senhores poderiam me dar mais sugestões?? Eu aterrei o primario do transformador num ponto do chassis e o resto dos terras eu aterrei num outro ponto, esses pontos ficam distantes uns 5cm, poderia estar gerando um loop de terra?? Grande abraço e segue o video!

http://www.youtube.com/watch?v=nqNdHQRYc_Q

OBS: É normal o chassis ficar vibrando? É bem de leve mesmo mas fica, só percebe quando coloca a mão no chassis são os transformadores né? Será que quando ele estiver firme num gabinete isso ameniza?
« Última modificação: 28 de Março de 2013, as 16:23:43 por nevio » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak

Obrigado

« Responder #123 : 28 de Março de 2013, as 18:32:44 »

Névio não tenho certeza absoluta você deve estar achando o som baixo por conta de estar testando num falante sem caixa acústica. E sim é normal a vibração do chassi por conta dos transformadores e quando prender isso tudo na caixa você nem perceberá mais.
visioncb
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39

« Responder #124 : 28 de Março de 2013, as 19:31:40 »

Sim esse lance do volume baixo também diria que é por causa disso, assim como o timbre... melhora muito depois de colocar na caixa...

Agora sobre o ruído... deve ser alguma ligação, algum fio errado, dá a impressão também que a fonte não está funcionando tão legal, não vi no esquema.. mas a fonte para os filamentos é em CC ou CA?

Um osciloscópio agora seria uma mão na roda
Visitante
« Responder #125 : 28 de Março de 2013, as 19:37:46 »

Realmente eu nunca parei pra observar chassi vibrando em amp nenhum que eu fiz... E você disse que colocou o volume só no 2...
Dá uma analisada no caminho do sinal que fique restrito ao clean dele, pra ver se alguma coisa tá gerando ruído... Tenta ver o que eu te disse, sobre componentes ou fios sensíveis, que fazem muito barulho quando você chega com o dedo perto (sem, necessariamente, tocar)... Se for tocar alguma coisa, onde tiver certeza que é seguro, ainda assim toque primeiro com as costas de um dedo (do lado da unha), porque se você levar um choque por azar, seu dedo vai dobrar na direção contrária, de fuga do fio, e não grudar ainda mais...

No que se refere à fiação, você, muito provavelmente, vai perceber que alguns fios fazem MUUUITO barulho quando você também mexe neles... pega um hachi (o pauzinho de sushi, também conhecido pelos gringos como "chopstick"... hehehe), ou algo semelhante, ou uma caneta BIC ou sei lá o quê, qualquer outra coisa que não seja condutora, e vai mexendo nos fios (mas mexendo mesmo, prum lado, pro outro, cima, baixo, gira enfim...). Aqueles que fazem MUITO barulho ao serem "Bulinados" (_) provavelmente só vão melhorar quando forem substituídos por blindados.

Geralmente eu uso 3 pontos de aterramento no chassi: 1 pro terra da tomada de energia do amp; 1 pro primário do PT e pros negativos dos "CAN CAPS", de filtro, do power supply; e 1 pro restante dos grounds do circuito - pré, power, loop etc.

E, meu velho, um Soldano SLO no volume 2? Isso é imoral, né, nevio?! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Você vai ter que incomodar muita gente pra sacar o timbre desse bichano, infelizmente... \o/
Meu Plexi de 50W mesmo só FALOU feito um VERDADEIRO ROCKSTAR quando coloquei o volume lá pra 70%, no mínimo! E olhe que eu moro em casa e o som tava chegando até numa pracinha aqui perto, soube que teve vizinho que tentou assistir ao Jornal Nacional e não conseguiu! kkkkkkkkkkkkkkkkk Não sei como não chamaram a polícia, mas tudo bem... hehehehe
Agora imagina um Soldano de 100W... são 3dB a mais que fazem TODA a diferença na hora do metal!  Head Banger

E o falante na caixa, bonitinho, faz toda a diferença, viu?

Boa sorte aí nessa investigação, meu filho! Espero que não sofra tanto como eu, no plexi... Tongue
Qualquer novidade, manda aê!
Abraço!
Visitante
« Responder #126 : 28 de Março de 2013, as 19:58:32 »

Credo...

É um transformador de 360 VA, blindado, grão orientado, pesando seis quilos...

O chassi tem de ter massa para conter um sujeito desses...

Visitante
« Responder #127 : 28 de Março de 2013, as 20:00:18 »

Nevio,

Você está com seu SLO-100 perto das condições DC ideais: 496V nas placas e 80...90mA/par talvez um pouco alto, dependendo da 6L6 que você está usando.
Quanto aos 25mA/valvula sugerido pela C3amps, eles estão querendo lhe proteger, talvez com razão.

Todavia...

Em nenhuma circunstância coloque o BIAS mais positivo do que 55V. Se eu fosse você, até acertar o regime DC em definitivo, manteria o BIAS em torno de 60V. Elimine esse multivoltas e coloque um pot linear comum, de peferencia com o eixo meio "emperrado".

Para você se assegurar, depois do regime DC acertado, de que o estagio de saída está 100% em classe AB, você vai precisar ligar um osciloscópio em paralelo com a carga/alto-falante e verificar qual o grau de crossover no estagio de saída. Muito evidente significa que o bicho está querendo fugir para classe B e aí você vai ter que ter muita paciência e cuidado para trabalhar na polarização.

Já que você gastou uma grana importando componentes, gaste um aa mais e compre um VARIAC, mesmo que seja de segunda mão. Vai lhe ser útil agora e para o resto da sua vida de construtor de amps.

Enquanto você trabalhar no regime DC, curto-circuite a entrada com um P10 curto-circuitado internamente. Esse amp tem ganho monstruoso e você pode dar um susto desnecessario no seu falante....

Se você pudesse usar uma carga resistiva de 8 ohms de uns 100W, melhor e mais seguro ainda seria

Faça o que o Bossman sugeriu, esfrie a cabeça no feriadão e ataque o que vai lhe importunar um tempo. Em relação à fiação, é complicado dizer sem colocar os olhos bem perto, mas parece o convencional.
E as soldas dessa fiação, principalmente na pci ?

Colocar um amp dessa categoria "redondo", sem muitos recursos de bancada, leva tempo. Considere o ponto onde você chegou como uma vitória.

Como está se comportando o chaveamento ? É ruidoso na comutação ?
abraços

Guilherme

Colaborador

Obrigado

« Responder #128 : 28 de Março de 2013, as 20:40:57 »

Olá meus amigos, muito obrigado pelos conselhos!!

Mas acho que alguns entenderam mal, ele não está com volume baixo não!! Eu testei ele com o volume baixo, eu nem passei do 4 pois estava com medo de estourar o falante que é de 80W!! Smiley

Pois é, vou fazer o que os amigos falaram, vou ir parte por parte e com muita calma, vou usar a técnica do palito de madeira, blindar mais fios e fazer uns testes quanto aos terras!!
Vou dar um tempo nesse feriadão, vou hoje curtir o show dos Velhas Virgens que vão tocar aqui pertinho de casa e no sabado ou domingo volto a mexer com a cabeça mais fria, o importante é que pelo menos funcionou!!

Guilherme, muito obrigado pela palavra de motivação, realmente é o que você falou, não possuo muitos recursos, só tenho um multimetro e um capacimetro(tadinho de mim)!! Rs... Vou seguir seu conselho e vou retirar esse trimpot multivoltas, eu estou usando 6L6Gc JJ, comprei o quarteto casado, o falante que estou usando é um celestion seventy 80 de 8 ohms e 80W!
O chaveamento está ultra silencioso, eu não fiquei com ele ligado por muito tempo pois  fiquei com medo por causa do bias desregulado, estava achando que em 80mA o bias estava muito "quente"!!

Vou tirar umas fotos com uma resolução melhor e mostrar pra vocês!!

Tenham um ótimo feriadão!!
« Última modificação: 28 de Março de 2013, as 20:55:07 por nevio » Registrado
kem
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #129 : 11 de Abril de 2013, as 00:13:04 »

Nevio... tava dando uma olhada no projeto.
Em algum lugar tem a lista de componentes (lista mesmo - não esquema)?
Não achei.
I don't want to die young...
I want to diode!
nevio
Colaborador

Obrigado

« Responder #130 : 11 de Abril de 2013, as 01:04:16 »

huasuasuhushua!!

Pode deixar Big, já fiz as mudanças sugeridas pelos amigos, só preciso agora dar um jato de ar dentro do chassis pois tive que alargar um furo pra colocar o pot de bias, e ai ficou um monte de pó de metal dentro!!

Kem, segue a lista que eu tenho aqui:

http://www.4shared.com/office/Ng34NJFE/SLO_Parts_List_v13.html
Colaborador

Obrigado

« Responder #131 : 09 de Outubro de 2013, as 19:06:30 »

Olá amigos, faz tempo sem dar noticias né? Rs...

Então vamos lá, meu soldano está aparentemente terminado, falta só testar numa 4x12(farei isso amanhã) e gravar um video para vocês, testei aqui no meu celestion de 80W e funcionou lindamente!!

Vou contar o porque da demora, estava tendo muito problema com o amp, não conseguia achar o bendito causador do ruido no clean, depois de muito tentar resolvi apelar pois foi um investimento alto em peças, entrei em contato com o Pedrone(Super bacana e gente boa) e por um preço camarada ele achou o problema, era um optoisolador. Affe...
Ele regulou o Bias pra mim e dai já encomendei um gabinete da JCS que é quem faz os gabinetes dele, segue o resultado nas fotos e o video gravo amanhã e coloco aqui pra vocês!! Depois vou abrir ele e tirar umas fotos para vocês!! Abraços!!

Visitante
« Responder #132 : 09 de Outubro de 2013, as 20:13:58 »

Nevio, meus sinceros parabéns, seu SLO100 está sensacional.
Nota 11 para o gabinete.

Montar uma nave dessas até que não é muito difícil, colocar na rota certa é outra historia bem diferente, mas sua dedicação e paciência foram recompensadas  Legal!

Diga lá:

1. Qual a tensão DC medida no CT do transformador de saída, sem sinal na entrada e depois de uns 30 minutos de aquecimento ?

2. Qual a tensão de polarização, BIAS, do quarteto de saída medida na união dos resistores de grade, 220k, e nas mesmas condições acima ?

Você deve estar usando os opto's VTL5C1, certo ? Compre logo uns três ou quatro de reserva...

abração

Guilherme
Visitante
« Responder #133 : 09 de Outubro de 2013, as 23:47:07 »

Você deve estar usando os opto's VTL5C1, certo ? Compre logo uns três ou quatro de reserva...

Guilherme, os VTLs costumam dar muito problema? Se sim, qual o melhor optoisolador que você conhece? O que acha do "optoisolador handmade" usando LED e LDR normais, bem isolados com tubos termo-retráteis?

Abraços.
Administrator
DIY Freak

Obrigado

« Responder #134 : 10 de Outubro de 2013, as 00:04:44 »

Puxa névio! Se tivesse postado aqui com certeza tentaríamos ajudar antes de você ter gasto a grana. Mas fico feliz que o Augusto tenha resolvido e estou ansioso pra ouvir o rugido da fera hein!
Páginas:  1 ... 7 8 [9] 10 11   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: