Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Novembro de 2024, as 17:38:56

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Optoisoladores  (Lida 14650 vezes)
gfr
Colaborador

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86

« Responder #15 : 27 de Abril de 2012, as 13:08:17 »

Eu comprei uns destes pra experimentar, mas estão até hoje na gaveta:
http://www.dz863.com/pinout-8367807263-H11F1/

APPLICATIONS

As a variable Resistor –
• Isolated variable Attenuator
• Automatic gain control
• Active filter fine tuning/band switching

As an analog switch –
• Isolated sample and hold circuit
• Multiplexed, optically isolated A/D conversion
Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
gubterra
Visitante
« Responder #16 : 27 de Abril de 2012, as 15:35:06 »

Se for para fazer um chaveamento de canal, sera melhor algo que a variaçao seja brusca, e o ldr atinja o valor minimo.

Legal gramorim, qual você sugere para a comutação de canais?

Alguns amps, usa o acoplador optico para o tremulo, e nao para chavear canais.
Para chaveamento de canais nao creio que seria legal usar acoladores opticos baseados em resistencia.
Para esta finalidade seria melhor usar acopladores opticos baseads em transistores.

Pois é, o projeto original pede vtl5... e como a placa é pra ele, e muito bem feita, eu não quero fazer gambiarra nela, mas da pra usar led+ldr desde que bem feito e apresentavel...
Quanto a usar acopladores deve ser melhor mesmo.... mas vou seguir o projeto....  ou vou comprar os vtls no ebay ou vou fazer o conjunto com led+ldr e termoretratil.....
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226

« Responder #17 : 27 de Abril de 2012, as 15:57:38 »

Se for realmente para chavear canais, seria melhor usar o branco alto brilho.
Mas se for para tremulo, vai depender do gosto de quem monta, podendo ser o vermelho para ser um tremulo mais definido, ou branco se preferir um tremulo mais "hard".
Se usar acoplador optico para chaveamento, seria melhor se for de transistor.
Mas melhor ainda seria reles...

Tem que ver o esquema eletrico para saber exatamente qual finalidade destes acopladores.
Jones
Handmaker

Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 59

« Responder #18 : 27 de Abril de 2012, as 16:12:16 »

Olá GrAmorin, eu montei um tremulus lune com um led difuso de 5mm amarelo. Notei que o pot Smooth atua muito pouco, mas gostei mesmo assim... ele é bem macio, você acha que substituindo para um vermelho o resultado vai ser melhor?
"O essencial é invisível aos olhos"
gubterra
Visitante
« Responder #19 : 27 de Abril de 2012, as 16:27:16 »

Mas melhor ainda seria reles...

Tem que ver o esquema eletrico para saber exatamente qual finalidade destes acopladores.

Seria sim, ja tem até por ai nos forums do slo layout com reles, no lugar dos vtc's....

Vou editar o post mais tarde e incluir um link pro esquema e uma foto das placas do slo que eu tenho pra você dar uma olhada.... obrigado pela ajuda, abraço!
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #20 : 27 de Abril de 2012, as 18:03:22 »

Olá GrAmorin, eu montei um tremulus lune com um led difuso de 5mm amarelo. Notei que o pot Smooth atua muito pouco, mas gostei mesmo assim... ele é bem macio, você acha que substituindo para um vermelho o resultado vai ser melhor?
O led amarelo, laranja e roxo (lilas, purpura) sao os que mesno faz efeito sobre o ldr.
Farao sim efeito, mas no teste que fiz, enquanto o led vermelho, branco, azul e verde fazia o ldr ter uma resistencia na ordem de 300 OHMs, o led amarelo, laranja e roxo, fazia o ldr ter resistencia na faixa de 1K~1K5.

Em relaçao a açao do smooth pode estar relacionado ao proprio potenciometro.
O led vai ter açao sobre a "intensidade"  da trepidaçao, tipo abrir e fechar pouco o volume, ou abrir e fechar muito o volume.

Neste site mostra como fazer o acolador.
http://home.orange.nl/fvrijswijk/guitar_electronics_diy/optocouplers_and_measurements/optocouplers_and_measurements.htm

[Vou editar o post mais tarde e incluir um link pro esquema e uma foto das placas do slo que eu tenho pra você dar uma olhada.... obrigado pela ajuda, abraço!
Aguardarei o link.
gubterra
Visitante
« Responder #21 : 27 de Abril de 2012, as 19:04:01 »

Gramorim.. o esquema é este, tem varias paginas...
 http://www.4shared.com/office/vtnc7ZsQ/soldano_slo100.html
   OU
 http://www.mediafire.com/view/?lbn8g3pp77orivn
Da uma olhada, vi de comutação e footswitch....

Ja fica ai pra quem quiser é a versão que tinha no schematicheaven intitulado slo 100...
« Última modificação: 27 de Abril de 2012, as 19:11:45 por gubterra » Registrado
Patines
Handmaker

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175

« Responder #22 : 27 de Abril de 2012, as 19:08:33 »

Coloquei um arquivo no fórum quando ainda dava para colocar.  Justamente era sobre a resposta de um LDR a LEDs diferentes.

Quem sabe agora alguém serve:

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?action=dlattach;topic=1010.0;attach=8628

O Tópico:

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1010.msg37169#msg37169

T+

DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #23 : 27 de Abril de 2012, as 19:45:34 »

Se me lembro direito, o controle de SMOOTH do Lune faz um "balance" entre as formas de onda do LFO, quadrada e triangular arredondada. Ele pode ser substituído por uma chave, por exemplo.
« Última modificação: 27 de Abril de 2012, as 19:54:45 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Jones
Handmaker

Obrigado
-Dado: 7

« Responder #24 : 27 de Abril de 2012, as 20:34:41 »

Se me lembro direito, o controle de SMOOTH do Lune faz um "balance" entre as formas de onda do LFO, quadrada e triangular arredondada. Ele pode ser substituído por uma chave, por exemplo.

Eu percebi que ele deixa mais macio o aumento de volume, deixando assim um tremolo mais linear. Mas acho que ele tá atuando muito pouco, vou trocar por um vermelho e ver no que dá.
"O essencial é invisível aos olhos"
GrAmorin
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #25 : 28 de Abril de 2012, as 14:19:15 »

Gramorim.. o esquema é este, tem varias paginas...

Da forma que estão no esquema, poderiam ser tremulo e chaveamento de canais.
Mas nesta ocasião é usado como mute e chaveamento.

Atençao na hora de montar.
No esquema da primeira pagina, tem uma ligaçao falsa.
Proximo do anodo de V1B, tem um resistor de 470K e um capacitor de 2n (002uF) em paralelo, sobre este resistor e capacitor, tem uma ligaçao fazendo curto sobre eles.

Então, sugiro uma atençao re-dobrada ao montar e acompanhar o esquema.
mganzer
Visitante
« Responder #26 : 29 de Abril de 2012, as 13:06:41 »

Andei observando algumas coisas em fóruns gringos sobre os vtl´s... já vi aplicado em delay com pt2399 para deixar o delay um pouco menos consistente na modulação, aproximando um pouco mais de um delay de fita já gasto (wampler faux tape echo)VTL5c2.. e também no compressor pigtronix philosophers tone com VTL5c6. O pessoal reclama que os c2 e c3 são muito lerdos no compressor... e que o vtl5c9 cobre o trabalho do c6 bem...
Tinha que achar um jeito de montar um circuito que desse parâmetros para o uso de diferentes leds+ldrs até chegar na combinação mais aproximada pro c6 além de difícil de encontrar tá por volta de 30 dólares.
Quem quiser dar uma olhada é por aqui:
http://www.freestompboxes.org/viewtopic.php?f=7&t=11954&hilit=philosophers&sid=8049a754c2db22c535a54dc2676a4539
http://freestompboxes.org/viewtopic.php?f=7&t=10816&hilit=faux+tape
O compressor eu to trabalhando num layout no eagle.. mas como ainda estou aprendendo vai levar um bom tempo....
« Última modificação: 29 de Abril de 2012, as 13:10:26 por mganzer » Registrado
Gfassuncao
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 44

« Responder #27 : 31 de Maio de 2012, as 16:03:06 »

Pessoal, da para trocar o ldr de um tremendao por esse com led? Alguem teria o circuito?
Visitante
« Responder #28 : 31 de Maio de 2012, as 16:12:06 »

Led é led, ldr é ldr e optoisolador é led+ldr. Até onde sei, pelo menos
Colaborador

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86

« Responder #29 : 31 de Maio de 2012, as 16:25:33 »

O tremendão já usa um ldr, a fonte de luz é uma lâmpada neon. A lâmpada neon precisa de uma voltagem considerável pra acender, se for substituir por um led precisa colocar um resistor bem grande em série. Ou então coloca o LED no catodo da válvula do LFO.

última figura da página:
http://www.freewebs.com/valvewizard1/trem1.html
Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: