Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Novembro de 2024, as 17:25:48

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Optoisoladores  (Lida 14635 vezes)
gubterra
Visitante
« : 26 de Abril de 2012, as 18:20:24 »

Ola posso substituir o optoisolador http://loja.multcomercial.com.br/ecommerce_site/produto_8299_4689_Optoisolador-VTL5C1
por isto
http://www.farnellnewark.com.br/optoacopladorsaidatransistor4pdip,product,1226330,4676219.aspx

Huh???
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226

« Responder #1 : 26 de Abril de 2012, as 18:31:49 »

Infelismente não.  Sad

Por que?
O VTL é um optoisolador (ou optoacoplador) baseado em led-LDR.
O da Farnell é baseado em led-transistor.
Cada um tem funcionamento bem diferente.

O VTL pode simplesmente ser substituido por por um led e em LDR dentro de uma capa termoretratil.
Jones
Handmaker

Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 59

« Responder #2 : 26 de Abril de 2012, as 18:46:50 »

Uma coisa que eu nunca entendi é: porque esse VTL5C1 custa 30 reais se um LED + LDR não custa nem 2 reais. Existe alguma melhoria?
"O essencial é invisível aos olhos"
gubterra
Visitante
« Responder #3 : 26 de Abril de 2012, as 18:50:03 »

Oi gramorim, valeu brother... pois é comprei umas placas perfeitas do soldano 100w da c3amps e vai 4 desses optos, a 30 reais cada um fica impossivel....  ao mesmo tempo da dó de fazer led+ldr+capa termo-retratil...   no ebay tem a uss 4,60...  acho q vai ser o jeito....
Handmaker

Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 65

Shut Up 'n Play Yer Guitar!

« Responder #4 : 26 de Abril de 2012, as 19:12:42 »

led+ldr vai funcionar do mesmo jeito que esse vtl
Shut Up 'n Play Yer Guitar!
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #5 : 26 de Abril de 2012, as 21:16:30 »

Nem sempre, e não é que os VTL sejam exatamente melhores, mas alguns valores das resistências do LDR podem dar diferença. Se não for crítico o circuito, ok. Lembro que tive problema com um autofilter da DOD, mas consegui dar um jeito colocando resistores em paralelo com os LDR.

Quanto à diferença de preço, bem... seja bem vindo ao mundo real onde um pedal de guitarra na maioria das vêzes não tem o custo da soma de seus componentes...rs
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
gubterra
Visitante
« Responder #6 : 26 de Abril de 2012, as 21:40:24 »

a função é comutar os canais, fotswitch etc... no soldano slo.....
DIY Freak

Obrigado

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #7 : 26 de Abril de 2012, as 21:52:31 »

Acho que pode experimentar o esquema caseiro de LED mais LDR.
Pagão e feliz!!
nevio
Colaborador

Obrigado
-Dado: 225
-Recebido: 85

« Responder #8 : 26 de Abril de 2012, as 22:03:13 »

Que legal Gubterra!! Vai encarar o Slo!! Eu estou tomando coragem($$$$)para monta-lo também!! Smiley

O Fernando Bello esta montando ele usando o sistema led/ldr, olha ai as fotos: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=3481.0

Só por curiosidade, quanto ficou as placas comprando lá na C3amps?? Eles mandam o esquema de ligação??

To querendo montar mais acho que vou seguir o layout oficial do http://www.slocloneforums.com!!

Grande abraço!!
Handmaker

Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 59

« Responder #9 : 26 de Abril de 2012, as 23:55:12 »

acho que é por conta disso que no meu temulus o trimpot não atua. Por causa do valor do LDR. ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ vou trocar por um potenciômetro.
"O essencial é invisível aos olhos"
gubterra
Visitante
« Responder #10 : 27 de Abril de 2012, as 02:49:12 »

Oi Névio... entã to na mesma cara! huhauahuah vou levar um ano pra juntar grana pra comprar todas as peças! hauhuhauhuah
A placa saiu barato, ja tem um tempo que comprei acho que com frete as placas sairão por 100 reais, vi alguem falando muito bem delas no thegearpage... acho que é alguma coisa assim... muito bem feitas!
Porém não vem esquema! Até agora com o que eu pude conferir é placa para o esquema original.
Abraço!
Handmaker

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175

« Responder #11 : 27 de Abril de 2012, as 09:33:37 »

a função é comutar os canais, fotswitch etc... no soldano slo.....
Chavear:

LDR - R$0,50: http://tiggercomp.com.br/novaloja/product_info.php?cPath=85&products_id=6369
LED - R$0,38: http://tiggercomp.com.br/novaloja/product_info.php?cPath=35&products_id=6833
..

Melhor colar com epóxi na volta e pintar com tinta esmalte preta.

Total: R$0,88 de componentes  daí sobra: R$120 - R$),88X4 -correios -mão deobra.....   vale a pena.

Só prá ilustrar quanto sai..

Abraços, T+
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 18

« Responder #12 : 27 de Abril de 2012, as 09:53:32 »

tenho uma duvida, referente a essa substituição em noise-gates, li em algum forum gringo os caras reclamando que o tempo de release em um noise-gate usando led/ldr fica meio grande, isso é sério ou é só frescura deles mesmo? alguem que ja montou noise-gate com led/ldr poderia me dar uma opinião?
DIY Freak

Obrigado

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #13 : 27 de Abril de 2012, as 10:23:14 »

Para o Release, ok. Mas para o attack talvez até seja...
Pagão e feliz!!
GrAmorin
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226

« Responder #14 : 27 de Abril de 2012, as 12:36:36 »

A questao de funcionar incorretamente, esta ligado ao led usado.
Muitos usam o led errado, usando um led do tipo auto-brilho, ou branco.

A Boss indicava substituir o acoplador optico P873 por um ldr e led vermelho.
Ate porque este acoplador em seu interior era isso mesmo.

Ja fiz alguns testes, com cores diferentes.
E o melhor resultado realmente fica quando se usa o led vermelho (obvio que dependendo onde sera usado).
Se usar branco, azul, verde, amarelo, a mudança de resistencia é muito brusca.
Ja com led vermelho, a variaçao da resistencia é bem linear, conforme luminosidade do led.

É comum cometer o erro de achar que um led branco ou auto brilho seja o certo, porque o ldr altera conforme a luminosidade ambiente, que se aparenta branca ou clara, mas a verdade do funcionamento, esta no espectro da luz que incide sob o ldr, e nao na intensidade ou cor.

Para entender isso, é similar quando pegamos aqueles lasers (canetas, chaveiros, etc...) e apontamos para o sensor de acionamento de iluminaçao de postes de rua.

O sistema led/ldr nao fica tao ruim, se bem feito (caprichado), digo em questao estetica mesmo.
Pode se usar qualquer tubinho que caiba os dois.

Ja sobre as resistencias, a que o Alex mencionou, tem que se observar as caracteristicas de ambos itens usados.
Os VTLs tem resistencia na ordem de 400 ~600 OHMs quando acionados.
LDRs tem resistencias entre 30 OHMs e 1K5 como resistencia minima, dependendo da caracterisrica do componente.

Como disse mais acima, o sistema de led-ldr fica melhor com led vermelho conforme como e para que sera usado.
Quando se usa led vermelho, a variação do ldr é bem linear, mas nem sempre se atinge o valor minimo da resistencia.
Quando usa led branco ou verde (aquele verde escuro, geralmente alto brilho), a resistencia chega perto do minimo, mas a variaçao é bem brusca.
Com led azul, teve boa diferença conforme o led, sim, o led. Com alguns leds azuis a resistencia minima ficou acima da do vermelho, e com outros leds azuis a resistencia ficou abaixo. Creio que seja diferença por causa do fabricante.
Fiz esses testes com outras cores tambem, mas resultados sao similares.
Os testes foram feito com o mesmo ldr, usando uma fonte de 12V estabilizada, e resistor de 1K. Mesmo resistor foi usados para todos os leds do teste.
Se o valor do resistor for trocado (reduzido),  o resultado do teste com led vermelho muda tambem, podendo fazer o ldr ter uma resistencia menor ainda que quando usa  o led branco, azul ou verde.

Se o sistema for para ser usado em um sustain, ou VCA baseado em op.amp, o vermelho sera bem melhor.
Se for para fazer um chaveamento de canal, sera melhor algo que a variaçao seja brusca, e o ldr atinja o valor minimo.
Em um tremulo, dependera de como a pessoa gosta do tremulo.

Alguns amps, usa o acoplador optico para o tremulo, e nao para chavear canais.
Para chaveamento de canais nao creio que seria legal usar acoladores opticos baseados em resistencia.
Para esta finalidade seria melhor usar acopladores opticos baseads em transistores.
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: