Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
23 de Novembro de 2024, as 01:23:08
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Fórum Geral
>
Amplificadores
>
Mixer Passivo - Ajuda
Páginas:
1
2
[
1
]
2
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: Mixer Passivo - Ajuda (Lida 7676 vezes)
designermx2
Visitante
Mixer Passivo - Ajuda
«
:
20 de Abril de 2012, as 00:52:30 »
Pessoal, primeiro acredito que o tópico fique nessa sessão por se tratar de um componente para ser usado direto no amp, mas caso esteja enganado, favor moderadores... migrar , ok?
Bem... construí um DC Mini Mixer da área de projetos e não consegui fazer ele funcionar. Ficou muito baixo e com muito Humm. Desmontei tudo e fiz um mixer passivo:
http://www.azucrinarecords.net/circuits/4-voice-passive-mixer/
Meu objetivo é: Com um único componente ter duas utilidades (ou uma para cada um que seja pequeno como um pedal). A primeira utilidade é deixar minhas guitarras ligadas todas ao mesmo setup de pedais para que num show eu não precise baixar o volume no pedal de expressão, tirar cabo, pegar guitarra na estante, colocar a outra de volta, colocar cabo, subir o volume e tocar. Quero apenas trocar as guitarras, entendem?
O segundo é utilizar nos ensaios apenas um cubo. Tá lasca sair de casa com um pedalboard de dois andares e 70cm x 50cm , mais ainda duas guitarras no mínimo e um cubo! Queria reduzir pelo menos o trabalho do cubo. Ai pensei que o mixer poderia ser ligado diretamente ao amp e duas pedaleiras ligadas com os canais. Fiz o mixer, testei e funciona, porém, o sinal ficou muito baixo. Deve ter no máximo 20% do volume que seria sem ele, ou seja, o amp no máximo parece que está no volume dois.
Acredito que isso seja problema de impedândia, pensei em usar um buffer mas tenho algumas dúvidas:
É isso mesmo que está acontecendo? O sinal está caindo por conta da impedância?
Seria melhor usar um buffer ou um mini amplificador ?
Se for um buffer, ele poderia ficar na saída para o amp, ou seja, entre o "pedal mixer" e o amp ou teria que haver um buffer para cada canal de entrada?
Esqueci de informar, mas testei ele apenas com as guitarras e já deu zica. Acredito que com a pedaleira vai ser a mesma coisa ou até pior.
Abraços.
Visitante
Re: Mixer Passivo - Ajuda
«
Responder #1 :
20 de Abril de 2012, as 01:33:49 »
Iria falar sobre o mixer de 2 e 4 canais. Mas você já apareceu por lá no tópico. Pode montar aquele sem medo, alguns como eu já o montaram com sucesso.
Handmaker
Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175
«
Responder #2 :
20 de Abril de 2012, as 02:27:27 »
Citação de: designermx2 em 20 de Abril de 2012, as 00:52:30
...Desmontei tudo e fiz um mixer ...deixar minhas guitarras ligadas todas ao mesmo setup de pedais para que num show ...Quero apenas trocar as guitarras..
testei e funciona, porém, o sinal ficou muito baixo. Deve ter no máximo 20% do volume que seria sem ele, ou seja, o amp no máximo parece que está no volume dois. Acredito que isso seja problema de impedândia, pensei em usar um buffer mas tenho algumas dúvidas:
É isso mesmo que está acontecendo? O sinal está caindo por conta da impedância?
Mas tu esta usando resistores de 47K ou de 47R ?? Não creio que diminuiria a 20%... mas sim diminuirira o volume
Tá usando mesmo mais um potenciômetro na saída do teu potenciômetro de guitarras?? mas para que??
Citação de: designermx2 em 20 de Abril de 2012, as 00:52:30
Acredito que isso seja problema de impedândia, pensei em usar um buffer mas tenho algumas dúvidas:
Seria melhor usar um buffer ou um mini amplificador ?
Se for um buffer, ele poderia ficar na saída para o amp, ou seja, entre o "pedal mixer" e o amp ou teria que haver um buffer para cada canal de entrada?
Olhe isso:
http://www.fairchildsemi.com/an/AN/AN-88.pdf
Abraços, T+
Visitante
«
Responder #3 :
20 de Abril de 2012, as 08:29:17 »
Citação de: Albuquerque em 20 de Abril de 2012, as 01:33:49
Iria falar sobre o mixer de 2 e 4 canais. Mas você já apareceu por lá no tópico. Pode montar aquele sem medo, alguns como eu já o montaram com sucesso.
Apareci, mas infelizmente não consigo abrir nem a página do 4shared. Acho que minha net (3G) tá bloqueando os downloads, por isso fiz a corrida ao passivo.
Mas tu esta usando resistores de 47K ou de 47R ?? Não creio que diminuiria a 20%... mas sim diminuirira o volume
Tá usando mesmo mais um potenciômetro na saída do teu potenciômetro de guitarras?? mas para que??
Então Patines, não seria necessário, se ... não houvesse um teclado, vocal e outros instrumentos que precisam ser "amenizados" e reequalizados antes de começar o som. Infelizmente algumas pessoas pensam que só o instrumento delas seria o necessário e colocam o volume em 100% e quando você pede para baixar, elas mudam para 99.5% e ai não dá.
Se fosse apenas pelas guitarras, poderia sim ser sem pot(pensei até em fazer um segundo).O lance é que se posso ter dois em um, não é muito mais em conta e nem facilitaria o transporte encher de recursos em ítens separados se posso ter tudo num só. Foi essa minha idéia, mas se não der, separo! Pelo menos seriam pequenos.
Quanto aos resistores, usei de 1k. Por algum motivo, os de 33R não funcionaram e nem saia som algum. Coloquei de um kohm e agora escuto, mas é bem baixinho.
Os potenciômetros usados foram de 10k Log.
Jacks P10 Mono.
«
Última modificação: 20 de Abril de 2012, as 08:40:01 por designermx2
»
Handmaker
Obrigado
«
Responder #4 :
20 de Abril de 2012, as 08:54:10 »
Citação de: designermx2 em 20 de Abril de 2012, as 08:29:17
Quanto aos resistores, usei de 1k. Por algum motivo, os de 33R não funcionaram e nem saia som algum. Coloquei de um kohm e agora escuto, mas é bem baixinho.
Os potenciômetros usados foram de 10k Log.
Jacks P10 Mono.
Tu está matando o sinal com resistores e potenciômetros muito baixos! É de 47k para cima que deve usar! Experimente potenciômetros de 100k.
Eu faria um mixer ativo com potenciômetros de 500kA e resistores de 330K todos entrando no mesmo ponto, aporta de entrada de um CD4069.
tipo isso aí da figura:
Experimenta aí. Não esqueça dos capacitores, pode ser de 100nF cerâmicos. na realimentação(onde está o 500k da figura) use somente um resistor de 470K.
Abraços, T+
«
Última modificação: 20 de Abril de 2012, as 08:57:24 por Patines
»
Visitante
«
Responder #5 :
20 de Abril de 2012, as 09:58:59 »
Deve ser isso mesmo Patines. Acabei de ver que se aumentar os outros canais que não tem instrumentos, o sinal fica mais alto. Acho que os Potenciômetros estão fechando com o negativo a maior parte do sinal por ter apenas 10k. Será que 250k funciona nesse seu projeto no lugar de 500? Só tenho desses aqui
Quanto aos resistores, foi ao contrário. Coloquei 47k e o som sumiu de vez. Acho que tem mais haver com os potenciômetros mesmo.
Testei com um J201 e ficou um zumbido alto. Fiz aquele Fet-Mixer aqui do site (
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=166.0
).
O pino 3 do J201 é a alimentação (drain) 2 é a saída (source) e 1 é o gate (entrada de sinal), confere? Vou ver se tenho outro fet. Esse pode estar ruim (mas é novo).
«
Última modificação: 20 de Abril de 2012, as 10:01:05 por designermx2
»
Colaborador
Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86
«
Responder #6 :
20 de Abril de 2012, as 10:13:50 »
Mixer passivo:
http://www.diyrecordingequipment.com/4203/how-to-build-a-diy-passive-summing-box/
Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
designermx2
Visitante
«
Responder #7 :
20 de Abril de 2012, as 10:32:17 »
Esse é legal. Tou fazendo uma plaquinha para testar esse de Patines e se não conseguir, monto esse ai. Mesmo assim valeu.
Handmaker
Obrigado
«
Responder #8 :
20 de Abril de 2012, as 10:46:07 »
Citação de: designermx2 em 20 de Abril de 2012, as 09:58:59
Será que 250k funciona nesse seu projeto no lugar de 500? Só tenho desses aqui
Quanto aos resistores, foi ao contrário. Coloquei 47k e o som sumiu de vez. Acho que tem mais haver com os potenciômetros mesmo.
Como te disse antes,
resistores E potenciômetros
de valor baixo. com 250kA deve funcionar... mas depende também da impedãncia de entrada do teu outro circuito.
Citação de: designermx2 em 20 de Abril de 2012, as 09:58:59
Testei com um J201 e ficou um zumbido alto. Fiz aquele Fet-Mixer aqui do site (
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=166.0
).
Camarada.. acho que o fet daquele jeito funciona (foram teus potenciômetros de 10k
NA ENTRADA
os assassinos de sinal).. procura em algum datasheet que vai te dizer a pinagem, até acho pra ti o endereço:
http://www.datasheetcatalog.com/datasheets_pdf/J/2/0/1/J201.shtml
Na saída do circuito com FET, aquele de 10k vai ficar bem... só não fica bem controlar o volume em DC e nenhum resistor entre o GND e o out.. mas isso se percebe com o tempo.
Abraços, T+
«
Última modificação: 20 de Abril de 2012, as 10:49:26 por Patines
»
Visitante
«
Responder #9 :
20 de Abril de 2012, as 12:29:01 »
Patines, só aproveitando para tirar dúvidas. Achei aqui 4 pots de um Mega, mas são lineares. Perguntas:
Posso usar 1M (acho que não teria problema)
Posso usar linear ou é melhor eu soldar um resistor de 220k do pino 1 ao 2 (2 e 3 se olhar pelo lado contrário) e fazer ele virar log?
Handmaker
Obrigado
«
Responder #10 :
20 de Abril de 2012, as 13:15:55 »
Citação de: designermx2 em 20 de Abril de 2012, as 12:29:01
Patines, só aproveitando para tirar dúvidas. Achei aqui 4 pots de um Mega, mas são lineares. Perguntas:
Posso usar 1M (acho que não teria problema)
Posso usar linear ou é melhor eu soldar um resistor de 220k do pino 1 ao 2 (2 e 3 se olhar pelo lado contrário) e fazer ele virar log?
Nem 8 nem 80!
Usa lá o 250kA que acho que fica bom!
T+
Visitante
«
Responder #11 :
20 de Abril de 2012, as 23:38:14 »
Vou ver se consigo soldar tudo amanhã. Acho que vai ficar legal sim.
Me tira uma dúvida... Esse fet mixer, ele chega a funcionar como mini amp de sinal ou serve apenas com um sinal pré amplificado? Ex: Pode-se ligar um microfone ou guitarra nele direto sem um pré antes ou um buffer depois de cada canal ou não? Caso não, qual seria a função/aplicação desse mixer?
Outra dúvida: Qual a função daqueles resistores (no caso do circuito , 47k)? No amp(fender 5f2a clone) eu não tenho um resistor de entrada antes da válvula de pré? Porque não pode ser usado apenas os potenciômetros direto nos plugs P10?
Desculpem a dúvida (talvez banal), mas não vejo sentido dos resistores em série, apenas dos capacitores (que acredito que seja para filtro dc).
Abraços
«
Última modificação: 20 de Abril de 2012, as 23:42:22 por designermx2
»
Handmaker
Obrigado
«
Responder #12 :
21 de Abril de 2012, as 06:56:04 »
Citação de: designermx2 em 20 de Abril de 2012, as 23:38:14
Me tira uma dúvida... Esse fet mixer, ele chega a funcionar como mini amp de sinal ou serve apenas com um sinal pré amplificado? Ex: Pode-se ligar um microfone ou guitarra nele direto sem um pré antes ou um buffer depois de cada canal ou não?
Mixer= misturador! mistura o sinal. este não amplifica... inclusive, "deplifica" A função dele é justamente adaptar a impedãncia, pois os resistores de valor alto servem pra não matar o sinal, enquanto o circuito de FET tem baixa impedãncia de saída.
Citação de: designermx2 em 20 de Abril de 2012, as 23:38:14
Outra dúvida: Qual a função daqueles resistores (no caso do circuito , 47k)? No amp(fender 5f2a clone) eu não tenho um resistor de entrada antes da válvula de pré? Porque não pode ser usado apenas os potenciômetros direto nos plugs P10?
Daí vai ter que estudar:
Divisor resistivo
e
teoria da superposição
, procura na internet. Faz umas contas e daí vai ver pra que serve. Além disso, no circuito com FET, resistores na ordem de grandeza de 5X o valor do potenciômetro vão funcionar melhor.
Abraços, T+
Visitante
«
Responder #13 :
21 de Abril de 2012, as 12:30:38 »
Troquei os potenciömetros e resistores. Ainda tive perda, mas foi bem menor que antes. Para ensaiar em casa está bom, o outro guitarrista poderá vir sem cubo ou eu ir até lá sem cubo também e só tenho a agradecer a todos que tentaram ajudar e especialmente ao Patines pela sua paciência e sabedoria que logo identificou o problema dos potenciômetros.
No entanto, gostaria de saber o que poderia ser feito sem a necessidade de 4 prés antes do mixer e nem buffers depois dele. Existe algum meio de fazer funcionar instrumentos que não tenham amplificação como no caso de guitarra, violão, microfones... diretamente no "mixer" ?
Quanto a informação de mixer, eu antigamente usava um mixer (como misturador) que era até triangular e preto, mas não lembro a marca.Hoje em dia vejo o povo (principalmente de fora) falar que mesa de som é um mixer e daí que veio minha confusão de o que seria um e do que seria o outro. Claro que uma mesa de som é um mixer, pois mistura vários canais em saídas simples, mas o antigo mixer que eu lembro que usava, nunca mais vi e achei que esses circuitos fossem "mesas de som" simples, entendem?
Agora uma pergunta. Como o jfet mixer que eu montei com um j201 ficou parecendo que tinha um motor de lancha e nada de som saindo e montei à risca com valores mais próximos possíveis o que estava aqui no forum e gostaria inclusive de saber o porque desse zumbido... Esse circuito abaixo funcionaria para o que falei de usar microfones guitarras e outras coisas ou seria apenas mais um mixer que precisaria de prés antes e buffers depois?
tirado do site
http://www.zen22142.zen.co.uk/Circuits/Audio/6ipmix.htm
Handmaker
Obrigado
«
Responder #14 :
21 de Abril de 2012, as 13:40:12 »
Zumbido naquele circuito? Sem caixa metálica? meteu os dedos? sem fios blindados? no protoboard ?
Eu acho que um amplificador com 741 daria muito ruído com ganho realimentado 100X.. ainda ciente que o ganho sem realimentação é igual a 100 em 10KHZ: perda de agudos para aplicação.
Veja lá: a impedância de entrada dos potenciômetros no circuito abaixo são de 10K... Isso é baixo para alguns equipamentos.
Funcionar sem amplificação? Funciona, mas não amplifica! Daí nem milagre. O sinal era baixo e continua baixo. alguma hora vai ter que amplificar. Se não é já na entrada(que seria o melhor) é na saída.
Abraços, T+
1
2
[
1
]
2
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...