Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
25 de Novembro de 2024, as 02:35:48
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Fórum Geral
>
Luthieria
>
Problemas com corpo stratocaster e ponte reissue 62 fender
Páginas:
1
2
[
1
]
2
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: Problemas com corpo stratocaster e ponte reissue 62 fender (Lida 11506 vezes)
mattzan
Visitante
Problemas com corpo stratocaster e ponte reissue 62 fender
«
:
27 de Abril de 2012, as 16:58:59 »
Galera, comprei essa ponte reissue fender 62', o braço american em maple, tarraxas, captadores, tudo importado para fazer minha tão sonhada stratocaster. O corpo, resolvi fazer com um luthier em ash.
Problema que 4 meses depois, quando fui regulá-la, notei que os parafusos da ponte estão atravessando o corpo, conforme as fotos abaixo. Bom, regulei ela e não consegui deixar a altura das cordas como eu desejava. Minha telecaster fica em 1,50 1,60 e minha outra guita também nessas medidas, mas a minha strato ficou 2mm sem trastejar. Também não está segurando a afinação da forma que eu queria, to com tarraxas com trava, e uma ponte super cara e a afinação não segura quando do alavancadas.
Será que tem alguma coisa a ver com o corpo e a ponte supostamente mal colocada? Tem algum problema de deixar dessa forma, tirando a estética da guitarra.
A resposta é importante, porque se não eu vou comprar um corpo novo no ebay hehehehehe.
Valeu amigos!
Visitante
Re: Problemas com corpo stratocaster e ponte reissue 62 fender
«
Responder #1 :
27 de Abril de 2012, as 22:41:55 »
O problema é que o buraco traseiro está cavado demais, na verdade este é bem raso nas Fender originais, o suficiente somente para as molas passarem quase raspando.
Visitante
«
Responder #2 :
30 de Abril de 2012, as 10:33:33 »
primeira dica compre parafusos um pouco menor, ou corte essa pontinha e passe uma lima para não ficar rebardas do metal.
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369
Flanelinhas, cuidado!!!
«
Responder #3 :
30 de Abril de 2012, as 10:50:20 »
Mesmo assim parece-me que o problema não vem das sobras de ponta dos parafusos de fixação da ponte, pois nem devem encostar nas molas. Uma pergunta: que ponte "super cara" é essa? O material do bloco de sustain parece estar enferrujado... e como est"ao as molas? qual a qualidade delas? Quantas usa?
uma dica: molas muito boas da Raw Vintage Springs. Muito boas mesmo, principalmente pra quem curte o som de strato vintage.
Pagão e feliz!!
mattzan
Visitante
«
Responder #4 :
30 de Abril de 2012, as 11:16:31 »
http://www.dodoaudrin.com.br/produtos/ponte-fender-62-reissue-stratocaster-tremolo-bridge
Uso 3. olha não sei analisar a qualidade das molas, mas me parecem normais. Vou dar uma olhada nessas que você me disse amigo.
Em um fórum gringo de stratocaster, me disseram que isso é normal, que, como disse Alex Frias, só não pode encostar nas molas.
Já estou mais tranquilo.
Muito obrigado pela ajuda!
DIY Freak
Obrigado
Flanelinhas, cuidado!!!
«
Responder #5 :
30 de Abril de 2012, as 12:13:42 »
Se sua ponte e molas estiverem legais, veja também o nut, como está e se achar interessante pode trocá-lo por um de grafite, um roller ou essematwerial novo cheio de teflon.... Eu mesmo usando nuts stock de nylon não tenhotido problemas de afinação, com as tarraxas sendo com trava e a ponte emolas bem ajustadas.
Procure por vídeos no youtube demonstrando como ajustar ponte com alavanca de strato. Eu costumo usar um método similar ao do Carl Verheyen, poiis utilizo a ponte flutuando.
Pagão e feliz!!
mattzan
Visitante
«
Responder #6 :
30 de Abril de 2012, as 12:37:15 »
Alex, comprei esse livro aqui há algum tempo
http://www.amazon.com/s/ref=nb_sb_ss_c_2_13?url=search-alias%3Dstripbooks&field-keywords=guitar+player&sprefix=guitar+player%2Caps%2C979
Eu regulo da forma que ele diz. Também flutuante. Acho que na prox regulagem vou deixar a ponte grudada com o corpo, como o Clapton faz, para ver se eu prefiro, já que não uso tanto a alavanca.
Fiz tudo certinho como ta no livro e o max que consegui foi 2,0mm sem trastejar com a minha pegada, sendo que no livro o "factory spec" da fender e também de guitarristas famosos é 4/64'' (1,50mm +-). Tive que aumentar um pouco para ficar perfeito, mas para mim está muito alto ainda. Como eu disse, eu regulei minha tele, também seguindo o livro, e consegui 1,5mm que está muito bom para eu tocar. Outra coisa interessante é que mesmo que eu quisesse diminuir a altura das cordas para menos que 2mm eu não conseguiria porque os saddles ali estavam já estavam no mínimo possível.
Também não sei se é tanta implicância com a altura das cordas para mim, mas é que eu não sinto confortável tocando com cordas muito altas.
Sobre o nut, já pesquisei também sobre o de grafite que ajuda na afinação. Vou troca-los futuramente.
Podem pensar: "Por que não leva em um luthier? Vai ter uma regulagem certa". Já tentei, e não fiquei contente, o único lugar que fico contente é o DI Castellis, mas cada vez que vou lá fico sem um bolso. E também gosto de fazer as minhas regulagens, em casa, tranquilo, como sendo um hobby mesmo.
Tem alguma dica para regulagem Alex? Os videos no youtube me pareceram um pouco mais amadores do que a explicação que tenho no livro. Aqui é tudo bem detalhado.
Visitante
«
Responder #7 :
30 de Abril de 2012, as 15:02:05 »
Com certeza o cara que fez o corpo deve ter errado em mais alguma coisa além da profundidade do buraco posterior, se os saddles estão indo só até 2mm ele deve ter errado na angulação do encaixe do braço ou na projeção do encaixe.
O único caminho é ir em outro luthier.
Eu não confiaria em parafusos vazando a madeira na ponte, ainda mais sendo ash, eu colocaria um freio de madeira forte colado ali.
Olha os buracos padrões da fender strato com as molas:
Hand MasterMind
Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82
«
Responder #8 :
30 de Abril de 2012, as 15:26:00 »
Acho que vale levantar a bola da culpa não ser da cavidade posterior das molas mas sim da espessura do corpo da guitarra.
Como já vazaram, os parafusos, acho que eu usaria uma dremel para limar a sobra das pontas e talvez usasse uma massa para tampar os furos e depois passaria um verniz.
Mas pra mim a culpa é dos parafusos dessa ponte super cara que tem um bloco que já está todo enferrujado, como também falou o Alex. Esse bloco não é de ponte super cara. Não parece nem um pouco, me desculpe mas ou a ponte não é o que deveria ser ou você foi enganado ou você está enganado quanto a ponte ser super cara e com isso os parafusos não são 'super caros' e vieram com o tamanho errado para esta espessura de corpo da sua guitarra.
Note a diferença com essa foto aqui acima.
abraços,
Roberto
Alex Frias
DIY Freak
Obrigado
Flanelinhas, cuidado!!!
«
Responder #9 :
30 de Abril de 2012, as 15:37:23 »
É horrível, mas faz sentido... Se a parte simples, nem tão precisa ficou desse jeito, a câmara das molas... eu desconfiaria da precisão do neck pocket. Acho que o Félix foi certeiro.
Também fiquei meio assim, assim, com as marcas de oxidação na base do bloco de sustain da sua ponte. Se você a comprou com o Dodo, eu só posso crer que é aquilo que foi anunciado. Sempre tive resultados positivos nas compra que fiz com ele. Mas dos materiais usados em blocos de sustain que conheço, nenhum deles oxida dessa maneira. Mesmo aquelas ligas que nem temos idéia de que são feitas...
Mais uma coisa: se não usa alavanca, congele a bichinha então. Eu uso bastante até, mas se vai deixá-la paradinha, aproveite e ponha logo um bloco de madeira para imobilizar a coitada de vez. Isso vai lhe dar uma tranquilidade em relação à estabilidade da afinação. Não lembro se foi o Félix ou outro que mencionou o uso desse bloquinho de madeira. mas lembro que alguém o usa e está bem contente.
«
Última modificação: 30 de Abril de 2012, as 15:39:10 por Alex Frias
»
Pagão e feliz!!
mattzan
Visitante
«
Responder #10 :
30 de Abril de 2012, as 15:50:28 »
Nunca coloquei a autenticidade da minha ponte em jogo. Eu comprei pessoalmente la na Guitar Center em Miami ano passado, se eles me enganaram com outra falsificada, foram muito bem , porque veio tudo certo, a ponte nova, com todos os parafusos e as fotos sao iguais ao que eu vi na internet. Por ela estar enferrujada, foi pelo fato de que ela é usada, não disse em nenhum momento que era nova, já utilizei em outra guitarra, já raspei ela no transporte, não creio que isso seja motivo de discussão aqui, mas sim o corpo que foi feito por um luthier e não pela fábrica da Fender.
FelixMeirelles, pois é, também achei estranho, algo saindo para fora também é bem estranho. Essas fotos são padrões de que fender? A ponte é de 2 parafusos ou 6 como a minha? Estou tentando achar fotos de guitarras de modelos antigos com 6 furos para ver se acontece isso, já que me falaram que isso já ocorreu em fenders originais antigas.
Aqui está um tópico sobre o mesmo problema que o meu que acabei de achar:
http://www.strat-talk.com/forum/tech-talk/95051-bridge-screws-came-through-other-side-tremolo-cavity-problem.html
Problema é os saddles que estão o mais baixo possível e mesmo assim as cordas ficam "altas" para mim. Pode ser alguma relação com o corpo e o braço da guitarra?
Visitante
«
Responder #11 :
30 de Abril de 2012, as 16:12:59 »
Todas as fotos que mandei são de "
câmaras das molas
"(nome bem lembrado pelo Alex) de stratocasters da fender com pontes de 6 parafusos.
Como eu disse olhando sua primeira foto fica bem claro que o luthier cavou demais.
Eu já vi uma strato com rachaduras começando exatamente ai, justamente por estar cavada demais, porque o dono decidiu improvisar uma floyd rose e baterias para caps ativos, cavou demais e a merda aconteceu.
No caso do tópico no site gringo o autor também tem outro tópico, se você reparar bem, mesmo ele usando o corpo um pouco mais fino o parafuso vaza só uma pontinha de nada:
http://www.strat-talk.com/forum/diy-strat-forum/95027-60s-pre-cbs-strat-relic-build.html#post553915
Outra coisa, você tem certeza que o corpo é de ash? As formas das farpas que saíram dos buracos parecem muito com farpas de pinus(eucalipto).
Se for pinus mesmo muito cuidado, porque racha mesmo.
Olha o exemplo do nosso amigo que achava que o corpo da tonante dele era de cedro:
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=3255.75
«
Última modificação: 30 de Abril de 2012, as 16:31:43 por felixmeirelles
»
Visitante
«
Responder #12 :
30 de Abril de 2012, as 16:39:22 »
Não tenho certeza que meu corpo é ash. Tem como tirar a prova real?
A questão é, se o parafuso vaza de menos ou de mais, qual é o grande problema disso na tocabilidade dela? Tem alguma relação com a regulagem que não está me satisfazendo? Vale a pena cortar o parafuso? Vale a pena pegar outro corpo menos cavado?
Pelo que os gringos falaram, os corpos antigos vintages eram mais grossos e por isso os parafusos são grandes, e quando pegam medidas dos corpos das novas fenders, acontece isso de o parafuso atravessar o corpo. Pelo que eu senti, não é nada demais.
Visitante
«
Responder #13 :
30 de Abril de 2012, as 16:46:53 »
Com certeza o problema não é o fato do parafuso ser maior, olhe as fotos das stratos originais, as molas passam quase raspando na madeira, na sua guitarra as molas ficam a uma altura muito maior, é só olhar o bloco da ponte, veja que o seu bloco aparece mais de 2cm na foto 1, enquanto nas stratos originais aparece menos de 1cm.
Mas isso não tem nada a ver com a altura das cordas, o meu palpite é que o encaixe do corpo com o braço também tenha sido mal feito, ou alto demais ou inclinado demais.
A prova real da madeira pode ser feita raspando um pouco com uma faca a tinta que fica embaixo das molas, se for pinus, leve para o luthier que fez e mande ele reverter as cagadas, primeiro colocando uma madeira boa como freio desses parafusos e corrigindo a "altura" e "inclinação" do encaixe do braço.
Nunca brinque com pinus, porque ela racha mesmo.
Pinus original:
Eucalipto:
Ash:
Exemplo de corpos e madeiras:
http://www.0rigami.com/g/AVWoods.FAQ.html#woods
«
Última modificação: 30 de Abril de 2012, as 17:11:56 por felixmeirelles
»
Iniciante
Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 8
«
Responder #14 :
30 de Abril de 2012, as 17:43:36 »
pinus racha só de ver martelo e prego na frente, alem de ser mole mole, qualquer coisa amassa ele
1
2
[
1
]
2
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...